Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com fontes de alimentação


Posts recomendados

hahahaha pior que eu rí da foto

Faller, eu sei que não vai. Afinal de contas, é fácil se expressar dessa maneira em um forum.

O que aconteceu é que nunca havia questionado o uso do estabilizador, "só" isso. Na vdd agora que estou começando a criar um leve entendimento dos componentes que uso no pc.

Irei alertar todos os meus coleguinhas que usam pc para job e games pois tenho certeza que alguns não devem saber disso.  :) 

Bjos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae pessoal me esclareçam uma duvida.

 

to com um PC aqui utilizando uma cx430m.  ele tem impressora a fonte e um monitor de tubo ligado em um nobreack da net station 600va. Ta dentro dos conforme ou é muita carga pro nobrack??

 

E agora coloquei uma hd6870 no PC e como a fonte só tem uma saída pci tive que colocar um cabo adaptador ta funcionando blzz a fonte é muito boa e aguentou o tranco mas mais pra frente quero trocar por uma cx750m para poder colocar uns cooler a mais no PC, Vou  precisar trocar o nobreack também??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, uma fonte como essa dai, capaz de entregar 430 Watts e que tem uma eficiência de 82% vai pedir, no pico, de quem a alimenta (o no-break) algo como 430/0,82 = 524 Watts. Some isso a algo como 60 Watts do monitor e uns 40 Watts da impressora e terás uma demanda da ordem de 524 + 60 + 40 = 624 Watts..

Os no-breaks interativos, esses comuns, com geração de onda quadrada geralmente tem um FP (fator de potência) em redor de 0,5. Procure em seu manual pelo FP ou procure na página da SMS, na internet, para s=ter certeza de quanto é o FP desse no-break. Só com o FP poderás saber como transformar VA's em Watts.

 

Ai fala que ele pode oferecer somente 300 Watts, confira: http://www.atera.com.br/produto/SMS60025312/Nobreak+SMS+Net+Station+600VA+%28300W%29+bivolt+sa%C3%ADda+115V

 

Se for um FP de 0,5 isso significa que ele vai conseguir entregar dentro da normalidade algo como 600 VA x 0,5 = 300 Watts

Oferece 300 Watts e seus equipamentos pedem 624 Watts.. O que você acha???

A questão mau dimensionamento ai está igual a um Fiat Uno com 8 pessoas dentro..   Tranquilo certo..

Ou isso dai, o de cima são seus equipamentos e o de baixo é seu no-break..

Bike01_zps492082e1.jpg

 

Coloque um extintor de incêndio ai por perto, por via das dúvidas..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, alguém aqui usa o Clamper Energia? http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=69

Estou com o PC ligado direto na tomada, e embora meu pc possua o tal do PFC ativo gostaria de uma proteção a mais. Lí muitos comentários bons sobre a Clamper, mas gostaria de saber se é válido.

Abs!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou na duvida montei na sexta feira um PC. FX 6300 + ga-970a-ds3p + HD wd caviar blu 1 TB + dvd ROM + 2 fans 5 watts cada + r7 260x + evga 500w.

Ontem liguei o PC e ele não passava mas de 10 minutos ligado, troquei ele tomada e o problema continuou, troquei a placa de video por uma bem fraquinha que tinha aqui e nada mesma coisa.

Resolvi analisar a temperatura pelo hwmonitor, e percebi que as tensões não batia 12v entregava 8v, 5v entregava 3v, e as outras também não lembro dos valores agora, a vbatt lembro que não chegava a 1,5v.

Vi essas tensões pela BIOS e as mesma se apresentavam normais.

Isso ta normal? A fonte já era?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tava em filtro de linha da clone e quando começou a reiniciar passei ele direto pra tomada.

Mas logo quando montei as tensões batiam. E andei vendo prints do hwmonitor e vi que ele apresenta as tensões "certas" porque o meu estaria fora. Por isso também olhei na BIOS.

Se puder me ajudar onde medir as tensões sei usar o multímetro, minha principal duvida é onde devo aterrar e onde devo medir.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No cabo 20+4p, só com o esquema em mãos.. mas, o @faller é mestre nisso, pode ajudar.

No cabo periféricos, 4+4p e pci-e 6/8p, cada amarelo é "+" 12V, cada vermelho "+" 5V e todo preto é " - ".

