Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com fontes de alimentação


Posts recomendados

  • Membro VIP

Obrigado pela resposta Faller, mas porque preciso ligar alguma coisa no 5v?

A regulação de tensão de saída de uma fonte como essa dai e baseada principalmente na linha de 5 Volts. Sem carga nenhuma nessa linha a fonte não consegue entregar a energia de que necessitas pela linha de 12 Volts..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá nobres colegas, estou com um problema bem inusitado com minha fonte nova zero bala.

 

Primeiramente minha config:

Windows 7 Ultimate 64Bits

MB: Asus A8N-E

Processador: AMD Opteron 180

Ram: 4Gb DDR1 Markvision

Video: Geforce 6600GT

HD: WD 500Gb

Fonte: Corsair CX430M (nova)

 

 

Antes de tudo ainda tenho minha fonte genérica de "500W" e esta funcionando perfeitamente, eu comprei a corsair pois vou trocar meu video por uma GTX 275 q ganhei. Sim este post esta sendo postado em 2014 rsrs.

 

Meu problema é o seguinte com a corsair, eu ligo o computador e funciona perfeitamente, também posso desligar e ligá-lo novamente, não existe nenhum problema de desempenho ou ruído. O problema é que se eu deixá-lo desligado porém com a tomada conectada, após um certo tempo (aleatório) minha fonte "morre", meu PC não liga de forma alguma, eu sei q a fonte "morreu" pois o LED da minha placa mãe apaga. Esse led sempre fica aceso enquanto a fonte esta ligada na tomada.

A única forma de eu normalizar isso é retirando a fonte da tomada e esperando um certo tempo, depois eu reconecto e o led da placa mãe volta acender, assim posso ligar o computador normalmente. Ou seja, estou tendo que manter a fonte fora da tomada quando o computador esta desligado.

Outro sintoma que percebi é que quando o computador entra em suspensão (modo espera) ele não consegue retornar quando mexo no teclado, o windows sempre trava. É como se a fonte tivesse um bug louco pra retornar o windows.

 

Alguém já passou por algo assim? Será q a fonte ta bichada ou é incompatibilidade com minha placa mãe?

 

Abraços e agradeço desde já o apoio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

a configuração é h77m da asrock, i5 3570k, vengeance 8gb, e h100i, a fonte n é, porque já testei e as peças são todas novas, o problema é q se eu testar a fonte com um clip e a fonte ligada a todos os componentes eles funcionam, mas quando conecto no mb não liga, já testei com a chave de fenda e nada, antes ele desligava sozinho, ai ligava ele sem problemas, mas agora nao liga, com um multímetro mostra q passa corrente pelo pc inteiro, mas n liga

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho uma Fonte OCZ ATX 600W StealthXStream2 OCZ600SXS2 que comprei em 2011 e sempre me atendeu muito bem, mas ultimamente ela está com um pequeno ruído que aparenta ser da ventoinha. Quinta-feira terei tempo de realizar uma limpeza com ar comprimido em spray, é seguro limpá-la dessa maneira? Caso o ruído suma após a limpeza, é seguro continuar usando essa fonte?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei informar sobre a confiabilidade dessa fonte mas posso informar com certeza sobra ventoinhas.

 

Ventoinhas ou fan's (termo também conhecido) são usadas com o propósito exclusivo de resfriar um ambiente. Ok. Até aí morreu Neves.

 

Perdoe os detalhes sobre o que vou mencionar mas prefiro assim para que o assunto fique claro.

 

As ventoinhas usam um tipo de sistema que não são usadas escovas.

 

Só que o eixo ds ventoinhas tem os mais diversos tipos de sistema para diminuir o atrito do eixo. Algumas usam buchas. Outras usam rolamentos.

 

Óbvio que uma ventoinha que usa bucha é muita mais barata que uma que usa rolamento além de ter o tempo de vida menor. E por que isso? Oras... Porque a bucha com o tempo, gasta-se e com o uso, vai entrando poeira justamente onde o eixo apoia-se e o que acontece? Aparecem esses ruídos estranhos e que fazem a ventoinha girar com uma velocidade menor. Além disso, esse tipo de ventoinha que usa bucha, quando ela ainda é nova, usa um pouco de lubrificante que com o tempo, também vai embora e quando junta com poeira, forma uma pasta que danifica as buchas e gasta o eixo.

 

Já uma ventoinha que usa rolamentos, além de o atrito do eixo ser muito menor, o próprio rolamento, isola o eixo do ambiente externo e poeirento.

 

Porque menciono esses detalhes?
 

