Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Piledriver - Vishera / Trinity - Review e questões técnicas


V i X

Posts recomendados

Olá,

Não vejo com maus olhos esses series FX-9*** é só pensar que a intel criou um socket novo para sua linha extreme, porque a AMD não poderia fazer o mesmo? A Intel pode e AMD não?

Assim como a linha Intel a linha AMD será para poucos entusiastas e pessoas que precisão de desempenho extremo...A pergunta é vai ganhar no i7 extreme :D nos bencks da vida ? se vencer o servico foi bem feito...

Abraços,

O problema não é a AMD ter processadores "Extreme". Os antigos Athlon 64 FX eram muito queridos pela galerinha endinheirada. O problema é vir um processador quente e gastador de energia com TDP de 220W, que provavelmente nem tem uma performance que justifique isso. Acho que a AMD só vai estar preparada "de verdade" para os 5.0GHz quando chegar aos Steamroller de 28nm (se fosse 22nm seria ainda melhor). Esses sim ficariam bacanas em 5.0GHz, se conseguissem um TDP máximo de 140W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vale lembrar que os IB com a pasta branca entre die e a capa de aluminio tambem esquentam bastante. Vendo melhor, depois de ler algmas analises a AMD acertou na mao com esses FX pois competem com os IB i7 e dependendo do caso com a serie Extreme a um custo mais baixo. Os P4 conumiam um montao e vendiam feito agua porque eram de 3.8 GHz, lembram?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sério cara? Esses 40,00 a mais com o PC 24h por dia? Fiquei até com medo de pegar um FX 8350 agora, dependendo do valor na conta pode valer mais a pena pegar um I7 3770K ou um 2600K caso a diferença se pague na luz num prazo de 1 ano.

Não, relaxa! Eu moro em Brasília, a energia é bem mais cara do que em qualquer outro lugar. E eu usava o FX-6100, era um gastão em energia. Penso que os Piledriver diminuiram isso...

Vale lembrar que os IB com a pasta branca entre die e a capa de aluminio tambem esquentam bastante. Vendo melhor, depois de ler algmas analises a AMD acertou na mao com esses FX pois competem com os IB i7 e dependendo do caso com a serie Extreme a um custo mais baixo. Os P4 conumiam um montao e vendiam feito agua porque eram de 3.8 GHz, lembram?

Eu passei a perceber que eles acertaram mais, quando saiu os Piledriver, principalmente o 8350 que em várias cenas encosta fácil no i7-3770k

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É nessa que eu vou. Para o marketing é uma boa ter um processador "octacore" a 5 GHz de fábrica. Esses vários GHz foram mote de campanha da Intel por muitos anos durante a época do P4, pois muita gente compra o processador pelos GHz.

E nos benchmarks que eu vi, esse FX tá enconstando e batendo nos i7 mais fortes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

220W é o TDP máximo. Esse processador nao será vendido em lojas, e sim para integradores, então dificilmente compraremos esse processador, salvo que compremos o computador que venha com esse processador, e ai usuário adinheirado compra sem pestanejar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marketing. Nesse caso quer dizer ao mundo que a AMD foi a primeira a lancar um processador comercial a 5 GHz, assim com o primeiro octacore, e em seu tempo o primeiro Quadcore, o primeiro 64 bits, etc.

Talvez não seja o melhor marketing, mas já cria um diferencial histórico, o que pesa a favor da imagem da empresa. Só acho que TDP de 220W e preço de processador "Extreme" da Intel não sejam estratégias inteligentes. Se a AMD quisesse lançar uma plataforma "Extreme" com preço alto, teria que lançar um produto que merecesse isso. Poderia ser um FX de 5.0GHz ou mesmo um Phenom III, sei lá! Até criar um Socket novo, algo que não é desejável, mas se a performance justificasse... Não interessa! Mas a relação performance x consumo tem que ser compatível com esse mercado. Caso os rumores dos altíssimos preços dos novos FX-9xx0 forem falsos, pode ser que esses modelos sejam interessantes para algumas pessoas. Eu sinceramente aguardaria os Steamroller ou ficaria quietinho com um já honesto FX-8350 "Piledriver".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sei lá, hoje eu vi a cotacao das acoes da AMD, e estavam em USD 4.10 no momento que vi. Alguns meses atrás estavam rondando USD 2.11 e em maio chegaram a USD 1.85 (pensei que era o fundo do pouco, mas ainda nao). As acoes tiveram um aumento na ordem de 100% nos últimos meses, e acho que isso é resultado de políticas acertadas da AMD, como a divulgacao que ela fornecerá hardware para os novos video games, e por ai vai.

Esperemos que a decisão da AMD tenha sido acertada, e até porque, quem compra micro montado nao olha TDP.

Quem sabe o TDP de um Lenovo Z570? Eu acho que ninguém, nem mesmo nós informáticos ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Voltando ao clube " bem estou por fora dos lances como sou fan na amd espero que agora com os investimentos novos que vão ter da sony e microsoft ,possam desenvolver o steamroller parrudão pra dar uma cutucada na intel que já matou mais um socket ¬¬ como acho isso falta de respeito com o consumidor .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Especulação... Diria que relacionada ao anuncio dos Opteron ARM.

