Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá Amigos, estou desenvolvendo um dispositivo USB para controle de lampadas,

já fiz uma versão dele, mas usava uma fonte externa de 12V, mas por ela ser muito grande, gostaria de saber se tem como acionar um Relé 12V com os 5V da usb, aumentar pra 12V os 5 ... sei lá ...

se possível gostaria de um esquema simples,

Será um PIC 18F2550

e de alguma forma tenho que acionar alguns relés a partir dos 5V da usb, tendo como base um PIC acionando o relé, obrigado a todos. =)

A ... detalhe, tem que ser 12V devido a dificuldade de achar relés 5V aqui na região, obrigado.

Postado

Cara, fica complicado aumentar 5 volts. Primeiro teria que projetar um inversor (muito trabalhoso e difícil de fazer) ai sim tranformar pra 12 volts, mas é praticamente inviável... Mas, por quê não alimenta o relé com a energia da lâmpada?

Postado

é que são relés universais, uma hora pode ser usado pra lampada, outra hora pra acionar um portão ... etc ... será que nao tem nehuma forma de acionar um relé 12V com 5v ? obrigado

Postado

Porque voe não tenta usar um rele de 6V ? dependendo da corrente talves seja possivel aciona-lo com 5V.... construir um conversor DC-DC é meio complicado...

Postado

Tenta um conversor DC-DC controlado pelo PWM do próprio PIC, o pickit2 da microchip faz isso para gerar os 13V a partir da tensão da usb, o circuito chega a ser ridiculo são meia dúzia de componentes e funciona bem.

de uma olhad no esquema do pickit2:

http://1.bp.blogspot.com/_T3tXJvyBPSo/St6veO_QH_I/AAAAAAAAACM/Xmf8XcAlpPk/s1600/pickit2.jpg

A parte do circuito que nos interessa está onde ficam os componetes d1, l1 e q1.

Se você quiser fazer isso, da uma olhada e qqr coisa estou a disposicao.

Abs.

Postado

Olá, o PIC no caso vai ser comandado pela USB para comutar os relés,

Amigos, achei um relé aqui na cidade de 6V, será que os 5V da USB consegue acionar um relé desses ? vou precisar de 4 relés, não quero comprar os relés e acabar nao funcionando, porque é um bocado longe a eletronica .... obrigado.

• Membro VIP
Postado

Relés de 5 Volts na bobina são bastante comuns e nem são muito caros não.

Veja ai como exemplo:

http://www.soldafria.com.br/rele-5v-1-polo-2-posições-5-terminais-p-1135.html

Afirmar taxativamente o bom funcionamento de um relé de 6 Volts quando alimentado com 5 Volts e mais quem sabe alguma queda em cima de seu transistor, fica arriscado. Penso que daria sim mas não dá para garantir, teria que testar..

Já um relé para 5 Volts a coisa muda..

Postado

Olá Amigos, fiz esse circuito ... mas não tá funcionando não ... o led liga, mas o relé nao tá atracando, no caso ali na chave, vai um MCU, para controlar o relé e ligar um led indicando o funcionamento.

rele01.png

Agradeço a Ajuda.

Postado

muitos reles de 5 V precisam de 100 mA para acionar suas bobinas... tente usar um transistor mais forte tipo um BC 337/338... iso deve reduzir a queda de tensão

• 4 anos depois...
Postado

Muito simples, não precisa de nada disso, pic etc... basta fazer um ladrão de joules com regulagem por potenciômetro. 1 transistor npn (qualquer um mas como você vai usar 5v recomendo o tip 122 ou tip 31C  ) 1 potenciômetro e um pequeno toroide que tem dentro de lâmpadas econômicas, você transforma de 1,5V~~5v para 3~~30v fácil.

no youtube tem mais de 500 vídeos de como montar esse circuito.

outro circuito é o relevador. com 3v você faz 80.

outro é o boost converter... com 6v faz 120v etc..

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!