Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

Faller, mas uma vez meu Muito Obrigado por dedicar seu tempo em detalhar estes Filtros de Linha pra gente. Foi graça a sua dedicação que aprendi muito sobre eles e muitas outras coisas, como por exemplo aterramento e DPS.

Pode postar aqui sua analise do Panamax PM8-GAV, assim ficará centralizado vários destes Filtros de Linha em um único local de referência de pesquisa.

Grande Abraço!!!!:)

Idevaldo Cunha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Filtro de linha Panamax PM8-GAV

 

Graças às fotos tiradas e gentilmente aportadas pelo Idevaldo Cunha, grande parceiro lá do ht-fórum, a quem muito agradeço, segue a análise da proteção/filtro de linha Panamax PM8-GAV.

Visão da proteção, para referência:
PanamaxPM8-GAVsmall.jpg

Numa visão interna dessa proteção, mostrando em blocos funcionais suas principais facilidades se pode ver:
- Proteção contra surtos para duas distintas linhas de cable ou antenna;
- Proteção contra surtos para linha telefônica e/ou rede de dados (lan);
- Proteção contra surtos na linha de rede elétrica;
- Amostrador de corrente e chaveador para 4 tomadas em função da corrente ou potência em uma quinta tomada;
- Micro disjuntor de proteção da rede elétrica;
- Chave de seleção da corrente ou potência do detector de uso da quinta tomada.
Veja ai na foto:
PanamaxPM8-GAVBlocosdefunes.jpg

Para melhor entender o que aporta de novo essa proteção e filtro o melhor mesmo é tentar entendê-la através de diagrama, do próprio manual da mesma, mostrando essas facilidades:
PanamaxPM8-GAVvisodasfunes.jpg
Essa proteção, que mais se destina a usuários da linha de áudio, tem 8 tomadas. As tomadas de 1 a 4 são energizadas somente se houver algum consumo efetivo na tomada de número cinco. Desse modo, por exemplo, ao ligar o Home Theater na tomada 5, ao ativar o mesmo estará liberada a energia nas tomadas de 1 a 4 aonde se ligaria o blue-ray, o receiver, o televisor, como exemplo.. Ao desligar o HT automaticamente se estaria desativando a energia das tomadas de 1 a 4 após alguns segundos. Através de chave de painel se pode ajustar a sensibilidade desse detector de consumo entre dois níveis: Lo = consumo até 10 VA e Hi = consumo até 25 VA.

A proteção contra surtos na rede elétrica usada nessa proteção é exatamente a mesma usada na proteção já vista aqui nesse tópico, de nome Filtro de linha Power Conditioner PM8-EX da série Powermax da Panamax, e pode ser vista ai nessa foto. Seus cinco varistores cobrem as configurações F-N, F-T e N-T sendo todos eles de 20mm e de 130 volts, com cobertura ou proteção de fusíveis térmicos:
PanamaxPM8-GAVdetalheplacaproteoefiltro.

As proteções para o cable ou antena são completamente blindadas como devem ser. Veja ai numa foto em que além das proteções para o cable também é mostrada a placa de impresso que sustenta a chave seletora de sensibilidade do amostrador de corrente:
PanamaxPM8-GAVdetalheproteoblindadacable

As proteções para a rede de dados (lan) contemplam um diodo para cada uma das linhas e um diodo TVS ou Tranzorb de 75 Volts..
A proteção telefônica conta com proteções série do tipo PTC ou Poly-switch..
PanamaxPM8-GAVproteolanetelefnica.jpg

Na placa do sensoramento de corrente é possível se notar (ao centro) um transformador de corrente (com o fio grosso da rede passando por dentro) e o relé de comutação das tomadas de 1 a 4 (direita)
PanamaxPM8-GAVdetalheplacacomutadora.jpg

A proteção conta com um micro-disjuntor de 15 Amperes que serve para ligar/desligar e também serve como proteção para corrente em excesso:
PanamaxPM8-GAVmicrodisjuntor.jpg

Para aqueles que necessitam dessa função de ativar e desativar algumas tomadas dependendo do consumo de uma outra (master) essa proteção e filtro pode ser uma ótima escolha. No caso de uma instalação de informática, a tomada master seria aquela do PC e as quatro tomadas escravas poderiam ser usadas para ligação do monitor, da impressora, do amplificador ou caixas de som alimentadas.
Desligado o PC, as tomadas desses equipamentos automaticamente seriam desalimentadas. Reativando o PC as tomadas seriam reenergizadas automaticamente.

