Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV "PLASMA", mitos, verdades e explicações sobre esta tecnologia de televisores.


Phoenix Maximus

Posts recomendados

  • Membro VIP
Postado

Nos últimos 75 anos, a grande maioria das televisões foi fabricada com a mesma tecnologia: o tubo de raios catódicos (CRT). Na televisão CRT, um canhão libera um feixe de elétrons (partículas de carga negativa) dentro de um grande tubo de vidro. Os elétrons excitam os átomos de fósforo ao longo da larga extremidade do tubo (a tela), o que faz com que os átomos brilhem. A imagem da televisão é produzida pelo brilho nas diferentes áreas da camada de fósforo, com diferentes intensidades de cores 526.1.jpg

Os tubos de raios catódicos produzem imagens nítidas e vibrantes, mas têm uma séria desvantagem: são muito volumosos. Para aumentar o tamanho da tela do aparelho com CRT, você precisa aumentar também o comprimento do tubo, dando espaço ao canhão de elétrons para que alcance todas as partes da tela. Conseqüentemente, qualquer televisão CRT grande vai pesar muito e ocupar um espaço razoável da sala.

Recentemente, surgiu uma nova alternativa nas prateleiras das lojas: a tela plana de plasma. Essas televisões têm telas maiores à dos aparelhos CRT, mas com apenas 15 cm de espessura.

Com base na informação de um sinal de vídeo, a televisão acende milhares de pequenos pontos - chamados pixels (em inglês) - com um fluxo de alta potência de elétrons. Na maioria dos sistemas, há três cores de pixel - vermelho, verde e azul - que são uniformemente distribuídos na tela. Com a combinação dessas três cores em diferentes proporções, a televisão pode produzir todo o espectro de cores.

A ideia básica da tela de plasma é fazer brilhar pequenas e coloridas luzes fluorescentes para formar a imagem. Cada pixel é feito de três luzes fluorescentes: uma vermelha, uma verde e uma azul. Da mesma forma que a televisão com CRT, a tela de plasma varia a intensidade das diferentes luzes para produzir toda a gama de cores.

O que é plasma?

Os principais elementos de uma luz fluorescente são o plasma, um gás formado de partículas livres e fluidas, os íons (átomos com carga elétrica) e elétrons (partículas com carga negativa). Sob condições normais, um gás possui partículas sem carga elétrica. Isto é, os átomos do gás têm o mesmo número de elétrons e prótons, que são partículas de carga positiva do núcleo dos átomos. Os elétrons com carga negativa estão em perfeito equilíbrio com os prótons, de carga positiva. Assim, o átomo tem uma carga líquida igual a zero.

Se você introduzir muitos elétrons livres em um gás, estabelecendo uma tensão através dele, a situação muda rapidamente. Os elétrons livres vão colidir com os átomos, libertando outros elétrons. Com a falta de um elétron, o átomo perde seu equilíbrio e fica com carga positiva, transformando-se em íon.

Com uma corrente elétrica percorrendo o plasma, as partículas de carga negativa vão correr para a área carregada de carga positiva do plasma, obrigando as partículas positivas a correrem para a área carregada negativamente.

fluorescent-lamp-atom.gif

Nessa corrida louca, as partículas estão constantemente colidindo umas com as outras. Essas colisões estimulam os átomos de gás do plasma, fazendo com que liberem fótons de energia (para mais detalhes desse processo, veja Como funcionam as lâmpadas fluorescentes).

Os átomos de xenônio e de neônio usados nas telas de plasma liberam fótons de luz quando são estimulados. Em sua maioria, esses átomos liberam fótons de luz ultravioleta, que são invisíveis ao olho humano. Mas os fótons ultravioletas podem ser usados para estimular fótons de luz visíveis, como aprenderemos na próxima seção.

O gases xenônio e neônio presentes em uma televisão de plasma estão contidos em centenas de milhares de células minúsculas, posicionadas entre duas placas de vidro. Eletrodos extensos também são colocados entre as placas de vidro, em ambos os lados das células. Os eletrodos emissores ficam atrás das células, ao longo da placa traseira de vidro. Os eletrodos de exposição transparentes, que são envolvidos por uma camada isolante de material dielétrico e cobertos por uma camada protetora de óxido de magnésio, são colocados sobre as células ao longo da placa de vidro dianteira.

plasma-display-side.jpg

Os dois arranjos de eletrodos se estendem através da tela inteira. Os eletrodos de exposição são arranjados em filas horizontais ao longo da tela e os eletrodos emissores são arranjados em colunas verticais. Como você vê no diagrama abaixo, os eletrodos verticais e horizontais formam uma grade básica.

plasma-display-wide.jpg

Para ionizar o gás de uma célula em particular, o computador de uma tela de plasma carrega os eletrodos que se cruzam nessa célula. Isso é feito centenas de vezes em uma pequena fração de segundo, carregando uma célula de cada vez.

