Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GeForce GTX 650 Ti - Tópico Oficial


Dieg@o

Posts recomendados

Dei uma pesquisada sobre esse erro nos fóruns e ele apareceu em várias situações muito diferentes, mas tem a ver com o Nvidia Streamer Service (que não é necessário nem utilizado no processamento normal, a menos que você tenha um console Nvidia Shield, o que acho improvável). Experimente desabilitar esse serviço no Windows, reiniciar o PC e veja o que acontece.

Outra possibilidade é conflito com seus drivers de áudio. Muitos dos erros que vi na minha pesquisa tinham a ver com isso, e o fato de que os travamentos acontecem mais vezes quando há um vídeo dentro do jogo é muito sugestivo. Baixe a suíte de utilitários Sysinternals da Microsoft e use o Autoruns (não se esqueça de executá-lo como administrador) para desabilitar alternadamente o nvvad e seus drivers de áudio (desmarque a caixinha correspondente). Tente replicar o erro e veja o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma pesquisada sobre esse erro nos fóruns e ele apareceu em várias situações muito diferentes, mas tem a ver com o Nvidia Streamer Service (que não é necessário nem utilizado no processamento normal, a menos que você tenha um console Nvidia Shield, o que acho improvável). Experimente desabilitar esse serviço no Windows, reiniciar o PC e veja o que acontece.

Outra possibilidade é conflito com seus drivers de áudio. Muitos dos erros que vi na minha pesquisa tinham a ver com isso, e o fato de que os travamentos acontecem mais vezes quando há um vídeo dentro do jogo é muito sugestivo. Baixe a suíte de utilitários Sysinternals da Microsoft e use o Autoruns (não se esqueça de executá-lo como administrador) para desabilitar alternadamente o nvvad e seus drivers de áudio (desmarque a caixinha correspondente). Tente replicar o erro e veja o que acontece.

 

Baixei e executei o autoruns, mas quais caixas devo desmarcar? Nao achei esse 'nvvad', com ícone do nvidia só achei NvNetworkService e Stereo Service , os do meu driver de audio também nao sei quais são.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixei e executei o autoruns, mas quais caixas devo desmarcar? Nao achei esse 'nvvad', com ícone do nvidia só achei NvNetworkService e Stereo Service , os do meu driver de audio também nao sei quais são.

 

 

Está na seção de drivers: nvvad_WaveExtensible, e é realmente o driver virtual de áudio da Nvidia. O driver geral de áudio, se você estiver usando o driver de alta definição da Realtek, aparece como IntcAzAudAddService (o driver interno) e RTHDVCPL (o aplicativo da bandeja do sistema). Se houver algum RTL8xxx, não mexa nele - é um driver de rede da Realtek e não tem nada a ver.

 

Mas antes disso, era para você tentar a desativação do Nvidia Streamer Service. Você tentou isso? Não funcionou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está na seção de drivers: nvvad_WaveExtensible, e é realmente o driver virtual de áudio da Nvidia. O driver geral de áudio, se você estiver usando o driver de alta definição da Realtek, aparece como IntcAzAudAddService (o driver interno) e RTHDVCPL (o aplicativo da bandeja do sistema). Se houver algum RTL8xxx, não mexa nele - é um driver de rede da Realtek e não tem nada a ver.

 

Mas antes disso, era para você tentar a desativação do Nvidia Streamer Service. Você tentou isso? Não funcionou?

fiz tudo que você disse, desativei primeiro o nvidia streamer service, não deu em nada.. depois desativei o nvvad também nao mudou, e por fim o intcazaudaddservice e continuou a mesma coisa  :( . Então o único jeito é formatar mesmo né? Valeu pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz tudo que você disse, desativei primeiro o nvidia streamer service, não deu em nada.. depois desativei o nvvad também nao mudou, e por fim o intcazaudaddservice e continuou a mesma coisa  :( . Então o único jeito é formatar mesmo né? Valeu pela ajuda.

 

Você reinicializou o PC depois de cada uma dessas alterações, né?

