Ir ao conteúdo

Solda - Quais os riscos da fumaça?

Ibraim Rebouças

Posts recomendados

Postado

Pessoal, a solda utilizada em eletrônicos, a maioria têm chumbo na composição, e como sabemos, assim como mercúrio e outros é um metal bio acumulativo. Há também a fumaça liberada pelo fluxo da solda...

Gostaria de saber quais os cuidados devem ser tomados, equipamentos de proteção utilizados ao manusear a solda...

Já vi em alguns lugares, mas as controvérsias impossibilitam-me de tirar uma conclusão correta.

Obrigado!

Postado

Binho11, como você mesmo falou existe muita controvérsia a esse respeito.

Eu mesmo já pensei nisso mas continuo usando (e respirando) solda.

Mas o que dói o nariz mesmo é o vapor de cola rápida (aka superbonder). Ô coisa horrível.

Com relação a equipamentos de proteção já existem, veja: http://www.netserv19.com/ecommerce_site/produto_131807_2762_Exaustor-Fumaca-Bancada-HK-700--ESD

Mas vamos esperar mais alguém para nos dar mais luz no assunto.

Abraço

Postado
Pessoal, a solda utilizada em eletrônicos, a maioria têm chumbo na composição, e como sabemos, assim como mercúrio e outros é um metal bio acumulativo. Há também a fumaça liberada pelo fluxo da solda...

Gostaria de saber quais os cuidados devem ser tomados, equipamentos de proteção utilizados ao manusear a solda...

Já vi em alguns lugares, mas as controvérsias impossibilitam-me de tirar uma conclusão correta.

Obrigado!

O cuidado que você deve tomar é de não ficar se preocupando muito com coisas que não têm tanta importância. :D

Existem coisas muito mais nocivas à saúde que a fumaça que você inala ao soldar algum aparelho. Nunca vi ninguém morrer ou ter algum problema de saúde devido à solda utilizada em eletrônica, ao contrário do cigarro, poluição, poeira, mosquito da dengue, escorpião, violência no trânsito, falta de segurança nas nossas cidades, gripe, meningite, stress, febre amarela, infecção intestinal bacteriana, tênia, lombriga, além de inúmeras outras doenças que atacam o ser-humano.

Achou muita coisa?! Não falei nem um centésimo dos problemas que podem nos ocorrer durante a vida. Acredito que a inalação dos vapores da solda e o contato com o chumbo está entre um dos fatores de menor preocupação que você deveria ter. É mais fácil você acabar criando uma doença (devido ao stress) tentando encontrar uma resposta para sua pergunta do que se passar mais 20 anos trabalhando com solda. ;)

Postado

sempre é bom evitar a exposicao a qualquer coisa que nao seja natural

ninguem quer ser cobaia de nada

então você com pouco dinheiro pode fazer alguma coisa e ficar sem se procupar

tipo trabalhar em lugar bem ventilado, usar um micro ventilador e dutos para jogarem a fumaca para fora do ambiente, etc.

Postado
Cara,eu sei que é nocivo,mas eu fico com um prazer imenso quando soldo um protótipo meu e sinto aquele cheirinho de solda...

kkkkkkkkkkkkk!! O cheiro é mais por parte do fluxo(tem que ser bom afinal níguem vai querer trabalhar direito cheirando mal:D Mas tem chumbo no meio e chumbo e metal pesado, mesmo em pequena quantidade o metabolismo do corpo não consegue tirar :crazy:

aqui não tenho problema ja que faço com óculos com lente e consigo ficar afastado e não olhando em cima do protótipo. mas também não precisa ter tanto medo e so evitar inalar diretamente e não ficar com a cara perto ao ponto de ecostar o ferro no rosto :D:D

Falou

Postado

use um pequeno ventilador virado pra loge de você puxando o ar da area da solda e jogando para outro (ou seja, ventilando pra longe de você e nao em cima).

ja ajuda bastante

Postado

Não precisa ficar neurado, basta um pequeno exaustor (ou um cooler virado, como o amigo disse), se puder colocar um filtro de carvão ativado por trás do cooler ajuda pois ele vai reter o grosso da "sujeira", que não ficará no ar. Em um ambiente fechado, o cooler só jogaria a fumaça de um lugar para o outro e você acabaria respirando de qualquer jeito, por isso é bom o filtro de carvão ativado.

O mal que a fumaça faz é como qualquer outra fumaça, inclusive a do cigarro e do cano de descarga do carro, o que faz a diferença é o tempo de exposição. Se você trabalha em uma sala com janela pequena, ou sem janela nenhuma, e fica respirando isso 8 horas por dia, pode fazer mal a longo prazo sim.

Agora, quanto ao chumbo, não há nenhuma chance (nenhuma mesmo) de você respirar chumbo nesta fumaça pois o ponto de evaporação do chumbo é de 1725ºC e eu garanto que você não tem nada aí no seu laboratório que possa fazer isso. O problema maior do chumbo é o contato direto com as mãos pois você acaba levando a mão à boca ou tocando alimentos que vai comer. Já notou que a mão fica preta quando manuzeamos a solda, é isso aí, o contágio é por contato é direto, não pela fumaça.

