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Console Wii U - Review e questões técnicas


Posts recomendados

Não sei se a Nintendo usará mídia blu-ray nos jogos

porém tenho o PS3 e não vejo o leitor dele como demorado para carregar os jogos.

Claro que quem tem o PS3 mais antigo tem um leitor mais simples que pode ocorrer lentidão para carregamento de mídias

Porém também podemos esperar que o Nintendo Wii U com certeza está tentando fazer algo revolucionário, como já citado no forum. Provavelmente os jogos também nem sejam tão pesados como por exemplo a mídia blu-ray que sempre é utilizado uma mídia de 25gb em vez de 50 gb pois o jogo quase nunca passa de 12 gb. Outra também é os jogos via download, pois em muitos paises a conexão inclusive no Brasil a conexão não é grande coisa para downloads grandes.

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Não sei se a Nintendo usará mídia blu-ray nos jogos

porém tenho o PS3 e não vejo o leitor dele como demorado para carregar os jogos.

Claro que quem tem o PS3 mais antigo tem um leitor mais simples que pode ocorrer lentidão para carregamento de mídias

Porém também podemos esperar que o Nintendo Wii U com certeza está tentando fazer algo revolucionário, como já citado no forum. Provavelmente os jogos também nem sejam tão pesados como por exemplo a mídia blu-ray que sempre é utilizado uma mídia de 25gb em vez de 50 gb pois o jogo quase nunca passa de 12 gb. Outra também é os jogos via download, pois em muitos paises a conexão inclusive no Brasil a conexão não é grande coisa para downloads grandes.

Mesmo que tenha melhorado o leitor, os desenvolvedores tem que usar o mínimo denominador comum como base, afinal eles querem que mesmo aqueles com o PS3 comprado no dia do lançamento possa jogar.

Por isso eu suponho que, em tarefas que não interferem na perforamnce (como carregamento do jogo, por exemplo) os jogos podem aproveitar essa margem maior de leitura, mas para tarefas que interferem diretamente na performance (como as texturas), o jogo não pode depender dessa maior velocidade.

E tem um detalhe, já vi gente comentando que alguns jogos tem redundância nos dados dentro do BD, várias cópias dos mesmos dados em pontos diferentes do disco, para evitar que o leitor tenha que ir pulando de um lado para o outro do disco, evitando assim o tempo que ele vai demorar para fazer essas viagens.

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Eu discordo,

O NGC tinha a menor mídia da geração passada, com 1,8GB e os gráficos dele eram tão bons quanto, é muitas vezes melhores que os gráficos do XBOX e do PS2 que usavam DVD5.

Esse lance de mídia proprietária deve zicar quem quiser piratear o WiiU, e talvez aumente o preço dos jogos, mas isso é só uma suposição.

O mini-DVD do GC tinha 1.5 GB. Mas eu citei justamente o isso como uma possibilidade boa pro Wii U, pois o GC tinha um sistema de compressão de texturas na escala de 6:1 que fazia economizar espaço na hora do armazenamento. Se for acontecer isso, ótimo! Mas, a se comparar o PS3 que já usa Blu-Ray e os novos consoles provavelmente o usarão no limite, quer dizer que pra fazer algo numa altura próxima, demandaria muma mídia fisica com bastante memória. Sei lá qual será o tamanho da mídia, mas imagino ser maior que os atuais DVDs pra X360.

Não sei se a Nintendo usará mídia blu-ray nos jogos

porém tenho o PS3 e não vejo o leitor dele como demorado para carregar os jogos.

Claro que quem tem o PS3 mais antigo tem um leitor mais simples que pode ocorrer lentidão para carregamento de mídias

Porém também podemos esperar que o Nintendo Wii U com certeza está tentando fazer algo revolucionário, como já citado no forum. Provavelmente os jogos também nem sejam tão pesados como por exemplo a mídia blu-ray que sempre é utilizado uma mídia de 25gb em vez de 50 gb pois o jogo quase nunca passa de 12 gb. Outra também é os jogos via download, pois em muitos paises a conexão inclusive no Brasil a conexão não é grande coisa para downloads grandes.

