Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito mais simples ou nao?


Raphael Celline

Posts recomendados

Oi pessoal,

Estou montando uma controlador para fan, mas calma, nao é mais um desses topicos pedindo tudo detalhado como se faz isso suhsushush

É que eu ja montei 1 controlador para 4 fans usando poucos componentes ligados de uma maneira simples. Estou com ele quase a 1 ano e nunca deu defeito e nem esquenta.

É que agora vou montar outra, só que achei um esquema na internet interesante, ele usa alguns componentes a mais.

Bem, para vocês entederem melhor aqui esta os esquemas:

O que eu ja montei, esquema do circuito e foto dele pronto :

FANControler2.jpg

PLaca3.jpg

O que eu pretendo montar, esquema do circuito:

circuito.jpg

Deu para ver que o meu ja feito é mais simples que esse que eu pretendo fazer.

Eis minha duvida. Sera que compensa fazer esse mais complexo por um pouco mais de segurança? Fan nao é fácil de queimar, o mais fácil de queimar nesse circuito seria o propio potenciometro.

O preço nao varia muito, coisa de centavos.

Na opinião de vocês, qual seria melhor ?

Estou mais para optar pelo 2° esquema, pelo motivo dele ser mais preciso TEORICAMENTE (como ainda nao montei nao sei dizer) .

Ja que no 1° circuito onde ja montei, quando girado o potenciometro a 1/4 do total acaba por nao levar tensão suficiente para fan girar, e isso pode fazer ela queimar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for um fan para processador , sua rotacao e´controlada eletronicamente

pelo sinal de saida do mesmo, se modificar isso, corre o risco do fan parar e seu

processador nao corrigir o problema, alias se o fan nao rodar o pc nem inicializa ,

onde você vai instalar esses fans?

Eu pretendo ligar direto a fonte do computador. E controlar manualmente a velocidade.

Nao pretendo controlar o cooler do processador. Pois a eficiencia dele é ótima, vou usar apenas para coolers secundarios, memoria, hd, laterais, frontal e traseira.

Estou pretendendo montar um circuito com a possibilidade de controlar 6 coolers. Claro que nao vou ligar 3 coolers em em cada saida desse circuito que mostrei, vou fazer um circuito multiplo de 6, um para cada cooler.

o segundo esquema, ao qual você chama de mais elaborado, tem um controlo por temperatura, quanto mais quente esta mais a fan acelera e tem sempre o potenciómetro para regular um bocado a fan para não ligar tão cedo ou desligar tão tarde

Controle por temperatura??, me desculpe caso esteja sendo leigo.

Nao vejo nenhum controle de temperatura. A principio vejo um controle manual de rotaçao de coolers, apenas mais preciso que outros, com uma estabilidade maior.

Caso eu esteja sendo equivocado, peço por favor que me explique esse funcionamento no circuito. Nunca trabalhei com o LM317, apenas com o PIC42. então desconheço algumas informaçoes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato não existe nenhum tipo de controle da velocidade em função da temperatura no circuito indicado.

Com este circuito, a tensão de saída do LM317 será regulada entre cerca de 1,25V e 10,75V.

Ou seja, também haverá um certo ponto do ajuste do potenciômetro a partir do qual o ventilador irá parar de girar e outro onde ele não conseguirá começar a girar no momento em que o computador for ligado.

Para evitar isso, você precisa adicionar um resistor em série com o potenciômetro, de valor igual ao da resistência do potênciômetro no momento em que o ventilador não consiga começar a girar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso concordo, estou a espera dos componentes ja encomendados. Quando chegar vou testar o circuito em uma protoboard, e vou tentar fazer o que você falou, tentar eliminar a zona morta do circuito, ou seja, fazer o minimo do potenciometro ser pelo menos 3v, assim ele tem giro, acredito eu.

Mas infelizmente com isso vou te que adicionar chaves de liga/desliga para quando nao for necessario o uso do cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O circuito mostrado, com o LM317, já tem essa preocupação..

A tensão mínima de saída do mesmo será por volta de 6 Volts e a máxima vai ser acima dos 10 Volts e abaixo dos 11 Volts. Quem garante isso é o resistor de 1K em série com o potenciômetro. Se desejar que a saída baixe ainda mais, é só baixar esse resistor de 1 k um pouco mais, por exemplo 820 ohms. Com 820 ohms a mínima tensão de saída será pouco superior aos 5 Volts, o que estará ótimo. Abaixo disso alguns fans param ou não partem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse problema de superaquecimento de placas nao e´normal , seu sistema

esta com alguma sobrecarga, sua fonte opera no limite, porque tantos fans,

voce quer abaixar a temperatura. Em Cuiaba tive um problema semelhante, de-

pois de tanto pc com problemas a solucao foi simples, ter uma sala de 20 graus

constantes,bem se e´que la fora tva uma temperatura de cozinhar ovos.

Por curiosidade me explique por que tantos fans?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... Valeu Mulder e Faller, realmente vocês estão certos.

Esse problema de superaquecimento de placas nao e´normal , seu sistema

esta com alguma sobrecarga, sua fonte opera no limite, porque tantos fans,

voce quer abaixar a temperatura. Em Cuiaba tive um problema semelhante, de-

pois de tanto pc com problemas a solucao foi simples, ter uma sala de 20 graus

constantes,bem se e´que la fora tva uma temperatura de cozinhar ovos.

Por curiosidade me explique por que tantos fans?

Eu nao tenho problemas de super aquecimento, sou apenas um jogador e um estudante de engenharia. Uso todo um sistema de resfriamento para obter o melhor de minhas placas e nao tirar a vida util delas, e tambem faço pela minha paixao por eletronica,e a curiosidade de um estudante que ainda esta no começo do curso.

OBS: Nao faço overclock, só para você ter um exemplo...

Com meu pc parado minha placa de video(Radeon HD 5750) fica em 40° (uma temperatura ideau para seu funcionamento), com o sistema de cooler ligado chego a 35°. E com a placa em funcionamento em jogos como Battlefield Bad Company 2, jogo atual que exige muito da placa, sua temp fica em 55°.

No momento uso um cooler alimentando com ar fresco o cooler do processador e um outro o da placa de video. Depois tenho um cooler em forma de exaustor na traseira ,um outro na parte frontal de frente aos HD's e um outro cooler na parte de cima do computador, e tenho um outro cooler acoplado direto no hd. Com isso consigo tirar 90% dos focos de ar quente que fica dentro de um pc, fazendo um fluxo muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!