Ora... Porque se você limpa as pás da ventoinha seja manualmente ou com ar comprimido, seja em spray ou não, você não vai acabar com o problema.

 

A solução correta é...

 

1 - Compre uma nova ventoinha. Elas são baratas. Caso não queira compra uma nova ventoinha, você pode canibalizar qualquer uma em perfeito estado e que esteja em alguma fonte pifada. Há muitas fontes com pouco tempo de uso e com uma ventoinha ainda boa, pronta para ser transferida para outra fonte. Onde conseguir isso? Ora... Em oficinas de reparos desses equipamentos.

A não ser que você queira investir numa ventoinha com rolamentos porém o custo de uma ventoinha dessas é bem maior. Não sei o quanto ela custa mas é bem maior que uma ventoinha de bucha.

 

Uma solução paliativa é desmontar a ventoinha para ver como está o estado da bucha e verificar se ela ainda tem jeito de funcionar mais um tempo. Mas não se engane. Quando chega a esse ponto de começar a fazer ruído, é sinal que o desgaste já está bem acentuado e a limpeza interna da ventoinha é apenas por algum tempo. O quanto vai durar? varia. Depende do desgaste e da qualidade do material da bucha. Muitas ventoinhas com sistema de bucha demoram muito tempo, outras não, depende muito da qualidade do material usado. Além disso, tens que saber desmontar e remontar a ventoinha com cuidado para não danificar o eixo e nem a trava de segurança.

 

De qualquer forma, limpar a fonte faz parte e sempre é necessário fazer esse serviço e a periodicidade dessa limpeza, varia. Depende do lugar onde o usuário vive. É o usuário que vai determinar quando vai fazer uma nova limpeza.

 

D qualquer forma, a troca de uma nova ventoinha não tem dificuldades nenhuma. vai depender do conhecimento que o cidadão tem a respeito das ligações. Uma ventoinha usada em fontes tem dois fios. Elas são alimentadas com a tensão de 12 volts. Algumas tem seus fios soldados diretamente na placa da fonte. Outras tem um conector. Isso varia, depende da fonte. De qulaquer forma, os fios das ventoinhas, quando são 2 (dois) fios, vem com as cores vermelha e preta ou amarela e preta. tanto o vermelho com o amarelo da ventoinha, devem ser ligados à tensão de 12 volts da fonte e o preto é ligado ao negativo da fonte ou o terra como muitos chamam. Todos os fios pretos que saem da fonte são referentes ao fio negativo.

 

Então, para fazer um serviço decente com a ventoinha nova, basta dessoldar os fios da ventoinha problemática e soldar os fios correspondentes nos mesmo buracos usados da ventoinha velha. Um serviço quebra-galho é cortar os fios da ventoinha velha e unir os fios da ventoinha nova. Preto com o preto e vermelho da ventoinha nova com o fio vermelho da ventoinha velha. Entenda que esse vermelhodas ventonhas não significa que elas são alimentadas com a tensão de 5 volts da fonte. Essa cor das ventoinhas é usada para designar a polaridade dela e nesse caso, essa cor determina o positivo dela e consequentemente, o outro fio, é o negativo e é justamente o preto que coincide com o preto da fonte.

 

Leia com calma que vais entender.

 

E mais uma vez. limpar a fonte não vai retirar o barulho da ventoinha. Óbvio que a fonte agradece, se ela pudesse falar. Esse barulho é consequência do desgaste do eixo da ventoinha. Limpar externamente a fonte não resolve.

Capice?

Abração


.

.

PS - Se você não tem confiança no que vai fazer, compre uma boa ventoinha, mesmo que seja de bucha e contrate alguém ou perturbe um colega que seja safo em desmontar a fonte para fazer a troca da ventoinha e a limpeza interna dela. Aproveite e veja como é feito o processo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jambao, muitro obrigado pela aula. Esse post seu deveria ser pinado de alguma maneira. Infelizmente meu conhecimento para realizar tal troca é ínfimo. Vou procurar saber o que posso fazer pra me virar aqui em Recife. Não conheço assistências que façam isso (nunca precisei), mas se for me economizar uns tostões no momento, vou procurar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que é isso companheiro!!!

Até entendo que para você fazer a tal troca, como não tens conhecimentos de fazer tal empreitada, é um tanto quanto difícil mas tu serias capaz sim e digo isso com propriedade. Claro que para tu fazeres isso, deverias ver como é o processo. E no final, com treino, mais na frente, tu mesmo poderias fazer, se aparecesse uma oportunidade.

