Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

Faller

Fui convencido, depois de ler alguns posts seus, a abandonar um módulo isolador que usava (e já não funciona bem, desliga do nada) para proteger a CPU. Eu o usava porque moro num apartamento cujo prédio não tem aterramento e achei que seria bom. Daí a minha dúvida, que pode ser de outros. Talvez já tenha respondido, mas como estou na pressa de adquirir um filtro de linha não encontrei a informação.

Os filtros de linha precisam necessariamente funcionar com aterramento? Digo, eles precisam do aterramento para fazer todo o serviço a que se destinam ou fica prejudicado? Detalhe, moro em Brasília e a companhia energética daqui é lamentável...

Desde já agradeço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
...Os filtros de linha precisam necessariamente funcionar com aterramento? Digo, eles precisam do aterramento para fazer todo o serviço a que se destinam ou fica prejudicado? Detalhe, moro em Brasília e a companhia energética daqui é lamentável...

Desde já agradeço

Como já previste, sim, já respondi esse tipo de pergunta umas dez vezes ou mais, nesse ou em outros tópicos. Veja ai uma delas:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5126962&postcount=842

Ou esta ai:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4728871&postcount=2

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem pode tirar a minha dúvida? :confused:

Faller, grato pela resposta!

Outra dúvida, o filtro de linha deve obrigatoriamente estar ligado para a proteção no neutro funcionar? Se eu estiver com ele desligado (sem ligação no fase) e ocorrer um mega curto/raio/etc na rede elétrica poderei ter algum dano nos equipamentos através do neutro?? (obs. tem o terra também né?)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, grato pela resposta!

Outra dúvida, o filtro de linha deve obrigatoriamente estar ligado para a proteção no neutro funcionar? Se eu estiver com ele desligado (sem ligação no fase) e ocorrer um mega curto/raio/etc na rede elétrica poderei ter algum dano nos equipamentos através do neutro?? (obs. tem o terra também né?)

Cada caso é um caso..

Se acontecer um mega curto na rede elétrica, quem se dana é a rede.. Seus eqtos nada tem a ver com o curto da rede. Esse curto vai drenar uma enorme corrente, pela fiação e, ao contrário de danificar alguma coisa, uma rede em curto nem tensão tem, salvam se todos os equipamentos tenha filtro ou não...

Raio, são outros 500...

Um raio pode entrar na sua casa pelo fio fase, pelo fio neutro, pelo varal de estender a roupa, se for metálico, pelo fio do telefone, pelo cabo da antena de TV. Se o fio fase estiver interrompido, cna chave liga/s\desliga do filtro, pouco vai adiantar.

Raciocine comigo.. Raio... Alguns km de caminho nenhum, da nuvem até o terra e ele vem rachando, fazendoi seu caminho.. Achas que uma chave liga desliga vai segurar o bicho???

Se um raio cai, nada o segura..

Proteção contra raios envolve muito mais do que um simples filtro de linha. É uma obra de engenharia..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já previste, sim, já respondi esse tipo de pergunta umas dez vezes ou mais, nesse ou em outros tópicos. Veja ai uma delas:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5126962&postcount=842

Ou esta ai:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4728871&postcount=2

Obrigado, tinha lido muita coisa do que você havia postado, mas isso não tinha achado... esclarecedor.

Parabéns pelo conhecimento e boa vontade

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola galera, boa tarde.

Primeiramente gostaria de agradecer a todos por colocar a disposição seus conhecimentos ajudando assim gente leigo como eu...:(

Depois de ter alguns problemas :mad: com equipamentos aqui em casa por causa de quedas de energia resolvi pesquisar um pouco sobre esse assunto, achei esse tópico, pois estava querendo comprar bons filtros de linha, aqui na minha cidade encontrei o modelo da SMS Celan Energy comprei ele e também comprei um Clamper Computer Protector (mercado livre), li os reviews deles aqui e vi que eles tem algumas diferenças, sou leigo no assunto, então gostaria de tirar algumas duvidas com vocês, se possível:

1 - desses 2 modelos qual seria o” melhor” para ligar meu computador?

2 - qual deles é o melhor para ligar minha TV 50 + via Embratel + HT + blueray?

