Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida sobre o tic106d


leaokrollew

Posts recomendados

olá

minha duvida é sobre o tipo de onda de saida do tic106d

acho que esse componente trabalha com meia onda na saida e por isso nao consigo ligar uma lampada dessas economicas .

se for isso tem algum outro componente que posso subistituir o tic106d com os mesmos terminais (K.A.G)?

valeu;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se entrar senoidal e você mantiver o mesmo excitado, sairá senoidal também..

Esse tipo de dispositivo ãs vezes é usado (chuveiro, torradeiras, aquecedores) para ajusrte da potência entregue a carga.

Para tal se usa disparar o mesmo não no início da senóide mas sim com algum atraso, semiciclo a semiciclo, resultando desse modo, sore a carga, uma tensão com origem na senóide, porém recortada, com formato diferente.

Assim, por exemplo, mostrando um ppssível ângulo de atraso no disparo..

Formadeondadacorrentenotriac.jpg

Diferentes angiulos de disparo entregarão a carga diferente quantidade de energia..

Angulodeconduodetriac.jpg

Mas se você mantiver o triac sempre conduzindo, com corrente de gate, ele conduzirá desde o início de cada semiciclo. Ao retirar a corrente de gate, ele cortará..

Para lâmpadas eletrônicas esse tipo de controle por ângulo de disparo não vai operar e não vai alterar o brilho da mesma.

A condução total ou corte total vai funcionar mesmo com esse tipo de lâmpada..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sr leaokrollew gostaria de ajudalo

se não for sair muito do seu circuito inicial siga este esquema simples apenas coloque um trasformador pequeno de 127volts para 12 volts no maximo e no secundario adicione uma ponte con 4 diodos para retificar e coloque um capacitor para estabilizar e ligue no vcc deste circuito e pronto a saida do rele pode-ser acionada para ligar sua lampada como deseja espero ter ajudado

post-562496-13884960561292_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou amanha tentar achar esse triac e vou por aqui pra testar

posso simplesmente tirar o tic106d e colocar o TIC226D? ou terei q fazer alguma alteraçao no meu circuito?

valeu pela ajuda galera ^^

esse circuitinho ai q você postou caroline cabral é bem simples até

é q eu ja tenho uma placa aqui montada e quro fazer testes com ela

mas se n der vou pegar ele mesmo(o circuitinho q você postou) tenho todos os componentes ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!