Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

S.m.a.r.t.: Qual A Diferença Em Desempenho?


pepai

Posts recomendados

O S.M.A.R.T é uma qualidade que o hd tem de alertá-lo sobre um "Crash" no hd antes mesmo que ele aconteça, assim você pode fazer backup das suas coisas. Ele também deixa o HD ligeiramente mais lento, nda muito perceptivel, normalmente agente só usa quando o hd é um pouco velhinho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Total Edit:

Fiquei na duvida e acabei editando tudo:

E isso ai mesmo, S.M.A.R.T. Significa "Self-Monitoring Analysis and Reporting Technology"

E, realmente ele fica monitorando toda a integridade do disco, tanto midia quanto circuitos, e nisso se perde peformance (Muita na minha opiniao)

Mas se voce suspeita que seu disco não esta bom, acho que vale a pena habilitar isso pra confirmar qualquer coisa!!!

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Renatomarcelino@07 jan 2004, 19:17

e nisso se perde peformance (Muita na minha opiniao)

O HD não perde performance nenhuma. E se perdesse, a queda seria tão inútil que os ganhos seriam incomparáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Permita-me discordar GLABRO, ao habilitar o S.M.A.R.T o HD fica sempre enviando dados para o programam monitor, isto precisa ser em tempo real. A performance do HD é afetada sim pois o S.M.A.R.T passa a ser prioridade (nível mais baixo). Além disso, o programa monitor fica carregado em memória todo o tempo fazendo com que a performance geral do PC seja novamente afetada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Fernando Pinheiro@09 jan 2004, 04:04

Você tem que usar um programa que leia os dados destes logs para que lhe informe de problemas com o HD. Por exemplo o Active SMART.

Eu estava procurando no Google outra coisa que não tinha nada à ver com HD, e por acidente encontrei esse outro programa para verificar o status do HD pelo SMART: DISKCHECKUP

É uma opção à mais :D

E o AIDA32 também dá esta informação, mas é melhor usar programas mais simples.

...

Agora quanto à performance do HD cair quando o SMART é ativado, também discordo do GLABRO: realmente cai um pouco sim, basta considerar o que o Fernando escreveu: o programa do SMART está sendo executado para monitorar o HD e isso naturalmente vai consumir recursos.

Mas sinceramente nos testes que eu fiz (habilitando e desabilitando o SMART) não notei diferença. Pode ser que algum benchmark acuse queda de performance, mas no uso (especialmente em games) a performance continuou a mesma. Na minha máquina, em games pesados como BattleField ou IGI2, os mapas demoram entre 50 segundos e 60 segundos para carregar, independente do SMART estar habilitado ou não.

Perto do benefício que o SMART proporciona, acho que vale a pena deixar sempre habilitado. Eu pelo menos sempre deixo.

Para referência adicional, consulte estes outros tópicos:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....showtopic=99278

http://forum.clubedohardware.com.br/index....showtopic=85002

http://forum.clubedohardware.com.br/index....showtopic=41476

http://forum.clubedohardware.com.br/index....showtopic=14386

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem, uns acham que perde muita peformance, outros somente um pouco, e outros acham que nada e perdido. Eu já utilizei o micro com o SMART habilitado e achei que perdi muito, todos os games davam muito LEG (aquelas travadinhas), quando desabilitei melhorou muito. Essa foi a experiencia que tive! B)

Recomendo habilitar apenas para um check-up ou para conferir o disco numa situação suspeita! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Binary@09 jan 2004, 03:49

mas como o SMART me avisará quando a hd tiver algum problema?

tipo, apita, faz barulho, o windows mostra algo na tela. ele mostra o que?

pois eu nunca vi o SMART em ação pra dizer que a hd tá com problemas...