Espero que seja revolucionário mesmo, mas gostaria que fosse mais agressivo na parte gráfica pra justificar ainda mais um rótulo de revolucionário ao console. De repente, a Nintendo está pregando uma peça na gente e espete uma HD 6970 no Wii U (7970 não por conta do processo de litografia), mas acho isso muitissimo improvável, já que falaram que utilizarão um rV770 da AMD (alguma coisa entre HD 4770 e 4890) e enfatizam que não irão competir com a MS e Sony em hardware. Eu creio que eles lançarão o console com uma HD 4770, de repente com um leve OC, mas não me surpreenderia se viesse com uma HD 4670, e se vier com ela, tenho minhas dúvidas se ele será as 2x mais forte que os atuais consoles.

Quanto à midia, de repente seja algo entre 10 e 15 GB, talvez uns 20 GB, já que é previsto um console não tão mais forte que os atuais. E se assim for, aqui no Brasil vai ser um terror fazer download dos jogos. Com meus 4 Mega(bits) de banda, levaria 11 horas pra baixar um jogo de 20 GB! Levei as mesmas 11 horas pra baixar o patch do The Witcher 2 de 14 GB, só que era pra ser em 9 horas por conta do servidor não ter permitido o download na velocidade máxima do meu plano de banda larga.

País de terceiro mundo e com um governo que nos trata como lixo é um saco! Japão com 300 Mega(bits) de banda larga; Coréia (com acento agudo, mesmo!:angry:) deve ter uma banda mais veloz, ainda! É revoltante!:angry:

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Espero que seja revolucionário mesmo, mas gostaria que fosse mais agressivo na parte gráfica pra justificar ainda mais um rótulo de revolucionário ao console. De repente, a Nintendo está pregando uma peça na gente e espete uma HD 6970 no Wii U (7970 não por conta do processo de litografia), mas acho isso muitissimo improvável, já que falaram que utilizarão um rV770 da AMD (alguma coisa entre HD 4770 e 4890) e enfatizam que não irão competir com a MS e Sony em hardware. Eu creio que eles lançarão o console com uma HD 4770, de repente com um leve OC, mas não me surpreenderia se viesse com uma HD 4670, e se vier com ela, tenho minhas dúvidas se ele será as 2x mais forte que os atuais consoles.

Nem rola a 6970, consome muita energia para um console.

Eu só ficarei muito triste mesmo se a AMD oferecer um RV770 "normal" ao invés de uma versão atualizada. O último rumor fala que a nintendo realmente vai usar um Power7 mesmo, o que já é bastante animador =), os Power7 são enormes (567mm2 de acordo com a wikipedia) então a nintendo VAI querer um chip modificado (cortado no caso) para cortar custos.

http://wiiudaily.com/2012/05/wii-u-cpu-said-to-support-8-threads-is-20x-faster-than-wii/

Mesmo que cortem núcleos e clock uma microarquitetura nova pode trazer ganhos substanciais em uma coisa ou outra. Por exemplo no tessellation desde a 6970, que tem um dual-engine e pelo que vejo na wikipedia o Power7 agora é fora-de-ordem, o que também deixa bem mais fácil usar o máximo dos recursos dele.

Então uma versão capada de uma arquitetura nova ou uma versão levemente atualizada de um produto antigo é algo que eu imagino que vai sair. No caso do GPU deve ser a segunda opção (pela litografia e tal) e se der certo, no CPU vai ser a primeira. ^^

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mudando um pouco de assunto (ótimo site esse WiiU daily, a propósito ^^), uma das features que eu mais espero é o WiiU virtual console

http://wiiudaily.com/wii-u-virtual-console/

mal posso esperar pra jogar meus games favoritos da época, muito provavelmente adaptados pra 1080p e sem os problemas e dores de cabeça dos emuladores ^^

independentemente de potencia de hardware (isso eu já tenho no pc), no quesito nostalgia e divertimento, eu com certeza não vou me arrepender

agora dependendo do título, 15 obamas parece um pouco salgado

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Acredito que os jogos não serão tão grandes assim, pois até no PS3 os jogos são entre 4GB a 12 GB.

