Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Jaguar - Kabini/Temash - Tópico oficial


Torrente

Posts recomendados

Agora quanto as cotas de mercado, a AMD tem 100% de participação nos consoles de alta performance, dúvido que os jogos ignorem essa capacidade.

com crtz, e se nao me engano é praticamente um piledrive ou steamroller, ou seja, tem as instruçoes no padrão AMD, inclusive as XOP

e por ser x86 dificilmente não haverá otimizações, como melhor uso dos núcleos tb, para outros OS portados. acho até que o custo de migração de títulos será menor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eu me lembro outro dia de algo falando em implementar memória comum ou HSA, sei lá...rs.. entre digamos, CPU FX e Radeons HD, chips Off..

Coerência de memóriaentre CPU e VGA off, até podem implementar, mas ai o propósito é outro, não é algo que realmente vai afetar os games.

com crtz, e se nao me engano é praticamente um piledrive ou steamroller, ou seja, tem as instruçoes no padrão AMD, inclusive as XOP

É Jaguar, e não terá XOP nem FMA.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As vezes a capacidade dos jornalistas de escrever besteira surpreende...

hUMA e HSA é o nome que a AMD deu para a memória comum entre CPU e GPU, sem uma CPU com GPU integrada isso não existe, logo a nVidia não vai implementar...

Que eu saiba a Intel já implementou, ainda assim, o video integrado deles ainda ta na categoria "e quem se importa?"

Na Maxwell a nvidia vai integrar um CPU ARM A10 (A15? nem lembro) em todas as GPUs, e também vai continuar lançando APU SoC na linha Tegra, então a dúvida é até legítima.

Mas a nvidia já falou que vai fornecer "a mesma funcionalidade mas que não acha necessidade em fornecer cache coherency", que gasta mais energia a toa, etc, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sirroman, a NVIDIA está desenvolvendo o Denver, um núcleo ARM v8 (64 bits) próprio de alto desempenho, para competir com o Cortex A57 (e a próxima geração da Qualcomm). A ideia é lançar Teslas e Tegras com esse núcleo (+GPU Maxwell).

Jaguar - Kabine/Temash são processadores para aparelhos móveis ?

Smartphones não, tablets sim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sirroman, a NVIDIA está desenvolvendo o Denver, um núcleo ARM v8 (64 bits) próprio de alto desempenho, para competir com o Cortex A57 (e a próxima geração da Qualcomm). A ideia é lançar Teslas e Tegras com esse núcleo (+GPU Maxwell).

valeu, era v8 que eu queria me lembrar, denver de fato é uma microarquitetura nova.

Enfim, a ideia é que a nvidia também está integrando CPUs, mas a médio/longo prazo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por falar em coisa nova, não sei já tem o tópico.

Mas, olha a belesura da nova geração de gráficos da AMD.

55a.jpg

Ilhas Vulcanicas o nome da série, este ai é parte do Hawaii

Rapaz, se isso não for fake eu não sei o que fazer da minha vida mais não.

Muita desinformação, eu diria. Tem gente vendo isso ai como APU, tem gente vendo como uma GPU, outros como APU para server, outros como SoC para o X720, o povo tá tocando o barata voa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Estão começando a apareçer os APU Temash parece que a Acer lançou esse modelo Aspire V5-122P-0643 e depois tirou ele da lista...

Ele é da arquitetura Jaguar com 28 nm teria clock de 1.0 com turbo de 1.4 e seria quad-core com uma GPU HD 8450G...

http://newnotebookspecifications.com/acer-aspire-v5-122p-0643-11-6-inch-laptop-with-amd-temash-specs-review.html

Consultando direto no site da Acer não aparece ele mais, pelo menos agora...

Parece promissor!!!

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Engraçado o benchmark dos caras...

... pera ai, vamos enfiar um i5-3317U na parada...