PS 01: não sei se tem importância essa informação: o computador aqui tem uma fonte corsai 650w com pfc ativo...

PS 02: pergunto qual o melhor dos 2 pois queria dar maior proteção para o “grupo” da TV....

Agradeço a ajuda...

Desculpe o tamanho do post........

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ola galera, boa tarde.

Primeiramente gostaria de agradecer a todos por colocar a disposição seus conhecimentos ajudando assim gente leigo como eu...:(

Depois de ter alguns problemas :mad: com equipamentos aqui em casa por causa de quedas de energia resolvi pesquisar um pouco sobre esse assunto, achei esse tópico, pois estava querendo comprar bons filtros de linha, aqui na minha cidade encontrei o modelo da SMS Celan Energy comprei ele e também comprei um Clamper Computer Protector (mercado livre), li os reviews deles aqui e vi que eles tem algumas diferenças, sou leigo no assunto, então gostaria de tirar algumas duvidas com vocês, se possível:

1 - desses 2 modelos qual seria o” melhor” para ligar meu computador?

2 - qual deles é o melhor para ligar minha TV 50 + via Embratel + HT + blueray?

PS 01: não sei se tem importância essa informação: o computador aqui tem uma fonte corsai 650w com pfc ativo...

PS 02: pergunto qual o melhor dos 2 pois queria dar maior proteção para o “grupo” da TV....

Agradeço a ajuda...

Desculpe o tamanho do post........

O Clamper Computer Protector tem alguns varistores a mais que o outro, o da SMS, mas ambos são boas proteções..

O filtro de linha da SMS tem uma função nele diferente e não encontrada em nenhum outro filtro simples.. O desligamento das tomadas caso a energia fique fora de +- 15% de seu valor nominal. Isso pode ser útil se a tensão dai variar muito (bota muito nisso... Normalmente a alimentação fica com uma variação menor que 7%)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Clamper Computer Protector tem alguns varistores a mais que o outro, o da SMS, mas ambos são boas proteções..

O filtro de linha da SMS tem uma função nele diferente e não encontrada em nenhum outro filtro simples.. O desligamento das tomadas caso a energia fique fora de +- 15% de seu valor nominal. Isso pode ser útil se a tensão dai variar muito (bota muito nisso... Normalmente a alimentação fica com uma variação menor que 7%)

ok Faller, obrigado pela resposta...

então vou deixar o Clamper no "grupão da TV" ja que ele, pelos varistores a mais, pode proteger um pouquinho a mais que o SMS...

em relação a variação, coloquei a marca/modelo da fonte porque notei que ela mesmo com a energia "baixa" ou variando ela mantinha a cpu ligada, so não sei o quanto ela sofre pra fazer isso...

valeu...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ok Faller, obrigado pela resposta...

então vou deixar o Clamper no "grupão da TV" ja que ele, pelos varistores a mais, pode proteger um pouquinho a mais que o SMS...

em relação a variação, coloquei a marca/modelo da fonte porque notei que ela mesmo com a energia "baixa" ou variando ela mantinha a cpu ligada, so não sei o quanto ela sofre pra fazer isso...

valeu...

Não sofre muito não.. Fontes se tem PFC ativo, operam numa boa de 90 a 265 Volts AC sem o menor problama..

O fdiltro SMS na CPU, entretanto, vai desligar vai mesma se essa tensão sair dos +-15%. A fonte seguraria o PC ligado, mas o filtro derruba..

É muito difícil entretanto a tensão variar tanto assim..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Filtro de linha ForceLine 4 tomadas

 

Com a valorosa colaboração do colega M@NFIO que comprou, (R$ 23,90) abriu, fotografou e enviou as fotos, podemos ver internamente esse filtro de linha da Force Line de 4 tomadas, todas padrão da nova norma brasileira.

De cara a visão externa do mesmo:
FiltroForceLine-visoexterna.jpg
Dá para se ver ai que o mesmo tem uma chave liga/desliga, um led verde, e na lateral um suporte para fusível, daquele que carrega dois fusíveis, um em uso e um reserva (não veio o reserva junto). O valor do fusível é 10 Amperes..