Então, fio vermelho do medidor vai no verm/amar de cabo e preto vai no preto. Seletor do medidor na escala 20Vdc.

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eaí galera! Minha fonte não esta ligando.

tive o desprazer de por falta de conhecimento ligar o CABO GPU onde era pra ter ligado o cabo de CPU (se tiver errado eu quis dizer o cabo que era pra ir pra placa de video na placa mãe) resultado: a placaae queimou e a fonte não tenho certeza do que aconteceu! ela chega ate rodar por um instante os coolers e fans e para bem rápido, como se fosse um modo de segurança quem puder ajudar aí manda um alo! (pelo menos uma informaçao pra eu dar pra alguem entendido o q aconteceu +-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O descuido ai foi bárbaro..

Deixa eu pegar algumas fotos e te explico o ocorrido..

 

O conector EPS, composto por dois conectores ATX de 4 vias, atente bem, vai ter o ferrolho, aquele ganchinho que prende, que anzola o conector no lugar, do mesmo lado em que tem as alimentações de 12 Volts o positivo desses 12 Volts, o fio amarelo..

 

Veja ai:

ConectorEPSabertocomodoisATX12.jpg

Esse é o conector que vai na placa-mãe, para alimentar CPU..

 

 

Já o conector que vai na placa de vídeo, PCI-e tem do lado dos ferrolho a linha de terra e o + 12 Volts do outro lado..

Olhe ai:

11133-pci-e-6-2-s-.png

E ainda por cima os dois pinos adicionais, do 6+2, são neutros..

 

 

Isso independentemente se o conector for o ATX12 de 4 vias e se for o PCI-e de 6 vias, Note que sempre eles são um contrário ao outro com relação a polaridade e seu ferrolho.

Quando você insere o conector vai sempre seguir o ferrolho certo?? Você não vai inserir o ferrolho do lado errado, vai inseri-lo sempre aonde o conector complemente tiver o engate para ao ferrolho..

Desse modo trocar EPS ou ATX12 por PCI-e de 6 ou 8 vias significa dar um curto na fonte justo em sua linha mais forte, a de 12 Volts. As consequências podem ser muito ruins inclusive danificando a placa onde foi inserida e, se a fonte não tiver proteção pode ir para pro beleléu também..

Veja um ao lado do outro e note a relação do fio amarelo e o ferrolho..

ConectorATX12xConectorPCI-e.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei como conseguiu isso... mestre @faller vai adorar... :lol:

 

Qual a sua fonte? Alguns modelos mais novos (como as Corsair) tem a função 'silent' onde o fan só gira em carga > 40% da potência da fonte. Dá uns giros na partida para até este ponto.

 

A placa... entendi.. fummm.. talvez uma assistência de placas possa recuperar o que queimou...

 

Mas, não fique triste... é "a dor do aprendizado... a dor da arte lhe entrando" diria o mestre Taquarira (CEFET-PE).

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não tava em filtro de linha da clone e quando começou a reiniciar passei ele direto pra tomada.

Mas logo quando montei as tensões batiam. E andei vendo prints do hwmonitor e vi que ele apresenta as tensões "certas" porque o meu estaria fora. Por isso também olhei na BIOS.

Se puder me ajudar onde medir as tensões sei usar o multímetro, minha principal duvida é onde devo aterrar e onde devo medir.

Veja se isso dai ajuda: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3454668&postcount=4

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkk dalei brahma e faller

olhem o ocorrido ao vivo! hoje a tarde levei para um moço dar uma olhada na fonte e ver se tem salvaçao

minha fonte é(ou era) uma corsair cx600 noviiiinha :( kkkk

então, ela por ser mais moderna e mais carinha tenho chance dela ter a tal protecao?

post-729871-0-70123900-1405124339_thumb.

post-729871-0-54414200-1405124354_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller, o problema é a fonte mesmo. instalei ela no meu computador antigo e com poucos minutos ele reiniciou da mesma maneira que o novo.

 

ou a rede da casa, sempre usei estabilizador e nunca tive esse tipo de problema, notei que o pc reiniciava ao usar um aspirador de po, e a noite as vezes que ele reiniciou eu estava com o ar condicionado ligado, devo usar voltar a usar o estabilizador, lembrando que o filtro de linha que eu tenho é mas uma extensão de tomada, so tem um varistor na linha ehhehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, volte a usar o estabilizador... como escora de porta! (Assim dito pelo mestre).