A bios mostra também, já aconteceu isso cmg, iniciei meu pc (na época um duron numa m810 rev 3.0 com um quantum fireball 13gb) e a bios acusou um erro la, tinha la smart e blablabla aperte f1 para continuar e aquela coisa toda..

acho q mesmo q perdesse performance, vale a pena deixar habilitado, imagina perder td q você tem no hd..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:ph34r: Quando o hd está para dar pau, ainda e ainda é possível salvar alguma coisa, se o S.M.A.R.T estiver ligado, na inicialização do micro vai dar um aviso tipo:

Hdd 0 - status bad backup and replace F1 to begin

Já aconteceu várias vezes aqui na empresa que eu trabalho, e é uma mão na roda, pelo menos para o usuário. Se fossem hd's de minha propriedade usaria até não reconhecer nem pelo setup, más aqui na empresa... troco e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação
Postado Originalmente por Fernando Pinheiro@09 jan 2004, 15:34

Clemente, para notar a queda de performance não basta habilitar o S.M.A.R.T, você tem que usar um programa monitor. ;)

Então não é o smart em si que afeta o desempenho, mas o programa monitor.

E pros benefícios que pode trazer, é melhor tê-lo habilitado. Mesmo porque, como já disseram, mesmo que você não use nenhum programa pra monitorar, a BIOS faz isso, quando você dá boot, antes de iniciar o carregamento do SO, a BIOS faz uma leitura do status do smart e retorna (se for caso) um mensagem de erro, recomendando a troca da unidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To com a galera a favor do SMART, esse papo de perder desempenho só por habilitar o SMART é conversa fiada, você vai perder desempenho se tiver um programa monitorando no Windows, mas só com o SMART habilitado ele faz um check durante a inicialização da máquina e só...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o elendil falou tudo se eu for usar o HD aqui da recepcao ... ele estava usando o smart habilitado e uns 4 meses atras acusou o problema e deu a mensagem

Hdd 0 - status bad backup and replace F1 to begin

a mesma q o serjext citou, mas falar pra vocês em nenhum momento a tal perda de desempenho estão citada e discutida no forum foi perceptiva ... o hd funcionou numa boa a todo tempo, e falar pra vocês já tem todo esse tempo q ele acusa a mensagem e o hd ainda funciona como se fosse novo ainda, claro q pra não ficar tendo q apertar F1 toda vez q ligo o micro, desabilitei o recurso, e faco bkp de tudo q não posso perder todos os dias so pra garantir ... e tem outra ele so analisa o disco (pelo menos so recebo a mensagem esta hora) na inicializacao do micro logo depois q conta a memoria ... e um recurso interessante, mas acredito q varia o tempo de dar um crash varia de um modelo de hd pra outro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o smart funciona a nivel de hardware o q quer dizer q ele nada mais é do q uma opção existente no firmware do disco ( programa de configuração do disco para q o chiset funcione corretamente) e este programa entre outras coisas indica ate onde estão os bad blocks q o disco deve pular .. alguem se lembra da famosa formataçao de baixo nivel ??????? então ela apenas grava nesta tabela onde o hd não deve ser utilizado e assim os bads "somem" e da mesma forma é o smart, ele não degrada o disco apenas disponibiliza imformaçoes mas caso você utilize um programa monitor é claro uma degracaçao pois ele usara da banda ide para fazer as leituras internas ao hd ....... do contrario os avisos serao apenas no boot da maquina ........... melhor habilitar mas sem programas monitores .....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fauser@23 jan 2004, 03:25

Na verdade o smart funciona a nivel de hardware o q quer dizer q ele nada mais é do q uma opção existente no firmware do disco ( programa de configuração do disco para q o chiset funcione corretamente) e este programa entre outras coisas indica ate onde estão os bad blocks q o disco deve pular .. alguem se lembra da famosa formataçao de baixo nivel ??????? então ela apenas grava nesta tabela onde o hd não deve ser utilizado e assim os bads "somem" e da mesma forma é o smart, ele não degrada o disco apenas disponibiliza imformaçoes mas caso você utilize um programa monitor  é claro uma degracaçao pois ele usara da banda ide para fazer as leituras internas ao hd ....... do contrario os avisos serao apenas no boot da maquina ........... melhor habilitar mas sem programas monitores .....