Já que o Nintendo Wii U será menos eficiente que o X-BOX e PS então é provável que os jogos não chegam a ser tão pesados.

Outra também andei vendo no YouTube uns trailers do que vai ser lançado para Nintendo Wii U e os jogos desenvolvidos pela Nintendo ainda estão com parte gráfica similar a do Nintendo Wii só que em HD.

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Chinês fala que o WiiU vai vir com um chip Barts. Se for o caso já é outra história hein?

Acho que iria sair caro e a energia fica meio no limite de um console, mas é possível sim... Mas improvável e aparentemente muito em cima da hora -_-

http://vga.zol.com.cn/296/2968963.html

mudando um pouco de assunto (ótimo site esse WiiU daily, a propósito ^^), uma das features que eu mais espero é o WiiU virtual console

http://wiiudaily.com/wii-u-virtual-console/

mal posso esperar pra jogar meus games favoritos da época, muito provavelmente adaptados pra 1080p e sem os problemas e dores de cabeça dos emuladores ^^

independentemente de potencia de hardware (isso eu já tenho no pc), no quesito nostalgia e divertimento, eu com certeza não vou me arrepender

agora dependendo do título, 15 obamas parece um pouco salgado

É bacana sim, tomara que consigam fazer uma base de jogos grande o suficiente e a mantenham, suportando para os futuros consoles, imagina poder jogar um jogo do SNES daqui a duas gerações? É a história como ela é! ^^

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Video do Satoru Iwata antes da E3, fala algumas das filosofias por trás do Wii U GamePad, mostra o novo controle e e mostra alguns exemplos de funcionalidades do Miiuniverse com troca de mensagens e videos e tal. Meia hora de duração.

http://www.nintendo.co.jp/nintendo_direct_pre_e3_2012/en/index.html

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Rolando nesse momento a conferência da Nintendo na E3, mas eu peguei ela já com quase 1h e 30 minutos, quando um cara da Ubisoft apresentou as novidades da third party pra Nintendo. Saco!!:mad:

EDIT: Consegui ver a conferência completa. Bem, achei legal as novas funcionalidades prometidas para os consoles no intuito de interatividade, e se eu bem entendi, o Wii U virá com 2 tablets, ou o Reggie falou sobre haver a possibilidade de, no futuro, ser possivel utilizar 2 tablets, sei lá. Mas, com relação aos gráficos, confesso que não gostei muito, pois me pareceu apenas que o console é, de fato, pouca coisa melhor que os atuais consoles. Não gostei disso!

No geral, acho que a Nintendo teve apresentação satisfatória, mas não me empolgou muito pelos jogos apresentados (so vi empolgação da plateia com o anúncio de Pikmin 3 e Mass Effect 3) e pelos gráficos dos videos. Aliás: tava doido pra saber as especificações técnicas do console e nada de apresentarem elas!

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Qualidade do jogo é algo esperado já que vai ser lançado agora, mas achei fraca a E3, perdi 1h da minha vida com o show da sony já q a unica coisa decente foi o Beyond com Ellen Page =D. E a nintendo n trouxe nada realmente novo.

E a mensagem dos controles deve ser que o WiiU vai suportar dois deles, e não que ele vai vir com 2. Nenhum console vem com 2 controles, imagine um com um controle tão caro xD

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Video do Satoru Iwata antes da E3, fala algumas das filosofias por trás do Wii U GamePad, mostra o novo controle e e mostra alguns exemplos de funcionalidades do Miiuniverse com troca de mensagens e videos e tal. Meia hora de duração.

http://www.nintendo.co.jp/nintendo_direct_pre_e3_2012/en/index.html

nossa que entendiante o Satoru falando kk precisa de umas aulas de conversação urgente :lol:

mas bem interessante isso que ele falou mesmo, principalmente a filosofia revolucionaria que pra mim deixa a nintendo sempre a frente dos concorrentes.

vou até tentar achar aquele livro que ele mostrou no inicio "alone together". deve ser bem interessante :)