 

Mas... De forma nenhuma esse trabalho é algo difícil ou dificílimo de ser feito por alguém que no mínimo sabe manejar um ferro de solda. Aí em Recife há oficinas que fazem tal serviço. Podes não conhecer tais oficinas mas elas existem aí e não precisa ser algo muuuuuuuuuito especializado não. Quando digo isso, quero dizer que é uma tarefa que pode ser feita com as mãos amarradas e com um pé nas costas e plantando bananeira. Claro que estou exagerando mas é só para afirmar que a troca de uma ventoinha não é bicho de sete cabeças. É sim para quem nunca abriu uma fonte e não tem conhecimento nenhum de eletrônica. Além disso, a abertura de uma fonte de micro exige certos cuidados para que o usuário não sofra algum problema.

Por exemplo...

 

A fonte tem que ser retirada do gabinete e uma vez aberta, seus capacitores eletrolíticos deverão ser descarregados. É obvio que quem sabe das coisas, nunca vai reparar um item eletrônico com o mesmo ligado a rede elétrica domiciliar. Eda mesma forma, que entende do assunto, faz testes com a mesma e ligada se tiver conhecimentos para medir a dita cuja. Logo, fora da sua alçada. Portanto, qualquer técnico em eletrônica de gabarito, fará um trabalho desses. E tais porfissionais existem em muitas cidades do nosso Brasil. difícil achar em cidades pequenas mas Recife? De jeito nenhum. Claro que existem os técnicos de gabarito e os pixulés e há também aqueles que sabem fazer tal procedimento com noções básicas de eletricidade e eletrônica.

Procure tais pessoas e verás que não é um trabalho difícil mas cuide em achar uma pessoa além de saber tal procedimento, que seja honesta o suficiente para não arrancar todo o seu dinheiro.

Pesquise. Vá nas lojas que vendem material d esuprimento eletrônico aí em Recife e pergunte sobre o assunto. Sobre a troca da ventoinha.

 

Se não correr atrás, não pesquisar nas áreas específicas, aí sim, vais ter dificuldades. E adinato... Não vais obter informações nas lojas de material elétrico e sim em lojas que vendem material eletrônico. Não digo que todas as lojas irão te dar informações. Isso dependerá muito do conhecimento que o vendedor da loja tem. E isso varia de loja para loja. Alguns entenderão seu problema e outros nem sequer tem ideia sobre o assunto. tens que andar e pesquisar. Em lojas que vendem material de informática, dificilmente encontrarás pessoal gabaritado para isso porque essa área não pertence a área de eletrônica. Entendeu a lógica do trabalho? Pode até ser que alguém da área de informática entenda do assunto da troca mas isso não faz parte da área de vendas de equipamentos informáticos. Fazendo uma grossa comparação, é como encontrar um professor de matemático trabalhando como açougueiro numa casa de carnes. Pode acontecer? Pode mas a profissão do professor não tem nada a ver com o trabalho que ele exerce como açougueiro.
 

Entendeu a lógica da minha argumentação?

Ponha essas pernas para funcionarem e vá a luta!

Abração


.

.

A não ser que compres uma fonte nova por causa da ventoinha bichada da fonte atual. E acredite, tem que gente que faz isso. Adora torrar dinheiro. Bem... cada um é cada um. Prá mim, é desperdício. Uma fonte só se troca quando ela é ruim ou então pífou. E quando digo pifou é porque pifou mesmo e o conserto de uma fonte aqui no Brasil , não compensa o dinheiro gasto. Compensa para quem entende do assunto, tem peças sobressalentes e a fonte vale a pena. E quando não compensa, a fonte é guardada para posterior canibalização. Isso quando as peças valem a pena.

Entendeu a lógica das palavras?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi  sim, Jambao.

 

Realmente vou ter que achar alguém que entenda, pois se "consertar" de maneira errada o prejuízo pode ser maior.

 

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.

 

Você falou "Recife"??? Seu perfil diz 'São Paulo'...

Se estiveres por aqui, talvez, possa dar uma mãozinha. Em que bairro estarias??

 

.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você falou "Recife"??? Seu perfil diz 'São Paulo'...

Se estiveres por aqui, talvez, possa dar uma mãozinha. Em que bairro estarias??

 

.

 

Tá vendo caboco?!!!!!

Dalai_Brahma está ao seu dispor para executar tal empreitada.

 

E de fato Dalai, o perfil dele marca São Paulo mas ele menciona Recife.

 

Pode ser que ele esteja aí temporariamente ou então, quando fêz o perfil, ainda morava em São Paulo (no mínimo, a capital) e... Ou mudou definitivamente ou está temporariamente na cidade.

