Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R1100, Radeon R* 2*0. "Sea Islands", tópico oficial de discussão


Posts recomendados

  • 2 semanas depois...

Pessoal a AMD finalmente ja deu alguma notícia sobre o Mantle....

O mesmo será lançado ainda no primeiro Trimestre de 2014 com o novo drive Beta o Catalyst 14.1. As principais novidades são:

- Grandes melhorias em desempenho no Battlefield 4

- Melhorias adicionais ao ritmo de frames

  • Suporte ao Eyefinity e 4K em hardwares não-XDMA
  • Suporte para dual gpu
- Suporte ao AMD True Audio no Catalyst

Segundo a AMD o ganho em desempenho será de 45%!!! a mais que o directX. A principio como ja foi informado ano passado, esse ganho será acompanhado inicialmente no Battle field 4, que "detém os direitos" como primeiro jogo a receber suporte para o Mantle. O patch de BF4 para suporte ao mantle está previsto para ser lançado ainda este mês....

Além disso a AMD promete(promete faz tempo mas nada de resultados) uma melhora no Frame Pacing que acompanha a AMD desde as Radeons 7xxx...

Fonte e mais informações em; http://wccftech.com/amd-catalyst-14-1-beta-launching-q1-2014-supports-directx-112-mantle-trueaudio-frame-pacing-fix-gpus-apus/#ixzz2q77z5m7i

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Monstrinha essa 290x Lightning  :devil:

 

Já estou perdendo as esperanças no Mantle, a AMD/Dice está enrolando, enrolando, e não mostrando nada.

Estou esperando a AMD lançar o Mantle para trocar de VGA (depois de ser "enrolado" pela Kabum (_( ).

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Monstrinha essa 290x Lightning  :devil:

 

Já estou perdendo as esperanças no Mantle, a AMD/Dice está enrolando, enrolando, e não mostrando nada.

Estou esperando a AMD lançar o Mantle para trocar de VGA (depois de ser "enrolado" pela Kabum (_( ).

 

 

Abraços.

 

Pelo menos eles estão mais perto do que longe pra mostrar alguma coisa ne?? :D

 

Cara 45% a mais em desempenho é praticamente uma Placa de Vídeo nova. Se a noticia confirmar com o Driver BETA, acredito que muita gente que comprou as 7xxx não troca nem tão cedo as placas, 

 

Não sei se você viu no link que postei, mas a AMD postou um comparativo de ganho em desempenho ao longo de 1 ano entre os Drivers 12.12 até o 13.12. Sinal de que ainda da pra "enxugar" mais um pouco essa arquitetura GCN, principalmente se eles fixarem o problema do CrossFire.

 

AMD-Catalyst-14.1-Performance.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ne0n, sim eu vi.

 

Se for esses 45% mesmo, por exemplo, a 280X vai ter o mesmo desempenho da GTX 780, a HD 7770 o mesmo que uma GTX 660 Ti  :eek:

Para mim é muita coisa, mas nada impossível  :D

Com 45% de ganho em cima do DX, um "simples" CF de HD 7770 ficaria um monstro.

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Eu acredito que está perto do final os aumentos de performance que virão com futuros Catalysts... vejam lá, o GCN já tem 3 anos de vida e as novas placas(7790, 290s) não tem muitas diferenças arquiteturais pra uma 7970 normal...

 

 

 

 O Trunfo do Mantle é redução da necessidade do uso de CPu pela placa de vídeo... coisa que afeta muito mais as radeons.

 Me parece que CPus mais lentos se beneficiarão mais da tecnologia.

 

 Quanto aos games eu não estou sabendo de nada, a não ser que vai ter uma demo baixável pra testar a tecnologia, marcada pra sair depois do patch do battlefield 4.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais importante do que isso, será o real desempenho dos jogos em Mantle...não adianta ficar só nas palavras, tem que mostrar! 

 

Acredito que se mostrar um desempenho no mínimo 20% superior ao DX será excelente e, também tem que ser algo "menos complexo" para realização dos games e mais estável. Eu estou apostando minhas fichas na R9 290x estou juntando um bom dinheiro para comprar.

 

Vamos ver se AMD vai cumprir o que foi prometido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, só  agora percebi uma lacuna no novo lançamento da AMD, qual placa irá substituir a HD7850? 

Quase comprei a R7 260x achando que tinha o mesmo desempenho da HD7850. 

Obrigado Xita rsrsssrrsrs

Att

Altamir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, só  agora percebi uma lacuna no novo lançamento da AMD, qual placa irá substituir a HD7850? 