 

Supondo que sim, acho que o próximo passo é mesmo reinstalar o Windows do zero. O Windows é tão sujeito a software rot que a Microsoft finalmente assumiu isso no Windows 8, que tem um recurso de voltar o sistema ao estado original da instalação, facilitando e poupando um pouco de tempo nesse processo. E infelizmente, drivers são a causa mais frequente de problemas que levam a erros e reinstalações do Windows.

 

Sugiro que antes de fazer a reformatação, você baixe os drivers mais recentes de tudo que tiver. Drivers da Intel (chipset), da Realtek (áudio e rede), da Nvidia (332.21), de todos os seus periféricos. Tenha tudo à mão para instalar logo de cara, antes dos seus programas. Desabilite de cara esse driver de áudio da Nvidia (no Autoruns, que como os demais utilitários Sysinternals, não precisa ser instalado e pode ser executado diretamente) e o Nvidia Streamer Service (no gerenciador de Serviços e Aplicativos do objeto "Computador" do Windows).

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luck195 Você ja tentou desabilitar o Vsync?? Tanto nos jogos como no painel da Nvidia?? Se ainda não fez, faça o teste.

 

Outra opção seria a atualização de BIOS.... No site da MSI sua placa mãe possui uma atualização para melhorar o desempenho da VGA, conectada nos barramentos PCI-E. Além disso, essa mesma BIOS possui atualização para compatibilidade de memórias, seu problema também pode está relacionado a elas. Veja ai a descrição do que a  BIOS Oferece.

 

- Update onboard Realtek LAN driver.
- Enhanced PCI-E display card performance.
- Improved memory compatibility.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu tentei tudo mas não deu certo:fiz o que goyta disse desativando alternadamente os drivers de audio no autoruns, atualizei todos os drivers do pc pelo slim drivers , driver easy e o live update da msi mas nada mudou.. desinstalei essa versão (332.21) da nvdia e instalei a que o ApoloBrz recomendou (327.23) também não adiantou. Eu testei o bf4 e need for speed the run, o estranho é que mesmo mudando a resolução o fps não altera muito, no bf4 eu joguei até um parte que ta injogável por que só de virar ja dá muitas travadas , mudando pro low continua a mesma coisa. Verifiquei o the run que é um jogo mais leve, não dá tantas travadas como o bf4 mas o fps ta baixo, e o estranho é que até nele tanto no ultra como no médium os fps são quase os mesmos.. utilizando o fraps para o the run o mín foi 16 fps e o máx 29 no medium, em média fica uns 25 fps , é muito pouco para o the run, não é? Será que isso é mesmo problema de software e não hardware? Vou ver se formato o hd é o jeito, mas queria que alguem confirmasse se apresentando esse comportamento que citei ainda pode ser software. obg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luck195, você já verificou se não é malware? Quedas inexplicáveis de desempenho podem ser devidas a malware, especialmente se ele usar programação de baixo nível que interfira com os drivers. Além do antivírus normal que você (suponho e espero) usa, eu passaria o Malwarebytes Anti-Malware e mais uns dois (além do Malwarebytes, você ainda pode usar uma varredura on-line ou um "rescue CD", que vários antivírus oferecem). Os de primeira linha: Kaspersky, Avira, Avast, Bitdefender, ESET NOD32, TrendMicro. O resto é inconstante demais.

 

Outra coisa que você pode fazer para tentar evitar a reformatação (embora, no seu lugar, eu já tivesse reinstalado o Windows há muito tempo), é usar aquela função de monitoramento contínuo do GPU-Z e ver se sua placa não está superaquecendo.