Quando os eletrodos que se cruzam são carregados com tensão diferente entre eles, uma corrente elétrica percorre o gás nas células. Como vimos na seção anterior, a corrente cria um fluxo rápido de partículas carregadas, que estimula os átomos de gás para liberarem irradiação de fótons ultravioleta.

Os fótons ultravioletas liberados interagem com o material fosfórico que reveste a parede interior da célula. O fósforo é uma substância que emite luz quando exposta a outra luz. Quando um fóton ultravioleta atinge um átomo de fósforo na célula, um dos elétrons do fósforo passa para um nível de energia maior e o átomo esquenta. Quando o elétron volta ao nível normal, ele libera energia em forma de fóton de luz visível.

Na tela de plasma, o fósforo emite luz colorida quando é estimulado. Cada pixel é feito de três células subpixel individuais de cores diferentes. Um subpixel tem luz fosfórica vermelha, o outro tem luz fosfórica verde e o outro luz fosfórica azul. Essas cores, quando misturadas, criam toda a gama de cores de um pixel.

Pela variação dos pulsos de corrente através das diferentes células, o sistema de controle pode aumentar ou diminuir a intensidade de cor de cada subpixel, criando centenas de combinações diferentes de vermelho, verde e azul. Dessa forma, o sistema de controle pode produzir todas as cores do espectro.

A principal vantagem da tecnologia da tela de plasma é que você pode produzir uma tela muito grande, usando materiais extremamente pequenos. Como cada pixel é iluminado individualmente, a imagem é muito brilhante e pode ser vista com nitidez de quase todos os ângulos. A qualidade da imagem não é tão alta quanto o padrão dos melhores tubos de raios catódicos, mas com certeza atende às expectativas da maior parte das pessoas.

Com a chegada da TV digital no país, os aparelhos de plasma e LCD tomaram conta do mercado. Os produtos foram ficando cada vez mais baratos e oferecendo cada vez mais recursos. Fato é que muito se criticou as TVs de plasma. Criou-se uma série de mitos sobre o seu funcionamento, a sua durabilidade e a qualidade de imagens. Acabaram sendo preteridas pelas concorrentes de cristal líquido.Você, consumidor, que já esteve em dúvida de qual tipo de televisor levar - plasma ou LCD -, já deve ter ouvido muita coisa sobre os dois produtos. Entretanto, nem tudo que circula pelo comércio e pela interneté a mais pura verdade.

Mito 1 - A qualidade da imagem da TV de LCD é melhor que da TV de plasma.

Não é verdade. As TVs de plasma já evoluíram bastante. Atualmente, a qualidade de imagem é similar à de uma TV de LCD. Em alguns modelos, inclusive, há características que chegam a ser superiores em relação às TVs de LCD, como o contraste de 1.000.000 :1. Por ter imagens mais naturais e melhor nível de preto, as imagens das TVs de plasma são consideradas mais reais e corretas pelos especialistas da área. Além disso, muitos lançamentos já são HDTV e Full HD.

Mito 2 - LCD gasta menos energia que plasma.

Isso, verdadeiramente, é um mito. Atualmente, pode-se dizer que o consumo da TV de plasma e da TV LCD são equivalentes. A medição atual dá uma diferença maior para plasma porque ela é feita através da exibição estática de faixas coloridas. Porém, se medirmos o consumo de energia em uma situação normal, por exemplo, assistindo a uma novela, futebol ou filme, o consumo de energia de plasma e de LCD são praticamente equivalentes. Isso porque em cenas mais escuras o plasma apaga os pixels, economizando energia - enquanto o consumo de LCD permanece estável, já que essa tecnologia mantém a iluminação traseira sempre ligada. Concluindo, em condições normais de utilização, as duas tecnologias têm consumo de energia equivalente. Em números: consumo plasma = 0,216 kw/hora por polegada quadrada; consumo LCD = 0,228 kw/hora por polegada quadrada. (Fonte: APC - American Power Conversion).

