Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pilhas e Recarregadores


Posts recomendados

Postado Originalmente por lili_honey@24 de julho de 2005, 16:04

Gostaria de saber mais sobre pilhas recarregaveis... mas precisamente sobre corrente.

Quero dizer: já vi pilhas de 3.600mah mas eram pilhas AA

Qual a maior capacidade das pilhas AAA? Qual a maior corrente para elas?

essas de 3600mah sao falsas, o maximo é 2600mah

as AAA, eu acho q o maximo é 950mah...

falou !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal para eclarecer o procedimento de como carregar pilhas recarregaveis, pelo conhecimento que tenho desde os tempos das baterias de NICD (niquel cadmio) a corrente sobre elas não poderia passar de 50mA ou 0,050A, ou seja, o circuito carregador tem que manter uma corrente de 50mA durante o periodo de carga. Com isso o tempo de carga estaria na faixa de 16 horas ou mais. Tal corrente é para não danificar as mesmas. As baterias recentes de NIMH tambem não fogem a regra.

Já notaram que os carregadores da bateria dos telefones celulares se esgotam em pouco tempo. Os chamados carregadores rápidos para viagem. Notaram como as mesmas esquentam pacas? E aqueles carregadores veiculares, então! Isso é devido a crga rápida aplicada a elas.

Pelo que sei e li em varias revistas especializadas em eletrônica, o que importa na carga é a corrente.

voce pode montar um carregdor barato em casa mesmo. Compre um suporte para 2 ou 4 baterias numa loja de eletrônica e um transformador com secundario para 9Vac a 12vac e um diodo retificador 1N4001 e o resistor adequado, conforme o calculo abaixo, dependendo da tensaõ do secundario do transformador.

Como a corrente é diretamente proporcional a tensão sobre o resistor, isto é,

dependendo da tensão retificada, no caso citado acima, 9 volts e X amperes e queremos uma corrente de 50mA ou 0,050A sobre a(s) pilha(s) e para saber o resistor para diminuir a corrente para 0,050A ou 50mA, siga esta formula:

R=V/I, onde V=12volts e I a corrente requerida. Ex: R=9v/0,050ma=180 Ohms. Portanto achamos o resistor de 180 Ohms e suas baterias carregaram com segurança.

quanto a potencia do resistor, use um resistir de"" METAL FILM""" de 1 Watts ou mais. Geralmente ele tem o corpo marrom. Não use os de carvão depositado não. Torram com facilidade.

Qualquer duvida sobre isso, podem ponderar a vontade!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por aleffaria@30 de agosto de 2005, 17:39

Afinal...

Quero comprar um recarregador sony....pode ser o de 2100 ou vale mais a pena juntar um pouco mais e comprar o de 2500 ou outro mais potente( se houver)?

antecipadamente agradeço qualquer ajuda.

abraços. :-BEER

Isso vai depender de suas baterias. quanto maior corrente ela estiver mais tempo ira precisar p/ recarregar, então quanto mais potente for seu carregador menos tempo sera nescessario, sacou? O q importa é mah, q significa quantos miliamper/h ele é capaz de fornecer p/ suas baterias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alcineu

Concordo contigo. Mas pelo q encontrei em minhas pesquisas é q elas podem suportar até 150mah dependendo da qualidade do carregador. O mais importante na durabilidade de qualquer bateria é, dar uma carga completa e utilizar a mesma até o fim, ou seja quando a maq n liga ai ta na hora de você recarrega-la novamente. :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se alguém já perguntou aqui para cima, mas a minha dúvida não é quanto a pilha e sim quanto ao carregador. A marca importa, se os carregadores tiverem as mesmas especificações, (tipo, tempo de recarga entre outros)? Queria saber isso pois existe uma variação grande entre as marcas de carregadores.

valeu :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As baterias antigas de NICD (niquel cadmio) tinham o efeito memoria. Quanto as atuais NIMH, Litio, etc, não. Eu me respaldei, quanto a carga das baterias, devido ao super aquecimento sofrido pelas mesmas nos ditos carregadores rapidos. Tambem chamados para viagem.

Lembro-me nos primeiros carregadores veiculares, onde as baterias só faltavam derreter. Até os atuais aquecem em demasia. Principalmente na pirmeira carga. Quanto a hora de recarrega-las é conveniente deixa-las esgotar-se quase que por completo, ou seja, até o parelho não funcionar mais.

