Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida - Construindo uma fonte


Raphael Celline

Posts recomendados

Boa tarde para todos do forum!!

Ja fiz umas perguntas no fórum sobre o assunto, mas hj tenho outra.

Estou construindo uma fonte ajustável 1,25v até 12v em 5 amps.

bem, a entrada dela depois da ponte é de +- 16V (coletado 15,95), e como ja falei a saída desejo de 12v, então fiz o seguinte circuito:

Circuito-1.jpg

Este circuito foi testado no multisim, onde eu apenas coloquei a tensão de entrada que peguei na saída da ponte retificadora, ou seja, a unica tensão coletada na realidade é a de entrada.

Depois eu refiz esse circuito na protoboard, e não bateu os valores. Consigo um valor de apenas 11v na saída.

É normal ter essa variação ???, pois fazendo as contas me da outro valor, mesmo que sejam próximos.

Rpot = (Vsaida - Vpino) / (Vpino/R2)

2420 = (12 - 1,25) / (1.25 / R2)

R2 = 281,39R

Essa foi a conta que fiz, mas na realidade nao bate.

Para deixar 12v na saída, abaixo R2 para 200R ou abaixo a soma do potenciômetros para 2200ohms, só ai tenho a saída desejada.

então pessoal, é normal isso??? ou talvez eu tenho feito algo errado?, mesmo que eu tenha montado tudo corretamente na proto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abaixe o resistor para 270 ohms e ai terás:

Ipol = 1,25 / 270 = 0,00462963

Vpot máx = 0,00462963 x (2.200 + 220)

Vpot máx = 11,20 Volts que somados com 1,25 = 12,45 Volts na saída..

O ajuste fino faça com a variação de um dos potenciômetros

Bem, fiz isso e a tensão que sai na no circuito agora é de +-10,40 V,

fiz outros testes, e pelo o que me parece o circuito sempre fica 2v para baixo do que se espera das contas.

Se a conta da 12v, ele sai com 11v... Se a conta da 10v, ele sai com 8v... Etc...

Nunca me deparei com algo assim, não sei se eu errei em algo, ou talvez algum componente esteja comprometido.

Resistores com tolerância de 10% também atrapalham um pouco na teoria-prática.

Estou usando resistores de 5%, e de 1% para o led, a variância ultrapassa o esperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sinto muito te dizer mas acho que é a famosa babada do operador...

Algo ai fizestes de errado, por exemplo a ligação dos pinos do CI. O correto é isso dai:

LM338KSteel.jpg

Já fiz na minha vida mais de 50 vezes algum tipo de montagem com esse cara dai e sempre funcionou a contento sempre retratou o que o cálculo mostrava..

Ou seu CI está com defeito..

Agora só você pode ajudar a você a se ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei, remontei e ainda nada...

LM338T trocado, até coloquei um LM317 e mesma coisa....

Refiz varias medições mudando o resistor, mas nunca bate os resultados.

Aqui esta como eu estou montando o circuito e as medições em lugares específicos, com o LM de vista de frente.

CIrcuitoooo-1.jpg

Isso não poderia ser uma ponte retificada com problema não ???? não olhei tudo !

Daki a pouco vou tirar uma foto de como ta montado na Proto e mandar aqui. Ta estranho o negocio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu montei duas Fontes 12V/5V 5A e simulei no multisim e tava tudo certo marcava 12.4V e 5V passei para pratica e dava 11.1V quando pegava carga simulei de novo aplicando 20% de tolerância para capacitores e 10% para os resistores e coloquei os paramentos SPICE para ver o que se passava quase certo e deu 11.6V na pratica arrumei os resistores fiz, calculo na folha e vi que tinha diferenças no valor dos resistores.

O multisim é melhor na simulação(eu acho da mudar muitas coisas), tanto que eu comprei a versão pro a simulação é pra ter apenas uma ideia mas ajustando certo ela chega bem perto da realidade. a única ravia dele que tenho é que falta muito componentes bastantes conhecido aí tenho que montar o componente baseando no datashet. mas não consigo em fazer todos.

como ela é ajustavel ajuste na configuração no capacitor de 1uf e coloque tântalo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Testei, remontei e ainda nada...

LM338T trocado, até coloquei um LM317 e mesma coisa....

Refiz varias medições mudando o resistor, mas nunca bate os resultados.

Aqui esta como eu estou montando o circuito e as medições em lugares específicos, com o LM de vista de frente.

CIrcuitoooo-1.jpg

Isso não poderia ser uma ponte retificada com problema não ???? não olhei tudo !

Daki a pouco vou tirar uma foto de como ta montado na Proto e mandar aqui. Ta estranho o negocio.

Faça algumas alterações ai pois alguma oscilação, em função da montagem aranha, pode estar lhe atrapalhando..