Abrindo o mesmo se pode ter uma visão de seu interior, que não é nem um pouco animadora:
FiltroForceLine-Visointerna.jpg
Um resitor para o led e mais nada, pelo menos não aparece um diodo sequer. Mais um led destinado a não durar muito, assim direto sem proteção contra tensão reversa..

No detalhe do barramento se pode ver que o mesmo nem é assim tão forte, lâmina relativamente fina, embora no visual deva aguentar esses 10 amperes a que se propõe.
FiltroForceLine-detalhedobarramento.jpg

Um detalhe da ligação da fiação nesse barramento:
FiltroForceLine-Maisdetalhedobarramento.

Note a lingueta de fixação do barramento no suporte das tomadas. A mim pareceu um pouco frágil, com chances de escapar dali pela força de inserção dos plugs nas tomadas. E ai já viu... Nada para segurar e caixa metálica = curto algum dia...
Se porventura esse barramento aquecer, por mau contato ou por corrente, esse plástico tem a tendência de ceder e ai fica mais fácil de se soltar ainda...

Os componentes de filtro e proteção ai aparecem:
FiltroForceLine-Componentesdefiltroeprot

Para filtro somente umm capacitor de 100nF x 400 Volts, sequer de classe especial X2 que se recomenda para uso nessa posição entre fase e neutro... Completamente simples, sem indutor, sem capacitores Y.. Nada.. Só um capacitor fase-neutro..
FiltroForceLine-Capacitorde100nFx400V.jp

Para proteção contra surtos de tensão, só entre fase e neutro, um varistor de 250 VAC, de 10 mm, tipicamente 70 joules.. Prá lá de modesto..
Tem espaço de sobra para varistor de 20 mm. O fabricante não o coloca por que não quer.. Só tem proteção entre fase e neutro.. Veja ai o varistor:
FiltroForceLine-varistorde250VAC10mm70Jo


Não passa de uma proteção/filtro de linha marginal.. Só é melhor que nada por ter esses dois elementos, um de filtragem e outro de proteção contra surtos.. No mais é uma extensão de tomadas..

Ponto positivo para a caixa metálica..
Ponto negativo pela proximidade dos componentes com a lingueta do aterramento, no filnal do barramento... Possivel problema de curto com o ajeitar das melancias, ao longo do tempo e das sucessivas inserções de plugs nas tomadas..

Mis uma vez obrigado ao colega M@NFIO por compartilhar..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Galera, primeiro quero agradecer pelos reviews. Fiquei pasmo com a qualidade de alguns produtos e confesso que era bem negligente em relação a proteção elétrica.

Ah... seguinte, não quero fazer propaganda nem nada, ma o 01087 voltou na Kabum: http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:03:288:293:24761

Garanti 2 unidades.

valeu!

Edit:

Caramba! Fechei a compra do 01087 na Kabum por volta das 13h e conferi 13h40 já está indisponivel.

Gezuis.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Faller,

Tive a sorte de conseguir comprar dois filtros de linha Clone F8 Plus 01087 porém notei comportamento peculiar em 1 deles.

Minha rede não tem aterramento logo o filtro está ligado somento pelos pinos de fase/neutro.

O 1o exemplar está funcionando exatamente conforme descrição do manual e do seu review, porém no 2o caso exista algum aparelho de tomada 2p+T conectado ao filtro:

1- com filtro "desligado" a luz de terra fica acesa. A mesma se apaga se a chave do filtro é ligada.

2- invertendo-se fase/neutro p/ neutro/fase no plug da parede a luz de terra fica apagada com o filtro "desligado" e acesa se a chave do filtro é acionada.

Estou correndo algum risco?

Gostaria de saber se meu filtro de fato é defeituoso e se devo solicitar a troca.

Agradeço desde já,

KT

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contribuindo caso o Faller queira analisar.

Filtro de Linha Clone 6 Tomadas - F6 Plus 01085

F8 Plus tinha acabado na Kabum, resolvi arriscar esse para o quarto da minha mãe que usará 5 tomadas apenas.

Desktop + monitor + telefone sem fio + TV + DVD player.