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkk, ótima observação pra fontes genéricas. Bom, a minha fonte é aquela iceage de 500w que ja ví você dizer em outro forum q não acha confiáviel, coisa da china e tudo mais...

Estou preste a trocar ela por uma OCZ que é muito mais fonte. Agora, só pra esclarecer, desenergização não danifica componentes eletrônicos, não é isso? Outra dúvida, um varistor de filtro de linha pode queimar em uma sobretensão, ou pior, explodir literalmente?

Valeu! Faller, tudo de bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Graças às fotos tiradas e gentilmente aportadas pelo Idevaldo Cunha, grande parceiro lá do ht-fórum, a quem muito agradeço, segue a análise da proteção/filtro de linha Panamax PM8-GAV.

Abraço...

Faller Boa Noite.

É com imensa satisfação que vejo aqui no Clube do Hardware, uma analise completa sobre este Filtro de Linha.

Gostaria que você me esclarecesse uma dúvida.

Este Filtro de Linha tem capacidade de proteger contra sub e sobre tensão na rede não deixando um pico maior chegar até os componentes de um Eletrônico ligado nele?

Pois o outro modelo da Panamax M8-EX parece que tem esse recurso e este não...

http://www.htforum.com/vb/showthread.php/146459-Filtro-de-Linha-Panamax-M8-EX ou este Modelo M8-EX só tem um recurso a mais de analisar a tensão e não religar o Eletrônico enquanto a rede não estiver estável?

Sei que estes Filtros são muito melhores que qualquer Nacional analisado por você aqui no Clube pelo que pude ler.

Como pensei em comprar outro Filtro então em uma destas ocasiões decidi comprar um Condicionador de Energia e deixei este PM8-GAV para o quarto, e um outro mais simples já analisado por você SP-AV no escritório.

PANAMAX SP-AV http://www.htforum.com/vb/showthread.php/125651-Filtro-de-Linha-PANAMAX-SP8-AV-%28fotos-internas%29

Desde já Muito Obrigado!!!!!:)

Idevaldo Cunha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou conseguindo achar no ebay o surge da Belkin que você recomendou, porém achei esse Belkin BE108230-12 8-Outlet Surge Protector Phone Modem. Ele é equivalente? Vou comprar no ebay com este vendedor http://cgi.ebay.com/Belkin-BE108230-12-8-Outlet-Surge-Protector-Phone-Modem-/380322962341?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item588d03dba5 Estava pensando em comprar um UPSAI FHT 1200, mas depois que li este tópico, fiquei com duvidas entre estes modelos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Nesse filtro da CLONE F8 NBR 01062 o led que indica aterramento, ele indica que o aterramento está funcionando correntamente ou so a presença do pino de terra ?!!

Ele indica a presença de potencial de terra no pino reservado para ao aterramento, bem como indica a correta polarização dos fios fase e neutro na tomada.

Não qualifica o aterramento portanto, não testa nem valida sua real eficiência, só atesta potencial de terra no pino adequado..

Testes efetivos de aterramento envolvem equipamento apropriado e procedimento adequado ao teste.. São testes pouco mais sofisticados..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Este modelo Belkin BE108230-12 8-Outlet Surge Protector Phone Modem é melhor que o upsaui FHT-1200?

Para usuários cuja tensão de trabalho é de 110 Volts elé é ótimo, melhor que o Upsai - FHT 1200 sem a menor dúvida..

Esse da Belkin tem 9 varistores contra 3 daquele da Upsai e já contempla fusíveis térmicos..

É só você comparar, visualmente, a placa do interior dos mesmos.

O filtro da Belkin foi revisto aqui nesse tópico e o da Upsai foi revisto ai: http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?p=2203745#2203745

Note entretantfo que o anúncio do e-bay, por você citado, está finalizado..