Pessoalmente não estou tão otimista assim.

Concordo que é especulacao, até porque a AMD produz tecnologia e até uns tempos atrás, fabricava os próprios processadores. A ARM só desenvolve a IP e está melhor cotizada na bolsa que a AMD.

Bolsa é um saco de especulacao, mas se o mercado reagiu bem, as novidades da AMD tem surtido algum efeito, e ao menos vai postergar a morte (iminente) da empresa.

Agora, para o mercado continuar reagindo bem, a AMD tem que comecar a colocar umas moedas no bolso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que há uma discrepância muito grande entre o FX-8350, que é 125W, e o FX-9370, que é 220W. Está faltando um meio-termo aí. Se a AMD conseguisse fazer a "mágica" de lançar um FX octa-core com 4.4GHz, turbo a 4.8GHz e um TDP máximo de 140W, aí sim eu acharia bacana...

Será que no Steamroller vem? Já há algum rumor sobre os modelos de FX Steamroller?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

The Stilt "conserta" o teste SuperPi no Vishera (Bulldozer precisa de uma solução diferente e incompleta), não me ficou claro o que ele fez. Li menção a microcode mas não parei para reler com atenção redobrada.

Resultado (SuperPI):

4.1GHz A10-6800K (com MOD): 17m34s.

Teste de referência a 5GHz: 18m15s.

Diferença de +3~%, mas com -18% no clock! (ou clock ~21% maior no resultado de referência)

http://www.techpowerup.com/186056/the-stilts-bulldozer-conditioner-software-amd-superpi-history-to-be-re-written.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

The Stilt "conserta" o teste SuperPi no Vishera (Bulldozer precisa de uma solução diferente e incompleta), não me ficou claro o que ele fez. Li menção a microcode mas não parei para reler com atenção redobrada.

Resultado (SuperPI):

4.1GHz A10-6800K (com MOD): 17m34s.

Teste de referência a 5GHz: 18m15s.

Diferença de +3~%, mas com -18% no clock! (ou clock ~21% maior no resultado de referência)

http://www.techpowerup.com/186056/the-stilts-bulldozer-conditioner-software-amd-superpi-history-to-be-re-written.html

Nos testes com o FX-6100, eu percebia que ele a 4.2ghz pontuava muito mais do que a 4.9ghz (acima disso eu não conseguia nem abrir o Paint kkkkkk)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos testes com o FX-6100, eu percebia que ele a 4.2ghz pontuava muito mais do que a 4.9ghz (acima disso eu não conseguia nem abrir o Paint kkkkkk)
Interessante, alguém mais gabaritado pode ajudar a fazer sentido a isso?

Eu não sou tão gabaritado assim, mas acredito que isso seja um sinal de que o overclock não estava completamente estável.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei lá, hoje eu vi a cotacao das acoes da AMD, e estavam em USD 4.10 no momento que vi. Alguns meses atrás estavam rondando USD 2.11 e em maio chegaram a USD 1.85 (pensei que era o fundo do pouco, mas ainda nao). As acoes tiveram um aumento na ordem de 100% nos últimos meses, e acho que isso é resultado de políticas acertadas da AMD, como a divulgacao que ela fornecerá hardware para os novos video games, e por ai vai.

Esperemos que a decisão da AMD tenha sido acertada, e até porque, quem compra micro montado nao olha TDP.

Quem sabe o TDP de um Lenovo Z570? Eu acho que ninguém, nem mesmo nós informáticos ;)

Essa história das ações da AMD é complicada. Chegaram a valer quase $40,00 na época da aquisição da ATI. Depois com os fiascos da primeira geração do Phenom desceram à casa de menos de dois dólares, quando se pensava no fundo do poço com aqueles seguidos trimestres de prejuízo (acho que 11~12 no total).

A questão é, eu não me alegraria com ações a $4,10, pois elas ainda chegaram a 6,85 com o lançamento do Thuban, mas depois voltaram a despencar. Isto mostra que a saúde financeira da empresa não é das melhores. A AMD sofre de uma doença crônica, que é a falta de definição sobre o seu mercado.

Em uma época foi uma empresa x86 top de linha, mas hoje a AMD vai fabricar, mas não fabrica ARMs. Tem processadores top de linha que não são top. Vai se focar no mercado mobile, mas até agora não consegue ser forte nesse setor. Não consegue se sobressair em workstations nem servidores... Enfim. Hoje penso seriamente se como empresa a AMD fez um bom negócio em adquirir a ATI.

Só pra exemplificar, a Qualcomm - antiga divisão Imageon da AMD que o Sr. Dirk Meyer vendeu porque não tinha dinheiro pra investir - hoje vale 100bi, enquanto a AMD dificilmente vale 3bi, em termos de market share.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!