Apesar de também ser Plus ele não possui LEDs e também não possui fusíveis térmicos, o fusível de painel é igual do irmão 01087 de 15 Amperes, esqueci de fotografar.

dsc00342wq.jpg

dsc00344iq.jpg

dsc00345iw.jpg

dsc00346m.jpg

dsc00349ja.jpg

dsc00347sw.jpg

dsc00348id.jpg

dsc00351l.jpg

dsc00352l.jpg

o capacitor amarelo também esqueci de fotografar os detalhes, mas é o mesmo do 01087 sem o que está em vermelho na frente.

dsc00353ji.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Filtro de Linha Clone 6 Tomadas - F6 Plus 01085

 

Contribuindo caso o Faller queira analisar.

Filtro de Linha Clone 6 Tomadas - F6 Plus 01085

F8 Plus tinha acabado na Kabum, resolvi arriscar esse para o quarto da minha mãe que usará 5 tomadas apenas.
Desktop + monitor + telefone sem fio + TV + DVD player.

Apesar de também ser Plus ele não possui LEDs e também não possui fusíveis térmicos, o fusível de painel é igual do irmão 01087 de 15 Amperes, esqueci de fotografar.

dsc00342wq.jpg
dsc00344iq.jpg
dsc00345iw.jpg
dsc00346m.jpg
dsc00349ja.jpg
dsc00347sw.jpg
dsc00348id.jpg
dsc00351l.jpg
dsc00352l.jpg

o capacitor amarelo também esqueci de fotografar os detalhes, mas é o mesmo do 01087, da série X2

Com o mais sincero agradecimento ao colega dumps, dá para se notar, nas fotos por ele postadas, que a Clone parece ter se voltado, de modo decente, para a linha das proteções/filtros de linha e que sua linha "PLUS" não está ai para brincadeira...

Uma edição de menor número de tomadas, essa proteção que leva o código da Clone de 01085, só perde para seu irmão maior, o 01087, pela supressão dos fusíveis térmicos e pela eliminação dos led's de painel..
Ademais tem fusível (15A) e circuit breaker (mini disjuntor de 10A) acoplado a chave liga/desliga, tem três varistores, de 14 mm, de tensão de ruptura de 275 Volts AC (cód 14D431K), usados entre pares de fio, N-T, F-N e F-T. O outro filtro, de código 01087, tem 3 varistores de diâmetro de 18mm, com capacidade de absorção de energia pouco maior..

Vi e gostei que manteve seu sistema de barramento, igual ao do outro (01087) que muito elogiei pela robustez elétrica e mecânica do contato elétrico tomada-plugue.

Tem capacitores da série Y e da série X, como deve ser e um detalhe mostra que logo por ai teremos os filtros da linha "PLUS"também na versão de 4 tomadas. Veja ai:
FiltrodelinhaClone01085.jpg

Ou seja, um filtro decente, sem maiores pretensões, de custo baixo, R$ 21,72 hoje na Kabum. Bota no bolso dezenas de outros filtros de linha, nessa faixa de preço, que são meras extensões de tomada algumas com fusível, outras com um mísero varistor e um capacitor.. Logo verão que estarão condenadas a juntar pó na prateleira.. Quem sabe ai acordam...

Mais uma vez agradeço a colaboração do colega dumps pelo despreendimento..
  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Galera do forum, tudo beleza?

To precisando da ajuda dos companheiros sobre a marca e modelo ideal de filtro de linha para proteger este conjunto: TV led 46, PS3 fat, bluray player, Decoder Claro TV, receiver HT (ainda não comprei), modem da net e roteador linksys. ligarei de vez em quando o notebook também...totalizando 8 tomadas necessarias.

Li no forum sobre as características, mas sou um zero a esquerda em eletrônica/eletricidade rsrs....Vocês poderiam me indicar um filtro ideal para sustentar e proteger os eletronicos acima? to querendo comprar um que ja tenha as 8 tomadas

Um grande abraço a todos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fala Galera do forum, tudo beleza?

To precisando da ajuda dos companheiros sobre a marca e modelo ideal de filtro de linha para proteger este conjunto: TV led 46, PS3 fat, bluray player, Decoder Claro TV, receiver HT (ainda não comprei), modem da net e roteador linksys. ligarei de vez em quando o notebook também...totalizando 8 tomadas necessarias.

