Ir ao conteúdo

Reset - calibraÇÃo - multÍmetro analÓgico

megagenius

Posts recomendados

Postado

Amigos...

Trabalho numa assistencia técnica e recentemente passei por uma situação inusitada.

Após usar o multímetro análogico da bancada, o chefe da eletrônica, após receber de volta, disse que eu tinha DESCALIBRADO O MULTÍMETRO.

Aí ele começou a GIRAR o seletor (aquele botao central grande) como quem vai abrir um COFRE.. Girou tantas vezes para a direita, depois tantas vezes para esquerda. Aí ficava contando na cabeça como se fosse um segredo.

Pergunta:

Isso existe mesmo? Ou meu chefe só queria me assustar ou demonstrar que sabe mais que eu?

Postado

Isso existe mas acho que não precisa contar nada não pois ele deve ter 'centralizado' a agulha.

voce não pode deixar o multimetro analógico perto de um campo magnético forte pois pode descalibrar o núcleo.

Postado
Isso existe mas acho que não precisa contar nada não pois ele deve ter 'centralizado' a agulha.

voce não pode deixar o multimetro analógico perto de um campo magnético forte pois pode descalibrar o núcleo.

Certo.. mas então isso realmente EXISTE não é?

e se existe, onde encontro tais informações? como fazer o mesmo? já que pesquisei na net e nao achei nada a respeito. Aí apelei pro fórum.

:D

Como fazer isso e para que serve? apenas para centralizar a agulha?

Postado

Ajustar profissionalmente eu não sei pois aqui quando algo esta 'anormal',é trocado.

Mas voce pode fazer um ajuste 'grosso'.

Ligue uma fonte de alimetação confiável e digital e regule a saída para 5 volts.

Meça essa fonte com o multímetro e 'ajuste' o botão central (aquele que move a gulha) para que a marcação mostre 5 volts exatos(geralmente centro da escala baixa).

Postado

É isso aí, como o amigo vtrx disse. Agora, seu chefe está te sacanenando pois esse lance de virar a chave para lá e para cá contando de cabeça é enrolação! kkkkkk....

O ajuste é bem mínimo. Que multímetro é esse?

• Membro VIP
Postado

Sabe aquela história de que a cada novo funcionário o restante do pessoal se deita na inexperiência do cara e sacaneia o cidadão mesmo..

Assim foi esse seu caso ai..

Também já vi o pessoal pedir pro cara deitar no chão, para tirar as medidas para providenviar o uniforme.. Ai, deitado no chão, tomavam com uma trena as mais estúpidas medidas cabíveis, e o cara deitado lá, com cara de tacho, imóvel..

Pedir para o cidadão buscar no almoxarifado coisas estranhas como porca de rosca inversa, e outros nomes meio que estapafúrdios, também fazem parte desse tipo de brincadeira..

Sintonizar o multímetro, em sua chave seletora, tal qual fosse um segredo de cofre, é mais uma dessas. Relaxe e goze.. Faz parte.. Agora já tens o direito de repassar adiante a mesma brincadeira..

Postado

Levar um display de cristal líquido com cuidado para não derramar... E o coitado anda bem devagar, com extrema prudência para os dígitos não sumirem. Uma bem antiga e talvez o pessoal não conheca é mandar comprar papel carbono redondo para uma carta circular. O caboco chega na papelaria e pede o dito cujo e era mandando de uma papelaria a outra, até chegar na empresa e informar que não conseguiu comprar.

Nem esquenta a cabeça com essa brincadeira do multimetro analógico. Relaxa e curta.

Se conseguir passar a do display de cristal líquido, vai ser legal. Mas tem que montar bem a brincadeira.

Postado

O mais **** foi no meu primeiro emprego (office Boy)quando tinha 14 anos.

O Office boy que eu iria subistituir,tinha 19 anos de idade e não gostou da minha chegada na firma.

Ele me levou para todos os bancos no centro de são paulo(saímos as 7:00).

Na hora do 'almoço'(deveria ser 3:00 da tarde)ele me levou num bar e pediu:

"Garçom,me traz dois cafés com leite e um pão com manteiga".

Quando os cafés e o pão chegaram,ele pegou uma metade do pão e me deu a outra metade...

Será que ele 'embolsou' algum dinheiro nessa??

PS:Só agora lí com atenção e percebí que a chave que foi girada era a central...

Postado

Meu nome é Felipe de 236 de Moura 20anos casado a 30 tenho dois filhos,

seus nomes são Multimetro de Marca da Boa e Ferro da Solda.

Não sei de onde inventaram isso. minha conclusão e que Ele e outros ficam fazendo isso na esperança de ajeitar:D da mesma forma que alguem tentar ligar e desligar um aparelho na esperança de funcionar mesmo sabendo que estar quebrado e alguns tentam da uma de

"Sei o que estou fazendo" so para se amostrar e acabam piorando a situação:mad:

Descalibrar o multimetro? Se for analogico junte as pontas faça o ajuste na chave de zero OHM e pronto no digital não precisa ele ja faz isso sozinho, não ser que bateria ja esteja fraca assim pode ficar apresentando valores errados.

Para evitar esse desconforto compre e utilize seu propio multimetro pode ser que esse cara estar com estress e ta atras de arrumar confusão por besteira para te botar para fora.

Falou

Postado

Em multimetro analógico que se preza, tem o ajuste do ponteiro na posição de descanso. principalmente quando se usa na posição vertical ou horizontal. Onde se faz esse ajuste? É justamente aquele parafuso grande com uma fenda e que fica no centro do galvanômetro. Faz uma pesquisa sobre galvanômetros d'Ansorval (é esse o nome do bicho) que você vai se inteirar muito sobre o assunto e pode dar uma aula para quem acha que conhece o instrumento. Outra coisa quanto aos campos magnéticos, vale ressaltar que o galvanômetro dispõe de uma blindagem justamente para isso. Claro que pode pintar um campo muito forte mas para acontecer isso, o instrumento tem que ficar perto de algo muito poderoso (um síncroton ou um cíclotron) e nesse caso, nem presença humana pode ficar perto de algo desse tipo.

Postado

Bom.. agradeço a todos pela resposta...

realmente eu havia percebido que algo normal nao era.. pois pesquisei no google e não achei nada.. apenas achei spbre calibrar multimetro digital e mesmo assim é um procedimento com outro aparelho.. etc.. e tal.. não achei nada do tipo: "faça voce mesmo"...

enfim... apelei pro forum na tentativa de alguem aqui falar: Ahhh.. isso existe.. é real.. é um segredo universal q deve ser passado apenas de pai pra filho sob juramento de morte. Nem o google pode divulgar senao os cavaleiros do apocalipse vão buscar os herdeiros deles. :):):)

Mas, apenas confirmei minha suspeita. e como alguem aqui comentou.. vou é ter cuidado com essa pessoa. Pois ao meu ver tenta demonstrar o que não é, pois não foi em tom de brincadeira que o mesmo o fez.

Vou encerrar o Topic.

Muito obrigado a TODOS.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...