 

Parece besteira mas a cidade que informamos no perfil, ajuda em muitos casos. Para muitos parece algo sem importância porém tá aí uma prova da importância dessa informação.

 

Aproveite caboco que mora em Recife e troque informações com o Dalai para ele fazer tal serviço(onde mora, etc) e também, aproveitares e beber o néctar da informação sobre o assunto. Tu não vais tornar-se um técnico mas verás o serviço feito.

 

Aproveitando o ensejo. Um serviço desses não é cobrado apenas pelo valor da ventoinha, seja ela qual for. O preço desse serviço, corretamente calculado, é em cima da hora trabalhada referente ao salário de um técnico de eletrônica. E isso serve para qualquer troca de peça e complexidade do serviço. Há serviços que demandam um estudo de como e por que tal circuito pifou ou não funciona como deveria. É exatamente por isso que existe a hora técnica. Com o tempo, o técnico adquire experiência e no momento em que ele se encontra diante  de um problema que ele já resolveu e sabe o caminho das pedras, ele arruma rápido porque já tem experiência. Nesse caso, um leigo vê como uma troca de peça ou peças mas por trás dessa empreitada, o usuário paga o conhecimento que o técnico adquiriu.

 

Isso é só para informar o quanto o técnico consciente, safo é injustiçado pelos meros trocadores de peças que fazem tal serviço sem saber o por que e como aconteceu isso. Vale até para a troca de ventoinhas ou até uma possível limpeza interna da mesma para dar uma sobrevida na dita cuja e guardá-la para um uso futuro (quem sabe?).

É só um desabafo Dalai. Isso não é dirigido a sua pessoa. Só quis fazer uma observação de alerta para os "tecos" de plantão. E claro, se vais cobrar ou não, é escolha sua. Mesmo que não cobre pelo serviço, conhecer um colega do forum já vale.

 

Abração

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal.


É o seguinte:


Entendo razoavelmente bem de PCs, mas sou um zero à esquerda na parte elétrica. 


Para se ter noção da gravidade, só ontem descobri que estabilizadores fazem mal ao PC (uso a minha vida toda). kkkkkk


Acontece que essa semana troquei a configuração do meu PC e, como o novo cooler do processador é muuuito mais silencioso, comecei a ouvir um barulho agudo, bem baixo, mas que incomoda (mais pelo fato de se ter peças novas do que pelo barulho mesmo), que aparece ao mexer o roll do mouse ou ao abrir páginas e arquivos.


Então comecei a pesquisar na internet e procurar de que peça vinha o barulho.


Não encontrei "de ouvido", por dentro do gabinete, o que poderia ser.


Mas, após mais uma pesquisa, encontrei inúmeros casos de pessoas com o mesmo problema, e vários concluíram ser na fonte.


Ao colocar o ouvido por fora do gabinete, na saída da fonte, não deu outra: era lá mesmo!


Daí algumas análises concluíram que poderia ser algum desgaste interno da fonte, e outras citaram que o problema pode ter sido causado pelo uso estabilizador.


Como não sei se o barulho já existia antes, pois o PC era mais barulhento, vou tentar resolver só com a retirada do estabilizador e passar a usar filtro de linha, antes de tentar trocar qualquer outra peça (já até pedi ajuda no tópico do assunto).


 


Alguém já teve algum problema parecido ou saber de alguma sugestão de solução para o caso?


 


Obrigado!


  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Olá, pessoal.

É o seguinte:

Entendo razoavelmente bem de PCs, mas sou um zero à esquerda na parte elétrica. 

Para se ter noção da gravidade, só ontem descobri que estabilizadores fazem mal ao PC (uso a minha vida toda). kkkkkk

Acontece que essa semana troquei a configuração do meu PC e, como o novo cooler do processador é muuuito mais silencioso, comecei a ouvir um barulho agudo, bem baixo, mas que incomoda (mais pelo fato de se ter peças novas do que pelo barulho mesmo), que aparece ao mexer o roll do mouse ou ao abrir páginas e arquivos.

Então comecei a pesquisar na internet e procurar de que peça vinha o barulho.

Não encontrei "de ouvido", por dentro do gabinete, o que poderia ser.

Mas, após mais uma pesquisa, encontrei inúmeros casos de pessoas com o mesmo problema, e vários concluíram ser na fonte.

Ao colocar o ouvido por fora do gabinete, na saída da fonte, não deu outra: era lá mesmo!

Daí algumas análises concluíram que poderia ser algum desgaste interno da fonte, e outras citaram que o problema pode ter sido causado pelo uso estabilizador.