Quase comprei a R7 260x achando que tinha o mesmo desempenho da HD7850. 

Obrigado Xita rsrsssrrsrs

Att

Altamir

 

Creio que a 7850 é/será equivalente a R9 270 Normal, sem o "X".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Vou fazer um elogio e uma crítica aqui pra placa da Sapphire.

 

 A solução custom da Sapphire pra este round de placas está sensacional! A melhor solução que eu já ví em todos os anos em que eu acompanho VGAs!

 

 Vejam só a R9 290 Tri-x com a performance de GTX 780 Lightning nos testes!

3dmark7.png

 

 E a 290x com performance de 780Ti nos jogos:

Crysis3_2560x1440_FRAPSFPS.png

 

 Com consumo igualzinho, sem alterar nada, e sem fazer nenhum barulho!

 

 60576.png

Temperaturas de placa premium:

 

60573.png

 

 E o mais interessante de tudo: funciona bem em gabinetes apertados:

 

 Temperatures.png

Palavra do TOM's:

 

TOMS' Hardware - http://www.tomshardware.com/reviews/r9-290x-case-performance,3710-3.html

 

A graphics card in a closed case doesn’t necessarily get hotter than one on an open test bed, so long as the enclosure is configured correctly.

 

Certain vendors are leaving performance on the table due to their half-baked coolers. Direct-contact heat pipes that don't touch the GPU aren't effective in cooling it. In essence, a case is going to accentuate all of the shortcomings of a given thermal solution, some of which aren't evident during open-air testing.

 

Unoptimized fan cover designs negatively affect airflow...

 

Generally, though, you need faster fan speeds to maintain the same GPU temperature, which means more noise. Exceptions prove the rule, as illustrated by Sapphire's card.

 

If AMD's Hawaii GPU does get too hot, it's due to high thermal density, compounded by insufficient thermal management from AMD and its board partners. A commendable exception is Sapphire's effort.

 

 

 

 

 

 E aí vem os problemas: A placa é enorme!

 

radeon-r9-290x-cooling-case,O-5-415589-2

 

 E custam $450(R9 290) e $600(R9 290x). Caríssimas, mas justificam o gasto pra quem espera conforto total de uma VGA.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não terei problemas em relação a esse tamanho, normalmente quem quer um VGA dessa não vai colocar ela em um gabinete "caixa de fosforo" (tamanho pequeno).

 

Será que vai demorar para chegar no Brasil?

 

 Já tem na guerra digital, vai esgotar rapidinho lá.

 

https://www.guerradigital.net/placas-de-video/ati/sapphire-radeon-tri-x-oc-r9-290-4gb-512-bit-gddr5-11227-00-40g-pre-venda-previs-o-de-postagem-23-01-2014.html

 

 esgotou. :( (ontem tinha estoque pra ela).

 

 Quanto ao tamanho da placa, acontece que ela é um pouco maior que o convencional, pra instalar ela talvez você tenha que retirar a gaveta inferior de baias de HD...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela nem é tão grande assim, na verdade qualquer gabinete meia boca por ai cabe uma VGA de 305cm (Paguei 120 no meu Cougar Solution e ele cabe duas 320cm)

Porxa, vida, ia fazer Sli de minha GTX 760 Windforce, mudei de ideia, vou vender ela no fim do ano, pegar uma R9 290 tri-x e fazer um cross daqui a dois anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Um dado interessante do techpowerup: o bom cooler da 290xDCU diminuiu muito bem as temperaturas o consumo!

 

 power_average.gif

 

 

 Primeiro teste que sai de uma 290x customizada por lá.

 

link: http://www.techpowerup.com/reviews/ASUS/R9_290X_Direct_Cu_II_OC/1.html

 

 

 

 É algo que já aconteceu com a GTX480(alguém lembra do fervi aí??):

 

power_average.gif

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Cara, quem diria que o chip que diziam que tinha trabalho pra alcançar 1Ghz está levantando voos tão altos:

 

 

R9 290x Tri-X PcPer

oc5.jpg

 

 

My stable limit (with our sample) was 1225 MHz on the GPU at a 200 mV offset.  In GPU-Z, the voltage reported as high as 1.297v which obviously varied depending on the load from the game on the GPU.

