Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Tem alguma chance, dele ser FM2?

Na matéria não cita nada a respeito, mas como a AMD tem a separação de processador para AM3+ e APU para FM2, possivelmente vem para FM2 mesmo.

• Membro VIP
Postado
Discordo, segundo matérias quanto à produção da GPU da AMD para a M$ e para a Nintendo da geração anterior, ficou bem claro que os times eram completamente separados, que não havia qualquer comunicação entre os grupos e que os projetos eram feitos de acordo com o desejo do cliente.

1) Era ATI;

2) Eram requerimentos diferentes.

É provável que nessa geração exista uma comunhão maior entre os times dos dois chips, até por causa do HSA e para manter padrões, mas por puro profissionalismo eu duvido que um chip feito pela sony seja usado pela M$ e vice-e-versa, certamente em cada um deles exista algo que a Sony e a M$ (respectivamente, logico) pediu, forneceu a IP, engenheiros ou mesmo tinha em mãos.

A principal IP é os núcleos do Jaguar e os núcleos GCN, ambos seriam usados pela AMD em outros mercados, IPS incluídos pela MS e Sony seriam software ou, se for algum hadware, coisa muito pequena, a AMD poderia muito bem fazer um chip com a IP das duas e desabilitar parte da IP ao vender o chip para uma ou para outra, que nem a Intel faz com suas multiplas versões de CPU para desktop, se a IP for software ou habilitado via software (DirectX/OpenGL) nem isso é preciso.

Pelo que eu entendo do mercado semicustom (posso estar errado), aquele chip é daquele cliente, ponto final. Depois a IP pode ser usada pela AMD (ou pela M$/Sony, dependendo do caso), mas aquele chip é assunto encerrado.

O Bobcat foi desenvolvido desdo o início para ser licenciado no estilo ARM, nunca para ser licenciado de forma exclusiva, mas não foi a Sony e nem a MS que pagaram o desenvolvimento do chip, então o chip não é de nenhuma delas.

Ou você acha que a M$ gostaria de financiar o chip da Sony? E vice-e-versa?

A MS não se importa, a Sony precisa dividir custos.

O mercado de videogames a muito tempo é tecnicamente inviável e só se mantém por razões comerciais que vão além da nossa compreensão, para a MS isso não importa, o objetivo deles é garantir o ecossistema, mas a Sony precisa lucro, e esse lucro foi deteriorando com as maluquices inventadas no PS2 e depois PS3.

Alias, as maluquices inventadas no PS2 e PS3 mostram justamente isso, com o mercado sendo tecnicamente inviável é difícil diferenciar PCs de consoles, as maluquices são justamente uma tentativa desesperada de tentar a diferenciação.

Mas hoje uma maluquice dessas seria muito mais caro e a Sony tem menos dinheiro em caixa que na época do PS2 e PS3, sendo assim, para essa geração as duas tinham três opções:

1) Jaguar+GCN;

2) ARM A57+Kepler;

3) Alguma maluquice.

A MS sempre mostrou preferência por processadores x86, seja la a razão que existiu durante o desenvolvimento do Xbox 360 para eles não usarem o Athlon 64 como inicialmente planejado essa razão não existe mais, ai a escolher 1 se tornou o mais óbvio.

A Sony com certeza preferia escolher o 3, mas com o bolso vazio e diretores desconfiados dos riscos essa escolha foi riscada, depois ele poderia escolhere 1 ou 2, no caso do 2 ela teria que bancar os custos de desenvolvimento (a nVidia não quis), e também assumir os riscos da inexperiência da ARM, a AMD já havia bancado os custos do Jaguar, ele já estava na prateleira quando a Sony procurou, ai a opção 1 se tornou mais segura e barata.

Quanto a diferenciação, as tecnologias de reconhecimento de movimentos trazem a diferenciação que a Sony quer, ou ao menos é tudo o que sobrou, o Wii provou que da para diferenciar um console de PCs através de outras maneiras que não o poder de processamento.

• Curtir 4
Postado
http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2013/03/amd-vendera-versao-do-processador-do-ps4-para-pc.html

A AMD vai lançar uma versão 'menos potente' do processador que vai equipar o PS4, por questões comerciais. É uma boa porque mostra que realmente teremos APUS 8-core :D

"Esse detalhe terá reflexos no desempenho da unidade, que não deve se equiparar em nenhuma hipótese ao modelo usado no console."

-_-

Nesse tipo de declaração ela só esta diminuindo o valor do produto anunciando, que é melhor comprar o PS4 com tecnologia da Sony. Do que adianta fazer um anuncio como esse, que muitos como eu querem ouvir, pra depois matar a vontade do pessoal.

Enquanto isso eu continuo esperando, mas se a AMD continuar enrolando vou é acabar comprando um processador Intel (se o preço não for tão alto) que provavelmente será meu último "desktop".

Postado
1) Era ATI;

2) Eram requerimentos diferentes.

