Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com fontes de alimentação


Posts recomendados

  • Membro VIP

OBG pessoal, irei pegar uma fonte nova e mais pra frente um filtro de linha xD 

achei estranho porque tenho esse pc a quase 2 anos e smp joguei varios jogos pesados e nunca deu nd.

mas obrigado ja deu uma clareada no q fazer 

Quem danifica, na maioria das vezes, uma fonte de PC, não e a energia que dela e retirada, não e jogar jogos pesados mas sim os surtos de tensão potencialmente existentes na rede elétrica..

Quanto a ficares por longos 2 anos sem nenhum problema ai, lhe conto, como analogia, que meu vizinho fuma já tem uns 30 aos pelo menos e nunca morreu ainda... (mas isso de longe não significa que o fumo faz bem, muito pelo contrario)..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OBG pessoal, irei pegar uma fonte nova e mais pra frente um filtro de linha xD 

achei estranho porque tenho esse pc a quase 2 anos e smp joguei varios jogos pesados e nunca deu nd.

mas obrigado ja deu uma clareada no q fazer 

Enquanto não comprar um bom filtro de linha, ao menos passe a ligar direto na tomada ou a usar uma simples extensão.

Jogue o estabilizador no lixo (reciclável de preferência ou leve em um mutirão de lixo eletrônico) antes de começar a usar a fonte nova.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, tenho uma Seasonic S12II 430W que esta com o seguinte problema, ligo ela na tomada ligo o fio verde com o preto ai ela roda o ventilador por um tempo depois desliga (as vezes mesmo depois de eu conectar o fio verde com o preto ela demora alguns segundos ate começar a girar o ventilador) e depois fica um tempo sem ligar, ai eu deixo ela desligada e ela so liga depois de varias horas tipo se eu ligar no outro dia ela gira o ventilador normal por um tempo e depois desliga novamente. Alguem ja teve problema parecido, pelo jeito deve ser alguma coisa simples de resolver. Medi as tensoes com um multimetro quando a fonte esta funcionando e esta tudo ok as tensoes com valors corretos.

Cheguei a tirar aquele capacitor grande pra fazer teste com o multimetro e tudo indica que ele esta bom.

obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu não costumo desligar o PC, mas de vez em quando a energia cai, e quando isso acontece o pc não liga mais. A fonte liga, o led da placa mãe acende, mas não chega a dar vídeo ou sequer o bip do speaker. O computador volta a ligar eventualmente, as vezes demora uma duas horas, mas já levou 3 dias. Desconfio que seja problema na minha fonte (CX 430). No momento o computador está com este problema e não liga. Comprei um multímetro hoje, os conectores de fio amarelo, vermelho, laranja e azul apresentam os valores esperados. Já o fio cinza(power OK) eu fiquei em dúvida. Acho que li em algum lugar que deveria apresentar 5 volts, no entanto por ser um fio lógico não sei se realmente faz diferença. Enfim, o multímetro ligado no fio cinza apresenta o valor 0.13. É possível que este baixo valor esteja relacionado a não inicialização correta da placa mãe?

Nota: liguei a fonte para fazer as medições, ligando com um clip o conector de fio verde com um de fio preto.

 

Edited: Hoje de manhã medi com o multimetro de novo e o fio cinza apresentava 5v, logo em seguida conectei o cabo de volta na mobo e o pc ligou certinho. Acho que isso corrobora a hipótese de que o problema é a fonte e que é algo relacionado a esse fio cinza, né?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu não costumo desligar o PC, mas de vez em quando a energia cai, e quando isso acontece o pc não liga mais. A fonte liga, o led da placa mãe acende, mas não chega a dar vídeo ou sequer o bip do speaker. O computador volta a ligar eventualmente, as vezes demora uma duas horas, mas já levou 3 dias. Desconfio que seja problema na minha fonte (CX 430). No momento o computador está com este problema e não liga. Comprei um multímetro hoje, os conectores de fio amarelo, vermelho, laranja e azul apresentam os valores esperados. Já o fio cinza(power OK) eu fiquei em dúvida. Acho que li em algum lugar que deveria apresentar 5 volts, no entanto por ser um fio lógico não sei se realmente faz diferença. Enfim, o multímetro ligado no fio cinza apresenta o valor 0.13. É possível que este baixo valor esteja relacionado a não inicialização correta da placa mãe?