 

 

 

 

 

R9 290x Direct *****

 

R9-290X-ASUS-54.jpg

 

 

As you can see above, even with a few minor modifications to the core voltage and Power Limit, the core easily hit nearly 1.2GHz while the memory evened out at 6016MHz. Both of these represent vast improvements over what was achievable with the reference card. The best part about this is there’s even more room there since fan speeds were at 60% (which was still surprisingly quiet). And yes, there's still more in the tank.

 

 

 

 

R9 290 Tri-X

R9-290-SAPPHIRE-54.jpg

 

 

 

By using TRIXX we were able to get the Sapphire R9 290 Tri-X OC we were able to hit 1251MHz on the core and 5666MHz on the GDDR5 with .085V of extra voltage. This vastly outstrips the levels attained by our reference samples and brings actual performance to some incredible levels.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 É oficial lançamento do Mantle.

 

 Por hora, é apenas compatível com as R9 290x/290/260x/260 (Todas baseadas na nova arquitetura). Um driver está sendo preparado para adicionar suporte as outras 2xx.

 Pra poder usar o poder do Mantle no Battlefield 4, é necessário que tenha instalado o driver Catalyst 14.1 beta, que será postado pela AMD aqui dentro de alguns dias.

 

 

 Pra quem logou hoje na origin pra acessar seu Battlefield 4, já é oferecido o download do Patch do jogo que possibilitará o uso do Mantle:

 

 Battlefield-4-Mantle-Update2-635x445.jpg

 

 

 

 Seguem abaixo alguns testes realizados com o Mantle em máquinas AMD;

 

 

 Battlefield 4:

 

Battlefield 4 + Mantle
  • AMD FX-8350 + R9 290X +23% Performance increase Vs. Direct X
  • Core i5-4670k + R9 290X +7.5% Performance increase Vs. Driect X
  • Core i7-4960X CPU + R9 290X GPU
    • 1080p, Ultra Preset, 4xAA: 9.2% improvement with Mantle
    • 1600p, Ultra Preset, 4xAA: 10% improvement with Mantle
  • Core i7-4960X CPU + R7 260X GPU
    • 1080p, Ultra Preset, 4xAA: 2.7% improvement
    • 1600p, Ultra Preset, 4xAA: 1.4% improvement
  • A10-7700K CPU + R9 290X GPU
    • 1080p, Ultra Preset, 4xAA: 40.9% improvement
    • 1600p, Ultra Preset, 4xAA: 17.3% improvement
  • A10-7700K CPU + R7 260X GPU
    • 1080p, Ultra Preset, 4xAA: 8.3% improvement
    • 1600p, Low Preset: 16.8% improvement

 

 

 

 

 

 

 

 Demo tecnológica Star Swarm(simliar a um 3d mark):

 

Star Swarm Demo + Mantle

The second set of numbers were shared by TechGage showcasing the performance numbers in the Star Swarm demo which was a recent highlight at CES 2014, you can see the performance numbers mentioned below:

  • CPU-limited scenario319% (1080p) and 281% (1600p) performance improvement in the “RTS” test on Extreme settings with the AMD A10-7700K and an AMD Radeon R9 290X.
  • GPU-limited scenario5.1% (1080p) and 16.7% (1600p) performance improvement in the “RTS” test on Extreme settings with the Core i7-4960X and an AMD Radeon R7 260X
  • Average uplift for 1080p115.65% (Average of 290X and 260X data on the i7-4960X, A10-7700K, FX 8350 and i5-4670K)
  • Average uplift for 1600p75.19% (Average of 290X and 260X data on the i7-4960X, A10-7700K, FX 8350 and i5-4670K)

 

 

 

 

 Pelo visto, o Mantle beneficia muito mais em situações onde há grandes gargalos de CPU ocorrendo. Pode permitir parear CPUs mais fracos como o FX-6300 junto de GPUs topo de linha como uma 290x sem uma perda grande de frames por segundo.

 

 

 

 

---------------------------

 

 

 

 Vejam a diferença de trabalho de um processador mais fraco junto de uma engine mais forte, com e sem o Mantle(mediante uma função do BF4):

 

 test0gstb.gif

 

 

 Os pontos em amarelo mostram a eficiência do CPU em fazer a sua parte no jogo(aúdio, física, movimentação, conversa com o driver de vídeo e com a engine gráfica...). Os pontos verdes mostram a eficiência da GPU no jogo(detalhes, redução de serrilhado, tesselação, texturização).

 

 Melhora-se a consistência dos frametimes(frametimes é usado aqui pra medir, em intervalos menores do que um segundo, os frames gerados no jogo) com a nova API.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!