Para se librar do problema com o contato direto, sugiro o uso de luvas nitrílicas, tem um modelo fabricado pela Danny, chamado sensiflex, que é bem legal pois não tira a sensibilidade das mãos

Postado

amigo, de acordo com os posts acima parece que a sua preocupação com a fumaça não é muito nociva, para previnir use uma mascara....

e aproveitando a preocupação use tambem oculos para testar placas e circuitos, pois se um capacitor estourar/vazar pode prejudicar a sua vista...

pff1%20cv.gif

%C3%B3culos%20de%20seguran%C3%A7a.jpg

Postado

Se você faz solda com frequencia, com pouco dinheiro você pode fazer uma bancada, é simples

imagina uma caixa de cabeça para baixo, a frente dela é de vidro e embaixo tem uma apertua para suas maos/bracos, acima da caixa bote uma cooler junto com um duto jogando o ar para fora da área de trabalho.

nao deve gastar nem 100 pra fazer uma coisa assim

vai proteger e você nao precisa usar equipamento de epi que embora sejam bons incomodam bastante e prejudicam a produtividade.

o vidro te protege de explosoes e coisas que possam voar no rosto

e a caixa mantem os gases longe.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-196034983-estaco-de-toner-iii-parai-semi-nova-apenas-r300000-_JM

a ideia é mais ou menos como essas estacoes de recarga de torner.

a diferenca é apenas que tem que ter um vidro na frente tampando quase td deixando apenas na parte de baixo espaco para maos antebraco entrar na caixa

Postado

Vapores de metal pesado são muito prejudiciais à saúde, não é brincadeira esse negócio, mas acredito que depende do tempo e quantidade da exposição a esses gases, uma pesquisa mais apurada é merecida para esse tema, o ideal é realizar o serviço em ambiente ventilado.

Postado

E por falar em soldadura...

alguem conhece algum metodo simples para derreter uma boa quantidade de estanho? Afim de poder mergulhar uma placa inteira ou pelo menos um dos lados.

Penso fazer isso numa panela, mas não sei se é uma boa ideia.

...e já que o assunto é proteção, existe algum risco?

Postado

Primeiramente muito obrigado pelas respostas. Vou providenciar as luvas recomendadas e a máscara!

Quanto ao ponto de ebulião do chumbo, ele é realmente elevado, meu medo é que algumas partículas possam subir junto com a fumaça do fluxo, mas não sei se é possível pois o chumbo é muito denso...

Ja pesquisei bastante sobre o assunto, mas infelizmente falta conteúdo concreto neste quesito.

Gostei da ideia de fazer a bancada com a frente de vidro e espaço para as mãos... Vou ver se consigo fazer isso! Muito bom!

Quanto aos óculos, sempre uso pra mexer em circuitos ligados, um conhecido meu perdeu a maior parte da visão em uma vista por causa de um capacitor...

LEOPUENA, como indicado, utilize um cadinho!

Obrigado a todos pelas respostas, vou tentar conseguir informações sobre o assunto, e caso consiga algo posto aqui pro pessoal.

Postado

no caso da protecao contra estouros recomendo aquela mascara que tampa o rosto todo, (tipo de soldador, mas transparente).

afinal ning vai querer ficar com a cara queimada numa situações destas....

Postado
meu medo é que algumas partículas possam subir junto com a fumaça do fluxo, mas não sei se é possível pois o chumbo é muito denso...

Não se preocupe com o chumbo nesta situação. A fumaça do fluxo faz mal, mas não contém chumbo. Veja o filtro de carvão ativado de uma estação de solda com exaustor de fumaça que vai ver do que eu estou falando. O filtro entope com uma substância amarelada e grudenta, é com isso que temos que nos preocupar pois vai tudo para nossos pulmões. No caso do chumbo o uso de luvas e o cuidado de não levar as mãos à boca já é suficiente.

Tomem cuidado com a borra da solda, não joguem no lixo.

Outra coisa, não lave sua esponja vegetal na torneira pois o resíduo de chumbo contamina nossa água.

E, caso alguém pergunte, ainda não sei o que fazer com a borra mas parei de jogar fora já tem um tempo, tem um saco de borra de solda aqui que um dia pretendo descobrir como me desfazer sem detonar o ambiente.

Postado

LEOPUENA, tente comprar pela Internet! Já estou acostumado a fazer compras online, e nunca tive problemas, basta saber os sites certos! Ja comprei equipamentos na Instrutherm, (http://www.instrutherm.com.br), gostei muito do atendimento, e os produtos chegaram rapidinho, e o preço ainda é bom.

ablacon64, não sabia desta da pasta que o fluxo forma... Vou começar a tomar cuidado com isso, vou ver se consigo um exaustor. E a solda, também não estou jogando fora...

mister nintendo, posta os resultados ai pro pessoal quando terminar? Informação é sempre bem vinda!

Obrigado!

Postado
ablacon64, não sabia desta da pasta que o fluxo forma...

Se você tiver uma estação de retrabalho de ar quente, normalmente ela tem um filtro de carvão ativado que fica no tubo da entrada de ar, para não deixar entupir o compressor, retire a tampa do tubo é dê uma olhada. É sinistro!

E a solda, também não estou jogando fora...

Nota 10 para você! Espero que outros sigam o exemplo. Precisamos pensar depois no que fazer com a solda recolhida. Já vi que existem recicladores de borra de solda, mas ainda é um investimento alto para mim:

http://www.hikariferramentas.com.br/?p=22120

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!