Sua fonte é full range, tem pfc ativo, proteções diversas e de ótima qualidade. Estabilizador só atrapalha...

"Menos pior" seria um nobreak.offline.. melhor seria um nobreak senoidal offline... e o ideal é um senoidal 'line intereractive' (acho que é isso)

@faller pode explicar melhor. Mas, o certo é vocÊ melhorar sua rede aí.

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pior que não tenho como melhorar a rede @Dalai_Brahma, casa alugada e tal, eu escolhi essa fonte por esse motivos o manual dela tem quase meia folha de proteções, e pior continuei a fazer teste por aqui, estava só hoje no final da tarde e deixei só a geladeira na tomada, e o reiniciamentos continuaram e parece que ate pior dessa vez. chegado a acontecer na pagina da bios. antes demoravam um pouco agora é coisa de segundos.

quem sabe levo ela na segunda la na empresa vejo se o povo do Ti, fazem alguns testes comigo.

e irei acionar a garantia, que um produto com tão pouco tempo de uso não era pra estar dessa maneira.

 

to pensando nessa hipótese de comprar um No-break ( de qualidade ). ja tive um bom, mas no fim das contas vacilei, nunca fiz uma manutenção e a bateria interna estufou e derramou acido nos circuitos eheheh

mas uma coisa é certa estou encomendando um filtro de linha da clamper pra mim também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkk dalei brahma e faller

olhem o ocorrido ao vivo! hoje a tarde levei para um moço dar uma olhada na fonte e ver se tem salvaçao

minha fonte é(ou era) uma corsair cx600 noviiiinha :( kkkk

então, ela por ser mais moderna e mais carinha tenho chance dela ter a tal protecao?

 

provavelmente só não vai poder usar mais esse conector (por causa do dano físico nele).

Se quiser ver se a fonte ainda liga, tire ela do pc e com um clips para papel una o fio verde a qualquer fio preto do conector de 24 pinos e veja se a fonte liga (pode ligar um fan, leitor de dvd ou algo assim nela para você ter uma indicação visual e clara de que ela está funcionando)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jorno , talvez nem isso ele possa... o dano ao conector pode tê-lo deixado em curto.

Mas, dá pra trocar. Corta, compra um conector + pinos, solda e encaixa. Ou pede pra fazerem.

 

.

Em curto não deve estar não, as divisões de plástico entre os pinos ainda estão intactas e pelo visto os fios não chegaram nem perto de derreter, então não tem onde fechar um curto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dalai_Brahmaacredito eu que dia 25, devo ta comprando o filtro, e também to em duvida se compro o modelo básico de R$105, ou chuto o pau da barraca e compro aquele modelo com contador de surtos que o @faller, já comentou algumas vezes que tem algumas melhorias.

to bastante em duvida se vai valer a pena.

a fonte estarei enviando amanha para pichau, eu iria pagar o envio sedex pra ser ligeiro, mas a loja mandou uma autorização pra PAC, já vi que só uso esse computador em agosto e olhe olhe, se brincar de vez de comprar o filtro compro outra fonte e deixo essa pra la.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brunocfreitas , Pelo que entendi  no site da Clamper, ambos os modelos têm proteção de surto. A diferença está na proteção de telefone e antena que uma tem e a outra não.

De que bairro és? Posso 'alugar' a você uma ZM-360B-APS até a sua chegar. Se interessar, manda MP.

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, estou com um problema em uma fonte genérica WiseCase, desculpem se eu coloquei esta mensagem no tópico errado, mas me ajudem por favor, é o seguinte:

 

Eu precisava de uma fonte para usar suas tensões em projetos de eletrônica, eu peguei uma que estava dando sopa aqui no quintal, desmontei e dessoldei os cabos que não iria utilizar e deixei apenas o que iria precisar, são eles: -12v, 3,3v, 5v, e 12v montei a fonte e deixei esses cabos para fora.

Mas agora a fonte está estranha, sempre que eu ligo alguma coisa nos 12v ela desliga, mas se eu ligar no 5v ou no 3,3v funciona tudo bem, por exemplo se eu ligar um cooler em 3,3v ou 5v funciona tudo bem, mas se ligar no 12v ela desliga...

Ela estava funcionando bem antes de desmontar, mas agora está com esse defeito estranho...

Alguém ai sabe o que pode estar acontecendo e pode me ajudar por favor?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...