Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola boanoite

tb concordo com o Eriberto, porque tava afim de comprar uma mobo FM1 para um eventual upgrade com o FM2; agora não sei se faço isso.:unsure:

Postado
Pelo menos até agora teve retrocompatibilidade, mas eles vão ter que mudar de socket um dia, já até deveriam ter feito isso no Bulldozer.

Sim! Tudo bem! Eu compreendo... Mas inventar de ter zilhões de soquetes diferentes, como a Intel faz, ninguém merece! Para que inventaram o FM1, por exemplo? Já vai ter o FM2 e sabe-se lá se vai ter vida longa! E agora mais esses dois soquetes aí... Tenso! Péssima hora para a AMD fazer essas jogadas malucas de mercado.

Ah não, espera aí, já vai começar a choradeira contra a amd por causa de socket, enquanto a intel pode fazer e acontecer? Vai catar coquinho!

Da mesma forma que estou revoltado com a vida curta do FM1 fiquei também com a do LGA1156. Bem que a Intel podia ter enfiado as três gerações dos Core ix (Nehalem, Sandy Bridge e Ivy Bridge) nesse soquete (e duvido muito que não fosse possível se fosse do interesse dela), mas aí inventaram de diminuir um pino, lançando o LGA1155. Mas é claro que chega uma hora que a mudança de soquete se faz necessária. O que não concordo é em manter zilhões de soquetes diferentes ao mesmo tempo e manter uma vida curta para eles... Fora que tinha muita placa-mãe LGA1156 boa no mercado...

estava faltando Llano no mundo todo, vender pra cá é secundário.

Este tipo de problema não deverá ocorrer no Trinity, segundo os rumores. ;)

Tomara!

Agora, uma curiosidade: será que o FM1 vai despencar de preço quando o FM2 surgir? E placas-mãe simples, com o A55? Alguém já viu à venda? Só vejo caras FM1 com chipset A75 disponíveis (e mesmo assim raras).

Postado

Ah, tu tá falando dos FMx? Não tô acompanhando, mas ainda não vi certeza fechada de total incompatibilidade de processadores e sockets... e acho que vai ter, nem que seja no esquema do AM3+ (que não é o ideal... o ideal é o esquema antigo, mantém MB e troca CPU, não mantém APU e troca MB!), mas com toda essa fuzarca atual que ninguém sabe nem o que vai ficar e o que vai embora, tudo esperando pelo WIN oficialmente divulgado... nem chuto! ;)

Postado

johannes, infelizmente já está meio que confirmado que o FM2 não será nada compatível com FM1, será como LGA 1156 e 1155...

Pelo menos espera-se uma vida longa para o FM2 (que seja compatível com a próxima geração de APUs, Kaveri).

E uma notícia que não resolve, mas ajuda um pouco, é que o redesign das placas de FM1 para FM2 será simples, então elas não devem demorar a chegar ao mercado e devem vir com preços praticamente idênticos aos das FM1.

Postado

Será que não rola uma pressão dos fabricantes de mobo também? Não deve ser nada atraente pra eles ver os usuários trocando apenas o processador.

Postado
Agora, uma curiosidade: será que o FM1 vai despencar de preço quando o FM2 surgir?

Tomara! Pra PCs básicos, tá ficando difícil a coisa. MBs AM3 simples e Athlons da vida tão ficando escassos, e os Llanos tão caros.

E placas-mãe simples, com o A55? Alguém já viu à venda? Só vejo caras FM1 com chipset A75 disponíveis (e mesmo assim raras).

Olha, aqui eu consigo no meu distribuidor as MBs com A55 e A75. Preço de venda:

MSI A55M-P35 - R$ 295,00

MSI A75MA-P35 - R$ 320,00

GA-A55M-DS2 - R$ 280,00

Se o cara quer algo melhor:

GA-A75M-D2H - R$ 395,00

GA-A75-UD4H - R$ 595,00

A opção que tem pra PC basicão é Bobcat:

GA-E350N-USB3 - R$ 565,00

MSI E350IS-E45 - R$ 399,00

Mas, peralá, Bobcat é pior que um Athlon II X2 250?

Postado
Tomara! Pra PCs básicos, tá ficando difícil a coisa. MBs AM3 simples e Athlons da vida tão ficando escassos, e os Llanos tão caros.