Abraço..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra novidade no mercado brasileiro, mas sem nenhum indício de que presta ou não:

http://www.smartdata.com.br/produto/regua-nilko-6-tomadas-2p-t-c-disjuntor.html

A Nilko tem péssimas fontes de alimentação, mas quem sabe surpreende no filtro como fez a Clone?

O preço é compatível com produto de qualidade. Aliás, para justificar o preço teria que ser de muito boa qualidade...

Quem sabe mestre Faller não abre e analisa?

466663a4e228d0591cd8f0343a4f8620.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Outra novidade no mercado brasileiro, mas sem nenhum indício de que presta ou não:

http://www.smartdata.com.br/produto/regua-nilko-6-tomadas-2p-t-c-disjuntor.html

466663a4e228d0591cd8f0343a4f8620.jpg

Sem nenhuma característica, sequer uma descrição técnica, nem no site que o vende e muito menos no site do fabricante/distribuidor. Aposto que seja uma simples régua de tomadas com um disjuntor. Cara ainda por cima..

Não pago esse valor nela, assim sem a menor descrição de suas características, nem que a vaca tussa..

Se depender de minha aquisição para análise da mesma, vai demorar muito, mas muito tempo mesmo. Antes tenho que ganhar na loteria ou aprender a rasgar dinheiro..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom vi que você Faller e o outro camarada RAU, são definitivamente os caras nessa área... Bom vou comprar esse filtro da CLONE o F8, antes de mais nada venho dizer que não quero opinião sobre o mesmo, se é bom ou não pois vi logo mais ai em cima! A questão é a seguinte, estou interressado em montar um circuito eletrônico novo, usar mais a "caixa" e tomadas desse filtro, gostaria de fazer um circuito identico(ou pelo menos com o mesmo nivel desses da Belkin, APC), e gostaria de umas dicas, se não lhes for de grande encomodo, vi também o tópico de como criar seu próprio filtro e não duvido da qualidade do mesmo, mas pra criar um com uma quantidade de componentes proximamente iguais as das duas marcas acima citadas, gostaria de saber se podias me passar uma relação do que usar, tipo a quantidade de varistores, o tipo, e demais componentes. Morro em Blumenau SC, e o acesso a produtos de qualidade é ainda mais difícil!

Desde já fico grato, e gostaria dizer que vocês dois pelo meu ver são realmente os caras nessa area, vendo a participaçao de vocês nos mais conceituados FORUNS, sendo isso que me levou a buscar vossa ajuda. TENSÃO LOCAL 220volts

OBRIGADO!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom vi que você Faller e o outro camarada RAU, são definitivamente os caras nessa área... Bom vou comprar esse filtro da CLONE o F8, antes de mais nada venho dizer que não quero opinião sobre o mesmo, se é bom ou não pois vi logo mais ai em cima! A questão é a seguinte, estou interressado em montar um circuito eletrônico novo, usar mais a "caixa" e tomadas desse filtro, gostaria de fazer um circuito identico(ou pelo menos com o mesmo nivel desses da Belkin, APC), e gostaria de umas dicas, se não lhes for de grande encomodo, vi também o tópico de como criar seu próprio filtro e não duvido da qualidade do mesmo, mas pra criar um com uma quantidade de componentes proximamente iguais as das duas marcas acima citadas, gostaria de saber se podias me passar uma relação do que usar, tipo a quantidade de varistores, o tipo, e demais componentes. Morro em Blumenau SC, e o acesso a produtos de qualidade é ainda mais difícil!

Desde já fico grato, e gostaria dizer que vocês dois pelo meu ver são realmente os caras nessa area, vendo a participaçao de vocês nos mais conceituados FORUNS, sendo isso que me levou a buscar vossa ajuda. TENSÃO LOCAL 220volts

OBRIGADO!

Se eu lhe desse mastigado os valores e dicas para fazer o que desejas estaria repetindo o conteúdo desse tópico aqui, que retrata em quase 800 postagens não só minhas dicas como as dicas de muita gente boa ai do fórum.

Dê uma olhada: http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-construindo-filtro/462752

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Faller, eu vou ter uma Fonte atx 650w real xfx E.D e um PC médio com uma GTX460, aqui surge a duvida, devo comprar uma filtro de linha pra ligar as coisas ( som, impressora, modem ) e devo ligar a fonte no filtro? ou a fonte pode ser ligada direto na tomada (220V)?

