Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituir MN4040B por CD4020


Blumer Celta

Posts recomendados

Estou com um circuitinho antigo que está defeituoso. Pelo que vi o defeito deve ser este circuito mesmo (MN4040B  que é um contador binario de 12bits)

Tenho em meu estoque um monte de CD4020 (também contador binario mas de 14 bits)

O número de saídas não tem problemas pois preciso de apenas 2bits...

Minha dúvida é a seguinte:

No datasheet anexo do primeiro componente, aparece uma bolinha no desenho da entrada do clock... seria isso uma entrada inversora?

existe diferença neste aspecto entre os componentes? um muda o estado das saídas com um pulso positivo e outro com um pulso negativo?

obrigado.

MN4040Bs contador binario matsushita.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Isso mesmo. A bolinha implica em entrada ativada por zero ou borda descendente.

Obrigado valeu pela dica.

9 horas atrás, Renato.88 disse:

Embora a função seja praticamente a mesma, as pinagens são diferentes. 

A substituição só funciona quando é em um projeto que ainda vai precisar fazer a placa e tudo mais. 

 

Obrigado valeu pela dica... vou colar o CI sobre a placa e usar fios só pra consertar o aparelho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Blumer Celta disse:

Obrigado valeu pela dica... vou colar o CI sobre a placa e usar fios só pra consertar o aparelho.

Tá certo, até ia citar essa opção. Mas me pareceu óbvio demais que você já sabia disso :lol:

Os dois cis tem algumas diferenças, tipo algumas saídas que tem em um e não tem no outro. 

Se aí só usa as que forem iguais vai funcionar normalmente. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!