 

Eliminada a possibilidade desses problemas, aí pode atualizar seus backups e meter bronca na reformatação (considere a possibilidade de particionar o HD, como eu sugeri antes, para minimizar o transtorno da próxima vez). Aí, depois de reinstalado o Windows, o service pack, os Windows Updates, depois de reinstalados e configurados todos os programas, você vê se o problema persiste. Se persistir, aí é hardware e você pode acionar a Zogis para um RMA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu tentei tudo mas não deu certo:fiz o que goyta disse desativando alternadamente os drivers de audio no autoruns, atualizei todos os drivers do pc pelo slim drivers , driver easy e o live update da msi mas nada mudou.. desinstalei essa versão (332.21) da nvdia e instalei a que o ApoloBrz recomendou (327.23) também não adiantou. Eu testei o bf4 e need for speed the run, o estranho é que mesmo mudando a resolução o fps não altera muito, no bf4 eu joguei até um parte que ta injogável por que só de virar ja dá muitas travadas , mudando pro low continua a mesma coisa. Verifiquei o the run que é um jogo mais leve, não dá tantas travadas como o bf4 mas o fps ta baixo, e o estranho é que até nele tanto no ultra como no médium os fps são quase os mesmos.. utilizando o fraps para o the run o mín foi 16 fps e o máx 29 no medium, em média fica uns 25 fps , é muito pouco para o the run, não é? Será que isso é mesmo problema de software e não hardware? Vou ver se formato o hd é o jeito, mas queria que alguem confirmasse se apresentando esse comportamento que citei ainda pode ser software. obg.

Você atualizou o BIOS da Placa Mãe?

Formatação só se faz quando não se tem mais opções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você atualizou o BIOS da Placa Mãe?

Formatação só se faz quando não se tem mais opções.

Não , estava tentando isso agora pouco , foi a única coisa que faltou.. porém não estou conseguindo, o liveupdate da msi não detectou atualização do bios,apenas de drivers e utilitários.. daí verifiquei a versão dela pelo AIDA64 e é a v.2.1 de 2011... então está bem desatualizado mesmo apesar de não detectar no liveupdate. Procurei no site da MSI e baixei a última versão v2.7 ,coloquei no pendrive, mas quando pressiono delete não entra naquela tela do msi como mostra o site,mostra uma tela azul e o pc fica travado, aí tenho que reiniciar..agora vem as dúvidas: tem como corrigir isso? Ou outro método de instalar o bios sem precisar dar boot? Será que o problema está na placa mãe e não na placa de video? Teve um tempo que minha placa mãe não estava mais ligando (não dava bip) com minha placa de vídeo antiga, mas depois voltou a funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luck195, também tenho uma placa-mãe MSI e recomendo muito cuidado para atualizar o BIOS. Eu simplesmente adoro minha placa-mãe, que é extremamente estável e confiável, ao passo que todas as badaladas ASUS que tive até hoje, sem exceção, me deixaram na mão. Mas o ponto fraco da MSI é a atualização do BIOS. O LiveUpdate simplesmente não funciona - o que pode ser até bom, considerando que o utilitário manual de atualização do BIOS da MSI costuma falhar a atualização no meio do processo, transformando a placa-mãe num mero peso para papéis desajeitado, caro e inútil.

 

Faça uma busca nos fóruns de usuários da MSI, por "MSI Forum HQ USB Flashing Tool". É uma ferramenta não oficial e não autorizada, desenvolvida por usuários da MSI que são programadores; você só vai achar o link para download no fórum, e não no site da MSI. Normalmente, sou o último a recomendar o uso de ferramentas não autorizadas, mas no caso da atualização de BIOS da MSI, essa é a única que funciona, e é infinitamente mais confiável e segura que as ferramentas oficiais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luck195, também tenho uma placa-mãe MSI e recomendo muito cuidado para atualizar o BIOS. Eu simplesmente adoro minha placa-mãe, que é extremamente estável e confiável, ao passo que todas as badaladas ASUS que tive até hoje, sem exceção, me deixaram na mão. Mas o ponto fraco da MSI é a atualização do BIOS. O LiveUpdate simplesmente não funciona - o que pode ser até bom, considerando que o utilitário manual de atualização do BIOS da MSI costuma falhar a atualização no meio do processo, transformando a placa-mãe num mero peso para papéis desajeitado, caro e inútil.

