Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Steamroller - Kaveri - Tópico oficial


Torrente

Posts recomendados

Steamroller será a terceira geração de arquitetura Bulldozer.

O Steamroller será sucessor do Piledriver e ao que tudo indica já será fabricado pela Global Foundries usando litografia de 28nm

Ele será usado na plataforma "Kaveri" sucessor do trinity

excavator.png

AMD-2013-Roadmap-Also-Gets-Detailed-Includes-Tamesh-Kabini-and-Kaveri-APUs-3.png

Uma das principais mudanças dos processadores Steamroller é a duplicação dos decodes em cada módulo.

Para esta nova safra de processadores a AMD informa ganhos na capacidade do front-end em até 30% e

25% em dispatches por thread, mas tendo o consumo por operação de 15 a 30% menor que a geração anterior de processadores.

Screen%20Shot%202012-08-28%20at%204.38.09%20PM.png

http://www.anandtech.com/show/6201/amd-details-its-3rd-gen-steamroller-architecture

http://arstechnica.com/gadgets/2012/08/amds-newest-cpus-are-still-compensating-for-bulldozers-failings/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+arstechnica%2Findex+(Ars+Technica+-+All+content)

http://semiaccurate.com/2012/09/06/a-brief-look-at-amds-steamroller-core/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Iniciando com o APU Jaguar em Q1 2013 ( Sucessor do bobcat ) ao contrario dos seus concorrentes tera instruções SSE4 AVX, IMC entre outras ja suportadas por seus irmão High-end, o núcleo gráfico será baseado em arquitetura GCN

Jaguar não tem nada a ver com Bulldozer ou Steamroller.

AMD esta reinvidicando ganhos de 30% em IPC e 25% em dispatches por thread.

Não, eles estão dizendo que a capacidade do front-end aumenta em 30%, não há qualquer menção ao IPC e a performance por núcleo fica estimada entre 10% e 15% acima do Piledriver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jeff Rupley diz que "teve um monte de sangue, suor e lágrimas" para chegar a, e que foi criado utilizando ferramentas desenvolvidas pelo lado ATI da casa para construir GPUs da AMD. "Tivemos algumas plantas iniciais que eram realmente terríveis", admite Rupley, como os designers da CPU aprendeu a usar as ferramentas de GPU melhor.

Será que realmente aprenderam ^_^

Detables sobre core Jaguar

slide-1-728.jpg

http://semiaccurate.com/assets/uploads/2012/08/Jaguar_core_diagram.png

detalhes sobre o core steamroller

steamroller-core.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Daria pra um dos colegas postar uma explicação DECENTE sobre o que a AMD propõs, por favor? Se possível, apaguem e refaçam a postagem de modo que dê pra se entender qual linha de tempo a AMD está pretendendo usar e que plataformas e denominações serão implementadas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algue me esclarece, Steamroller vai vir depois dos Piledriver

Sim ele sera o sucessor dos Piledriver

e Jaguar sera uma APU baseada em Steamroller do mesmo jeito que Trinity foi baseado no Piledriver?

Pelo que tenho lido ele compartilha algumas caracteristicas pois é baseado na micro-arquitetura K10.6

Ta muito confuso esse título >.<

O que são Kameri, Kabini e Tamesh?

(First Page \o/)

Organizado Titulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Algue me esclarece, Steamroller vai vir depois dos Piledriver,

e Jaguar sera uma APU baseada em Steamroller do mesmo jeito que Trinity foi baseado no Piledriver?

O Steamroler é sucessor do Piledriver, o Jaguar não tem nada a ver com nenhum dos dois, a informação no tópico está errada.

Pelo que tenho lido ele compartilha algumas caracteristicas pois é baseado na micro-arquitetura K10.6

1) Não existe K10;

2) Não existe K10.5;

3) Não existe K10.6;

4) O Jaguar é uma evolução do Bobcat que por sua vez não tem nada a ver com o K8, Greyhound (Phenom I e II) e Husky (Llano).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Steamroler é sucessor do Piledriver, o Jaguar não tem nada a ver com nenhum dos dois, a informação no tópico está errada.

