Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Watercooler corsair h100i não detectado.


Posts recomendados

Bom dia, pessoal!

 

   Uso a cerca de 4 anos o mesmo watercooler e nunca deu problema. Até ontem, por volta da 00h, quando desliguei o pc, tudo corria bem, até que hoje, quando fui ligá-lo, o watercooler começou a pulsar a cor vermelha( acende e apaga lentamente). Daí mostrou uma mensagem antes de dar o boot de que o ventilador da CPU não estava sendo detectado (??). Já atualizei o programa corsair link e nada... desliguei o pc, por que do nada ele estava atingindo 80°, só de ligar.

 

Espero que alguém já tenha tido o mesmo problema que eu para poder compartilhar aqui.

 

Att, Leonardo.

IMG-20200407-WA0006.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Eder Neumann disse:

pode ser que a bomba trancou ou parou de funcionar...

um teste pra confirmar isto é ligar a bomba direto na fonte e ver se ela pisca da mesma forma

 

Opa, Eder.

 

Mais uma vez você aqui para me ajudar. Por uma razão que não sei, simplesmente do nada, de 70 C° ele voltou a funcionar e ficou normal, em cerca de 30°C. Sei lá, o que pode ter ocorrido. Mesmo assim devo me preocupar ou segue a vida?

 

Obrigado pela atenção!

 

Att, Leonardo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela mensagem acredito que o seu pc seja da HP é isso?

 

Não sei dizer se não seria um problema recorrente desse desktop.

Não necessariamente problema no cooler ou mal contato dos conectores.

 

Aparentemente quando a bios não detecta a rotação do conector cpu fan ela emite essa mensagem de falha 511, cpu cooler não detectado, quando na verdade o cooler está funcionando perfeitamente.
Tem diversos tópicos, veja esses aqui e aqui.
 

Segundo um outro dono aqui, ele até chegou a trocar o cooler pensando que estava com defeito, mas o problema persistiu com o cooler novo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, EdsonSM disse:

Pela mensagem acredito que o seu pc seja da HP é isso?

 

Não sei dizer se não seria um problema recorrente desse desktop.

Não necessariamente problema no cooler ou mal contato dos conectores.

 

Aparentemente quando a bios não detecta a rotação do conector cpu fan ela emite essa mensagem de falha 511, cpu cooler não detectado, quando na verdade o cooler está funcionando perfeitamente.
Tem diversos tópicos, veja esses aqui e aqui.
 

Segundo um outro dono aqui, ele até chegou a trocar o cooler pensando que estava com defeito, mas o problema persistiu com o cooler novo.

 

Eita, sim, a placa-mãe é de um pc da HP. Em 4 anos de uso, nunca deu esse problema... bom, espero que não volte a acontecer.

 

2 minutos atrás, misterjohn disse:

Eu instalei essa versão nova do Corsair Link e não gostei, retornei com a antiga, agora na próxima vez, abra a tampa lateral e veja se está quente tanto a mangueira como o bloco.

Então, pelo software, mostra que o processador está com tempeturas controladas (em torno de 30°C).  Conferindo a temperatura nos componetes no tato mesmo, creio que estejam normais. Não está muito quente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 07/04/2020 às 14:41, EdsonSM disse:

Pela mensagem acredito que o seu pc seja da HP é isso?

 

Não sei dizer se não seria um problema recorrente desse desktop.

Não necessariamente problema no cooler ou mal contato dos conectores.

 

Aparentemente quando a bios não detecta a rotação do conector cpu fan ela emite essa mensagem de falha 511, cpu cooler não detectado, quando na verdade o cooler está funcionando perfeitamente.
Tem diversos tópicos, veja esses aqui e aqui.
 

Segundo um outro dono aqui, ele até chegou a trocar o cooler pensando que estava com defeito, mas o problema persistiu com o cooler novo.

 

Em 07/04/2020 às 15:09, EdsonSM disse:

Sinceramente não sei dizer se é ou não problema do wc.
Mas se precisar, a Corsair tem 5 anos de garantia nacional.
 