Mito 3 - Plasma tem durabilidade menor que LCD.

Muito pelo contrário. A durabilidade da geração atual de plasma é de 100.000 horas de funcionamento, o que significa 33 anos se a TV for utilizada oito horas por dia. A durabilidade de LCD é de 60.000 horas.

Mito 4 – O efeito "burn-in" só acontece com as TVs de plasma e mancha definitivamente as telas.

Mais um mito. Qualquer display de imagem (LCD, CRT e Plasma) apresenta esta característica. Entretanto, esse é um fenômeno reversível. Nas TVs de plasma, são necessárias várias horas de exposição contínua de imagem estática para ocorrer o fenômeno. Porém, em poucas horas, com os recursos que a própria TV tem, a imagem memorizada pode desaparecer.

Mito 5 – O gás utilizado na TV de plasma é tóxico e pode vazar.

De forma nenhuma. O gás utilizado nas TVs de plasma é inofensivo e é o mesmo utilizado em lâmpadas fluorescentes. A possibilidade de vazamento é quase nula, já que o gás fica armazenado dentro de um compartimento lacrado.

Mito 6 - Plasma é uma tecnologia ultrapassada.

Outro mito. A tecnologia de plasma continua sendo produzida em escala global. Os fabricantes vêm investindo constantemente para aprimorar seus produtos.

Mito 7 - LCD é melhor que plasma.

Não existe melhor nem pior. O que existe é uma diferente tecnologia para cada aplicação. A tecnologia mais indicada depende da preferência do consumidor que leva em consideração fatores como iluminação, tamanho do ambiente e aplicabilidade.

O plasma apresenta mais contraste e melhor frequência de imagem, além de maiores ângulos de visão que o LCD”, destaca Carlos Eduardo Vieira, engenheiro do Instituto Pro Teste.

Disponível em telas de 42 a 103 polegadas, o plasma é recomendado a consumidores com mais poder aquisitivo e exigentes no quesito audiovisual.

A taxa de contraste mais acentuada do plasma permite que os tons pretos fiquem mais profundos e os brancos, mais brilhantes.

Se um televisor LCD traz uma taxa de 100.000:1, o equivalente de plasma chega a 2.000.000:1.

Já a frequência maior faz com que as imagens tenham mais fluidez, evitando assim aqueles borrões em movimentos bruscos de câmera. Os modelos de LCD têm frequências entre 60 e 480 Hz, enquanto os de plasma alcançam 600 Hz.

A multivisão também é mais rica no plasma: como a imagem é gerada por uma matriz de células revestidas por gases, é possível ver a um ângulo de até 180 graus sem perder qualidade. “No LCD, uma lâmpada única ilumina toda a tela, deixando a imagem pouco nítida se o espectador estiver a 60 graus do aparelho”, diz Vieira.

Outra grande vantagem é o preço. Em relação a uma LCD de 42 polegadas, a de plasma de mesmo tamanho pode custar até R$ 1.000 a menos. A diferença é que esta última não possuirá Full HD, necessário para rodar Blu-ray, games e arquivos de vídeo gravados nessa definição (1.920×1.080 pixels). O plasma traz Full HD a partir de modelos de 50 polegadas.

Postado

O artigo está bom, no geral. Só colocaria mais alguns detalhes.

No Mito 1, vale destacar que as TVs consideradas melhores pelos especialistas hoje, no quesito qualidade de imagem, são as plasmas (as top de Panasonic e Samsung, respectivamente). Também é bom colocar, ao lado do nível de preto, o tempo de resposta do painel, que é virtualmente zero. As LCDs possuem o motion blur que acaba diminuindo a resolução dinâmica. Só conseguem chegar perto das plasmas nesse quesito se for ativada a interpolação, mas isso também traz alguns efeitos negativos. Pra esportes, por exemplo, plasma é melhor.

Mito 4: chamam de "burn in" a marca permanente mesmo. Quando não é permanente chamam de retenção ou retenção temporária. O LCD, que eu saiba, não sofre com esse problema em nenhum grau.

Mito 7: há mais diferenças que devem ser consideradas. Um ponto negativo para as plasmas é o menor brilho. Alguns chegam até a dizer que o branco não é bem branco (nos modelos top eu não percebi isso). Então, se o seu ambiente é muito iluminado, LED pode ser mais vantajoso, pois é a que apresenta o maior brilho de todas.