Como não sei se o barulho já existia antes, pois o PC era mais barulhento, vou tentar resolver só com a retirada do estabilizador e passar a usar filtro de linha, antes de tentar trocar qualquer outra peça (já até pedi ajuda no tópico do assunto).

 

Alguém já teve algum problema parecido ou saber de alguma sugestão de solução para o caso?

 

Obrigado!

 

 

tive um problema parecido no meu pc antigo, mas o o barulho do meu vinha da placa de video principalmente quando entrava em jogos ou assistia vídeo em resolução alta. era um barulho agudo muito forte parecido com um grilo. so resolvia quando acelerava ao maximo o cooler da placa de vídeo pelo catalyst.

 

ahhh! quem precisar de uma garantia da pichau é melhor comprar uma peça nova, faz mas de 33 dias que estou sem o pc, e uns 28 dias que eles estão com a fonte la, e ainda tem a cara de pau de dizer que ate o fim da semana vão enviar uma fonte. nunca mas compro nesse site!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá vendo caboco?!!!!!

Dalai_Brahma está ao seu dispor para executar tal empreitada....

....

Parece besteira mas a cidade que informamos no perfil, ajuda em muitos casos. Para muitos parece algo sem importância porém tá aí uma prova da importância dessa informação.

....

Aproveite caboco que mora em Recife e troque informações com o Dalai para ele fazer tal serviço(onde mora, etc) e também, aproveitares e beber o néctar da informação sobre o assunto. Tu não vais tornar-se um técnico mas verás o serviço feito.

....

Aproveitando o ensejo. Um serviço desses não é cobrado apenas pelo valor da ventoinha, seja ela qual for. O preço desse serviço, corretamente calculado, é em cima da hora trabalhada referente ao salário de um técnico de eletrônica. .....

...

É só um desabafo Dalai. Isso não é dirigido a sua pessoa. Só quis fazer uma observação de alerta para os "tecos" de plantão. E claro, se vais cobrar ou não, é escolha sua. Mesmo que não cobre pelo serviço, conhecer um colega do forum já vale.

 

Abração

 

Uma simples informação -cidade - pode ser o divisor entre céu e inferno, luz e treva...

 

Quanto ao desabafo, não se preocupe, não foi pra mim, a carapuça passou longe... se assim o fosse, seria devidamente rechaçada.  :cool:

 

Sou Engenheiro, não técnico... nem 'trocador'. A ajuda seria de usuário para usuário mesmo.

;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal.


tenho uma fonte XFX-PRO-750-W-Black-Edition-Full-Modular e o problema e o seguinte:


 


Ele so liga uma vez, quando desligo o pc e quero ligar devolta ja nao funciona.


 


A solução temporária que achei e: desconectar o cabo de 24 pinos diretamente da fonte e voltar a conectar ele. Feito isso ele liga de novo.


 


So funciona se eu desconectar da fonte, desconectar o cabo de 24 pinos da placa-mãe nao da resultado.


 


Um tecnico que conserta aparellos informaticos arruma isso???


 


ajuda por favor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Olá, pessoal.

tenho uma fonte XFX-PRO-750-W-Black-Edition-Full-Modular e o problema e o seguinte:

 

Ele so liga uma vez, quando desligo o pc e quero ligar devolta ja nao funciona.

 

A solução temporária que achei e: desconectar o cabo de 24 pinos diretamente da fonte e voltar a conectar ele. Feito isso ele liga de novo.

 

So funciona se eu desconectar da fonte, desconectar o cabo de 24 pinos da placa-mãe nao da resultado.

 

Um tecnico que conserta aparellos informaticos arruma isso???

 

ajuda por favor.

 

 

Então faça o seguinte...

 

Tire essa fonte e ligue-a em outro micro sabidamente sem nenhum problema.

 

Se acontecer a mesma ação, então a fonte tem problemas e saber o motivo é outra história. Se for nova, vá no lugar que comprou e relate o problema para ver se há alguma troca e antes, teste-a no próprio local e várias vezes. E verifique se ela tem condições de alimentar o seu conjunto.

 

Para ficar mais seguro, arrume uma fonte sabidamente boa, de outro micro e que tenha "cacife" para segurar o seu micro e ligue-a nele. Pode acontecer duas coisas.

1 - O micro partir normalmente se a fonte que colocou suprir adequadamente o sistema.

 

2 - Acontecer o mesmo fenômeno e nesse caso; pode ser que a fonte não supra com a energia necessária para o funcionamento do micro ou pode ser alguma falha em algum periférico ou até na própria placa-mãe.