Nota: liguei a fonte para fazer as medições, ligando com um clip o conector de fio verde com um de fio preto.

 

Edited: Hoje de manhã medi com o multimetro de novo e o fio cinza apresentava 5v, logo em seguida conectei o cabo de volta na mobo e o pc ligou certinho. Acho que isso corrobora a hipótese de que o problema é a fonte e que é algo relacionado a esse fio cinza, né?

pode ser o fio cinza amigo (power good) ele é que informa a placa-mãe que a fonte esta com as tensoes corretas salvo engano ele tem que apresentar 5V mesmo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, meu computador está desligando do nada normalmente e acusando erro 1046 bccode 124, mas para esse erro ocorrer pode ser varias causas então testei o computador sem placa de video mesmo erro, peguei outra memoria ram mesmo erro, so não substitui o processador e placa mãe, porém esses dias fiquei com a cabeça quebrado por que estava vendo isto : Vm08EcE.jpg

 

 

Bom achei esses valores meio estranhos então fui conferir cada cabo de meu computador e notei que o cabo de 24 pinos possui uma ausencia de uma parte metalica de dentro na qual a imagem da caixa da fonte ele aparece porém ele nao estava la acham que isto pode ser a causa dessa baixas voltagens.( Para ser mais exato na fileira que começa pelo numero 13 sendo o 17 Pino faltando).

 

Computador:

AMD FX 8350 - Processador

AMD Radeon r290 - Placa de video

Gigabyte 78lmt-usb3 - placa mãe

Corsair CX600 - Fonte

2 x HiperX 1600 mhz 4 gb - Memoria ram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é o pino 17 e sim o de número 20, da linha de -5 Volts, não mais necessário tem mais de 10 anos. A maioria absoluta das fontes não mais tem esse pino. Você é quem está alguns anos atrasado nas leituras..

Esse pino não é mais obrigatório, na verdade foi eliminado.. Dava suporte ao barramento VESA, que não mais é usado tem muito tempo..

ConectorATX24inclinado.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é o pino 17 e sim o de número 20, da linha de -5 Volts, não mais necessário tem mais de 10 anos. A maioria absoluta das fontes não mais tem esse pino. Você é quem está alguns anos atrasado nas leituras..

Esse pino não é mais obrigatório, na verdade foi eliminado.. Dava suporte ao barramento VESA, que não mais é usado tem muito tempo..

ConectorATX24inclinado.jpg

 

Bom melhor dizendo n sei se fiz a contagem certa porém e este que esta faltando

 

8ttqCAI.jpg

Pode ver que se contar do 13 em diante vai parar bem no 17 e este que esta faltando a parte metalica os outros todos possuem ela acha que deve ser esta a causa das baixas voltagens?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom melhor dizendo n sei se fiz a contagem certa porém e este que esta faltando

 

8ttqCAI.jpg

Pode ver que se contar do 13 em diante vai parar bem no 17 e este que esta faltando a parte metalica os outros todos possuem ela acha que deve ser esta a causa das baixas voltagens?

eu não tenho conhecimento que o faller possui em relação a elétrica, mas como eletricista automotivo, umas coisas eu te digo:

1° se não tem o pino metálico e nenhum fio solto, esse pino realmente não existe.

2° se...                                ...  e você tem certeza que existe o fio pro pino correspondente, o pino deve esta afastado.

3° se tem o fio, mas não tem pino, nem no conector macho nem no femea, ai a bronca é mas em baixo hahaha

 

 

procure ver se tem realmente o fio, no pino correspondente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Bruno, nenhum fio ou parte metalica na parte de ligação porém um unico ponto que notei foi que na caixa de minha fonte todos os espaços possuem a parte metalica na imagem da mesma entrada por isso notei a falta por isso que queria saber se essa entrada a menos que esta faltando e o que esta ocasionando a baixa tensão que meu computador esta recebendo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Bruno, nenhum fio ou parte metalica na parte de ligação porém um unico ponto que notei foi que na caixa de minha fonte todos os espaços possuem a parte metalica na imagem da mesma entrada por isso notei a falta por isso que queria saber se essa entrada a menos que esta faltando e o que esta ocasionando a baixa tensão que meu computador esta recebendo.

bom, voltei pra ver seus comentários anteriores e reparei que você postou uma imagem, do Hwm. e que você possui um proc. AMD. e vou te contar uma coisa, essas leituras tanto de tensão como de temperatura da AMD é bugado, não serve pra nada, posso tirar um print do meu e você vai ver que pode ta a mesma coisa ou pior, bem capaz que a temperatura do processador esteja a baixo da temperatura ambiente uma coisa que é impossível, a não ser que eu estivesse usando nitrogênio por exemplo.