E o pior é que ainda tem muita gente comprando e vendendo LGA775 com Celeron ou Pentium!

Olha, aqui eu consigo no meu distribuidor as MBs com A55 e A75. Preço de venda:

MSI A55M-P35 - R$ 295,00

MSI A75MA-P35 - R$ 320,00

GA-A55M-DS2 - R$ 280,00

Se o cara quer algo melhor:

GA-A75M-D2H - R$ 395,00

GA-A75-UD4H - R$ 595,00

A opção que tem pra PC basicão é Bobcat:

GA-E350N-USB3 - R$ 565,00

MSI E350IS-E45 - R$ 399,00

Mas, peralá, Bobcat é pior que um Athlon II X2 250?

Realmente os preços não estão nada atrativos! Complicado recomendar FM1, pois na maior parte dos casos o LGA1155 com Core i3 acaba sendo mais atraente. Exceto quando o camarada quiser comprar um PC com vídeo onboard que rode jogo ou que queira espetar uma Radeon HD 6670, opções onde o FM1 é imbatível e nem tem o que discutir... E ainda vem essa novidade de soquete com vida útil curta, o que torna a plataforma ainda menos atrativa (enquanto o LGA1155 ainda tem o "Ivy" pela frente).

E sim! O Bobcat e o Ontario são extremamente mais lentos que qualquer Athlon II X2 (nem precisa ser o 250: pode comparar com o 240 também). Só o vídeo onboard deles que é ligeiramente superior aos Radeon HD 3200/4200/4250/4290 presentes nas placas AM3(+) com chipset intermediário da AMD. Bobcat e Ontario é concorrente do Atom, aí a performance de processamento deles é bem baixa, até mesmo porque o foco é economia de energia, chip pequeno e barato e clocks baixos... Mas entre Atom e Bobcat/Ontario, sou muito mais a opção da AMD!

Postado
E o pior é que ainda tem muita gente comprando e vendendo LGA775 com Celeron ou Pentium!

Calma, LGA775 tá sumindo do mercado também... pra reposição (assistencia técnica) já tá difícil encotrar, tem que engolir umas "coisas" da Intel, que não acieta 80% das memórias do clientes.

Ou seja, mesmo vendendo uma que seja ianda DDR2 (pro cliente não precisar comprar memória nova) tu ainda tem que trocar as memórias pra ele, porque as do cliente não pegam. MB Intel é dose.

Realmente os preços não estão nada atrativos! Complicado recomendar FM1, pois na maior parte dos casos o LGA1155 com Core i3 acaba sendo mais atraente. Exceto quando o camarada quiser comprar um PC com vídeo onboard que rode jogo ou que queira espetar uma Radeon HD 6670, opções onde o FM1 é imbatível e nem tem o que discutir... E ainda vem essa novidade de soquete com vida útil curta, o que torna a plataforma ainda menos atrativa (enquanto o LGA1155 ainda tem o "Ivy" pela frente).

A única opção menos pior é a MB MSI com o E-350, mas ele é mais fraquinho... Por um pouco menos tenho pra venda uma X2 250 + MB Biostar com chipset NVIDIA. As MBs com chipset AMD tão o olho da cara por aqui, o dobro do preço das com nForce. Estou falando de uso básico, tarefas de escritório... O bobcat com certeza não teria uso tão satisfatório.

E sim! O Bobcat e o Ontario são extremamente mais lentos que qualquer Athlon II X2 (nem precisa ser o 250: pode comparar com o 240 também). Só o vídeo onboard deles que é ligeiramente superior aos Radeon HD 3200/4200/4250/4290 presentes nas placas AM3(+) com chipset intermediário da AMD. Bobcat e Ontario é concorrente do Atom, aí a performance de processamento deles é bem baixa, até mesmo porque o foco é economia de energia, chip pequeno e barato e clocks baixos... Mas entre Atom e Bobcat/Ontario, sou muito mais a opção da AMD!