Olhando para os resultados individuais, IVB ULV é cerca de 30-50% mais rápido na maioria das tarefas de CPU e é até um pouco(?) mais rápido do lado GPU na maioria das áreas
What Kabini really brings to the table is ultra low power requirements with performance that’s a great match for ultraportable devices. We’ll see the Temash APUs (basically a lower power Kabini) in tablets, but Kabini may find its way into a few larger tablets as well as hybrid devices. At 9W and 15W TDPs, basically anywhere we’ve seen Intel’s ULV cores show up is a place that Kabini can go as well. There are compromises you’ll have to make one way or the other (faster CPU, faster GPU, battery life, drivers, features, etc.), and I don’t think there’s going to be a single “correct” solution for every device out there. Choice is the name of the game, and even if you decide Kabini may not be right for you at least it’s good to have an alternative.
The power story is even better when we looks at ULV Ivy Bridge and standard Trinity APUs. Using our new battery life tests, which push the hardware a lot harder than our previous tests, Kabini delivers normalized battery life that’s at least equal to IVB ULV (our “Light” test), and in the more taxing Medium and Heavy tests Kabini beats ULV by 11% and 18%, respectively. Of course the IVB ULV system is still faster, and it’s also likely to cost twice what we expect Kabini laptops to sell for; also of note is that we don’t know yet how Haswell will fare in these same tests, but that’s an area Intel seems to be focusing on for their next CPU; that’s a story for next month….

Quanto custará Kabini?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
I can’t stress enough how important it is that AMD continues to focus on driving the single threaded performance of its cat-line of cores. Second chances are rare in this business, but that’s exactly what AMD has been offered with the rise of good enough computing. Jaguar vs. Atom is the best CPU story AMD has had in years. Regular updates to the architecture coupled with solid execution are necessary to ensure that history doesn’t repeat itself in a new segment of AMD’s business.

http://www.anandtech.com/show/6976/amds-jaguar-architecture-the-cpu-powering-xbox-one-playstation-4-kabini-temash/5

Analise muito positiva das cpus com núcleo jaguar. Bem legal a leitura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para acabar com todas as dúvidas sobre se a AMD vai poder vender o chip da M$ e da Sony para qualquer outra pessoa:

Saeid Moshkelani, chefe da Semi-Custom Business Unit, diz que o serviço na divisão em que ele chefia é "um produto, um cliente", ao contrário do resto da AMD em que há "um produto, muitos clientes". Etc.

Video no link.

http://www.engadget.com/2013/06/12/amd-vp-saeid-moshkelani-interview/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OLá,

Teste do Kabini no Anand com note-prototipo tem comparação com o Intel Aton Clover Trail, ARM e com i5-ivy...

http://www.anandtech.com/show/6974/amd-kabini-review/3

Ao meu ver foi bem no CineBench ele ganhou tranquilo em multi do Aton e perdeu para o i5, porém se pegarmos o i3-2377 de baixa tensão da geração anterior ele consegue vencer tambem:

i5-3317U = 2,39 Multiproc-Cinbench Clock 1.7/2.6 Core/Theads 2/4

i3-3217U = 1,78 Multiproc-Cinbench Clock 1.8 Core/Theads 2/4

A4-5000 = 1,50 Multiproc-Cinbench Clock 1.5 Core/Theads 4/4

i3-2377M = 1,44 Multiproc-Cinbench Clock 1.5 Core/Theads 2/4

E-350 = 0,61 Multiproc-Cinbench Clock 1.6 Core/Theads 2/2

Aton Z2760 = 0,52 Multiproc-Cinbench Clock 1.5/1.8 Core/Theads 2/4

Veja que contra o i3 de 2º geração(que eu coloquei não tem no teste, assim como o de 3º geração) que tem o mesmo clock sem turbo ele leva uma pequena vantagem e não fica muito atrás do i3 de terceira geração...

Em processamento simples não melhorou muito em relação ao Bobcat...

O que impressiona é desempenho baixo do Aton :rolleyes:

Se o preço for bom, teremos uma boa pedida, sem duvida...

Abraços,

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 meses depois...

Não, até aonde eu sei a G-series só tem chips baseados no bobcat. É uma boa notícia para AMD, mas como é para produtos embarcados... que produto será esse? :confused: (ps.: eu sei o que é produto embarcado, a dúvida é quanto ao produto mesmo)

Seria bom a gente ficar de olho nas notícias de algo sendo lançado por aqui para empresas ou coisa parecida, mas como são até 50mil unidades não é como se fosse algo de volume gigantesco. Provavelmente a gente nunca vai saber o que diabos vai usar esses chips.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!