Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ATX como carregador bateria automobilistica


Posts recomendados

estou usando bike atualmente para ir ao trabalho como uso o carro so de fim de semana a bateria do carro sendo de somente 45A acaba descarregando somente com o uso do alarme e de outros equipamentos do proprio carro.

pensei em fazer um carregador com a lampada incandecente, mas sendo somente 1ah não é comodo usa-la como "recarregador de bateria" pois demora muito para chegar a um nivel para poder dar partida no carro e por fim liga-lo...

A maioria das fontes ATX tem a corrente de 12V de na media 15Ah para mais, seria um bom carregador para quebrar o galho e sem muitos custos, porque fonte ATX é o que mais tenho aqui..

Queria saber se é possivel usa-la mesmo como "quebra-galho"..

Qual fio 12Volts que uso? qualquer um?

devo fazer um sistema de proteção com diodos para que não aja problemas de retorno de corrente??? mesmo se não precise pretendo fazer.

Grato!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um alternador de automóvel entrega coisa de 13,8 a 14,4 Volts para conseguir carregar a bateria.. Isso é para criar uma diferença de potencial de quem carrega para quem é carregado.

Sem esse diferencial não haverá corrente de carga..

Com 12 Volts na bateria e 12 Volts no carregador (fonte) não tem como carregar a bateria nem que essa fonte possa ter condições de entregar trocentos Amperes..

Experimente consultar qq qcarregador para fonte para ter uma ideia de como isso é importante:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-231362924-carregador-de-baterias-inteligente-kf-1201-12v-138v-1a-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230242550-fonte-carregador-de-baterias-taramps-tef-50a-de-50-amperes-_JM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para modificar a referência de tensão na fonte para obter uma tensão um pouco maior, por exemplo, 14,5 volts já daria para carregar.

Mas ainda assim tem de fazer no mínimo um circuito limitador de corrente, pois pode danificar a bateria fácilmente com uma corrente muito alta. E também um Timer para proteger a bateria. E ...... bom, já entendeu né ? É melhor fazer um carregador de bateria como deve ser feito, ok ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

certo, pensei logo na fonte por causa que ja é "estabilizada", melhor que aquele projeto de uma lampada com uma ponte retificadora em serie, achei meio perigoso... e lento!! =D

aquem tem um esquema de uma fonte para auto com ou sem tarfo simples de fazer, to pesquisando uns projetos na net, mas não custa perguntar, porque vai que alguem ja fez algum neah!!!

valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo assim de uma checada na corrente de fuga do sistema elétrico do seu carro. Parece que está descarregando meio rápido. Funcionar o carro pelo menos 2 vezes por semana também é bom. Bom para a bateria e bom para o motor.

Se tiver uma corrente de fuga de mais de 100mA... ai tem coisa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Amigo procure o circuito integrado controlar pwm tl494 ou equivalente o controlador e so 1 tem fonte que tem mais ate 2 ou 3 mas daí são controlador de corrente etc..deve-se procurar o circuito conttrolador de código tl 494 ele tem uma serie de equivalentes.

Tem o tl494

Dbl494

Gl494

Sl494

Kia494

Eo ka7500

Se for um interado diferente,não ira funcionar,pois pode ocorrer explisoes,curto,etc..

Então iramos precisar de um trim-pot de 10k e um resistor de 15k

So isso iremos usar para aumentar a tensão da fonte para ate 15v,

Identificamos o pino 1 do circuito integrado controlador localize a marca ou uma bolinha que tem um rebaixo algumas tem as 2 outras so o rebaixo,então conta-se senpre no sentido anti horário o pino 1 eo primeiro da esqerda olhado de cima da fonte,solde o pino do trim=pot no pino 1 do controlador,dapois solde uma ponta do resistor de 15k no pino central do trim-pot e a outra ponta do resistor em um fio negativo(fio preto da fonte)e deu,pronto,depois pegu uma chave e regule o trim-pot ate a tensão de 13,8 a tensão do alternador para carregar a bateria,mas você também poderá regulas ate 15 a fonte,mas aconselho não deixar nos 15v pois a fonte tem capacitor de 16v,caso também poderá estoralos.

Uma dica também se depois de coloca-lo o resistor de 15k a tensão não subir ate 13,8v substitua o resistor de 15k por um de 10k que ira funcionar,caso não entendeu olhem este vídeo aqui...valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 anos depois...

Eu utilizei 3 fontes atx em serie, gerando a tensão de 14,4V, ela funciona como um alternador so manda a corrente necessaria, a bateria estando carregada a fonte entras me flutuação.

eu fiz assim tb e alem de carregar me serviu muito tempo como fonte para tocar o som do carro, tocava por horas e ainda mantinha carregada a bateria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!