Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Necessidade do Cooler de Processador


fabkinder

Posts recomendados

Tenho um Core i5-2400 há 1 ano e nunca senti a necessidade de uma refrigeração melhor que a stock nele.

Fico imaginando, não é exagerado todo esse "frissom" de se colocar um super cooler na máquina?

Imagino que seja só para quem trabalhe com overclock ou quer um gabinete mais estiloso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, meu caro.

Realmente, dentro das condições/situações operacionais corriqueiras (tarefas comuns como acesso à rede, utilitários de texto etc) o cooler padrão (stock) cumpre a tarefa satisfatoriamente, principalmente, quando aliado a um sistema de refrigeração adequado, com fans auxiliares instalados no gabinete; fans que, particularmente, julgo mais importantes do que o modelo de cooler instalado.

Porém, mesmo não fazendo uso de aplicações pesadas, por que não aumentar a vida útil do hardware? Via de regra, quanto mais arrefecido o componente, maior será a vida útil do mesmo. Nesse quesito, um cooler Stock nunca superará um bom Air Cooler ou Water Cooler.

Especificamente falando do meu caso, eu utilizo dois bons Air Coolers nos meus PCs, com a simples finalidade de obter a menor temperatura operacional possível.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o uso de cooler's mais parrudos que o stock se dão por:

- o computador está em uma cidade quente e/ou úmida

- uso intenso de jogos que fazem o computador trabalhar quase a 100% (ainda mais com placas gráficas)

- necessidade de mais silêncio (meu caso) em dias/noites quentes

- não querer travamento/reinicialização depois de algumas horas de uso

- e como o colega falou: o equipamento durar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas um processador não é feito pra ser usado por 10 anos; até por que ficam obsoletos muito antes disso.

Aqui tenho a configuração da assinatura, sem muitas frescuras, exceto aos vários fans instalados no gabinete. E graças a isso, meu i3 nunca passa dos 40 °C, mesmo em carga máxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas um processador não é feito pra ser usado por 10 anos; até por que ficam obsoletos muito antes disso.

Esse é o grande ponto.

Antes de se "entrar" no "tempo de vida extra" ganho com o uso de um cooler top de linha o processador será uma carroça até para dar boot no S.O.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tenho a configuração da assinatura, sem muitas frescuras, exceto aos vários fans instalados no gabinete. E graças a isso, meu i3 nunca passa dos 40 °C, mesmo em carga máxima.

Pois é; como eu disse anteriormente: "Tenho como mais importante para a manutenção de um hardware perfeitamente operacional, onde podemos extrair o potencial máximo e sem maiores preocupações, um bom conjunto de fans instalado no gabinete, não importando se o cooler é stock ou o mais caro dos coolers".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!