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Eu só quero saber as especificações técnicas do console, pois não foi revelado nada a respeito disso. Só dizer que virá com um processador IBM e uma VGA Radeon HD não me explica nada! A sensação de que esse Wii U será um PS3/X360 2.0 é forte! E essa da MS copiando a Nintendo não é novidade, pois a Nintendo sempre inova com alguma coisa e as outras copiam, ou aprimoram. Mas, o que me preocupa é o X360 fazer isso, em vez de um novo console. Putz! Se a MS está usando o X360 pra fazer isso, é por ela achar que ele será a altura do Wii U em outras coisas, imagino eu. Se assim for, o novo X720/8 será um espancamento!

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é pelo visto, essa parece ser uma estratégia de curto prazo, por parte da microsoft, pra tentar trazer aos seus players que ficarem curiosos sobre o wiiU, a mesma (ou quase) experiência, que poderia leva-los a comprar o produto da nintendo.

porém eu acho que é inevitável. é o custo de se lançar algo inovador à frente da concorrência. MS e SONY vão ter tempo pra copiar a nova tecnologia na cara dura (se fizer sucesso, claro), e ainda terão tempo de aprimorar seu hardware pra fazer um videogame potente ao mesmo tempo.

claro que eu não sou nenhum analista de mercado, longe disso, mas da pra imaginar um ambiente igual ao lançamento do wii. novidade, vendendo milhões no inicio, e a curva caindo conforme o tempo vai passando. o que vai manter o wiiU no topo, é saber se ele vai poder competir, em matéria de hardware, com seus rivais que ainda vão nascer.

agora particularmente, eu vejo no wiiu um resgate ao tempo em que me juntava com os amigos pra bater aquela jogatina. isso não acontece mais nessa geração. tanto é que quando a gente se junta, estamos jogando os clássicos no emulador, mario kart no nintendo 64, ou no máximo, fifa12 no PC. e essa diversão que a gente tem, não depende em nada da potencia gráfica dos jogos ;)

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é pelo visto, essa parece ser uma estratégia de curto prazo, por parte da microsoft, pra tentar trazer aos seus players que ficarem curiosos sobre o wiiU, a mesma (ou quase) experiência, que poderia leva-los a comprar o produto da nintendo.

porém eu acho que é inevitável. é o custo de se lançar algo inovador à frente da concorrência. MS e SONY vão ter tempo pra copiar a nova tecnologia na cara dura (se fizer sucesso, claro), e ainda terão tempo de aprimorar seu hardware pra fazer um videogame potente ao mesmo tempo.

claro que eu não sou nenhum analista de mercado, longe disso, mas da pra imaginar um ambiente igual ao lançamento do wii. novidade, vendendo milhões no inicio, e a curva caindo conforme o tempo vai passando. o que vai manter o wiiU no topo, é saber se ele vai poder competir, em matéria de hardware, com seus rivais que ainda vão nascer.

agora particularmente, eu vejo no wiiu um resgate ao tempo em que me juntava com os amigos pra bater aquela jogatina. isso não acontece mais nessa geração. tanto é que quando a gente se junta, estamos jogando os clássicos no emulador, mario kart no nintendo 64, ou no máximo, fifa12 no PC. e essa diversão que a gente tem, não depende em nada da potencia gráfica dos jogos ;)

É... A verdade é que o que irá importar, mesmo, é a lista de jogos pro console, e como o Iwata já afirmou, eles irão se focar no público hardcore, também. Assim sendo, o software também poderá fazer a diferença pra Nintendo na próxima geração. Só que, como você e outros membros aqui já tevem ter notado, eu implico muito com a questão do hardware, que você também citou no quote acima. Eu joguei aqui Xenoblade Chronicles e The Last Story no emulador de Wii e é impressionante como eu noto que os gráficos são muito similares aos da geração passada. Parecem uma versão melhorada de um PS2/GC, apenas, sem se notar um grande salto gráfico. Isso faz parecer que estou jogando um jogo atual, mas com gráficos de 1 década atrás. O Wii provou que gráficos não são o importante pra se fazer sucesso, mas se a Nintendo diz que dará maior importância pro público hardcore, acho que ela deveria se preocupar com os gráficos, nem que seja um pouco, pra não deixar um ar anacrônico no visual dos jogos. Jogar jogos com gráficos de PS3/X360 um pouco melhorados por mais 6 anos em média, até lançarem o próximo console (isso se lançarem) é um tanto broxante. Tem que condizer, nem que seja um pouco, com a denominação "next gen".