Mas demonstra um exemplo "documentado" (reportado) de empresa fornecendo um produto semicustom para dois clientes. A confidencialidade era um valor muito importante e acredito sinceramente que isso se repete no resto da indústria.

Eu entendi o que você quis inferir ("era outra empresa", "esse caso é diferente"), mas também quero que você entenda a outra perspectiva que eu quero passar.

A própria AMD já disse e reiterou que todo o proposito de ter IPs sintetizáveis é ter como fornecer soluções específicas para cada cliente, o que consistiria no mercado "semicustom".

A principal IP é os núcleos do Jaguar e os núcleos GCN, ambos seriam usados pela AMD em outros mercados, IPS incluídos pela MS e Sony seriam software ou, se for algum hadware, coisa muito pequena, a AMD poderia muito bem fazer um chip com a IP das duas e desabilitar parte da IP ao vender o chip para uma ou para outra, que nem a Intel faz com suas multiplas versões de CPU para desktop, se a IP for software ou habilitado via software (DirectX/OpenGL) nem isso é preciso.

Concordo com o jaguar e o GCN.

Acho que cautela é adequada quanto a dizer que as IPs da MS e da Sony serem apenas SW, não temos como ter certeza.

Mas eu acho que o que você disse de misturar vários IPs em um chip é possível... mas improvável no mínimo por questões de tape-out, time to market, etc. como justificar ao cliente que o chip está demorando porque você está tendo problema em colocar o IP da concorrente dele lá no meio? E se (teoricamente) houver algum bug que torna o chip inutilizado mesmo com a parte desabilitada? você vai correr o risco de perder dois clientes (e talvez até todo o mercado) desse jeito? Um projeto semicustom não pode contaminar o outro!

Sem contar que o cliente dá as especificações, paga e você faz um chip nas especificações... mas pode fornecer algo além se for capaz. Na verdade o cliente espera por isso e a ATI claramente conseguiu com o X360. Já fazer o contrário seria temerário. Ter um chip com capacidades maiores e desativá-las para conformá-lo a especificação do cliente tem que ser algo muito embasado, como por exemplo yield ou manter um padrão de confiabilidade/performance em todos os bins.

... Como justificar à MS que o chip dela tem 18CUs mas que ela só vai receber 16CUs "porque foi isso que ela pediu". Não estou falando de "a gente poderia colocar 2 CUs a mais", mas sim de "a gente tem essas 2CUs NO CHIP, que colocamos para o SEU CONCORRENTE, que consegue usar todas as CUs sem nenhum problema específico de yield/confiabilidade/performance, mas você não tem direito".

Nesse caso, cadê o comprometimento da AMD para com o seu cliente? O comprometimento de fornecer o melhor produto customizado possível?

O Bobcat foi desenvolvido desdo o início para ser licenciado no estilo ARM, nunca para ser licenciado de forma exclusiva, mas não foi a Sony e nem a MS que pagaram o desenvolvimento do chip, então o chip não é de nenhuma delas.

Você sabe muito bem que bobcat != chip.

A MS não se importa, a Sony precisa dividir custos.

????? Desde quando a MS "não se importa" de financiar o chip de sua concorrente?????

SE você acredita que a Sony e a MS entraram em algum acordo, diga logo, mas caso contrário isso não me parece ter sentido algum.

Recorte

O resto passa muito longe da questão e acho que você concorda comigo: você só faz expor as razões para a Sony ter desistido do Cell e escolhido X86, o que não é mistério.

http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2013/03/amd-vendera-versao-do-processador-do-ps4-para-pc.html

A AMD vai lançar uma versão 'menos potente' do processador que vai equipar o PS4, por questões comerciais. É uma boa porque mostra que realmente teremos APUS 8-core :D

para mim isso era PR-talk em torno do Kabini, mas o Eriba trouxe informações que podem indicar que realmente seja algo derivado do chip do PS4.

• Membro VIP
Postado

SE você acredita que a Sony e a MS entraram em algum acordo, diga logo, mas caso contrário isso não me parece ter sentido algum.

Não acho que MS e Sony entraram em acordo, a AMD ofereceu uma solução à MS que tradicionalmente não se preocupa com a exclusividade do hardware, eles toparam, ai vem a Sony, querendo um chip sem ter que pagar pelo desenvolvimento dele, a AMD mostra o que tem e a Sony diz sim.

Esse chip, integração e máscaras, provavelmente foi todo bancado pela AMD, não pela Sony ou MS, sem pagar o desenvolvimento não da para exigir exclusividade.

• Membro VIP
Postado

então pelo visto o APU de 8 núcleos sai mesmo :) Falta ver que chip sairá. Eu acho que sairá um superior ao do PS4 e nao inferior. Video game nao precisa de tanta coisa, já que a programacao é para um hardware específico, ao contrário de pcs, onde teremos toda classe de combinacoes possíveis, desde uma APU GCN + 8 cores rodando com alguma GT210 ou inferior e rodando com alguma HD8990 (quando sair).