Não informastes o hardware que usas. Tal informação vai servir de suporte para que outros colegas possam informar se essa fonte sua é boa ou não para alimentar todo o seu conjunto.

.

.

Esqueci de informar que se for ligar essa fonte em outro micro, essa fonte terá que aguentar a configuração. Portanto, use um micro que não consuma muito. É só para saber se ela dá partida ou não. Se não der partida, mesmo num micro que não consuma muito, é sinal que a fonte tem algum problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então faça o seguinte...

 

Tire essa fonte e ligue-a em outro micro sabidamente sem nenhum problema.

 

Se acontecer a mesma ação, então a fonte tem problemas e saber o motivo é outra história. Se for nova, vá no lugar que comprou e relate o problema para ver se há alguma troca e antes, teste-a no próprio local e várias vezes. E verifique se ela tem condições de alimentar o seu conjunto.

 

Para ficar mais seguro, arrume uma fonte sabidamente boa, de outro micro e que tenha "cacife" para segurar o seu micro e ligue-a nele. Pode acontecer duas coisas.

1 - O micro partir normalmente se a fonte que colocou suprir adequadamente o sistema.

 

2 - Acontecer o mesmo fenômeno e nesse caso; pode ser que a fonte não supra com a energia necessária para o funcionamento do micro ou pode ser alguma falha em algum periférico ou até na própria placa-mãe.

Não informastes o hardware que usas. Tal informação vai servir de suporte para que outros colegas possam informar se essa fonte sua é boa ou não para alimentar todo o seu conjunto.

.

.

Esqueci de informar que se for ligar essa fonte em outro micro, essa fonte terá que aguentar a configuração. Portanto, use um micro que não consuma muito. É só para saber se ela dá partida ou não. Se não der partida, mesmo num micro que não consuma muito, é sinal que a fonte tem algum problema.

Obrigado pela resposta Jambao.

 

Ja fiz o teste em duas pcs diferentes e de configuraçoes menores y o resultado e o mesmo. Mesmo sintoma.

 

Esta fonte ja tem um uso de 18 meses e so agora que deu esse problema.

 

configuração:

 

Fonte: XFX-PRO-750-W-Black-Edition-Full-Modular

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-XFX-PRO-750-W-Black-Edition-Full-Modular/2740/11

placa-mãe: Gigabyte GA-H61M-S2P

cpu: Core i5 2400

Memorias: Markvision ddr3 1600mhz 4GB X 2

HD: SATA 3 seagate barracuda 5900Rpm 2TB

HD: SATA 2 seagate barracuda 7200rpm 160GB (sistema windows 7 HP 64bit SP1)

DVD ROM: SATA LG OEM 16X

VGA: EVGA GTX 760 SC

GABINETE Satellite k631 (kit)

 

O problema e a fonte. comprobado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então meu caro...

 

O jeito é você comprar uma nova fonte. Poderia saber o que está acontecendo com a atual? Sim. Poderia. O problema é achar alguém que conheça bem fontes e além disso, ter o material que precisaria ser trocado. Além disso, não sei se valeria a pena pagar o conserto, se fosse devidamente consertada.

Se alguém do forum conhece alguém que sabe fazer tal serviço e ponha peças certas, tudo bem. Vejamos as próximas informações que irão surgir.

Fonte só vale a pena consertar quando as peças envolvidas não são difíceis, quando achamos um técnico em eletrônica safo no assunto e se o preço do conserto vale a pena. Se o valor ultrapassa o valor da fonte nova, é melhor comprar uma nova.

 

E outra... Fontes tem componentes que tem uma vida útil variável (capacitores) e varia dependendo do uso que se faz dela. É como pneu de veículo. Não dura para sempre. Já observastes que os pneus usados em corrida de Fórmula 1 duram pouco tempo? É porque são pneus de baixa qualidade? De jeito nenhum. É o esforço, a carga que o pneu sofre que faz ele durar pouco tempo.

 

Assim acontece com as fontes de alimentação. Mesmo usando-as com critério. Não duram para sempre.

 

Achar alguém competente, que as conserte, é um tanto quanto difícil. É minha opinião.

Abração


.

.

Digamos que essa fonte sua esteja com os capacitores esgotados. Não todos mas alguns. Poderia trocar esses capacitores e aliás, trocar todos eles. Poderia usar capacitores comuns, vendidos em lojas de peças de eletrônica? Sim. Poderia mas sua vida seria menor porque capacitores vendidos no comércio não são capacitores de classe industrial mas comercial. Capacitores de fonte além de terem um limite máximo de temperatura de 105 graus, tem valores de ESR menores que capacitores comerciais. Além disso, ainda tem o problema do fabricante. Tem fabricante bom e fabricante pixulé desse tipo de capacitor.

