Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reparo caixa amplificada staner top500


Visitante

Posts recomendados

Boa tarde pessoal.

 

A caixa foi ligada na tensão errada, todos os semicondutores de potência queimaram e alguns resistores. Já efetuei a troca, porém não consegui todos os componentes originais, originalmente trabalhavam o par 2SC4278 e 2SA1633, troquei pelo par FLJ4315 e FLJ4215. E nas bases 2SD1292 e 2SB1041, troquei pelo par BD139 e BD140. Os demais diodos, transistores, trimpot de ajuste de bias e capacitores eletrolíticos também foram trocados.

 

Ao energizar o amplificador funciona, porém o transistor NPN de potência aquece demais, tentei fazer o ajuste do bias mas não adianta, não acontece nada. Somente na fonte positiva há um consumo de 1,29A, todos componentes estão bons. Poderia ter deixado algum detalhe de lado? O que mais poderia checar?

 

Segue o esquema da placa que estou consertando:

amp_staner_top_500.jpg

 

OBS: A corrente demasiadamente alta só aparece com o alto falante ligado, com a saída aberta (fte desconectado), tudo ok, a tensão de saída fica com a metade do valor dos extremos.

 

Agradeço por toda atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aparentemente há um desequilíbrio entre as polarizações. Talvez transistores com ganhos extremamente diferentes e tal. Talvez os bd's tenham 'traço' muito diferente. Algo como bd139-16 e bd140-40 (de fato 1/2 que estou chutando isso). Nada impede de você verificar os ganhos com o medidor HFE do multímetro. Taí um raro uso pra isso que nunca precisei na vida. Meça também resistores e trimpot

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde;

 

Bem, na primeira vez em que fiz o reparo, comprei as peças que achei defeituosas apenas, os drivers das bases não troquei pois testando com multímetro estavam ok, mas na segunda vez comprei novos, os BDs, troquei-os por desencargo de consciência, bem como os outros transistores de baixa potência da parte de entrada de sinal, devido ao baixo custo.

 

Engraçado, mas por precaução e "medo" de haver outro problema, logo, de queimar outra vez o par de transistores de potência energizei o circuito com uma tensão mais baixa em minha fonte de bancada, isso para eleva-la posteriormente. Inicialmente empreguei o par TIP35C e TIP36C, mas não deram bom resultado nessa aplicação.

 

O que houve na verdade... Falha minha, o defeito não existia, ignorância, o que acontecia foi mencionado pela Isadora, com a ddp baixa a tensão de polarização dos transistores ficaram desequilibradas, assim que aumentei gradativamente a corrente não subiu mais, continuei assim até que então em torno de 26V o circuito estabilizou.

 

P_20161030_124457.jpg

 

Nem haveria motivo para existir a postagem, mas creio que não foi a toa, espero que sirva de exemplo para o próximo. 

 

Ao término da montagem da placa no equipamento fiz o ajuste da corrente de repouso normalmente, tudo voltou ao normal. Que som bacana heim!

 

P_20161030_132150.jpg

 

Por fim, peguei uma base legal para incorporar no meu projeto de caixa acústica. Quando retomar vou postar umas mensagens ai para o pessoal.

 

Abraço, obrigado a todos.

Tópico resolvido.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!