O refresh rate não interfere muito. Qualquer coisa próxima de 100Hz ou mais já será suficiente. Mais que isso é marketing. A diferença crucial na verdade entre plasma e LCD (LED é LCD) é o tempo de resposta, que não tem relação com o refresh rate.

Como a plasma tem tempos de resposta muito baixos, é a teconologia que possui menos crosstalk em 3D.

  • Membro VIP
Postado
O artigo está bom, no geral. Só colocaria mais alguns detalhes.

No Mito 1, vale destacar que as TVs consideradas melhores pelos especialistas hoje, no quesito qualidade de imagem, são as plasmas (as top de Panasonic e Samsung, respectivamente).

Exatamente, mas isso vai variar de acordo com a utilização do produto, basicamente: sala escura = plasma; Loja ou lanchonete = LCD (LED)

Eu prefiro uma plasma em qualquer situação ^_^

Também é bom colocar, ao lado do nível de preto, o tempo de resposta do painel, que é virtualmente zero.

Sim o tempo de resposta na plasma é de 0,01ms enquanto as melhores LCDs chegam a 1ms;

Na verdade a plasma não possui tempo de resposta, e sim o tempo da "reação do gás"

O nível de preto na plasma é o preto total, como explicado, por causa do desligamento completos dos "pixels"

As LCDs possuem o motion blur que acaba diminuindo a resolução dinâmica. Só conseguem chegar perto das plasmas nesse quesito se for ativada a interpolação, mas isso também traz alguns efeitos negativos. Pra esportes, por exemplo, plasma é melhor.

Exatamente, uma coisa que ninguém divulga é a resolução dinâmica, onde uma tv full hd de lcd, pode chegar a apresentar resolução de 900 linhas apenas (dependendo da qualidade do painel, até menos) em cenas muito movimentadas;

Essa perda tb ocorre nas Tvs de Plasma, porém ela é mt menor, chegando a perder "apenas" 50 linhas, ou seja, média de 1040p

Mito 4: chamam de "burn in" a marca permanente mesmo. Quando não é permanente chamam de retenção ou retenção temporária. O LCD, que eu saiba, não sofre com esse problema em nenhum grau.

Eu tb nunca vi, mas veja esse relato:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php/52019-BURN-IN-na-LG-32LX2R

Mito 7: há mais diferenças que devem ser consideradas. Um ponto negativo para as plasmas é o menor brilho. Alguns chegam até a dizer que o branco não é bem branco (nos modelos top eu não percebi isso). Então, se o seu ambiente é muito iluminado, LED pode ser mais vantajoso, pois é a que apresenta o maior brilho de todas.

Com certeza, mas se formos entrar em todos os detalhes, usaríamos metade do fórum para isso :D

O refresh rate não interfere muito. Qualquer coisa próxima de 100Hz ou mais já será suficiente. Mais que isso é marketing.

Aí eu tenho que discordar de você. Quanto maior a tela, resolução e movimento, maior se faz o Refreh Rate, há uma boa diferença de fluídez entre uma lcd 120hz e uma plasma de 600hz;

Mas isso está mais para cada um....

A diferença crucial na verdade entre plasma e LCD (LED é LCD) é o tempo de resposta, que não tem relação com o refresh rate.

Exato, tempo de resposta é uma coisa, refresh rate é outra ;)

Postado
Exatamente, mas isso vai variar de acordo com a utilização do produto, basicamente: sala escura = plasma; Loja ou lanchonete = LCD (LED)

Eu prefiro uma plasma em qualquer situação ^_^

Não. Somente levando em conta a qualidade de imagem, as plasmas são consideradas as melhores (olhar o ranking do CNET e os reviews do HDTVtest e AVForums). Na verdade, essas plasmas novas não precisam necessariamente de uma sala escura. Só não pode ser com muita luz, tipo a luz do dia, ou muitas lâmpadas mal posicionadas.

Postado

É plasma, mesmo pra um local aberto como um bar ou lanchonete é bem indicada, devido a sua proteção na tela com aspecto de vidro. Segurança quanto à impactos diretamente na tela da tv. valeu !!!!!!

LED ou LCD como queiram pois a duas têm o painel de cristal liquido, são mais sensíveis e seria mais interessante para dentro de ambientes livres de possíveis tumultos ou até mesmo de crianças que por inocência podem pequenas pancadas destruir o LCD.