1) Não existe K10;

2) Não existe K10.5;

3) Não existe K10.6;

4) O Jaguar é uma evolução do Bobcat que por sua vez não tem nada a ver com o K8, Greyhound (Phenom I e II) e Husky (Llano).

Extra oficialmente, podemos chamar o Athlon 64 de K8; Athlon X2 de K9; Phenom de K10 e Phenom II de K10.5... Não vejo porque não, mesmo que um executivo fale que não é...

O StreamRoller é o Pilledriver com melhor front-end, mas já se baseia na arquitetura 2/1 da AMD (INT/FPU), não tendo realmente muita coisa a ver com os K10

Jaguar é um Bobcat levemente melhorado. Menos do que deveria... 28nm, quadcore...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Extra oficialmente, podemos chamar o Athlon 64 de K8;

Oficialmente também chamam assim... Mas ele tem um segundo nome, "Hammer", e é o último que a nomenclatura "K" não cria controvérsias.

Athlon X2 de K9; Phenom de K10 e Phenom II de K10.5... Não vejo porque não, mesmo que um executivo fale que não é...

Chamando esses ai assim você corre o risco de, eventualmente, criar confusão.

Jaguar é um Bobcat levemente melhorado. Menos do que deveria... 28nm, quadcore...

O Jaguar é um Bobcat BEM melhorado, é quadcore porque se propõe ao mercado de baixo consumo e, ao que se prepõe, é um ótimo processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O melhor do Jaguar é a FPU de 128 bits que dá a ele a mesma habilidade de seus irmãos maiores e é um salto duplo sobre os Atom... Aproveitar SO de 64 bits como o Win8 com mais eficiência... fora que é um 4-core (mas o cache é compatilhado, né...)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que acham da linha do tempo apresentada pelo site pc.watch.impress.co.jp

Ja inclui os Steamroller e Jaguar

http://pc.watch.impress.co.jp/video/pcw/docs/556/374/p2.pdf

http://pc.watch.impress.co.jp/video/pcw/docs/556/374/p1.pdf

O melhor do Jaguar é a FPU de 128 bits que dá a ele a mesma habilidade de seus irmãos maiores e é um salto duplo sobre os Atom... Aproveitar SO de 64 bits como o Win8 com mais eficiência... fora que é um 4-core (mas o cache é compatilhado, né...)...

Quanto ao cache do Jaguar

32.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
o cache individualizado é melhor pro desempenho...

Uns 2% melhor no desempenho multi-thread, mas uns 10% pior no desempenho single-thread.

E desempenho multi-thread não é problema, apesar de ter mais coisas que o Bobcat a redução da litografia deixou o Jaguar ainda menor, a AMD podia colocar quantos núcleos ela quisesse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal para um melhor entendimento separei em um novo post as informações sobre o Core Jaguar

http://forum.clubedohardware.com.br/amd-jaguar-kabini/1087271?p=5769436

e este ficara para discutirmos sobre o Steamroller.

Voltando ao Steamroller

uma questão que para mim ficou em aberto é que não encontrei referencias nesta nova geração para um sucessor do vishera, todos indicam o Kaveri como sucessor direto do trinity e nada alem disso, sera que a amd ira consolidar de vez ou fara como os athlon derivados do trinity simplesmente desativando a area de gpu do chip?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma questão que para mim ficou em aberto é que não encontrei referencias nesta nova geração para um sucessor do vishera, todos indicam o Kaveri como sucessor direto do trinity e nada alem disso, sera que a amd ira consolidar de vez ou fara como os athlon derivados do trinity simplesmente desativando a area de gpu do chip?