Não tenho visto alguma materia sobre as baterias atuais ainda, tipo; tempo de carregamento, vida util, etc etc...pelo menos carregava 4 baterias de Istamina da Sony num carregador para NICD devido sua baixa corrente de carga: 50mA e demorava umas 16:00hs pra carrega-las.

Cuidado quanto a anuncios com baterias com alta corrente e aquele HR no polo negativo da mesma...

Como nunca é demais alertar, abaixo vai um link sobre falsificação das baterias Sony.

http://forum.clubedohardware.com.br/index.php?showtopic=316398

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Trider@05 de novembro de 2005, 22:24

Se um modelo de carregador tipo sony BCG-34HD4 que vem com pilhas 2300mah, se for usado nesse carregador pilhas 2500mah vai ter carga completa usando 100% a capacidade da pilha?

como citei antes, as baterias tem um limite de corrente ao ser carregada. No tempo que se usava as de NICD, adotava-se 10% da corrente da bateria na recarga. EX: uma bateria de NICD 12V/500mA, adotava-se 50/60mA na recarga da mesma.

Veja os link abaixo

http://www.dinizesteves.com.br/dicas_artigo.php?codigo=76

http://www.planetacelular.com.br/tudo_baterias.htm

Hoje os tipos, materias de fabricação são outros. Tem-se que levar em consideração que, carga rapida, diminui a vida util das mesmas.

Ainda não achei algum arquivo tecnico com caracteristicas sobre as baterias atuais, tipo: NiMH, LION, ISTAMINA, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu adquiri um carregador da marca "POWERPACK" CH88 e pilhas de 2200 mah de ni-mh só que me recomendaram a primeira carga por 24horas, isto é correto?

E outra coisinha, tirei 10 fotos e a parada descarregou, percebi que duas das 4 pilhas estão meio que no terminal "corroendo" ou vasando.

Acho que é um estoque mais velho que minha avó.

Vou trocá-las, mas me digam na medida do possível, esta carga de 24 está correta e a carga tem que durar estas 17 horas aproximadamente?

OBRIGADO PELO esclarecIMENTO :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

adquiri hoje um carregador ecomania inteligente que tem visor e coloquei as 4 pilhas que veio nele pra carregar... agora veio a dúvida será que essas 4 pilhas que vieram estão descarregadas ou carregadas? eu coloquei pra carregar mas a bateria ficou piscando e piscando e não começou a carga dai tirei e testei num controle remoto e o controle funcionou... essas pilhas que vem em carregadores já vem carregadas? tem algum problema em colocar pilhas cheias num carregador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ei Donatelli

Eu já vi que você é um cara regrado nesse assunto, então tenho uma pergunta pra te fazer...

Eu comprei um recarregador com essas configurações...

Prasonic Model T805

Input: AC110V/220V~50HZ 5W

Output: DC2.4V/150mA, 2.4V/50mA, 9V/10mA

Minhas pilhas são Sony Rechargeable Ni-MH Batteries 1700mAh.

Afinal, quanto tempo eu deixo elas recarrengando e... É confiável esse treco não explodir não? :blink:

Obrigadão pela ajuda e ah! Se puder manda um resposta pro meu e-mail também :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, eu tenho uma dúvida terrível!!!!!!!

hehe, num é pra tanto.

Mas eu comprei um carrgador PowerPack CH-68, é o mesmo do carinha do carregador que num apaga o led, (ele postou até foto do carregador)

Ah, e a rpopósito, o led num apaga, no manual tem uma tabela com o tempo que você deve seixar as pilhas carregando.

Mas o meu problema é que ele carrega pilhas AA Numa boa, mas as pilhas AAA parecem não encaixar. A ###### delas (-) fica meio pra fora do conector, e o led não acende.

Paguei 48 reais nisso, só pra carregar as AAA que uso no meu mouse, agora só falta o diabo num funcionar...

Por favor me de uma mão aí vai....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por EHG@09 de maio de 2004, 22:41

Tive um problema inverso ao seu !

tenho uma Aiptek DV3300, que funciona com 4x1,5v.

Então comprei pilhas recaregaveis (Gama Power 2000mA AANHC 1,2V),

porém quando coloquei na camera ela não liga!

Nem ligar ela liga!

Testei com Multimetro as pilhas (já recarregadas é claro) e a tensão esta beleza!

