Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituir 4 pilhas D por fonte de 6V 2,8A


dmjunqueira

Posts recomendados

Olá Pessoal,

Sei que este tema já foi bem debatido em outros tópicos (links abaixo) mas eu não tive tanto sucesso quanto os outros colegas...

http://forum.clubedohardware.com.br/trocar-4-pilhas/508359

http://forum.clubedohardware.com.br/trocar-4-pilhas/862412

Tenho uma bomba de ar elétrica para encher colchões. Ela utiliza 4 pilhas D em série como alimentação.

Resolvi substituir as pilhas por uma fonte DC.

Peguei um multímetro, liguei em série no circuito de alimentação do motor da bomba com as pilhas e medi uma corrente de 2,75 A.

Como as pilhas têm 1,5V cada, comprei uma fonte da Kairos, com 6V e 2,8A (modelo ELT0628).

Peguei a fonte liguei na tomada e medi uma tensão de 5,99V entre os polos da fonte...até aí beleza...

Quando liguei a fonte DC diretamente aos polos do motor elétrico ele ficou oscilando (inverter a polaridade da fonte não resolveu). :eek:

Pra tentar descobrir o problema, eu liguei o multímetro em paralelo nos polos da fonte juntamente com o motor elétrico, e descobri que a tensão da fonte estava caindo pra ~ 0,7V!

Ainda sem entender o motivo, eu liguei o multímetro em série com o motor e a fonte, na escala de 10A SEM FUSÍVEL e, para minha grande surpresa, o motor funcionou redondinho, até mais forte do que o normal, pois medi uma corrente de ~ 6A...:confused:

Ligando a fonte diretamente (sem o multímetro em série) o problema de oscilação permanece (a bomba não funciona direito).

Bem, meus conhecimentos em eletrônica são meio limitados, mas acredito que alguma coisa no circuito do multímetro está corrigindo algum detalhe que eu deixei passar (por falar nisto é um multímetro digital da Minipa)...Então estou postando a história aqui pra ver se alguém mais experiente pode me ajudar.

:D

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara que estranho, o multimetro não pode influênciar em nada, pois se ele tiver alguma influência a medição não pode ser precisa. Sera que não tem algum mau contato ai? Se você fizer tudo de novo os resultados são os mesmos?

É importante ver que a fonte tem uma tensão maior, dependendo do motor isso pode ser um problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Valeu pelas respostas.

Eu não acredito que seja mal contato pois eu testei com um cabos com jacaré na ponta e tomei bastante cuidado com a ligação...também repeti várias vezes o teste e deu sempre o mesmo resultado:

s/ multímetro em série = motor oscilando

c/ multímetro em série = motor OK

Hoje eu também testei em um fonte digital regulável (dessas profissionais).

Regulei a tensão para 6,0V e fui aumentando a corrente até o motor funcionar normal...E funcionou com ~3,0A.

Desculpem a pergunta de iniciante, mas quando o motor começou a funcionar, a tensão mostrada na fonte caiu para ~1,7V...Isto é normal?:confused:

Agradeço se puderem sugerir +/- qual indutor usar (que indutância?).

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pera lá..... pera lá....

no amperímetro e no tensímetro do multímetro não tem diodo? cara... to achando que essa tua fonte DC é em meia onda ou então não tem capacitor depois da retificação

experimente espetar, cuidando a polarização, um capacitor de uns 4700micro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pera lá..... pera lá....

no amperímetro e no tensímetro do multímetro não tem diodo? cara... to achando que essa tua fonte DC é em meia onda ou então não tem capacitor depois da retificação

experimente espetar, cuidando a polarização, um capacitor de uns 4700micro

Tenho alguns capacitores cerâmicos de 5,6pf x 100v...Será que estes servem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tenho alguns capacitores cerâmicos de 5,6pf x 100v...Será que estes servem?

Servir servem, não dá para dizer que não.

O problema que para conseguires 4.700 uF com paralelo de capacitores de 5,6 pF vais ter de colocar 839.285.715 deles

Repare:

839.285.715 x 0,0000000000056 = 0,0047 ou seja 4.700 uF

Vai ficar um pouco difícil de montar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não acho nenhum lugar na minha cidade que vende um indutor...:angry:Só achei no mercado livre, só que demora muito pra chegar.

Consegui um capacitor de 1000uF...Vou testar e ver no que dá...

Indutor não se compra, se faz, ou se aproveita algum já feito.

Uma fonte velha, estragada, terá uns dois ou três indutores com certeza bons ainda.

Veja ai, marquei alguns em uma fonte qualquer:

indutores-1.jpg

Ou pegue um núcleo qualquer e enrole você mesmo. Assim:

Fazendoindutor01.jpg

Ademais é só para teste mesmo. Pode resolver ou não..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

Arranjei vários capacitores (4700micro, 1000micro, etc) e indutores que retirei de umas fontes velhas (cheguei a fazer um indutor com um imã de um pequeno alto-falante). Fiquei vários dias tentando diversas configurações diferentes mas nenhuma resolveu o problema da oscilação do motor. :mad:

Então peguei um multímetro emprestado (mesma marca e modelo do meu) e fiz a ligação em série com o circuito (escala de 10A) e o motor continuou oscilando (ao contrário do que acontece quando uso o meu multímetro)...

Desconfiei dos cabos do meu multímetro e coloquei eles no multímetro emprestado e o motor parou de oscilar!!!!! Logo concluí que a influência no (bom) funcionamento do motor elétrico era causada pelos cabos do meu multímetro.

Pra acabar de completar, resolvi tirar o multímetro da jogada, e desconectei o cabo positivo do multímetro e liguei ele em série com o circuito do motor (fonte -> cabo -> motor -> fonte), e o motor voltou a oscilar...

A mesma coisa aconteceu quando liguei apenas o cabo negativo em série.

Então liguei ambos os cabos em série no circuito (fonte -> cabo pos. -> cabo neg. -> motor -> fonte) e o motor parou de oscilar!!!!

:wacko::wacko::wacko:

Com o multímetro emprestado, medi a resistência dos cabos (em série) do meu multímetro e deu algo em torno de 0,5 - 0,6Ohms...Descontado a resistência dos cabos do multímetro emprestado, que é de 0,2Ohms, cheguei à conclusão de que a resistência dos cabos é de 0,3 - 0,4Ohms...Não parece ser tão absurda assim...

Confesso que estou perdido...Não tenho noção de que propriedade dos cabos está causado esta influência no funcionamento do motor...E preciso saber pra poder copiar e resolver o problema de funcionamento do motor :lol:.

Alguém tem uma ideia?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que desvendei o mistério...:D

Minha fonte é chaveada (acho) e ela está cortando a corrente quando passa de um certo valor (e religa logo em seguida)...Por isto o motor fica oscilando.

Quando eu coloco os cabos do multímetro em série no circuito, eles adicionam uma certa resistência que limita a corrente, impedindo que ela atinja o valor de corte da fonte.

Para testar, peguei um fio de cabo telefônico comprido e fiz uma bobina com o comprimento necessário para chegar a uma resistência de ~1,5ohms e coloquei em série no circuito...Funcionou como uma luva!!! O motor funcionou normal, consumindo uma correte de ~2,5A, que é exatamente a corrente quando funciona com as pilhas (com os cabos do multímetro, a corrente girava em torno de 5A, pois a resistência era menor).

O único problema é que o fio da bobina não parece adequado à corrente pois a bobina está esquentando bastante...Vou colocar um resistor equivalente e ver se funciona.

Outra solução acho que é trocar a fonte por outra linear (com transformador).

Valeu pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!