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verdade. por outro lado tem a questão de que os jogos multiplataformas, pelo menos os que foram anunciados até agora, são basicamente os mesmos, seja pra wiiU, xbox os ps3. os jogos da nintendo não exigem nada demais, então não da pra comparar. o zumbiU, eu não sei se é exclusivo, mas provavelmente não está usando toda a capacidade que o videogame oferece. acho que a gente tem que esperar um pouco, pra ver os jogos exclusivos que venham no futuro, porque acho que tudo que tem sido feito ainda esse ano, é levado em consideração a engine atual. é como muita gente fala, que os videogames atrasam o desenvolvimento dos games pra PC.

a questão essencial é saber se o wiiu vai ter gás pra continuar recebendo os jogos multiplataformas quando os novos consoles da concorrência saírem, porque penso que até lá, não veremos coisas extraordinárias nele

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Nada contra a Nintendo, sempre gostei muito dela, mas nos últimos tempos ela só traz decepções nos consoles de mesa.

Esse Wii U não me animou, parece que a Nintendo está chegando atrasada a geração.

Tenho um Wii, que serve mais como peso de papel do que pra jogar.

Triste falar isso, mas a Nintendo está se condenando a viver eternamente de Mario, Zelda e Pokemon...

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  • 2 semanas depois...

Reveladas algumas specs do Wii U:

http://wiiudaily.com/2011/12/wii-u-has-quad-core-3ghz-cpu-768-mb-of-ram/

A tal CPU baseada em um PowerPC dizem ser similar ao chip do X360 (Xenos, eu acho). Putz! Esperava mais! E ela será em 45nm. Quanto à RAM, diz 768 MB, mas a Nintendo está testando uma versão de 1 GB. Parece que tanto o PS3 quanto o X360 tem 256 MB de RAM. E a VGA será uma Radeon em 40nm, mas não falaram qual será o modelo? Acho que a minha ideia sobre ela vir com uma HD 4770 está se concretizando. Ou, virá algo entre uma 4850 e 4890, mas em 40nm e com alguma pequena evolução. Só que, de acordo com a notícia, estão falando que, realmente, o Wii U será apenas 50% mais poderoso que os atuais consoles, ao menos no papel. Esse "no papel", espero eu que isso signifique alguma mudança pra melhor, pois se for só 50% mais poderoso, será uma HD 4770, mesmo.

Queria saber se alguém saberia me dizer qual VGA dentre as HD 4xxx se equivalem às Geforce 9xxx e Radeon x1xxx. Chuto que, pra ser 50% mais forte, basta uma HD 4770, e se for isso, pelo menos pra mim, é muito broxante. Nintendo levando pau de novo no hardware. Queria muito poder jogar Zelda e Mário em CG real, isso se os PS4/X720 vierem com esse poderio todo, claro. Mas, só estou reclamando da parte gráfica, mesmo, pois estamos cansados de saber que a Nintendo já nos mostrou que hardware não vence geração, nem impede dela criar bons jogos, se bem que eu acho que, pra essa geração, ela terá dificuldades, em relação às anteriores, pois não acho que ela terá o fator-surpresa e inovação que ela teve nas gerações anteriores de forma muito maciça nessa próxima geração e o hardware, desta vez, pode pesar mais do que na geração atual.

EDIT: Detalhe: a notícia é de Dezembro de 2011. Agora que eu fui ver, pois já tinha visto esse site e não tinha prestado atenção a esta notícia. Será que dá pra botar fé nela?

EDIT2: Putz! Lendo outras informações no site, vi algumas coisas diferentes.