 

Faça uma busca nos fóruns de usuários da MSI, por "MSI Forum HQ USB Flashing Tool". É uma ferramenta não oficial e não autorizada, desenvolvida por usuários da MSI que são programadores; você só vai achar o link para download no fórum, e não no site da MSI. Normalmente, sou o último a recomendar o uso de ferramentas não autorizadas, mas no caso da atualização de BIOS da MSI, essa é a única que funciona, e é infinitamente mais confiável e segura que as ferramentas oficiais.

nao consegui achar o programa, pode me passar o link? E é possível que o problema esteja na placa mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao consegui achar o programa, pode me passar o link? E é possível que o problema esteja na placa mãe?

 

Não entendi por que você não conseguiu achar o link - joguei no Google e apareceu logo de cara: http://forum-en.msi.com/faq/article/msi-hq-forum-bios-flash-tool

 

O tópico original do fórum está aqui: http://forum-en.msi.com/index.php?topic=119375.0

 

Porém, nos dois casos, você pode não conseguir baixar a ferramenta se não estiver logado no fórum da MSI (cadastre-se, se for o caso).

 

Não deixe também de olhar as instruções detalhadas aqui: http://forum-en.msi.com/faq/article/printer/user-guide-for-msi-hq-forum-flash-tool

 

Agora, se é possível que o seu problema esteja na placa-mãe? Não é impossível, mas acho muito improvável. Se sua placa-mãe tivesse algum defeito sério, já teria aparecido antes. Também já vi placas-mães antigas terem problemas com tecnologias novas ou expandidas, para as quais não foram projetadas (por exemplo, uma vez quando minha placa-mãe da época, já um tanto antiga mesmo então, teve problemas para trabalhar com um novo HD de 1 TB, tamanho que a controladora SATA dela não foi projetada para endereçar corretamente). Mas a sua placa-mãe é LGA1155, que é uma tecnologia ainda atual, de modo que acho difícil que ela tenha algum problema de incompatibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não , estava tentando isso agora pouco , foi a única coisa que faltou.. porém não estou conseguindo, o liveupdate da msi não detectou atualização do bios,apenas de drivers e utilitários.. daí verifiquei a versão dela pelo AIDA64 e é a v.2.1 de 2011... então está bem desatualizado mesmo apesar de não detectar no liveupdate. Procurei no site da MSI e baixei a última versão v2.7 ,coloquei no pendrive, mas quando pressiono delete não entra naquela tela do msi como mostra o site,mostra uma tela azul e o pc fica travado, aí tenho que reiniciar..agora vem as dúvidas: tem como corrigir isso? Ou outro método de instalar o bios sem precisar dar boot? Será que o problema está na placa mãe e não na placa de video? Teve um tempo que minha placa mãe não estava mais ligando (não dava bip) com minha placa de vídeo antiga, mas depois voltou a funcionar.

As vezes a placa mãe tem incompatibilidade com algumas placas de vídeo, memória ou outros componentes do computador. Essas incompatibilidades levam o PC a não ligar ou funcionar de forma inadequada.... Para resolver esses problemas os fabricantes lançam BIOS novas afim de corrigir esses problemas.

Sua Placa mãe oferece 3 maneiras de atualizar o BIOS, procure aquela que se adéqua a você. As instruções corretas de como atualizar a BIOS na sua placa você encontra no link ao lado; http://br.msi.com/service/biosflash/. Preste Bem atenção em cada passo, verifique o modelo da sua placa mãe corretamente, revisão e a BIOS desejada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As vezes a placa mãe tem incompatibilidade com algumas placas de vídeo, memória ou outros componentes do computador. Essas incompatibilidades levam o PC a não ligar ou funcionar de forma inadequada.... Para resolver esses problemas os fabricantes lançam BIOS novas afim de corrigir esses problemas.

Sua Placa mãe oferece 3 maneiras de atualizar o BIOS, procure aquela que se adéqua a você. As instruções corretas de como atualizar a BIOS na sua placa você encontra no link ao lado; http://br.msi.com/service/biosflash/. Preste Bem atenção em cada passo, verifique o modelo da sua placa mãe corretamente, revisão e a BIOS desejada.