 

uma segunda, agora como entendi bem sua duvida, quando você vai la no macdonalds e compra aquele bigmac, ele vem igual a propaganda??? não ne!! então não compare imagem de caixa com o produto, simples e grosso.

 

pelo que eu vi no esquema do conector da fonte que vocês trocaram uma ideia antes, esses pino COM deve ser negativos ou portas vazias, acredito eu. e possivelmente e com quase certeza não é obrigado a ter todos eles ou não ter nada mesmo, pode ser que possua uma diferença entre fontes, não sei.

 

e mas uma, quando montei meu pc esse ano apos uma semana, ele começou a apresentar desligamentos esporádicos repentinos, eu logo de cara, pensei placa mãe, quando eu tirei da caixa nem me liguei e puxei pelo dissipador da southbridge ( nunca tinha montado um pc na vida haha ), temperaturas da placa mão pelo HWm se apresentavam muito alta, fui la desmontei toda a maquina, arrumei pasta térmica e arrumei a SB, baixou a temperatura e o problema continuou e mas forte, desinstalei o windows, e o pior não consegui mas reinstalar, ate o momento que invés de reiniciar o pc não ligava e fica em loop infinito no boot.

foi quando eu usei a cabeça, peguei meu pc antigo e montei a fonte nele, e não é que o problema era ela ehehehe

 

o mas simples a se fazer nesse caso, pelo visto você tem o conhecimento básico, então. instale essa fonte em outro pc, e teste, ou consiga com algum colega uma fonte instale na sua maquina.

 

agora uma coisa que eu não reparei, e é de praxe o pessoal perguntar por aqui, por acaso você não usa estabilizador não ne??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, voltei pra ver seus comentários anteriores e reparei que você postou uma imagem, do Hwm. e que você possui um proc. AMD. e vou te contar uma coisa, essas leituras tanto de tensão como de temperatura da AMD é bugado, não serve pra nada, posso tirar um print do meu e você vai ver que pode ta a mesma coisa ou pior, bem capaz que a temperatura do processador esteja a baixo da temperatura ambiente uma coisa que é impossível, a não ser que eu estivesse usando nitrogênio por exemplo.

 

uma segunda, agora como entendi bem sua duvida, quando você vai la no macdonalds e compra aquele bigmac, ele vem igual a propaganda??? não ne!! então não compare imagem de caixa com o produto, simples e grosso.

 

pelo que eu vi no esquema do conector da fonte que vocês trocaram uma ideia antes, esses pino COM deve ser negativos ou portas vazias, acredito eu. e possivelmente e com quase certeza não é obrigado a ter todos eles ou não ter nada mesmo, pode ser que possua uma diferença entre fontes, não sei.

 

e mas uma, quando montei meu pc esse ano apos uma semana, ele começou a apresentar desligamentos esporádicos repentinos, eu logo de cara, pensei placa mãe, quando eu tirei da caixa nem me liguei e puxei pelo dissipador da southbridge ( nunca tinha montado um pc na vida haha ), temperaturas da placa mão pelo HWm se apresentavam muito alta, fui la desmontei toda a maquina, arrumei pasta térmica e arrumei a SB, baixou a temperatura e o problema continuou e mas forte, desinstalei o windows, e o pior não consegui mas reinstalar, ate o momento que invés de reiniciar o pc não ligava e fica em loop infinito no boot.

foi quando eu usei a cabeça, peguei meu pc antigo e montei a fonte nele, e não é que o problema era ela ehehehe

 

o mas simples a se fazer nesse caso, pelo visto você tem o conhecimento básico, então. instale essa fonte em outro pc, e teste, ou consiga com algum colega uma fonte instale na sua maquina.

 

agora uma coisa que eu não reparei, e é de praxe o pessoal perguntar por aqui, por acaso você não usa estabilizador não ne??

 

Bom por exemplo uma foto que tirei mesmo processador da AMD e tal.