Faço minhas as suas palavras. Estou com um problema aqui de S.M.A.R.T. em um HD e só soube porque ele estava habilitado. Não tem Bad clusters, mas sei que tem algum problema no HD. Só desabilitei pra não ter que ficar apertando F1 toda hora que inicio o PC. Com certeza não há prejuízo no desempenho caso o S.M.A.R.T. esteja habilitado à não ser no caso de usar-se um programa de monitoramento como já foi dito.

Estou salvando todos os arquivos importantes no outro HD, porque qualquer hora esse vai pro "espaço". :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@24 jan 2004, 19:56

É Pedrão é bom mesmo fazer backup, mas lembre-se do que lhe falei, muitas vezes, mesmo após este aviso do S.M.A.R.T, o HD dura anos e anos, chegando ao ponto do cara trocar de micro e ele ainda estar bom.

Mas como dizem, é melhor prevenir do que remediar.

Ok amigo sombra.

Mas por via das dúvidas, já comprei outro HD. Vendi esse pra um sujeito que já sabe do problema. Só estou esperando o novo chegar para entregá-lo. Até agora está funcionando muito bem, por sinal. Mas encontrei um Seagate de 80GB, 8 MB de buffer com um preço muito bom.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

S.M.A.R.T. abilitado serve para que a BIOS utilize o protocolo S.M.A.R.T. para que o sistema receba informações do HD mais rapidamente.

A IDE comunica-se com o HD na velocidade padrão que é ATA/33.

Hoje no mercado existem HD´s com a velocidade de comunicação de ATA/33,66,100,133.

Conclusão, se você tem um HD de 20GB acima, pode ter certeza que a velocidade de comunicação dele é ATA/133, então conclui-se que se a opção S.M.A.R.T. estiver desabilitada você estará usando somente 1/4 da capacidade de comunicação do seu HD.

Há algumas MB que ném vem com esta opção na BIOS, pois já ficam habilitadas.

Acalme-se não é apenas habilitar o S.M.A.R.T. que seu micro ganhará desempenho, o que acontece com a maioria das opiniões contra o S.M.A.R.T., você não deve habilitar o S.M.A.R.T. se você estiver usando no seu HD um cabo flat comum de 40 vias, o S.M.A.R.T. só fará o seu papel se você usar um cabo flat UDMA, cabo com 80 vias, custa por volta de R$14,00 contra R$8,00 do cabo comum. Vale a pena investir neste cabo pois o ganho de pesempenho é surpreendente.

Se você não usa o WINDOWS XP, ainda não acabou, você precisa mostrar para o seu PC que você esta usando um cabo UDMA, opção esta já ativada no WINDOWS XP.

Entre no " Gerenciador de Dispositivos "( onde você olha se os drive tem a interrogação amarela). Lá embaixo entre na " Unidades de Disco>Generic IDE DISK TYPE 46/47 " se não houver selecione algo que pareça identificar Discos Rigidos ( IDE ), marque a opção DMA e clique em OK. Reinicie o micro.

Agora sim, seu HD esta comunicando na real velocidade, seja ela qual for ATA/33,66,100,133.

LEMBRE-SE O S.M.A.R.T. SERVE PARA O HD SE COMUNICAR-SE NA SUA REAL VELOCIDADE EM UM HD INTEGRO, SE O S.M.A.R.T. COMEÇAR A ACUSAR ERROS, FIQUE ATENTO, SEU HD PODE PARAR DE FUMCIONAR A QUALQUER MOMENTO, NÃO PRECISA SE DESESPERAR PARA COMPRAR OUTRO HD, ELE PODE PARAR HOJE OU DAQUI A ALGUNS ANOS.