Sim eu tinha olhado esse tutorial, mas o problema é, como disse, dessa forma é necessário dar boot pelo delete, e quando faço isso, ao invés de entrar na tela msi (como mostra nesse site) aqui dá tela toda azul e fica travado.

 

goyta, dei uma olhada nesse tutorial e programa do fórum, mas há outro problema : quando eu reinicio e aperto f11 como diz no tutorial, aparece atela de boot mas fica tudo travado, assim como trava quando tento pelo delete, eu acho que minha placa mãe está com problemas.. ela já apresentou problemas antes sim, outrora antes de comprar a 650 ti depois de um bom tempo usando a placa de video antiga, o pc não ligava porque não dava beep , tinha até criado um tópico porque estava em dúvida do que estava impedindo o pc de ligar, não era vídeo nem memória, então pensei que a placa mãe tinha morrido, porém tirei todos os componentes dela e coloquei de novo e voltou ao normal,depois não tive mais problemas por isso nem mencionei sobre isso nesse tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim eu tinha olhado esse tutorial, mas o problema é, como disse, dessa forma é necessário dar boot pelo delete, e quando faço isso, ao invés de entrar na tela msi (como mostra nesse site) aqui dá tela toda azul e fica travado.

hmm entendi.... Isso é muito estranho pois a tecla Del serve pra entrar no Setup da sua Placa Mãe e não apenas para atualizar o BIOS. Não existe outra tecla em que você possa acessar(esc,F12,F5....)?? Pois a opção de atualizar fica em "Utilities" no Setup e Você não precisa necessariamente usar a tecla del pra acessar o Setup, geralmente as Placas Mãe vem com varias opções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

goyta, dei uma olhada nesse tutorial e programa do fórum, mas há outro problema : quando eu reinicio e aperto f11 como diz no tutorial, aparece atela de boot mas fica tudo travado, assim como trava quando tento pelo delete, eu acho que minha placa mãe está com problemas.. ela já apresentou problemas antes sim, outrora antes de comprar a 650 ti depois de um bom tempo usando a placa de video antiga, o pc não ligava porque não dava beep , tinha até criado um tópico porque estava em dúvida do que estava impedindo o pc de ligar, não era vídeo nem memória, então pensei que a placa mãe tinha morrido, porém tirei todos os componentes dela e coloquei de novo e voltou ao normal,depois não tive mais problemas por isso nem mencionei sobre isso nesse tópico.

Isso é um dado novo e aí a coisa já muda de figura. Simplesmente, não dá para ficar com uma placa-mãe que não é confiável - é um componente essencial demais. E nem pense em atualizar o BIOS dessa placa nessas condições: mesmo que você conseguisse entrar na rotina de atualização, teria alta probabilidade de inutilizar sua placa. Eu já a teria substituído no primeiro problema que deu -- por RMA, se possível, ou assumindo o prejuízo e comprando outra, mesmo que fosse bem básica, se não houvesse outro jeito. Com uma placa-mãe assim, qualquer problema que você venha a ter será culpa dela até prova em contrário, porque mesmo que você venha a identificar outra causa para o problema, essa outra causa ainda pode ser decorrência indireta de problemas com a placa-mãe, que às vezes são óbvios (caso do problema que contei com o meu HD na placa-mãe que eu tinha anos atrás), mas às vezes são extremamente difíceis de diagnosticar.

No seu lugar, eu substituiria essa placa-mãe imediatamente, sem mais delongas e sem hesitação. Feito isso, reinstalaria o Windows do zero (algo absolutamente essencial quando se troca de placa-mãe, mesmo que seja pelo mesmo modelo) e aí veria o comportamento do sistema como um todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hmm entendi.... Isso é muito estranho pois a tecla Del serve pra entrar no Setup da sua Placa Mãe e não apenas para atualizar o BIOS. Não existe outra tecla em que você possa acessar(esc,F12,F5....)?? Pois a opção de atualizar fica em "Utilities" no Setup e Você não precisa necessariamente usar a tecla del pra acessar o Setup, geralmente as Placas Mãe vem com varias opções.