 

E só estou mencionando sobre capacitores. Imagine o resto. Apesar que resistores não seriam problemáticos mas os capacitores e semicondutores envolvidos, transistores, isso sim, daria um bom trabalho. Óbvio que se entregar tal fonte para um cara safo, ele pode até achar onde está ou onde estão os problemas mas dependendo das peças envolvidas, isso sim é que daria ou não um certo trabalho para consegui-las.


.

SE for um OSMAR, beleza. Apesar que OSMAR dá canseira em muito técnico e pra achar o maledeto, demooooooora. E OSMAR engana muito. Muitas vezes quem tá debruçado num aparelho e se defronta com OSMAR, reza pra pedir forças pra achar o danado. Depende muito da paciencia de cada um que pega aparelho com OSMAR.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela informaçao Jambao.

 

Dei azar con essa fonte, e uma pena. paguei 130$ achando que era o maximo. das tres fontes que tenho esta e a única na qual investi dinheiro a mais e muito tempo, pois pesquisei bastante antes de comprala. No entanto, a KAIOMY 450W (35$) e a Dr. Hank 500w (45$) que 3 anos atras tinha comprado sem pesquisar ainda funcionan sem contratenpos. Comprei elas porque era o que o cabia no meu orçamento mas ja viu que nao tive decepçao com elas y e isso que me chateia. Paguei 130$ por uma coisa que achei que funcionaría por uns 5 anos e logo agora que comprei o bf4 nao posso jogalo decentemente. Desculpe o desabafo.

 

So para ilustrar deixo configuraçoes das outras maquinas que tenho a tres anos e nunca pifou nada.

-------------------------------------------------------

1º configuração:

FONTE KAIOMY 450W

VGA: SAPHIRE RADEON HD 4850 TOXIC EDITION

CPU INTEL E6600 2MB 3,06GHZ 1066 FSB

ASROCK G41M-VS3

memoria MARKVISION DDR3 1333MHZ 2gb x2

HD: Samsung 5900rmp 1TB

DVD ROM: SATA LG OEM 16X

 

-------------------------------------------------------

2º configuração:

FONTE Dr-Hank-PW-500T-USPC

placa-mãe: Gigabyte GA-H61M-S2P

cpu: Core i5 2400

VGA: XFX RADEON HD 6850

Memorias: Markvision ddr3 1600mhz 4GB X 2

HD: SATA 3 seagate barracuda 5900Rpm 2TB

HD: SATA 2 seagate barracuda 7200rpm 160GB (sistema windows 7 HP 64bit SP1)

DVD ROM: SATA LG OEM 16X

--------------------------------------------------------

 

Observaçao: a segunda configuração e a pc no qual deu o problema, so tinha feito um upgrade (a fonte xfx 750w e a vga GTX760 SC)

mas, agora tibe que fazer downgrade de novo, pois como a fonte deu pau tirei a GTX760 tamben pois nao quis arriscar.

 

Isso leva inevitabelmente a fazer a siguiente pergunta:

 

Posso usar de forma "confiavel" na segunda configuração que postei a EVGA GTX760 SC con a fonte DR. HANK DE 500W?? (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Dr-Hank-PW-500T-USPC/1673)

 

muito obrigado Jambao por dedicar o seu tempo a ajudar o pessoal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta que esqueci de fazer...

 

Você usa o "maledeto" conhecido como estabilizador?

 

Aproveitando o ensejo, como eu disse antes, capacitores usados em fontes não duram para sempre. Isso é normal. Há casos de fontes xing-ling que duram mais que uma fonte de marca renomada e mesmo assim não dá para comparar. Como disse antes, é o mesmo que comparar um trabalho executado por pneus de Fórmula 1 com pneus de carro esportivo da marca Papa-léguas. Há muitas variáveis envolvidas.