  • 2 meses depois...
Postado

ola FRERD, será que poderia me ajudar??

1 - possuo uma new plasma 42" tenho um lexuzbox com a bet ligado a ele, sera que poderiam sugerir algo para melhorar a imagem que esta bem ruim com o lexuz??

2 - baixei um filme em MKV, a imagem ficou excelente na tv, porém, ela não exibe o som neste formato, será que tem como alguém me ajudar nisto?? desde já obrigado!!!

  • Membro VIP
Postado

Quanto ao som não há o que fazer, pois o áudio deve estar codificado em DTS ou Dolby Digital, e se a tv não possui tal recurso, ele não será reproduzido.

É a mesma coisa que tentar rodar um vídeo sem codec no pc, simplesmente o vídeo não vai rodar!

  • 3 meses depois...
Postado

Excelente tópico, parabens ao autor!

Tô pesquisando bastante para decidir qual tv comprar, pelo que já lí, tô pendendo mais para o Plasma, mas quero um que seja full hd, e não quero esses de 50 polegadas, sei que a menor tv de plasma full hd é de 42", procurei em uma grande loja aquí em contagem, eles tem vários modelos, mas plasma full hd de 42' não. O modelo plasma full hd é o: Panasonic Viera Ful lhd TC- P42S10B c/ 3 HDMI, será que alguem pode me dizer quanto custa um desse?

  • Membro VIP
Postado

Eu recomendaria você a P50V20b, 50" Full HD, possuo uma e só tenho uma coisa a dizer: Magnífica! Infelizmente a TV já saiu de linha (2010) dando lugar a linha 2011, mas você ainda encontra em algumas lojas online

http://compare.buscape.com.br/panasonic-viera-tc-p50v20b-plasma-plana-50-polegadas.html

Toda linha 2011 da Panasonic é em 3D!

Sobre a tv mencionada no post acima, a TV está fora do mercado e é um produto "entrada de linha", de toda forma, o preço dela é na casa dos R$ 2.000,00

Só para ressaltar, depois do período de amaciamento, não tenho nenhum problema com BURN IN, detalhe que utilizo o contraste em 100!

abraços

  • 2 meses depois...
Postado

Escelentíssimo e esclarecedor o tópico. Realmente veio a acalhar. Foi muito derradeiro, pois estava realmente indeciso. Vários e vários vendedores mal informados vendendo TVs e nos confundem. Pesquisei em mais de 10 lojas. Fastshop foi a melhor pois trabalha apenas com os modelos mais modernos em todas as linhas de eletros. Alguns me disseram que a TV plasma gastaria Muito mais do que a LCD e LED. Outros disseram que so é recomendado a jogadores. Alguns até chegaram a dizer que estariam parando de fabricar até em 2012(pois comecei a pesquisar em out/2011 e terminei em dez/2011) Promoções tentadoras de televisores antigos e mais. Eles implantaram na minha mente que plasma seria tão ultrapassado a ponto de ser descartavel no sentido de duração... Posso contar inumeras coisas que me disseram os vendedores... O único vendedor que me explicou com palavras identicas as deste post foi na Fast. Ele até disse que lá eles são treinados 6 meses para não passar informações erradas aos clientes.

Parabéns pelo post. Até compartilhei no facebook. Em Abril comprarei minha Plasma 51''. HAHAHA... porque o dinheiro que ia comprar em dezembro eu me confundi e comprei um pc.

  • Membro VIP
Postado
Escelentíssimo e esclarecedor o tópico. Realmente veio a acalhar. Foi muito derradeiro, pois estava realmente indeciso. Vários e vários vendedores mal informados vendendo TVs e nos confundem. Pesquisei em mais de 10 lojas. Fastshop foi a melhor pois trabalha apenas com os modelos mais modernos em todas as linhas de eletros. Alguns me disseram que a TV plasma gastaria Muito mais do que a LCD e LED. Outros disseram que so é recomendado a jogadores. Alguns até chegaram a dizer que estariam parando de fabricar até em 2012(pois comecei a pesquisar em out/2011 e terminei em dez/2011) Promoções tentadoras de televisores antigos e mais. Eles implantaram na minha mente que plasma seria tão ultrapassado a ponto de ser descartavel no sentido de duração... Posso contar inumeras coisas que me disseram os vendedores... O único vendedor que me explicou com palavras identicas as deste post foi na Fast. Ele até disse que lá eles são treinados 6 meses para não passar informações erradas aos clientes.