10825038_783088741755963_1927181504_o.jp

 

O meu como pode notar e o Alacides(Esquerda) e o outro e de outra pessoa que eu achei(direita)

So que acho que leitura de temperaturas podem nao ser muito o que esta haver por que as leituras da parte eletrica devem ser da placa mãe então ou o erro está na placa-mãe ou na fonte por isso quis saber da entrada,

agora que você falou sobre o sourthbridge minha placa possui dois deles um esta meio frouxo e outro bem fixado isto ocasionaria esta variação de tensão.

 

Edit : Não uso estabilizador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se fez eu sair do notebook ligar o PC pra tirar um print do Hwm. pra você ver que é louco mesmo, eu não tenho certeza se essa informação vem da placa mãe ou do processador. mas tenho certeza de uma coisa que já comentaram comigo aqui, a maneira mas precisa de saber a tensão verdadeira depois do bom e velho multímetro é ver a tensão pela BIOS e mesmo assim, com a pulga atras da orelha.

da uma olhada em umas coisas, uma é relação a temperatura do meu processador aquilo que eu te disse, pode ter certeza que aqui não ta so 23°c.
outra você usar o cooler box desse processador?? olha o nivel do PWM do fan, 99%?? o meu não sai de zero. não repara na FAn2 que ta a 2000 rpm, ela é a que faz a exaustão na parte traseira do pc eheheh por isso a velocidade, a fan do meio, eu não tenho certeza se é a do Cpu ou é uma das duas que puxa ar externo, porque uma eu tive que por no adaptador molex.
agora na sua
 
e essa é uma print quando minha fonte apresentou problemas:
 
no mas entre a segunda imagem do meu pc e a do seu repara a diferença do CPU Vcore e da diferença em watts do trabalho do processador, é bem semelhante, não que isso diga nada, mas é bem estranho terem semelhanças.
novamente eu dou o mesmo conselho, corra atras de testa essa fonte em outra maquina.
 
so complementando, não diferença de tensões não, sim temperatura e desligamentos, mas com o proprio print da pra ver que não tão altas. a minha no momento que eu fiz a intervenção chegou proximo ao 70° igual a imagem do outro computado que você mostrou.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom melhor dizendo n sei se fiz a contagem certa porém e este que esta faltando

 

8ttqCAI.jpg

Pode ver que se contar do 13 em diante vai parar bem no 17 e este que esta faltando a parte metalica os outros todos possuem ela acha que deve ser esta a causa das baixas voltagens?

Certo que não e essa a causa dos problemas ai.. As cores dos fios em um PC definem a função do fio.. Esse dai que presumes ser o de número 17 seria um fio preto, um fio comum da fonte. Tem oito deles no conector e com absoluta certeza todos interconectados e ligados ao comum da fonte, bem co o ao comum da placa-mãe.

Não seria a falta de um deles a atrapalhar...

Ainda acho que contastes errado..

Fácil de se fazer a prova dos nove..

 

Se os fios imediatamente a cada lado desse dai, que falta no seu conector, forem das cores verde e preto, realmente será o pino de numero 17 ou fio COMUM da fonte...

 

Entretanto se os fios imediatamente laterais ao faltante forem das cores preto e vermelho, se trata do pino de numero 20, cuja função era a de levar a tensão de alimentação de -5 Volts, há mais de 10 anos não mais usada em PC..

 

Olhe ai  resolução do grupo que define e zela pelo padrão ATX, em sua resolução de número ATX12V 1.2, de janeiro de 2002, tornando a ligação da alimentação de -5 Volts opcional..

 

"ATX12V 1.2

A relatively minor revision from January 2002. The only significant change was that the −5 V rail was no longer required (it became optional). This voltage was required by the ISA bus which was no longer present on most contemporary computers of the time."

Retirado de: http://en.wikipedia.org/wiki/ATX

 

Para correta contagem dos pinos do conector ATX 24 siga essa imagem:

PinagemdoconectorATX24_zpsee0d9796.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me ajudem tenho uma placa mãe gigabyte ga-990fxa-ud3 e uma placa de video nvdia gtx 560 e uma fonte generica de 450w que nao aguentava a placa q esquentava demais comprei uma fonte da evgA 600w pra poder suporta-las mais acontece o seguinte o pc não da start mais os leds do pc ficam ligados o que está acontecendo?! Se a fonte estivesse ruim nem ligaria os leds certo?! Ahh coloquei a fonte antiga e deu start agradeço desde já