Inicialmente o CI não deve operar jamais em aberto sem dissipação, pois meio a um Watt que seja já é suficiente para botar a temperatura da junção do mesmo em uma valor alto suficiente para botar o mesmo na região de proteção. Ai não tente entender a lógica de uma regoião de proteção pois ela não existe, A tensão de saída será aquela em que ele, o CI, consegue deixar sua temperatura, na junção, num valor seguro.. CI's sem dissipador, por menor que seja (tamanho de uma caixa de fósforo, por exemplo) tem muito pouca inércia e são muito suscetíveis a entrar em proteção..

- Coloque um dissipador portanto e com pasta térmica;

O datasheet do CI pede dois capacitores estrategicamente colocados. São esses dai, bem como dois diodos para ptroteção do CI:

Faça isso, se o datasheet aconselha não é você, nem eu (pode olhar em meus esquemáticos), que devemos dar contra..

Diagramadeum7805.jpg

É aconselhável, para tomada de medidas, que puxes da fonte uma corrente mínima que seja.. Coloques um resistor de 1k na saída..

Agora sim meça tudo de novo..

Certifique-se que sua fonte não tenha componente AC, sobreposto a DC, de valor significativo (seu ripple deve ser menor que 2 a 3 Volts, pelo menos)

Isso quer dizer que deves ter um DC puro, filtrado, com capacitores eletrolíticos, não é só a ponte retificadora, tem de ter no mínimo uns 2.200 uF, para começo..

PS: A ideia da foto da aranha não é má não..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De tudo isso a maioria ja ta no circuito...

Os capacitores ja estão, só não coloquei no outro desenho para simplificar e passar as voltagens, mas la no desenho de cima eles podem ser vistos.

O dissipador ja tava no LM tb, só acrescentei a pasta termica agora.

E os diodos nao estão no circuito, vou ver de comprar os 2 diodos 1N4004 amanha.

Mas não estou com muita fé, já que esses 2 diodos são mais para a segurança do LM.

você falou do mecanismo de proteção do LM, tem alguma maneira de descobrir se ele esta em proteção ?? Acredito que aquecimento nao é, talvez um curto. Vai saber se minha proto nao esta com defeito no nos trilhos

E estou ligando uma fan e um motor 12v na saida, para puxar corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meça a tensão entre o pino 2 (positivo no multimetro) e pino 1 (negativo no multimetro). Independente do ajuste de saída nesse ponte deve sempre marcar 1,25V.

http://img525.imageshack.us/img525/575/lm317125v.jpg

Tente montar fora da protoboard, com pingos de solda. É poucos componetes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos os resistores que compro é de 5% ou 1%...

Gostaria que batesse com o multisim, ou seja, as contas batessem com a realidade...

Nao vou dar andamento na construção da fonte sem saber o porque disso. Pois se é pra fazer, que faça bem feito, e para durar.

os resistores que uso são de 10% mesmo, se quero mais precisão eu coloco entre ele um ajustável.(só precisei uma vez para uma fonte de vários LEDs)

Não vai bater com realidade :D nada substitui a pratica, sempre vai ter pequenos erros na simulação mesmo com todos os parâmetros ajustados incluindo até temperatura ambiente, a margem de erro é de 8% a 13% no multisim dentro da faixa partimos para pratica feito o protótipo com o valores ajustados e testado sob varias condições típicas do projeto (e ambientais) partimos para produção em série.

todo produto fabricado ja teve seu protótipo e ja passo por isso e muito mais antes de para ir o mercado;) .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tira qualquer carga indutiva, pelo menos para testes. Não use motor de espécie nenhuma (só para efeito de testes pois montagem aranha e comportamento indutivo da carga costumam não se dar bem). Se puderes coloque um resistor qualquer de 500 ohms a 5K, qualquer valor.

Falavas do aquecimento, e ai pergunto. Conseguias tranquilamente colocar e manter o dedo sobre o CI???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meça a tensão entre o pino 2 (positivo no multimetro) e pino 1 (negativo no multimetro). Independente do ajuste de saída nesse ponte deve sempre marcar 1,25V.

http://img525.imageshack.us/img525/575/lm317125v.jpg

Tente montar fora da protoboard, com pingos de solda. É poucos componetes.

Isso esta no desenho que fiz acima. Todas essas contas davam 1,2 ou 1,28... O que para mim reflete normalidade.

Tira qualquer carga indutiva, pelo menos para testes. Não use motor de espécie nenhuma (só para efeito de testes pois montagem aranha e comportamento indutivo da carga costumam não se dar bem). Se puderes coloque um resistor qualquer de 500 ohms a 5K, qualquer valor.

Falavas do aquecimento, e ai pergunto. Conseguias tranquilamente colocar e manter o dedo sobre o CI???

Posso manter o dedo tranquilamente sobre o CI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom dia galera

estou precisando fazer uma fonte de alta corrente de 24v, me mandarão utilizar os autotrafos de um soldador eletrico de 260ah, testei a corrente de saida dele é AC oscila de 40v a 56v, gostaria de saber quais os componentes que eu preciso usar para transformar a saida em saida de no maximo 26.5V CC corrente continua? me derão dicas de colocar dicipadores de calor usado nos processadores computador, só por ser alta corrente eu nao sei bem quais os componenter usar para retificar e regular essas tensão

Obrigado desde ja.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!