Bem, de acordo com o site, o Wii U virá com uma CPU baseada, de fato, num Power7 versão 710 Express, possivelmente, mas capado, onde a versão full teria 6 cores e 4 threads por clock, operando a 3.7 Ghz, e a versão Wii U viria a 3 Ghz, com 4 cores e 2 threads por clock, e viria com 2 a 4 MB de cache L3 e 256 KB de cache L2 pra cada core. E, embora, no papel, viesse a ser apenas 50% mais poderoso, esse chip pode ser muito mais potente, visto que se trata de uma arquitetura diferente das dos outros consoles, pelo o que eu entendi da matéria.

E a GPU... Bem, li o Sirroman falar sobre um site chinês dizer que a GPU do novo console pode ser da família Barts, e uma 6850 ou 6870 já não seria nada mal. Mas, o site fala sobre se tratar de uma Radeon Evergreen (5xxx). A julgar pelos boatos do console vir com memória embutida no die do CPU e compartilhada entre GPU e CPU de 768 MB ou 1 GB, é dito que a largura de banda da VGA será de 75 GB/s. Se for isso mesmo, logo essa VGA poderia ser uma Juniper (5750 ou 5770). Bem, não vejo sair muito dos meus pensamentos sobre algo entre 4850 e 4890... Mas, se trata de uma VGA pura em 40nm e Dx11.

Acontece que, apesar desse site ter dito se basear em uma fonte japonesa, aparentemente confiável, vamos ver se o resultado final será isso mesmo, já que é tanto rumor que nem sei no que acreditar. Mas, a se considerar uma 5770 compartilhando 768 MB ou 1 GB de memória com a CPU, isso não seria muito pouco, visto que a versão PC vem com 1 GB e a VGA teria que "concorrer" com a CPU em uso de memória? E se a CPU não for tão mais poderosa que os atuais consoles, vindo ele com uma GPU mais poderosa, isso não poderia causar gargalo no sistema? Se bem que, se tratando de plataforma fechada, as chances disso acontecer são mínimas, penso eu. Mas, vai que ...

Mas, independente disso, parece que esse console não será apenas 50% mais poderoso que os atuais consoles, mas não vejo ele tão a frente (algo entre 2 a 3x o seus poderes, no máximo). Não seria ruim, mas não seria o ideal, pelo menos o meu ideal, claro.

Eita fim de ano que não chega logo!!

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acho que se for duas vezes melhor, ta de bom tamanho. se você for ver a ordem das coisas: 8bit, 16, 32, 64, 128. da geração passada para a atual eu não sei de quanto foi a evolução, mas independente nisso, creio que se for realmente no minimo 2 vezes mais potente, quando lançarem os ps4 e xbox720, mesmo que eles sejam mais potentes, o wiiu provavelmente vai ter gás pra receber os mesmos títulos, sem muita perda de qualidade. mas sei la né, essa questão de hardware de videogame eu não entendo muito =D

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Não sei vocês, mas ainda não estou botando fé nesse Nintendo Wii U, achei revolucionário o controle como por exemplo no Batman Arkham City servir de menu do jogo ou do mario que vai ser possivel jogar ele com a tv desligada, mas até o lançamento tem muitas lacunas a serem preenchidas, mas torço pra Nintendo voltar com tudo, pois fizeram os games da infância de muita gente.

Outra coisa ainda também que não foi mencionada, os Games do Nintendo Wii U terão suporte a 3D???

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acho que se for duas vezes melhor, ta de bom tamanho. se você for ver a ordem das coisas: 8bit, 16, 32, 64, 128. da geração passada para a atual eu não sei de quanto foi a evolução, mas independente nisso, creio que se for realmente no minimo 2 vezes mais potente, quando lançarem os ps4 e xbox720, mesmo que eles sejam mais potentes, o wiiu provavelmente vai ter gás pra receber os mesmos títulos, sem muita perda de qualidade. mas sei la né, essa questão de hardware de videogame eu não entendo muito =D