Li no forum sobre as características, mas sou um zero a esquerda em eletrônica/eletricidade rsrs....Vocês poderiam me indicar um filtro ideal para sustentar e proteger os eletronicos acima? to querendo comprar um que ja tenha as 8 tomadas

Um grande abraço a todos

Que tal postar essa tua demanda num tópico cuja razão de ser é exatamente essa que busca. Tá fixado la na entrada do fórum de Fontes e Energia

Olhe ai ele: Recomendação de filtro de linha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O led indicador 220v clone f8 modelo 01062 não acende mais. algum problema tendo em vista que a tensão está normal?

É só um led indicativo.. Tem vida própria independente de qualquert outra função de filtragem ou proteção, Não influi em nada a não ser a indicação visual..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Faller,

Tive a sorte de conseguir comprar dois filtros de linha Clone F8 Plus 01087 porém notei comportamento peculiar em 1 deles.

Minha rede não tem aterramento logo o filtro está ligado somento pelos pinos de fase/neutro.

O 1o exemplar está funcionando exatamente conforme descrição do manual e do seu review, porém no 2o caso exista algum aparelho de tomada 2p+T conectado ao filtro:

1- com filtro "desligado" a luz de terra fica acesa. A mesma se apaga se a chave do filtro é ligada.

2- invertendo-se fase/neutro p/ neutro/fase no plug da parede a luz de terra fica apagada com o filtro "desligado" e acesa se a chave do filtro é acionada.

Estou correndo algum risco?

Gostaria de saber se meu filtro de fato é defeituoso e se devo solicitar a troca.

Agradeço desde já,

KT

Faller,

Fiz a troca do filtro e recebi outro com o mesmo comportamento.

Será que tive azar de pegar dois filtros com componentes defeituosos? Meus equipamentos estão correndo risco? Ou é apenas um circuito de led que não opera adequadamente sem aterramento, ou mesmo com fase-neutro invertidos.

Pensando melhor agora, se for problema de um circuito de led "simples" o meu outro filtro também deveria acender o led de terra mas mesmas condições do 1o post?

Fico grato caso possa ajudar,

KT

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, alguem pode me ajudar dizendo quais desses dois filtros é melhor?

https://www.waz.com.br/_produtos/?p=102520

http://www.clamperlojavirtual.com.br...nsparente.html

Obrigado, um abraço.

Disparadamente o da APC é bem melhor, tanto no estágio de proteção quanto no de filtragem, mas há de atentar de que o da APC é no sistema nema (americano) de tomadas e é compatível apenas em 110v. No site indicado aparece como indisponível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A WAZ é a única no Brasl que ainda vende desses produtos importados, mas esgota muito rapidamente. Isto é bom, sinal de que tem boa saída e de que o vício do estabilizador vai diminuindo entre os usuários. Tem disponíveis produtos da Belkin e da Monster, que são ainda melhores que os da APC. Mas existe a questão das tomadas. Se o filtro tem 11 tomadas, o usuário terá de usar pelo menos 8 delas com adaptadores. Para PC e monitor ainda dá para optar pelo cabo americano. Roteador TP-Link ainda encontra à venda também com plugue americano. Mas o restante dos equipamentos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disparadamente o da APC é bem melhor, tanto no estágio de proteção quanto no de filtragem, mas há de atentar de que o da APC é no sistema nema (americano) de tomadas e é compatível apenas em 110v. No site indicado aparece como indisponível.

Olá Karlo e Kayke, obrigado pelas respostas, quanto ao APC estar indisponível é que devo ter comprado o último através de boleto bancário, é que lendo o tópico tomei conhecimento do filtro da Clamper é fiquei na dúvida, mas o filtro que queria mesmo era o da Belkin com 12 tomadas que está indisponível no site da Waz, pois sei que o Belkin é melhor que o APC, mas o que restou foi esse da APC que agora pra mim é pegar ou largar, por isso a opinião de vocês é muito importante na minha decisão, agradeço mais uma vez, um abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...