Está aí uma boa pergunta. Mas acho que ainda é cedo para isso. Como a AMD tem andado mais caladinha depois do fiasco do Bulldozer, é bem provável que ainda não tenha divulgado muitos detalhes do sucessor do Vishera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está aí uma boa pergunta. Mas acho que ainda é cedo para isso. Como a AMD tem andado mais caladinha depois do fiasco do Bulldozer, é bem provável que ainda não tenha divulgado muitos detalhes do sucessor do Vishera.

Essa demora me deixa meio assustado, sério mesmo. :unsure:

Ou eu que estou mal acostumado, tb pode ser. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa demora me deixa meio assustado, sério mesmo. :unsure:

Ou eu que estou mal acostumado, tb pode ser. ^_^

Concordo ainda mais neste periodo de baixa que ela se encontra.

por sinal

http://www.obr-hardware.com/2012/10/its-time-to-buy-some-amd-stocks.html

O que sera que a AMD vai falar dia 29 :unsure:

^_^ tambem sou mal acostumado.

para no final ver um Zambezi da vida (_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas duvido que venha um fiasco igual ao Bulldozer. Pode não vir um "Core i7 Killer", mas pelo menos mais forte que as gerações atuais acredito que virá sim. Apesar de meio defasado perto da concorrente e performance pouca coisa superior a do Bulldozer, o Vishera pelo menos já tem uma performance pelo menos relativamente interessante. Agora a AMD precisa acertar o passo no consumo, especialmente em overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Percebo que todos estão esperançosos que essa nova geração de processadores AMD seja mais competitiva seja compativel com I5, quissá chegando proximo de um i7, mas a intel vai parar no tempo e esperar isso acontecer? sera que não sai uma Quarta geração de Processadores ainda mais arrasadores que os Sandy/IVY? Acho que a AMD precisa correr mais se quiser alcançar o time azul.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava pensando...(Sem pc, as 2h da manha sem nada pra fazer é f###)

Porque fiasco?

32nm competindo(e ganhando...as vezes) em Multi-tarefa para processadores de 22nm, parece algo até que bem impressionante...

8 núcleos(4x Modulos-DualCore) em um processador de 32nm é algo que tambem é um pouco impressionante, principalmente porque não ficou muito atras dos Core i5/i7...

Sim, deixa a desejar em Single-thread, e em jogos não pega 300FPS...Francamente, não dou a minima pra isso, to sempre fazendo trocentas coisas ao mesmo tempo, e se o game rodar a cima de 50fps com um grafico decente(ou se tiver uma historia boa, nem me importo com graficos, ainda jogo Chrono trigger :) ) ja esta muito bom para mim...

E quando a AMD fazer os CPUs a 28nm ja fico na espera por um processador de 10 núcleos(5x2)

ou de 12 núcleos ao chegar nos 22nm...Mesmo que não chegue a isso, 8(4x2) ja esta de bom tamanho...

Acho que até seria interessante a AMD rever a linha Phenom, um Phenom III X4, X6, X8 com núcleos reais, não modulos de dualCore, ficaria bem interessante a 28nm\22nm...

Ja que os bons e velhos e Phenom II a 45nm ainda tem gas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que até seria interessante a AMD rever a linha Phenom, um Phenom III X4, X6, X8 com núcleos reais, não modulos de dualCore, ficaria bem interessante a 28nm\22nm...

Ja que os bons e velhos e Phenom II a 45nm ainda tem gas

Rever acho muito difícil ( na verdade impossível :lol: ) mas que seria interessante ver como os Phenom se sairiam a 28 nm e com todas as instruções novas e uma tunada de IPC, com 6 Cores reais . :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Percebo que todos estão esperançosos que essa nova geração de processadores AMD seja mais competitiva seja compativel com I5, quissá chegando proximo de um i7, mas a intel vai parar no tempo e esperar isso acontecer? sera que não sai uma Quarta geração de Processadores ainda mais arrasadores que os Sandy/IVY? Acho que a AMD precisa correr mais se quiser alcançar o time azul.

Abraços

Essa quarta geração já tem nome: Intel Haswell.