Postado
Aqui no Rio a FM1 ASRock A75M-HVS Está R$ 180,a a placa que uso no meu pc,e estou satisfeito,4 usb 3.0,bios colorida,sata 3 e etc,estou satisfeito pelo que paguei nela.E a loja de Niteroi entrega para fora da cidade.

http://www.boadica.com.br/pesquisa/cpu_plmae/precos?ClasseProdutoX=5&CodCategoriaX=13&XT=3

Nossa! Mas que preço ótimo! E com A75 ainda por cima!!! Essa ASROCK aí parece boa para esse preço. Tem até bastante entrada SATA! O preço é correspondente aos recursos que ela oferece, não sendo caro para o que é. É assim que considero o Fusion uma opção interessante: ideal para computadores simples e com bom vídeo onboard. Dá até para enfiar um A8 aí que não fica muito caro. Se for para pagar 500 reais numa placa-mãe acho melhor investir num AM3+ ou LGA1155.

Postado

AMD de olho no marketing especulativo ao redor de lançamentos, no ganho de tempo pra difundir novos produtos, no ganho de qualidade yield, entre outros fatores; vai apostar numa especie de "tick-tock"(técnica com grande resultados, adotada pela concorrênte).

À começar pelos próximo lançamentos da arquitetura Piledriver, a empresa primeiro lançará o "tick" sob o nome de APU Trinity e algum tempo depois virá "tock", Full Verson de codinome Viperfish (Núcleo base para Vishera, Stepang e Terramar), sucessor de Orochi(Zambize, Valência e Interlagos).

Fonte: XbitLabs

Mar que nomezinho....

não poderiam escolher algo melhor???

Postado
AMD de olho no marketing especulativo ao redor de lançamentos, no ganho de tempo pra difundir novos produtos, no ganho de qualidade yield, entre outros fatores; vai apostar numa especie de "tick-tock"(técnica com grande resultados, adotada pela concorrênte).

À começar pelos próximo lançamentos da arquitetura Piledriver, a empresa primeiro lançará o "tick" sob o nome de APU Trinity e algum tempo depois virá "tock", Full Verson de codinome Viperfich (Núcleo base para Vishera, Stepang e Terramar), sucessor de Orochi(Zambize, Valência e Interlagos).

Fonte: XbitLabs

Mar que nomezinho....

não poderiam escolher algo melhor???

Olá,

Até que achei legal o nome, eles tem que aproveitar mesmo se realmente ele voar como vem parecendo nas previsões tem que "sugar" o maximo possivel do nome!

Abraços,

Postado
Só o vídeo onboard deles que é ligeiramente superior aos Radeon HD 3200/4200/4250/4290 presentes nas placas AM3(+) com chipset intermediário da AMD. Bobcat e Ontario é concorrente do Atom, aí a performance de processamento deles é bem baixa, até mesmo porque o foco é economia de energia, chip pequeno e barato e clocks baixos... Mas entre Atom e Bobcat/Ontario, sou muito mais a opção da AMD!

Na verdade, o vídeo onboad é duas vezes mais forte:

4250: 40Sps @ 500mhz

6320: 80Sps @ 492mhz

O desempenho de processamento de um bobcat é inferior a modelos athlon II, mas estes tem TDP de 35W, e ainda necessitam de placa de vídeo. Bobcat tem TDP de 18W...

Postado
Na verdade, o vídeo onboad é duas vezes mais forte:

4250: 40Sps @ 500mhz

6320: 80Sps @ 492mhz

O desempenho de processamento de um bobcat é inferior a modelos athlon II, mas estes tem TDP de 35W, e ainda necessitam de placa de vídeo. Bobcat tem TDP de 18W...

Apesar do dobro de SPs, na prática, a diferença de desempenho é de apenas uns 15%. Creio ser devido ao controlador de memória de apenas um canal de 1.066MHz no Bobcat, enquanto o controlador de memória da plataforma com HD4250 pode ser até duas vias de 1.333MHz.

Postado
Apesar do dobro de SPs, na prática, a diferença de desempenho é de apenas uns 15%. Creio ser devido ao controlador de memória de apenas um canal de 1.066MHz no Bobcat, enquanto o controlador de memória da plataforma com HD4250 pode ser até duas vias de 1.333MHz.