Parabéns pelo post. Até compartilhei no facebook. Em Abril comprarei minha Plasma 51''. HAHAHA... porque o dinheiro que ia comprar em dezembro eu me confundi e comprei um pc.

Obrigado Matheus, realmente esses "tiradores de pedidos" muitas vezes mais atrapalham do que ajudam...

Abraços^_^

  • 3 semanas depois...
Postado
Eu recomendaria você a P50V20b, 50" Full HD, possuo uma e só tenho uma coisa a dizer: Magnífica! Infelizmente a TV já saiu de linha (2010) dando lugar a linha 2011, mas você ainda encontra em algumas lojas online

http://compare.buscape.com.br/panasonic-viera-tc-p50v20b-plasma-plana-50-polegadas.html

Toda linha 2011 da Panasonic é em 3D!

Sobre a tv mencionada no post acima, a TV está fora do mercado e é um produto "entrada de linha", de toda forma, o preço dela é na casa dos R$ 2.000,00

Só para ressaltar, depois do período de amaciamento, não tenho nenhum problema com BURN IN, detalhe que utilizo o contraste em 100!

abraços

Phoenix, que tv de plasma você me indicaria para o meu orçamento - 1500 e 2000, que não fosse entrada de linha e que tivesse uma qualidade de som bacana também?

Obrigado!

  • Membro VIP
Postado
Phoenix, que tv de plasma você me indicaria para o meu orçamento - 1500 e 2000, que não fosse entrada de linha e que tivesse uma qualidade de som bacana também?

Obrigado!

Desculpe e demora em responder, então se você quiser uma TV 3D indicaria a

GT30B da Panasonic

http://compare.buscape.com.br/panasonic-3d-tc-p42gt30b-plasma-plana-42-polegadas.html

ou se não quiser 3D

a C450, apesar de ser um modelo mais antigo, ainda seria uma boa TV

http://compare.buscape.com.br/samsung-pl42c450-plasma-plana-42-polegadas.html

Entre as duas, eu ficaria com a GT30B, por ser uma TV modelo 2011 e Panasonic (painel melhor)

abraços

Postado

Muito interessante o artigo.Em outubro comprei uma Plasma da LG e realmente a qualidade é outra em comparação ao LCD que eu tinha.Imagem nitidas com bom constraste.Recomendo as plasmas !

PS: uso a Plasma com o PS3 ligado nela

  • 3 meses depois...
  • 5 semanas depois...
Postado

Uma ajuda a respeito do burn-in:

Minha mãe possui uma samsung plasma de 32",já um pouco antiga(não sei qual o modelo). Ela não pode ficar muito tempo assistindo um canal de tv(tipo o National Geografic,HBO,Telecine,por exemplo),que a marca d'agua do canal fica impresso na tela. Se ela usa o guia de programação da NET,para achar algum programa,aí é que piora,pois o menu do decoder fica impresso na tela.

Ps1:Tem algum jeito de resolver esse defeitinho chato,uma vez que ela quer pegar uma 32" led e vai passar essa plasma para mim,onde eu vou colocar meu receptor da SKY HDTV e meu PS3 nela?

Ps2:Quando põe um DVD,Blue-ray ou algo parecido,o problema não ocorre.

Postado

Olá,

Já li alguns tópicos e me convenci a comprar uma tv de plasma. Porém como posso diferenciar uma plasma de uma new plasma? Achei uma da LG que no site de venda está como NEW, porém quando entro no site da LG lá está somente como plasma. Comofaz?

Sou leiga no assunto e preciso de um help. Não sei qual marca seria "melhor" ou se depende do modelo e tal.

SEguem os links das 2 tvs que estou em dúvida e pensando em comprar. Por favor, se puderem me ajudar, ficarei muiiitoo agradecida!

http://www.walmart.com.br/produto/Eletronicos/TV-Plasma/LG/343724-Tv-New-Plasma-50----LG

http://www.ricardoeletro.com.br/Produto/Eletronicos/TV-de-Plasma/Plasma-42/Samsung/TV-43-Plasma-Full-HD-3D-600Hz-c-2-HDMI-Entrada-USB-e-Conversor-43E490-Samsung/108-411-459-207710

Gracias! ;*

Postado

New Plasma é apenas um termo usado como propaganda por parte da LG.

