Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3500 ou Ryzen 7 2700?


Ir à solução Resolvido por Hanner,

Posts recomendados

17 minutos atrás, SudoVert disse:

  Ryzen 7 2700 me parece ser melhor mas eu tenho a placa da AsRock B450 Steel Legend e estou com medo dela não suportar. O Ryzen 5 3500 e Ryzen 7 2700 estão com preços muito parecidos. Eu terei uma perda muito grande se comprar o 3500?

Ryzen 7 2700

Ryzen 5 3500

Eu diria que depende da sua necessidade caso houvesse diferença de preços, porém, para preços semelhantes particularmente eu iria de 2700. É um processador bem mais parrudo que o 3500, apesar de ser da geração passada e ainda vai te garantir aí uns bons anos sem estar muito defasado. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, P. Sousa disse:

Eu diria que depende da sua necessidade caso houvesse diferença de preços, porém, para preços semelhantes particularmente eu iria de 2700. É um processador bem mais parrudo que o 3500, apesar de ser da geração passada e ainda vai te garantir aí uns bons anos sem estar muito defasado. 

 Eu notei que a 2700 é melhor, porém eu comprei uma B450 Steel Legend da AsRock que no site consta que suporta, mas pelo que eu vi em uns vídeos BR não é recomendado, então eu fico na dúvida 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Hanner disse:

@SudoVert

Qual o uso pretendido? Se for pra jogos, o 3500 é um pouco melhor sim. Entretanto essa diferença de performance só pode ser percebida com uma placa de vídeo bastante potente.

 

Eu também iria de 2700.

 É para jogos, mas pretendo também para outras tarefas, ela chega a 65W segundo a tabela com minha placa-mãe, isso é tranquilo? Tabela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, SudoVert disse:

 Eu notei que a 2700 é melhor, porém eu comprei uma B450 Steel Legend da AsRock que no site consta que suporta, mas pelo que eu vi em uns vídeos BR não é recomendado, então eu fico na dúvida 

A diferença de desempenho efetivo entre os dois é pequena para multi-threading (quase desprezível), e o 3500 vence em single-threading com uma boa margem. Veja o gráfico abaixo. Não encontrei nenhuma review desse modelo específico, mas vou continuar procurando. Todas as reviews do 3500X mostram ele no mesmo nível ou acima do 2700X em todas as aplicações, algumas por boa margem.

 

image.png.1ece00a4bb1b62f264d70fe447a2496a.png

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O salto de desempenho entre 2000~3000 foi bem maior que entre 1000~2000. O que fez com que o mid da geração atual se equiparasse em desempenho ao high da geração anterior. Eu iria de 3500, e se possível 3600. E sua placa-mãe trabalha tranquilamente com os dois processadores. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SudoVert Se ela é compatível então pode ir sem medo. O TDP dele é 65w, então se fala no site da fabricante que ela suporta pode ficar tranquilo.

 

As pessoas se atém muito a números. Números são importantes, mas as implementações também são. A terceira geração de processadores Ryzen da AMD é fabricada no processo de 7 nm. Isso significa menor consumo e maior desempenho, bem como menor geração de calor (em suma, maior eficiência). Com isso o 3500, com dois núcleos a menos, consegue ter desempenho superior ao 2700. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Pessoal, sem querer botar lenha na fogueira, mas a diferença de desempenho multi-thread não é desprezível não. Deem uma olhada nesse review:

https://www.techspot.com/review/1966-amd-ryzen-5-3500x/

 

A diferença no CineBench é quase 50% por exemplo. É fato que o 3500 tem um desempenho superior ao do 2700 nos jogos. Entretanto, sabemos que pra evidenciar essa diferença precisaríamos de uma placa de vídeo muito potente aliada a uma resolução baixa, o que é a minoria dos cenários.

 

Apesar do grande incremento da performance single-thread da Zen2, a falta do SMT no 3500 torna ele uma compra tão "não recomendável" quanto o i5 8400 (também 6/6) era na época dele, custando o mesmo do 2700.

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Hanner disse:

Pessoal, sem querer botar lenha na fogueira, mas a diferença de desempenho multi-thread não é desprezível não. Deem uma olhada nesse review:

https://www.techspot.com/review/1966-amd-ryzen-5-3500x/

 

A diferença no CineBench é quase 50% por exemplo. É fato que o 3500 tem um desempenho superior ao do 2700 nos jogos. Entretanto, sabemos que pra evidenciar essa diferença precisaríamos de uma placa de vídeo muito potente aliada a uma resolução baixa, o que é a minoria dos cenários.

 

Apesar do grande incremento da performance single-thread da Zen2, a falta do SMT no 3500 torna ele uma compra tão "não recomendável" quanto o i5 8400 (também 6/6) era na época dele, custando o mesmo do 2700.

Esse tipo de benchmark que eu procurei e não achei. Apesar de não ser do mesmo exato modelo, realmente dá para ver que há uma perda considerável de desempenho em aplicações multi thread. Nesse caso eu vou ter que concordar que o 2700X aparenta ser uma compra melhor. 

 

Não pôs lenha na fogueira não. Instruir é ajudar, e diante de dados concretos eu não ouso discutir.

adicionado 1 minuto depois

@SudoVert Recomendo muito a leitura do que o @Hanner escreveu acima. Observe os benchmarks e veja o ganho de desempenho efetivo. Alguns jogos se beneficiam de um CPU, outros do outro, mas no geral o 2700 parece levar a melhor. A melhor opção é realmente o 2700.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Hanner disse:

Pessoal, sem querer botar lenha na fogueira, mas a diferença de desempenho multi-thread não é desprezível não. Deem uma olhada nesse review:

https://www.techspot.com/review/1966-amd-ryzen-5-3500x/

 

A diferença no CineBench é quase 50% por exemplo. É fato que o 3500 tem um desempenho superior ao do 2700 nos jogos. Entretanto, sabemos que pra evidenciar essa diferença precisaríamos de uma placa de vídeo muito potente aliada a uma resolução baixa, o que é a minoria dos cenários.

 

Apesar do grande incremento da performance single-thread da Zen2, a falta do SMT no 3500 torna ele uma compra tão "não recomendável" quanto o i5 8400 (também 6/6) era na época dele, custando o mesmo do 2700.

Foi exatamente esse review que vi antes de comprar meu CPU (sim, comprei o 3500x). Ia postá-lo aqui ontem na discussão mas estava pelo celular então ia levar muito tempo e estava em um compromisso.

 

Sobre o review: de acordo com ele, o tempo de vida "útil" para jogos desse processador seria de 2 a 3 anos, no máximo, e o A partir disso espera-se que ele torna-se defasado em relação aos demais processadores (considerando esse horizonte de tempo). Um dos motivos é exatamente ele ser 6/6. A tendencia é que os jogos daqui pra frente puxem cada vez mais do processador, logo, o 3500x será cada vez menos interessante ao longo do tempo.

 

Com o 2700 você deve manter o nível de jogabilidade ao longo de alguns anos, mesmo que agora os dois processadores se equiparem em alguns jogos.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tb iria de 2700. eu tenho um e nao há nada q eu nao jogue.. pessoal tb fica muito preso ao fator jogos e fps para basear suas escolhas.. eu me importo por desempenho bruto total, ainda q jogue regularmente, mas hj com a config q to rodo tudo no full hd com qualidade boa/maxima dependendo do jogo e ainda por cima em 75hz.. tudo mega estável.. FPS cuspindo na tela nao é tudo, principalmente se você nao tiver um monitor q vá de fato te entregar na pratica esses FPS's todos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!