Eu tb nem sabia que não entrava no setup, só hoje que tinha que fazer isso e vi que não está indo. Quando aperto delete aparece a tela azul e fica travado. Só funciona o F8 pra entrar em modo de segurança, não tem outro jeito de entrar no setup não né? 

 

goyta, é acho que o jeito seria esse mesmo, mas vou ver se formato o hd pra ver se isso tudo volta ao normal, se não der eu troco a placa mãe, mas acho que ainda não vou formatar essa semana. 

Vou criar um tópico em outra área para ver se esse problema de travar no setup tem solução, obrigado a todos pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tb nem sabia que não entrava no setup, só hoje que tinha que fazer isso e vi que não está indo. Quando aperto delete aparece a tela azul e fica travado. Só funciona o F8 pra entrar em modo de segurança, não tem outro jeito de entrar no setup não né?

Que eu saiba não....

Antes de formatar o HD você poderia tentar resetar as configurações da Placa Mãe para os padrões de fábrica. Para fazer isso, basta retirar o Computador da tomada e depois retirar a bateria da Placa Mãe por 1 min. Depois que passar esse tempo recoloque a bateria e depois ligue o computador. O BIOS será resetado para os padrões de fábrica.

Se você não conseguir entrar no Setup depois disso, acione o RMA. Pois Isso é um erro gravíssimo, porque um dia que você precisar configurar algo não terá como. Além disso possa ser que o chip que guarda os dados do BIOS esteja danificado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera, comprei uma gtx 650 ti 2gb pelo mercadolivre por r$ 429,00 + r$ 15,00 de frete. Era uma loja com selo Mercadolíder, então comprei sem problemas nenhum, funcionou perfeitamente com meu velho i5 650. É só um relato, adorei a placa!!!

 

 

Eu estava pesquisando preços e ia comprar uma no site ondadigital por 450,00 mas a versão de 1gb, até que me surpreendi com esse preço no ML. abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal sou novo aqui. Eu queria saber o que tem de errado na configuração do meu pc, pois eu comprei a GTX 650 Ti pra rodar o Guild Wars 2 pelo menos no Medium, mas o problema é que mesmo na qualidade mais baixa do jogo eu ainda fico com um tipo de lag na imagem quando eu meixo meu personagem. Quando estou parado o FPS vai para 50 mas quando estou me mexendo o FPS cai pra 10~20. Será problema na Fonte do pc, que é de 350W ? Será preciso trocar a Fonte por uma Corsair 430Cx? Por que não vejo outra explicação. Logo embaixo segue as configurações do pc.

 

 

 

 

CPU: Intel® Core i5-2310 CPU @ 2.90GHz

GPU:Geforce GTX 650 Ti

Memória: 4,00 GB RAM

Resolução atual: 1920 x 1080, 60Hz

OS: Microsoft Windows 8 Pro

Fonte:Goldentec 350W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal sou novo aqui. Eu queria saber o que tem de errado na configuração do meu pc, pois eu comprei a GTX 650 Ti pra rodar o Guild Wars 2 pelo menos no Medium, mas o problema é que mesmo na qualidade mais baixa do jogo eu ainda fico com um tipo de lag na imagem quando eu meixo meu personagem. Quando estou parado o FPS vai para 50 mas quando estou me mexendo o FPS cai pra 10~20. Será problema na Fonte do pc, que é de 350W ? Será preciso trocar a Fonte por uma Corsair 430Cx? Por que não vejo outra explicação. Logo embaixo segue as configurações do pc.

 

 

 

 

CPU: Intel® Core i5-2310 CPU @ 2.90GHz

GPU:Geforce GTX 650 Ti

Memória: 4,00 GB RAM

Resolução atual: 1920 x 1080, 60Hz

OS: Microsoft Windows 8 Pro

Fonte:Goldentec 350W

Cara, acredito muito que o problema seja a fonte mesmo! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!