Ir ao conteúdo

Meu HD faz um "tlec" quando fica ocioso

SimPos

Posts recomendados

Postado

Olá, eu tenho uso um HD Samsung como slave de 1 TB Sata e está em torno de 500 GB ocupado, ele nunca me deu problemas, nenhum tipo de congelamento, absolutamente nada, porém ele sempre fez algo que somente agora me despertou a vontade de postar aqui, pois eu uso ele desde o tempo que o messenger imperava e o orkut era do balacobaco, e agora tenho dados importantes, com grande acervo de músicas, filmes, documentos, monografia etc.

Bom, quando estou usando meu HD master que tb é Samsung, o meu HD Slave quando eu fico muito tempo sem acessar ele, uma hora ou mais nunca cronometrei, ele dá uma "pensada" e faz um "tlec" e carrega as pastas no windows explorer, depois não faz mais, e fica estável, até que eu fique sem acessar os dados dele por um bom tempo de novo, isso é normal? Acontece com alguém aqui? Eu uso dois HD's, e não um particionado em master/slave.

É como se a agulha do HD slave entrasse em stand by, será que corro riscos? Eu já uso ele assim a muitos anos, e nenhum sintoma de dano.

Postado

Nas configurações de energia do windows há uma opção que desliga os hds quando estes estão ociosos por um determinado tempo. Você pode alterar este tempo ou desligar esta função.

Postado

ViniX não estou falando em o hd entrar em hibernação ou algo do tipo, estou falando do HD Slave, o HD que fica conectado em outra entrada SATA, eu quero saber se é característico o "tlec" quando acessamos ele diretamente pelo Master quando fica muito tempo sem acessa-lo.

Postado

Hd sata não tem dessa de master ou slave... isso era na época que se usava hds IDE(PATA), pois era usados até 2 dispositivos no mesmo cabo , como o sata usa um dispositivo por cabo, não se usa mais isso.....

Eu concordo com o colega ViniX , o hd pode ter sido desligado pelo windows por não estar em uso, e quando você tenta acessalo depois de um tempo, ele volta a ligar ocasionado o tec... experimenta desativar o desligamento automarico do hd no gerenciamento de energia do windows , para saber se o tec ainda persiste...

Postado

zex, toda vez que eu formato desligo todo tipo de hibernação e desligamento de monitor, então desde o dia que comprei ele não está sob o gerenciamento de energia.

Se eu utilizar este samsung com tlec como hd master, ele não faz o tlec, e o barulho de arranque todo hd têm, pelo menos os que eu comprei até hoje.

PS: Tlec também faz quando eu faço acesso pela rede com meu notebook, sob a mesma condição de acessa-lo depois de um certo tempo parado.

Postado

amigo, acontece exatamente a mesma coisa comigo. Tenho quatro HDs de 1.3TB cada que não são HDs de boot do sisetma, e eles fazem esse barulho depois de um tempo ocioso.

E pode crer, isso é configurações de energia nas config do windows... é só mudar lá para nunca desligar o HD.. se o seu windows for o 7, procure pela opção "auto desempenho" em economia de energia, e então personalize esta opção para certificar que o HD está configurado para nunca desliga.

Já em relação a se este barulho pode vir a danificar o HD, eu não sei dizer... mas que o barulho é bem alto e nitido de se ouvir, isso é... Talvez alguem aqui no forum saiba dizer se esse barulho pode se tornar em um problema de danificar o HD.

Postado

E se eu altero no gerenciamento de energia no windows 7, ele aplica ao hd secundário? Sendo que uso o primário pra acessar windows 7

• Membro VIP
Postado

Olá amigo

Verifique as opções de energia avançadas, veja na figura aexada.

Se o problema ainda persistir, entre no setup do computador e veja se tem algum gerenciamento das portas SATA ou de energia.

Esse barulho é que o hd foi desligado e quando liga novamente o braço de leitura faz isso.

falou

post-58440-13884964660728_thumb.jpg

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!