Tive pesquisando os filtros, o da Clone F8 01062 é uma boa escolha? Ou teria outro melhor nessa faixa de preço? Achei na kabum a 36,00 reais...

Desde já agradeço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, eu vou ter uma Fonte atx 650w real xfx E.D e um PC médio com uma GTX460, aqui surge a duvida, devo comprar uma filtro de linha pra ligar as coisas ( som, impressora, modem ) e devo ligar a fonte no filtro? ou a fonte pode ser ligada direto na tomada (220V)?

Tive pesquisando os filtros, o da Clone F8 01062 é uma boa escolha? Ou teria outro melhor nessa faixa de preço? Achei na kabum a 36,00 reais...

Desde já agradeço.

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4883355&postcount=134

Isso foi postado na página 9 deste mesmo tópico, bastava ter procurado um pouco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4883355&postcount=134

Isso foi postado na página 9 deste mesmo tópico, bastava ter procurado um pouco.

Isto eu já vi, eu queria saber se este filtro é recomendavel pro meu uso.

Não entendo muito disto, gostaria de umas recomendações de vocês.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegaram pra mim hoje dois protetores da Clone modelo 01070. Como terminei por desmontar um deles, tirei fotos e vou postar aqui pro pessoal.

Achei o design, o número de tomadas e a fixação direto na parede perfeitos para usar junto à televisão, decodificador de TV e eventualmente um DVD ou sistema de som, nos locais onde não são necessários mais do que 2 ou 3 tomadas. É melhor que um "T" por ter chave liga/desliga, fusível, e proteção contra surtos e poder fixar diretamente na parede, sem fios. O preço foi R$ 17,00 cada um.

- Pino terra retátil

- Corrente máxima: 6A

- Tensão: Bivolt

- Fator de proteção: 140 Joules

- Pico máximo de corrente: 4500A

- Potência máxima de consumo:

127V: 760W

220V: 1320W

- Tensão de grampeamento: 710V

- Fusível: 8A

Fotos externas:

DSC03723.jpg

DSC03736.jpg

Após aberto, e detalhes de montagem:

DSC03719.jpg

DSC03718.jpg

DSC03721.jpg

Olhando as specs e o preço imaginei que teria apenas um varistor de 10 ou 14mm internamente e não mais que isso, vejam:

DSC03728.jpg

A clone deixa lugares prontos para os diversos componentes de filtragem e proteção, que poderiam estar presentes aí, mas foram capados.

- Lugares para varistores F-T e N-T

- Lugares para os capacitores Classe Y entre F-T e N-T

- Lugar para um capacitor F-N

DSC03726.jpg

DSC03727.jpg

Poderia ser uma proteção muito próxima do Clone F8 se tivessem aplicado todos os componentes previstos e se fossem usados varistores maiores, penso.

----------------------

Aproveitei para dar um fim em componentes que tenho sobrando aqui. Coloquei um varistor 20mm x 250V fazendo furos mais espaçados na PCI, um fusível térmico 72ºC em série no condutor Fase. O lugar previsto para o capacitor X é muito pequeno e ali só consegui encaixar um 150nF x 400V, então preferi colocar um capacitor 470nF x 630V entre F-N por fora e um resistor 220k x 1W )

Tenho os capacitores Y, não apliquei porque não tenho aterramento.

Tem espaço para acomodar um indutor pequeno com umas 12 voltas de fio 0,5 ou 0,35mm² também, tem que modificar a PCI pra isso e não achei que valia a pena pelo tempo que gastaria fazendo isso.

DSC03731.jpg

DSC03735.jpg

[ ]'s

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra novidade no mercado brasileiro, mas sem nenhum indício de que presta ou não:

http://www.smartdata.com.br/produto/regua-nilko-6-tomadas-2p-t-c-disjuntor.html

O preço é compatível com produto de qualidade. Aliás, para justificar o preço teria que ser de muito boa qualidade...

466663a4e228d0591cd8f0343a4f8620.jpg

Já agora com forte indício de que NÃO presta.