Mais detalhes em: http://forum.clubedohardware.com.br/intel-haswell/975156

Estava pensando...(Sem pc, as 2h da manha sem nada pra fazer é f###)

Porque fiasco?

32nm competindo(e ganhando...as vezes) em Multi-tarefa para processadores de 22nm, parece algo até que bem impressionante...

8 núcleos(4x Modulos-DualCore) em um processador de 32nm é algo que tambem é um pouco impressionante, principalmente porque não ficou muito atras dos Core i5/i7...

Sim, deixa a desejar em Single-thread, e em jogos não pega 300FPS...Francamente, não dou a minima pra isso, to sempre fazendo trocentas coisas ao mesmo tempo, e se o game rodar a cima de 50fps com um grafico decente(ou se tiver uma historia boa, nem me importo com graficos, ainda jogo Chrono trigger :) ) ja esta muito bom para mim...

E quando a AMD fazer os CPUs a 28nm ja fico na espera por um processador de 10 núcleos(5x2)

ou de 12 núcleos ao chegar nos 22nm...Mesmo que não chegue a isso, 8(4x2) ja esta de bom tamanho...

O que você disse faz sentido, mas o que importa de verdade é o consumo e desempenho entregues. Um Bulldozer só ganha de um Sandy Bridge (ambos processadores de 32nm) em multitarefa pesada e aplicativos muito otimizados para muitos núcleos. Para jogos, aplicativos comuns e consumo elétrico o Sandy Bridge ganha por uma margem considerável. Em overclock, ambas as arquiteturas são ótimas, mas o consumo elétrico do Bulldozer fica proibitivo a partir de um certo clock... No Sandy Bridge o consumo sobe bem menos. Em matéria de overclock o Bulldozer é mais interessante apenas no sentido de TODOS os modelos serem desbloqueados para tal, dos mais baratos aos mais caros, enquanto no Sandy Bridge isso só é permitido nos caros modelos "K".

Acho que até seria interessante a AMD rever a linha Phenom, um Phenom III X4, X6, X8 com núcleos reais, não modulos de dualCore, ficaria bem interessante a 28nm\22nm...

Ja que os bons e velhos e Phenom II a 45nm ainda tem gas

Colega, eu quase fui crucificado aqui no fórum lá nos tópicos do Bulldozer e do Piledriver por tocar nesse assunto. Falar em Phenom III por aqui chega a ser um tabú... rsrsrs... Eu também penso assim, mas como já falaram muitas vezes por aqui, a AMD teve lá os motivos dela para mudar de arquitetura, mesmo que isso tenha sido um erro de estratégia (Ou talvez nem seja: só aguardando os próximos episódios dessa novela para saber. Nas APUs ficou até interessante o Trinity). Eu particularmente fico quieto com meus Phenoms de 45nm e não troco por nenhum FX por nada nesse mundo (Quem sabe eu mude de ideia com o Steamroller, né? Mas meu plano original é de pegar um Intel Skymont em 2016. Só não sei se vou aguentar me segurar até lá... hehehe...)

Rever acho muito difícil ( na verdade impossível :lol: ) mas que seria interessante ver como os Phenom se sairiam a 28 nm e com todas as instruções novas e uma tunada de IPC, com 6 Cores reais . :wub:

Sim. Instruções novas no Phenom III seria bacana. E talvez 8 núcleos. Em 22nm não acho impossível. Fora clocks mais altos e caches maiores... Diminuição na latência do cache, mesmo que ínfima, também ajudaria... E quiçar um controlador de memória híbrido DDR3 2166MHz/DDR4 3200MHz, fora compatibilidade com placas-mãe AM3 antigas, inclusive com chipset AMD 7x0 (mas sem compatibilidade com AM2/AM2+ por não ter controlador de memória DDR2). Nesses termos eu faria feliz um upgrade de processador para um Phenom III X8 de 4.0GHz sem trocar de placa-mãe. Mas vamos matar esse assunto por aqui antes que a Santa Inquisição venha nos queimar em praça pública! rsrsrs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!