Sim, fora que aumento de desempenho não costuma ser linear da forma como o colega acima falou. E não podemos nos esquecer que o controlador de memória do Bobcat e do Ontario é single channel. Mas já não deixa de ser notável para a plataforma APU de baixo consumo da AMD, pois além de já ter algum ganho de performance, tem uma redução considerável no calor emitido e no consumo elétrico. Entretanto, ainda não é o que possamos chamar de plataforma de jogos... Já no Llano a história é outra, né? ;)

Só uma dúvida... O Trinity será o substituto do Llano... Haverá algum substituto baseado na arquitetura Piledriver para o Bobcat e o Ontario? É tanta nomenclatura nova, tanta arquitetura programada e cancelada, que tem horas que a gente já nem sabe de mais nada. Sei só que o Trinity substituirá o Llano e que o Vishera substituirá o Bulldozer.

Postado

Ola bomdia

Acabei comprando o A3400 e tb a F1A75-V-PRO. Ainda vou instalar e usar na prática. Pretendo ficar, dessa vez pelo menos uns 2 ou 3 anos. E, quem sabe, substituir pelo sucessor do sucessor do sucessor do Llano :).

• Membro VIP
Postado
Só uma dúvida... O Trinity será o substituto do Llano... Haverá algum substituto baseado na arquitetura Piledriver para o Bobcat e o Ontario? É tanta nomenclatura nova, tanta arquitetura programada e cancelada, que tem horas que a gente já nem sabe de mais nada. Sei só que o Trinity substituirá o Llano e que o Vishera substituirá o Bulldozer.

Baseado no Piledriver não... O Zacate e o Ontario seriam substituídos pelo Krishna e Wichita (que seriam baseados no Enhanced Bobcat e no Northern Islands), mas foram cancelados.

Postado

Aida 64 passou a dar suporte a OpenCL GPGPU Stress Test e a APU Trinity.

http://www.aida64.com/whatsnew/aida64-january-update

A new OpenCL-based multi-threaded GPU and APU stressing module for the AIDA64 System Stability Test, using GPGPU computational tasks. Support for AMD CrossFireX, AMD DualGraphics and nVIDIA SLI configurations with simultaneous stressing of all available GPU and APU devices. Mixed configurations (e.g. AMD GPU + nVIDIA GPU), multi-GPU video adapters, OpenCL-capable IGPs, and next-generation AMD “Trinity” APUs are also fully supported.

Cada vez mais os desenvolvedores de software ligados no suporte a GPGPU, ou seja, Fusion com futuro cada vez mais promissor. E pelo visto, deu a entender que o Trinity vem logo ali.

• Membro VIP
Postado

Sem contar que o número de TMUs e ROPs é o mesmo e a CPU é mais fraca, na verdade, entre todos esses fatores acho que banda de memória é que menos importa...

A propósito, a HD4250 fica limitada pela bando do HyperTransport, acho que na plataforma de testes são 8GB/s, um pouco menos que a banda de memória do Bobcat.

Postado
Sem contar que o número de TMUs e ROPs é o mesmo e a CPU é mais fraca, na verdade, entre todos esses fatores acho que banda de memória é que menos importa...

A propósito, a HD4250 fica limitada pela bando do HyperTransport, acho que na plataforma de testes são 8GB/s, um pouco menos que a banda de memória do Bobcat.

O problema é que na maioria dos jogos o processador gargala a placa de vídeo... Eu mesmo já fiz o teste com aplicativo da AMD... O processador fica em 100%, já a HD fica entre 65 e 85%. Ai a AMD lança o E-450 com turbo na placa de vídeo de 700mhz e medíocres 50mhz a mais no núcleo x86 -menos impossível... Fala sério. 1.8Ghz mantendo a 6310 sem turbo -mais um que nunca será usado, graças a força do processador-, seria melhor negócio...

Postado
O problema é que na maioria dos jogos o processador gargala a placa de vídeo... Eu mesmo já fiz o teste com aplicativo da AMD... O processador fica em 100%, já a HD fica entre 65 e 85%. Ai a AMD lança o E-450 com turbo na placa de vídeo de 700mhz e medíocres 50mhz a mais no núcleo x86 -menos impossível... Fala sério. 1.8Ghz mantendo a 6310 sem turbo -mais um que nunca será usado, graças a força do processador-, seria melhor negócio...

Pelo visto, tão tirando o que dá da arquitetura (ou processo). Será que o Enhanced Bobcat vai conseguir subir mais? Percebe-se que em VGA e IGP a AMD tá "muito bem, obrigado", mas na parte CPU tão sofrendo, e isso tanto nos processadores fraquinhos quanto nos high end... (_(

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...