Coloquei num radinho aqui em casa e funciona legal

Eu acho que minha camera não aceita baterias recarregaveis por causa da tensão que é 1,2V!

Oi.

Eu tenho uma AIPTEK também e comprei pilhas recarregaveis.

No início tive problema igual ao seu, até que percebi que a forma da bateria na parte negativa dela era diferente (reta) das pilhas convencionais que ocasionava um mau contato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Oi, já ví que o pessoal aí saca bastante de pilha e recarregadores.

Meu caso é o seguinte, tenho 4 pilhas AAA de 1350 mAh e 4 pilhas AA de 2500 mAh, todas são Ni-MH.

Meu recarregador é muito ruinzinho, acho que ele não recarrega toda a pilha pois elas logo acabam, duram muito pouco tempo mesmo. Meu discman por exemplo, logo após fazer a carga da pilha ele já informa que elas estão fracas ...

Será que isso tem a ver com o fado delas discarregarem sozinhas, sem precisarem ser usada ??

Outra dúvida, estou afim de comprar um recarregador mais em conta e estou vendo um que está a venda no Mercado Livre por apenas R$ 10,00 como tem muita gente comprando e dizendo que vale a pena, me interessei. :rolleyes:

Se alguém puder olhar e me dizer se vale a pena comprá-lo e se ele vai recarregar minhas pilhas, por favor me de um toque.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-372...s-eco-mania-_JM

O endereço leva ao anúncio do carregador.

Valeu, Obrigado,

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal tenho uma canon A310 com baterias agp 2200ma originais, a mesma esta demorando muito pra carregar o flash e pouco poucas fotos comeca a indicar bateria fraca. então comecei a desconfiar da tensão da pilha pois é de 1,2V e a alimentacao da maq. é de 3,5V. então no minimo precisaria de 3V para funci legal. :blink:

Alguem q/ entende desse assunto pode me dizer se é isso mesmo e se existe essas pilhas especiais para esse tipo de maquina? :(

Aguardo

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e aí galera.. seguinte comprei 4 pilhas da sony de 3300mha "deve ser falsa" pois bem coloco 2 no meu discman e ligo a fonte na tomara o led de recarga acende, a fonte do disc man tem saida de 600mha segundo minhas contas o tempo de carga é 5,5hrs (3300mha/600) mais eu já deixei esse tempo e a pilha descarregou rapidinho, deixei 8horas e também descarregou rápido.. sera que as pilhas tão com defeito? ou é meu carregador que não da conta?

valeu galera! ajuda eu aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dellon@07 de janeiro de 2006, 17:44

e aí galera.. seguinte comprei 4 pilhas da sony de 3300mha "deve ser falsa" pois bem coloco 2 no meu discman e ligo a fonte na tomara o led de recarga acende, a fonte do disc man tem saida de 600mha segundo minhas contas o tempo de carga é 5,5hrs (3300mha/600) mais eu já deixei esse tempo e a pilha descarregou rapidinho, deixei 8horas e também descarregou rápido.. sera que as pilhas tão com defeito? ou é meu carregador que não da conta?

valeu galera! ajuda eu aí!

Seu carregador ou fonte do discman é de 600ma?? Os carregadores q/ conhece geralmente sao com saida de 150ma/h então você com um bateria de 3300ma iria demorar 22h. <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ronnjef@09 de janeiro de 2006, 18:29

Seu carregador ou fonte do discman é de 600ma?? Os carregadores q/ conhece geralmente sao com saida de 150ma/h então você com um bateria de 3300ma iria demorar 22h. <_<

sim 600mha isso não é bom? quanto mais mha mais rápido recarrega não é? ou estou errado, porque eu já deixei 12 horas carregando, e elas descarregam em 10 minutos de musica no discman.. não sei o q ta acontecendo..

me ajuda aí!

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dellon@15 de janeiro de 2006, 22:40

sim 600mha isso não é bom? quanto mais mha mais rápido recarrega não é? ou estou errado, porque eu já deixei 12 horas carregando, e elas descarregam em 10 minutos de musica no discman.. não sei o q ta acontecendo..

me ajuda aí!

valeu!

você esta carregando as pilhas com a fonte do diskman? cara isso não e bom não pois ela fornece 600ma/h e vai detonas com suas baterias.