Essa coisa de bits foi algo muito difundido na nossa cabeça, como se só ele fosse o determinante da potência do videogame, fazendo-nos crer que a cada geração os consoles só dobravam de potência, mas não é assim. Acho que o maior salto de potência foi da geração 128-bit pra geração atual. Porém, não lembro muito das specs dos consoles, mas nem todo componente dos atuais consoles são em 256-bit. Lendo a parte de VGAs, acabei me inteirando um pouco sobre essa coisa de bits e tal, e um hardware não precisa ser, necessáriamente, parrudo no quesito bits pra ser poderoso. A se considerar algumas VGAs de 512-bit que consomem uma barbaridade, acaba sendo um tanto inviável ou improvável nós vermos consoles em 512-bit, pelo menos por enquanto.

É dito no link que, ao menos, a CPU será 20x mais poderosa que o Broadway do Wii. Eu queria saber o quanto os atuais consoles são mais poderosos que o Wii. Mas, vendo por um comentário de algum usuário do Wii U Daily, seriam eles 6x mais poderosos que o Wii? Se for isso, dá pra esperar algo 3.5 vezes mais poderoso esse Wii U. Mas, não sei...

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acho que de uma forma ou de outra, o wiiU vai ter uma vida mais curta. vamos supor que ele seja 2 ou 3x mais potente que os consoles atuais. eu não consigo imaginar um cenário onde você por exemplo, lança um jogo multiplataforma, que venha a ser extraordinário no wiiU, e simples nos outros dois consoles. acho que no final das contas os jogos vão ser bem parecidos graficamente falando. se você pegar o zumbiU, que parece ser o primeiro título realmente exclusivo, retirando a jogabilidade, não da pra notar muita coisa diferente do que ja temos hoje em dia (novamente, graficamente falando). mas claro, primeiro jogo lançado né. so formos fazer uma comparação, por exemplo o eternal darkness lançado no inicio era lindo sem duvida. mas o mesmo gamecube recebeu um RE4 anos depois, então da pra esperar uma evolução monstruosa.

como eu falei antes, a questão é saber se o wiiu vai ter gás pra receber os jogos multiplataformas com a mesma qualidade do xbox720 e ps4, até porque, em quesito de jogos exclusivos, a nintendo sempre foi superior, mas seus jogos não exigem tanto graficamente.

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Acho que o Wii U não terá vida tão curta ainda porque o X-box só para 2013 e o PS4 sem data e ano ainda, então acho que se for o que realmente tão anunciando vai ter um tempinho ainda para que sejam lançados e tenham desempenhos para competir com o Wii U, outra também é que a Nintendo investiu no controle, já a microsoft no kinect e a Sony no PS Move que acredito que terá melhorias, então ressumindo cada um vai ter um tipo de jogabilidade diferente, pelo menos creio eu.

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  • 3 semanas depois...

Aqui, uma notícia sobre o Wii U, dizendo que ele não ficará tão distante em poder gráfico pros próximos consoles como foi o Wii pros consoles desta geração:

http://wiiudaily.com/2012/07/wii-u-wont-far-behind-playstation-4-xbox-720-says-nintendo/

Porém, um último rumor sobre as specs do console já dizem ser um pouco diferente do que foi dito por último, a respeito dele, sendo que a parte de CPU e cache parece estar pior:

http://wiiudaily.com/2012/07/wii-u-specs-rumors-resurface/

E, pra piorar, desenvolvedor de Tekken diz que o clock do Wii U é baixo pra evitar alto consumo:

http://wiiudaily.com/2012/07/tekken-developer-wii-u-cpu-clock-kinda-low/

Custava a Nintendo lançar a CPU em, ao menos, 32nm, sendo que esta litografia já está difundida no mercado há muito tempo? Eita, Nintendo...

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bem acho que essa notícia da unreal Engine 4 acaba (ou ameniza) o mistério

http://wiiudaily.com/2012/07/unreal-engine-4-can-ported-wii-u-says-epic/

de certo modo, é como o itawa vem falando nas entrevistas, wiiU vai ser pouca coisa inferior aos futuros consoles. agora só aguardando pra ver

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