Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Defeito na adega SC-21A


Posts recomendados

Boa noite a todos.

Estou com um defeito na adega. Só que a minha é SC-21A e na placa está escrito MP-011 PCB61116k2.

Os transistores 13005 foram trocados e a placa voltou a funcionar. Contudo, sem carga ela liga, os dois leds acende, e ela fica fanzendo um barulho. Quando conecto o sensor, o painel e o ventilador da parte quente ela liga normalmente e para de fazer aquele barulho. Mas, quando eu conecto a pastilha peltier a placa não aguenta a carga e se não fosse a lâmpada em série colocada na entrada da rede, os transistores queimariam de novo.

Por favor alguém saber o que pode ser esse defeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Antonio

Tem dois resistores de 2 ohms que ficam bem proximo aos transistores 13005 , que abrem quanto os transistores 13005 entram em curto. Medir estes resistores fora da placa. Outra coisa que tens que verificar é o diodo duplo , normalmente Mur... ´este diodo está em um dissipados de aluminio.Troca o capacitor de 1000 micro que fica na saida , proximo onde saí para pastilha peltier.

de retorno

boa sorte

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 anos depois...
  • 1 ano depois...
  • 7 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Salve, galera me tira uma duvida, esta placa na saida dos capacitores do primario temos aprox 300volts e no final do primario na entrada do trnsf. pequeno tera aprox 160volts. correto? o que derruba esta tensão seria o dois transistors 13005 ?

to com uma aqui que nao esta funcionando, so que tenho 300 volts nos dois pontos e um deste transistors esta aquecendo ja troque os dois troquei capacitores, fiz  testes nos outros componentes e nao acho o defeito. se alguem puder dar uma força.

aproveitei a carona do amigo Antoni Barros.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 6 meses depois...

@ADRIANO LEONARDO DA SILVA

Em 12/01/2016 às 20:27, ADRIANO LEONARDO DA SILVA disse:

Troca o capacitor de 47uf x 25v perto do CI TL 494 que resolve o problema de ligar sem carga e troca também o capacitor de 100uf x 16V e coloca um de 3300uf x 25V para ajudar na filtragem .

 

Cara, estava com o mesmo problema que o colega citou e a solução realmente foi a troca do capacitor de 47uF perto do TL494, obrigado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá!

O problema que aconteceu na minha:

Ocorreu um curto em algum local e queimou: diodo rápido do secundário, 3 dos 4 diodos retificadores da entrada, Os 2 transistores da oscilação do primário e seus capacitores e resistores acoplados. Também estufou os 2 capacitores de filtro do primário.

Troquei todos esses componentes e ela voltou a funcionar. Só que apresenta ainda 1 único defeito:

-Ao ligar ela vai reduzindo a temperatura até chegar na desejada

-Após um tempo (aproximadamente 10 minutos) ela desliga tudo e retorna ao estado inicial, inclusive perdendo a referência de temperatura.

-E fica nesse loop até desligar da tomada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Olá amigos do fórum.

 

Finalizei o reparo em uma adega Durabrand SC-12A (com termostato digital), minha dica é, para não perder tempo com defeitos secundários, substitua todos os capacitores da fonte de alimentação, tanto do primário quanto do secundário.

 

Porém vou relatar minha experiência, pois pode ajudar algum amigo que esteja com dificuldades.

 

No meu caso, a adega chegou inoperante, com um dos transístores do primário em curto (medindo cerca de 100 Ohms). Após a substituição de ambos os transístores (usei 13007), a fonte voltou a funcionar, porém fazendo barulho de 'fritura', com tensão baixa na saída e ao conectar o peltier, um dos transístores do primário entrou em curto-circuito novamente.

 

Atribuí esse funcionamento à fonte estar funcionando no modo auto-oscilatório (que é o modo como fontes cujo C.I. gerenciador fica no lado secundário dão 'partida'), ou seja, o TL494 estava totalmente inoperante!

 

Substitui os capacitores que os amigos citaram nos posts acima, estavam com o valor alterado e/ou com a ESR altíssima! Isso fez com que o TL494 voltasse à vida, porém, a tensão de saída da fonte ao invés de variar de 3V até 12V linearmente à mando do termostato, pulava de 5V para 12V e vice versa.

 

Fiz outro pente-fino na fonte como um todo, e encontrei praticamente todos os demais capacitores alterados de alguma forma, tanto no primário quanto no secundário, resistores, transistores e afins estavam OK.

 

Fiz a substituição completa dos capacitores dessa fonte. e ela passou a responder adequadamente ao sinal do termostato, variando linearmente de 2.6V até 12.6V, porém, quando a tensão estava abaixo de 10V, a fonte emitia um ruído leve e aparecia ripple na tensão de saída, resolvi alterando o valor do capacitor C201 de 47uF para 220uF.

 

Fica aí meu relato, substitua todos os capacitores da fonte, assim irá evitar dor de cabeça com defeitos secundários. 😉

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!