Postado
Tem alguma chance, dele ser FM2?

Não deve ser FM2 porque a APU do PS4 deve ser um SoC (System on a Chip, integra tudo, até o chipset, no mesmo chip). Provavelmente nem terá socket, deve ser BGA (soldado na placa).

E deve ser bem inferior ao PS4 porque deve ser em capado (chips defeituosos)...

Postado
Não acho que MS e Sony entraram em acordo, a AMD ofereceu uma solução à MS que tradicionalmente não se preocupa com a exclusividade do hardware, eles toparam, ai vem a Sony, querendo um chip sem ter que pagar pelo desenvolvimento dele, a AMD mostra o que tem e a Sony diz sim.

Esse chip, integração e máscaras, provavelmente foi todo bancado pela AMD, não pela Sony ou MS, sem pagar o desenvolvimento não da para exigir exclusividade.

Desculpa, mas não existe nenhum indício que leve a crer que a AMD pagou integralmente pelo desenvolvimento do chip, integração e máscaras, tudo referente aos chips que eventualmente irão para o PS4 e o X720. Muito pelo contrário, existe inclusive um slide recente da AMD que diz claramente o contrário que você.

rviolv.jpg

Sim, a AMD pagou inteiramente pelo Kabini/Kaveri, mas eles não irão para PS4/x720 (isso é claro pelo número de núcleos do PS4). E sim, parte dos chips do PS4/X720 é derivado do Kabini, mas é por isso que eles são semicustom. De novo, bobcat/jaguar != chip.

E A MS não se preocupa com exclusividade de HW porque ela vende essencialmente SW, console é diferente, até mesmo pelo fato da receita de jogos para o PS4 ir para a Sony e não para a M$ (enquanto a M$ lucra com o windows/office/jogos para PC/tablet/celular não importando a origem do HW).

Postado

Sirroman, a AMD deve falar em mais detalhes no próximo Hotchips, mas pelo que eu vi, na APU do PS4 os 8 núcleos estão organizados em dois grupos de 4, cada grupo com seu cache L2; do mesmo jeito que os 4 núcleos do Kabini. E tudo indica que a GPU é uma Pitcairn completa mas com duas CUs desabilitadas (para garantir a produção mesmo que os chips apresentem pequenos defeitos).

A APU é semi custom no sentido de que não foi necessário desenvolver tudo, mas foi necessário desenvolver um chip novo a partir de blocos já existentes. Por mais que esses blocos já existiam, foi necessário desenvolver toda a "cola" para grudá-los (a parte "uncore" do chip) e ainda deve haver tecnologia da Sony integrada dentro do chip. (3rd party IP)

screenshot20120202at920.png

• Curtir 2
Postado
Sirroman, a AMD deve falar em mais detalhes no próximo Hotchips, mas pelo que eu vi, na APU do PS4 os 8 núcleos estão organizados em dois grupos de 4, cada grupo com seu cache L2; do mesmo jeito que os 4 núcleos do Kabini. E tudo indica que a GPU é uma Pitcairn completa mas com duas CUs desabilitadas (para garantir a produção mesmo que os chips apresentem pequenos defeitos).

A APU é semi custom no sentido de que não foi necessário desenvolver tudo, mas foi necessário desenvolver um chip novo a partir de blocos já existentes. Por mais que esses blocos já existiam, foi necessário desenvolver toda a "cola" para grudá-los (a parte "uncore" do chip) e ainda deve haver tecnologia da Sony integrada dentro do chip. (3rd party IP)

screenshot20120202at920.png

Sim, eu concordo absolutamente com você. Eu acho que é isso mesmo, mas a questão que as noticias que dizem que "o chip do PS4 vai ser lançado para o mercado client" ignoram o fato da SONY ter pago pelo desenvolvimento desse SoC. Então é muito, muito improvável que a AMD possa reutilizar o mesmo SoC para outros clientes/mercados. E ainda bem mais improvável que a AMD tenha feito o mesmo SoC para os dois consoles como o colega trouxe, pois assim como a Sony pagou pelo SoC dela, a M$ também!

Salvo em caso de um acordo entre a AMD+Sony+M$, sinceramente não vejo como isso é possível sem a AMD jogar na lama a reputação dela.

• Membro VIP
Postado
Alguém já tinha visto essas lindezas baseadas no Trinity???

http://www.xi3.com/index.php

http://www.xi3.com/news.php?id=829

Como se não bastasse, vem com openSuse por padrão! :D

Essas pequenas bugigangas sao servidores? Cadê o espaco no case para encher de disco rígido? Se nao tiver lugar para lotar de HD nao me serve nao rsss.

Fiquei pensando em montar uns NVR com Linux e Hondo, será que ficaria legal?

Postado
Galera me desculpem pela pergunta mas, quais serão as APUs FM2 lançada esse ano?

Serão os Richland, agora no meio do ano, o Kaveri ninguém sabe ainda, se será compativél com o FM2.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...