O ideal seria 150ma/h para não aquecer as baterias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então amigo as pilhas não esquentam muito, elas ficam mornas apenas..

deixei 22 horas e elas tão uma beleza funcionando perfeitamente..

agora to carregando as outras duas.. putz q demora hehehuaehuae faloo amigo, espero q não estrague a pilha nem o carregador, e nem o disc man, to sem grana pra compra um carregador...

fuiii

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dellon@18 de janeiro de 2006, 12:36

então amigo as pilhas não esquentam muito, elas ficam mornas apenas..

deixei 22 horas e elas tão uma beleza funcionando perfeitamente..

agora to carregando as outras duas.. putz q demora hehehuaehuae faloo amigo, espero q não estrague a pilha nem o carregador, e nem o disc man, to sem grana pra compra um carregador...

fuiii

Valeu, Boa sorte, mas quando sobrar um "tempinho" troca seu carregador por um de carga lenta.

Boa sorte! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Donatelli,

Me de a sua opiniao sobre este carregador ECOMANIA que achei no ML por esses dias : ele é aparentemente identico a o da Sony do mesmo modelo mas é com baterias de 2500 Mah e o vendedor disse que tem fuçao refresh.!!! voce acha que presta ??? Se não , qual modelo escolheria para sua camera?

Outra coisa .....quanto maior o Mah da pilha melhor sera???????????

Obrigado

post-55766-13884904272618_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Queridos amigos,

Acabo de comprar um carregador FTG CHB-7n com 4 pilhas de 750mah da GP

Carregador:

input: AC100-240V 50/60hz, 6w

output: DC2.8V

1000mA(AA)/ 400mA(AAA)x2

500mA(AA)/ 200mA(AAA)x4

Pilha AAA GP 750mAh 1.2V HR03 (originalíssima - vem até com manual)

Comprei no site das lojas americanas por 51 reais mais frete.

A dúvida:

Na pilha vem um selo da importadora (Race com. ImpExp.Ltda) que diz que a primeira recarga tem que ser de 16horas obrigatórias.

Na estampa da pilha tem a frase "Standard Charge 16Hrs at 75mA"

Bom, o carregador não é de 75mA e sim de, no mínimo 200mA, carregando as 4 pilhas juntas. Além disso é microprocessado e vai carregar em cerca de 220minutos (3:40h) segundo a tabela que veio no manual dele.

Por que a carga inicial tem que ser de 16horas em 75mA? Quando ela estaria 100% recarregada em 10horas ou no máximo 13:30h?

Carregar as pilhas num carregador dessas não vai alterar a capacidade dela, ne?

OBS: O carregador tem led indicador de carga (quando esta carregando a luz fica vermelha, e quando esta 100% carregado, fica verde).

A pilha é livre de efeito memoria, segundo seu manual.

Posso carregar assim, com segurança??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lili_honey@06 de fevereiro de 2006, 11:08

Queridos amigos,

A dúvida:

Na pilha vem um selo da importadora (Race com. ImpExp.Ltda) que diz que a primeira recarga tem que ser de 16horas obrigatórias.

Na estampa da pilha tem a frase "Standard Charge 16Hrs at 75mA"

Bom, o carregador não é de 75mA e sim de, no mínimo 200mA, carregando as 4 pilhas juntas. Além disso é microprocessado e vai carregar em cerca de 220minutos (3:40h) segundo a tabela que veio no manual dele.

Por que a carga inicial tem que ser de 16horas em 75mA? Quando ela estaria 100% recarregada em 10horas ou no máximo 13:30h?

Carregar as pilhas num carregador dessas não vai alterar a capacidade dela, ne?

OBS: O carregador tem led indicador de carga (quando esta carregando a luz fica vermelha, e quando esta 100% carregado, fica verde).

A pilha é livre de efeito memoria, segundo seu manual.

Posso carregar assim, com segurança??

Sim você tem q/ deixar as 16hs, mesmo a bateria estando carregada é necessário para a fixação dos metais

.

Não a capacidade da bat nunca vai se alterar, ela chega na tensão ideal e o carregador para de alimenta-la.

Caso não fosse um microprocessado, dizem q com este não tem problema (não sei se é verdade) ele estaria carregando muito rápido, ai sua bateria iria ter uma vida util bem mais baixa.

Sim essas baterias não tem efeito memoria.

Pode carregar na boa!! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!