Esse modelo Plasma da LG 50PV550 é FULL HD e custa em torno de R$ 2.000,00, parece que está sendo vendido apenas nas lojas do Walmart e não são todas que estão vendendo.

Na loja online está por R$ 2.500,00

  • mês depois...
  • 10 meses depois...
Postado

Muito bom esse post!!! Acabei de adquirir uma Samsung Plasma 3D e esse tópico me esclareceu muitos coisas.

Só uma pergunta: li num site que se não for full hd não reproduz blu-ray. É verdade????

Postado
Muito bom esse post!!! Acabei de adquirir uma Samsung Plasma 3D e esse tópico me esclareceu muitos coisas.

Só uma pergunta: li num site que se não for full hd não reproduz blu-ray. É verdade????

Isso é mentira, aparelho blu ray funciona normalmente mesmo o televisor não sendo FULL HD.

Postado
Isso é mentira, aparelho blu ray funciona normalmente mesmo o televisor não sendo FULL HD.

Ah que bom. Muito obrigada Macom!!! :aplausos:

:jump:

  • 8 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

Os modelos de LCD têm frequências entre 60 e 480 Hz, enquanto os de plasma alcançam 600 Hz.

 

 

Incorreto. 

 

Plasma e LCD-LED trabalham de forma diferente com a taxa de atualização do painel, e devido a essa diferença, comparar Hz de Plasma com Hz de LED é misturar bananas com maças, gato com cachorro, amante com mulher. Plasmas não sofrem do problema de motion blur como nas LCD-LED e não precisam de taxas acima de 60Hz. É por isso que LCD-LED são propagandeadas com taxas de atualização mirabolantes(960Hz, 480Hz...). Na verdade, todas as TVs LCD-LED têm 60, 120 ou quando muito topo de linha, 240Hz como taxa de atualização real do painel. Valores acima destes, são mentiras dos fabricantes, resultado de interpolação de frames, adição de frames pretos ou backlight scan, e cada fabricante tem um nome especial (ClearMotionRate, TruMotion, Motionflow XR, AquoMotion etc). Se o resultado desses recursos é bom ou ruim, é debatível e subjetivo, na melhor das hipóteses.
 
Por exemplo, Samsung F6400, propagandeada como Clear Motion Rate 480hz, é na verdade uma TV de 120Hz. Sony W955A, uma das melhores LCD, propagandeada como X-MotionFlow 960Hz, é na verdade um painel de 240Hz.
 
No caso dos 600hz da plamas, também é marketing. Em uma tentativa de imitar as LCD-LED, foi criado à TVs plasma a medida louca de 600Hz. Simplesmente funciona assim: TV Plasma atualiza imagem em 60Hz(sessenta), porém pela forma como a TV funciona, a fonte de luz da plasma deve ser "piscada" 10x para cada frame atualizado. Então... 10x 60 = 600, surgia aí a Plasma 600Hz. Sem mudar absolutamente nada em relação a plasma "normal". Plasmas "ainda" funcionam com 60Hz, simplesmente por que não precisam de mais, já que não têm o problema de motion blur das LCD.
  • 3 semanas depois...
Postado

 

Por exemplo, Samsung F6400, propagandeada como Clear Motion Rate 480hz, é na verdade uma TV de 120Hz. Sony W955A, uma das melhores LCD, propagandeada como X-MotionFlow 960Hz, é na verdade um painel de 240Hz.

Informação sem fundamento.

Se entendí voce esta dizendo que uma Samsung F6400 usa circuitos Sony??

Se for isso voce esta completamente enganado.

Uma tv Samsung 3D precisa de taxa de atualização minima de 120HZ,pois são 60 HZ para cada lado,Clear Motion mutiplica esta taxa em 4 para 'suavizar' o efeito de delay que os paineis lcd apresentam,logo 4 x 120 = 480.

Toda tv 3D tem que ter no minimo 120HZ.

As taxas de atualização nas tvs Samsung são criadas para produzir mais quadros baseado em calculos complexos que tentam produzor quadros alternativos emtre os frames para tentar suavizar a imagem e gerar menos 'rastro' que são os atrasos do LCD.

Qialuer informação mais precisa e correta sobre tvs Samsung,pode perguntar pois sou certificado pela Samsung,alem de trabalhar com eles.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...