ESSA DICA SERVE PARA QUEM VAI ADIQUERIR UM HD USADO, USE O S.M.A.R.T. NELE E SE ACUSAR ERROS, NÃO COMPRE.

Quando houver erros e você não puder comprar outro HD não utilize o S.M.A.R.T. para não haver travamentos no post.

AGORA A ESCOLHA É SUA: HABILITAR OU NÃO O S.M.A.R.T. ???

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Davidsondg@25 fev 2004, 01:32

S.M.A.R.T. abilitado serve para que a BIOS utilize o protocolo S.M.A.R.T. para que o sistema receba informações do HD mais rapidamente.

A IDE comunica-se com o HD na velocidade padrão que é ATA/33.

Hoje no mercado existem HD´s com a velocidade de comunicação de ATA/33,66,100,133.

Conclusão, se você tem um HD de 20GB acima, pode ter certeza que a velocidade de comunicação dele é  ATA/133, então conclui-se que se a opção S.M.A.R.T. estiver desabilitada você estará usando somente 1/4 da capacidade de comunicação do seu HD.

Há algumas MB que ném vem com esta opção na BIOS, pois já ficam habilitadas.

Acalme-se não é apenas habilitar o S.M.A.R.T. que seu micro ganhará desempenho, o que acontece com a maioria das opiniões contra o S.M.A.R.T., você não deve habilitar o S.M.A.R.T. se você estiver usando no seu HD um cabo flat comum de 40 vias, o S.M.A.R.T. só fará o seu papel se você usar um cabo flat UDMA, cabo com 80 vias, custa por volta de R$14,00 contra R$8,00 do cabo comum. Vale a pena investir neste cabo pois o ganho de pesempenho é surpreendente.

Se você não usa o WINDOWS XP, ainda não acabou, você precisa mostrar para o seu PC que você esta usando um cabo UDMA, opção esta já ativada no WINDOWS XP.

Entre no " Gerenciador de Dispositivos "( onde você olha se os drive tem a interrogação amarela). Lá embaixo entre na " Unidades de Disco>Generic IDE DISK TYPE 46/47 " se não houver selecione algo que pareça identificar Discos Rigidos ( IDE ), marque a opção DMA e clique em OK. Reinicie o micro.

Agora sim, seu HD esta comunicando na real velocidade, seja ela qual for ATA/33,66,100,133.

LEMBRE-SE O S.M.A.R.T. SERVE PARA O HD SE COMUNICAR-SE NA SUA REAL VELOCIDADE EM UM HD INTEGRO, SE O S.M.A.R.T. COMEÇAR A ACUSAR ERROS, FIQUE ATENTO, SEU HD PODE PARAR DE FUMCIONAR A QUALQUER MOMENTO, NÃO PRECISA SE DESESPERAR PARA COMPRAR OUTRO HD, ELE PODE PARAR HOJE OU DAQUI A ALGUNS ANOS.

ESSA DICA SERVE PARA QUEM VAI ADIQUERIR UM HD USADO, USE O S.M.A.R.T. NELE E SE ACUSAR ERROS, NÃO COMPRE.

Quando houver erros e você não puder comprar outro HD não utilize o S.M.A.R.T. para não haver travamentos no post.

AGORA A ESCOLHA É SUA: HABILITAR OU NÃO O S.M.A.R.T. ???

:-BEER

muito bom esse seu texto...

as Hds da Seagate soa todas ATA 100..

e nas HDS sata tem essa fun;ao também???

falou!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Permita-me discordar GLABRO, ao habilitar o S.M.A.R.T o HD fica sempre enviando dados para o programam monitor, isto precisa ser em tempo real. A performance do HD é afetada sim pois o S.M.A.R.T passa a ser prioridade (nível mais baixo). Além disso, o programa monitor fica carregado em memória todo o tempo fazendo com que a performance geral do PC seja novamente afetada.

concordo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!