Solicitei especificação ao fabricante e ele teve o descaramento de mandar as informações abaixo:

O cabo (3x1,5mm) suporta até 15A. Então ligando em equipamento 127V suporta a potencia até 1905 Watt. Já ligando em equipamento 220V suporta até 3300 watt de potencia (potencia= tensão x corrente) – este calculo, na régua, para somatória de todas as tomadas ligadas ao mesmo tempo.

Já as tomadas, elas tem capacidade até 10A. Então ligando em equipamento 127V suporta a potencia até 1270 Watt. Já ligando em equipamento 220V suporta até 2200 watt de potencia (potencia= tensão x corrente).

Atenciosamente

Givanildo de Oliveira

msn: [email protected]

Comercial

Nilko Metalurgia

(41) 3668-7592

Conheça a Nilko

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Já agora com forte indício de que NÃO presta.

Solicitei especificação ao fabricante e ele teve o descaramento de mandar as informações abaixo:

O cabo (3x1,5mm) suporta até 15A. Então ligando em equipamento 127V suporta a potencia até 1905 Watt. Já ligando em equipamento 220V suporta até 3300 watt de potencia (potencia= tensão x corrente) – este calculo, na régua, para somatória de todas as tomadas ligadas ao mesmo tempo.

Já as tomadas, elas tem capacidade até 10A. Então ligando em equipamento 127V suporta a potencia até 1270 Watt. Já ligando em equipamento 220V suporta até 2200 watt de potencia (potencia= tensão x corrente).

Atenciosamente

Givanildo de Oliveira

msn: [email protected]

Comercial

Nilko Metalurgia

(41) 3668-7592

Conheça a Nilko

Isso é uma "extensão de luxo com fusível"!!!!!

Alem de tudo é feia.

Esse cara merece ser mandado embora, pois só falou do cabo, e não das especificações de proteção do produto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Chegaram pra mim hoje dois protetores da Clone modelo 01070.

Além de tudo o que já citaste, gostaria de chamar a atenção á fina largura das trilhas do aterramento. Veja ai:

FiltroClone01070-trilhasdoaterramentosalientadas.jpg

E também lamentável é o tal de terra retrátil:

FiltroClone01070-terraretrtil.jpg

Lamentável por dois lados:

1) Afixado por um simples ilhós tenho certeza de um pobre contato elétrico, bem como com uma duvidosa condição de manipular uma corrente maior, caso seja necessário....

2) Podendo ser retrátil, o pino de aterramento, fica completamente furado o estabelecimento da correta polarização (fase e neutro) da rede elétrica, uma vez que sendo retraído esse pino a proteção poderá ser inserida de qualquer modo, tendo somente 50% de chance de ser inserida do modo correto

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não reparei na espessura da trilha, mas pensei o mesmo quando vi a fixação do pino, o ponto onde ele exerce maior pressão no rebite é justamente quando está retraído. Talvez tentar colocar uma solda aí para deixá-lo fixo ajude. Com certeza fizeram assim pensando na compatibilidade com tomadas antigas e não na segurança, infelizmente.

O ideal para usar esse protetor da Clone é trocar a tomada da parede. Eu fiz isso, para melhor encaixe na tomada e não ter o risco de ligar invertido.

[ ]'s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Clone F6 visto por dentro.

Cansado de tantos adaptadores resolvi colocar meu APC na reserva e adquirir um produto com tomadas brasileiras. Nada mais hoje em dia entra nas tomadas americanas, dos filtros importados, sem adaptador. O APC continuará a ser útil quando eventualmente eu tiver de ligar algum produto americano, como por exemplo meu aparelho Kill-A-Watt. Optei pela praticidade.

Para uso diário com o PC acabei adquirindo o Clone F8, já analisado cá no fórum pelo Faller, mas a curiosidade me levou a pedir também um Clone F6 para abrir e ver se tinha o mesmo nível de proteção. Não tem. O Clone F6 na verdade é apenas mais um filtro no mercado brasileiro. E note que o preço é pouco menos que o F8.

21lkfm9.jpg

Imagem externa.

j7qmvo.jpg

Aberto.

ajo45y.jpg

Focalizando os componentes internos. Quase nada para ser focalizado. :P

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...