 

Faço uso de uma fonte Thermaltake e por enquanto, tem me proporcionado um trabalho bem feito. Mesmo assim, fico sempre vigiando o seu comportamento e de vez em quando eu a abro, limpo para tirar a poeira e verificar a quantas andam os capacitores. Por enquanto, sem problemas e estou nessa a uns 6 anos, desde que adquiri-a. É uma fonte com PFC ativo e apesar de ter uma baixa eficiência. cerca de uns 65 %, nunca me deu problemas mas pode dar por causa dos capacitores e nesse caso, to sempre de olho. No entanto, tenho uma Seventeam que também tem essa idade e já fez parar o micro por conta de capacitores esgotados. Já troquei por duas vezes os capacitores da Seventeam e não troquei por capacitores comuns e sim por capacitores industriais e devidamente aferidos para achar os de baixo ESR e mesmo assim, a fonte já me sac@5&ou duas vezes. Agora ela tá de molho para mais tarde eu me debruçar sobre ela quando tiver um tempo e saber o porquê do problema. Enquanto isso, vou usando a Thermaltake que antes , estva num outro micro mas não era usado todo dia. Agora, ele tá parado porque estou usando a fonte que era dele. cabe lembrar que não uso estabilizador e nem filtro de linha. A fonte que uso já tem um bom filtro e apesar de que colocar mais um é segurança redobrada, não creio que precise exagerar tanto. Afinal, outros aparelhos como televisores, leitores de DVD, etc, tem suas respectivas fontes de alimentação chaveada, têm seus próprios filtros de linha e até onde sei, não vejo problemas e não poderia ser diferente. É óbvio que isso depende muito da distribuição da energia elétrica de cada lugar e onde moro, não vejo problemas. O que existe na cidade onde moro é apenas oscilações na tensão e mesmo assim não passam de 5 % para mais ou para menos. Digo isso porque já fiquei 1 semana direto aferindo de hora em hora a tensão da tomada e só observei isso. Claro está que não é somente as oscilações. Isso é normal em qualquer cidade e já é previsto por causa das cargas envolvidas. Ademais, há sempre espúrios na rede elétrica. Isso também é normal. Assim como há outras anomalias . Uma fonte de micro, uma fonte chaveada e bem feita, tem condições de trabalhar legal apesar de existirem essas anomalias. Até mesmo uma xing-ling, aquelas bem pixulé, tirando algumas bombas que são vendidas no mercado, tem condições de trabalhar direto na tomada e foram feitas para trabalharem assim. O problema são os espúrios e nem sempre são iguais em cada lugar, em cada cidade. Se tu moras num lugar onde há muitos motores usados em carpintaria, serralheria e outros serviços que usam motores, tu tens um sério problema de espúrios na rede e perigosos. Muitas vezes, tais motores são incorretamente instalados e quem sofre é um usuário que não tem nada a ver com a história. Mais ainda se ele usa o maledeto do estabilizador.

 

Não digo que tal acontecimento esteja acontecendo aí contigo. Só estou te informando sobre algumas anomalias e suas consequências. Só pra tu ter uma ideia.  A cerca de uns 500 metros, umas 3 ruas adiante da minha, havia um espurio que afetava at[é o televisor e dava uma me%@da aqui na minha rua. Acabei descobrindo que uma pessoa tava usando um raio de um motor para serrar madeira e o motor dava até pena. O bicho além de ser muito antigo, não sofria reparação a muito tempo e as escovas do bicho tava pra lá de Bagdá. O resultado era uma sujeira sem tamanho na rede e além disso tava ligado errado. Não sei como o cara que usava o dito motor, não tinha morrido por choque elétrico. Eu liguei para a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica e relatei o ocorrido e o dono do motor teve que enviar para reparos.Nunca mais pareceu os problemas na rede. O dono ficou p..&%$ da vida comigo? Ficou. E não tô nem aí mas ele se livrou de um problema que seria ter a morte de um empregado. Depois de muito tempo é que ele veio conversar comigo a respeito e me pediu desculpas porque na época, não tinha ideia do problema e nem seus efeitos. Principalmente sobre o problema de um empregado dele passar por uma quase possível eletrocussão.

 

Essas "coisas" sobre eletricidade, não se brincam. Eu sei que há muitos usuários que não entendem patavina do assunto. São somente usuários. Se mais na frente, esses usuários querem saber mais a respeito, só tem um caminho: estudo. Mesmo que não vá trabalhar no ramo mas pelo menos vai ser mais um que entende das paradas e auxiliar os que não sabem aqui no forum.

 

E mais uma vez... Se estiveres usando estabilizador, tira essa porcaria, compra uma Corsair das boas, que trabalhe de acordo com as suas configurações e pé na estrada.

" Hit de road Jack. You dont come back no more! "

 

E mais uma vez. mesmo com uma Corsair, os capacitores dela vão ter uma vida útil. Como disse antes, é como pneu. E esses pneus podem ser queimados antes do tempo se estiveres usando o maledeto. Ele é fatal, não tem pra onde correr.

 

Abração

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!