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite tenho uma fonte Thermal Power TX500 e desconfio que ela esteja com problemas pois meu chipset fica numa temperatura de 82-90ºC em idle, porém ao trocar a fonte pela minha fonte genérica da positivo (removi minha placa de vídeo e desfiz o overclock pois a fonte é de 250W) a temperatura do chipset despencou para 65-66ºC e se manteve nela, será que a fonte está com problemas? segundo a BIOS, as tensões da fonte de 500W estão corretas.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite tenho uma fonte Thermal Power TX500 e desconfio que ela esteja com problemas pois meu chipset fica numa temperatura de 82-90ºC em idle, porém ao trocar a fonte pela minha fonte genérica da positivo (removi minha placa de vídeo e desfiz o overclock pois a fonte é de 250W) a temperatura do chipset despencou para 65-66ºC e se manteve nela, será que a fonte está com problemas? segundo a BIOS, as tensões da fonte de 500W estão corretas.

 

Abraços.

Pode ser sim - https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Thermal-Power-TX500/2788/8

 

O último parágrafo é interessante..

 

 

 

Independente, o ideal é medir essas tensões com um Multímetro..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@RS Faria é realmente VERGONHOSO eles venderem uma fonte que se diz potência real se na verdade ela toma pau até da minha fonte genérica da Positivo, vergonhoso demais.

 

Moral da história, agora minha VGA vai ficar parada por causa dessa fonte inútil. Sempre desconfiei dela. Mas como precisava do PC urgentemente comprei essa fonte, é realmente complicado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o caso relatado acima sobre a fonte Seasonic SS-350BS.

Agora cheguei a uma conclusão definitiva: a fonte está perfeita e o problema era algum componente da MB que se danificou pelo contato do back plate do cooler Loki.

Troquei a placa mãe e está tudo ok.

Foi bom para ver que o vendedor foi atencioso e estava honrando a garantia.

Portanto, se alguem tiver dúvida sobre essa fonte, pode ir tranquilo, a fonte é boa e o vendedor é recomendado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia gente, comprei 1 placa de video

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-592295671-placa-video-geforce-9500gt-1-gb-128bits-nvidia-dvi-vga-hdmi-_JM#redirectedFromParent

 

so que fui tentar liga-la e nao deu imagem, me falaram que preciso de uma fonte com pelo menos 350w, e a minha é 200w...

tem algo a ver?

 

se eu comprar essa fonte, vai resolver meu problema?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-607232471-fonte-atx-500w-real-bluecase-_JM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia gente, comprei 1 placa de video

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-592295671-placa-video-geforce-9500gt-1-gb-128bits-nvidia-dvi-vga-hdmi-_JM#redirectedFromParent

 

so que fui tentar liga-la e nao deu imagem, me falaram que preciso de uma fonte com pelo menos 350w, e a minha é 200w...

tem algo a ver?

 

se eu comprar essa fonte, vai resolver meu problema?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-607232471-fonte-atx-500w-real-bluecase-_JM

Vai trocar um problema por outro..

 

Qual o seu PC e qual a fonte que você usa?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia gente, comprei 1 placa de video

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-592295671-placa-video-geforce-9500gt-1-gb-128bits-nvidia-dvi-vga-hdmi-_JM#redirectedFromParent

 

so que fui tentar liga-la e nao deu imagem, me falaram que preciso de uma fonte com pelo menos 350w, e a minha é 200w...

tem algo a ver?

 

se eu comprar essa fonte, vai resolver meu problema?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-607232471-fonte-atx-500w-real-bluecase-_JM

Com sinceridade, se tu comprar essa fonte tu vai trocar nada por nada, posso ta errado, mas tenho certeza que a fonte que ta no teu pc entrega a mesma coisa que essa fonte que tu quer comprar.

 

aconselho a gastar 60 ou 80 reais a mas e comprar alguma que realmente tenha qualidade.

dica pode essas duas fontes:

Evga 430w otmo custoxbeneficio

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-597355497-fonte-430w-reais-evga-80plus-bronze-atx-100-b1-0430-kr-430-w-_JM

 

Corsair 430w outro otimo custo beneficio

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-599796437-fonte-corsair-cx430-builder-series-430w-frete-gratis-_JM

 

e se comprar uma fonte com PFC ativo ( no caso as duas que citei ), jogue fora o estabilizador ele acaba danificando esse tipo de fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!