 

 

Em 07/04/2020 às 11:01, Eder Neumann disse:

pode ser que a bomba trancou ou parou de funcionar...

um teste pra confirmar isto é ligar a bomba direto na fonte e ver se ela pisca da mesma forma

 

Boa tarde, pessoal

    Infelizmente tenho que reviver esse tópico porque o problema voltou a acontecer. Como o Edson disse, deve ser problema das placas mães hp. Nunca havia me dado isso em 7 anos de uso... agora, em um intervalo de 2 meses, deu esse problema 2 vezes. Nesse meio tempo, eu troquei um pente de memória do pc. será que pode ter interferido na bios ou algo assim?  Estive lendo a respeito de resetar a bios. Li que esse reset pode consertar muitos problemas de inicialização ou falha na detectação de componentes. Estou pensando em fazer isso. Qual a opinião de vocês? Li que é um procedimento bem simples e sem risco para o computador (claro. Desde que feito da maneira correta).

Descarto a possibilidade do watercooler estar quebrado... é coisa dessa placa-mãe HP mesmo. Não sei, mas me soou que esse reset de bios parece ser o ideal a se fazer. Tem muito sentido com o meu problema.

 

Gostaria muito da opinião de vocês.

 

Aguardo respostas!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Eder Neumann disse:

reset de bios é o feijão com arroz da solução de problemas... não é prejudicial, no máximo você terá de reconfigurar ordem de dispositivo de boot se tiver mais unidades de disco, mas bem fácil de se fazer.

Obrigado pela atenção Neumann.

 Estava vendo aquele método de retirar a pilha da placa-mãe. Esse talvez seja o método mais simples para fazer isso, correto? Creio que optarei por esse método. 

 

Obrigado pela ajuda. Caso resolva, dou meu feedback aqui

adicionado 25 minutos depois
43 minutos atrás, Eder Neumann disse:

reset de bios é o feijão com arroz da solução de problemas... não é prejudicial, no máximo você terá de reconfigurar ordem de dispositivo de boot se tiver mais unidades de disco, mas bem fácil de se fazer.

Ah, uma coisa que esqueci de perguntar... ao resetar a bios, quando eu ligar o computador, terei que configurar a bios? Ou basta eu inicializar que essas configurações são feitas automáticamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Eder Neumann disse:

tem um jumper na placa-mãe pra este fim chamado clr_cmos

Não basta apenas retirar a bateria?

Mexer nesse jumper seria apenas um método alternativo, não é?

Eu vi tutoriais de como fazer o procedimento. E não encontrei um jumper exatamente igual dos que eu vi. Achei esses pinos da foto. Como está escrito "bios_recovery" achei que poderia ter relação.

20200622_153406.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá

 

  Novamente revivo esse tópico. Troquei minha placa-mãe com a esperança do watercooler ser detectado, mas nada... Problema então está no watercooler mesmo. Após buscar e não conseguir alguma assistência técnica que faça o conserto, estive pensando em abrir eu mesmo o watercooler e ver se a bomba está sendo bloqueada por alguma coisa... mas antes de encarar esse desafio, gostaria de perguntar a vocês... A bomba travada, poderia fazer com que a placa-mãe não reconhecesse o watercooler? 

  Talvez os anos de uso fizeram com que alguma sedimentação obstruísse as pás da bomba... Será que vale a pena eu abrir e ver o que pode ser? Alguém por acaso conhece alguma assistência que mexe com isso em São Paulo? Infelizmente, o cooler não está mais na garantia da corsair...

 

 Só para recodar o problema.. o cooler liga, mas quando eu ligo o pc, aparece aquela msg na bios, dizendo que o watercooler não foi detectado, e os leds do water cooler, escrito "corsair", Ficam pulsando em vermelho... e realmente ele não está funcionando, pois as temperaturas do processador não são controladas quando eu continuo o boot do pc mesmo com esse aviso. Elas sobem até atingir uns 90°C. Daí, eu desligo o pc para não atingir o limite...

 

Mas enfim, gostaria muito da opinião de vocês... deveria abri-lo e tentar ver se a bomba está sendo bloqueada? seria um esforço válido, coerente?

 

Desde já, agradeço

 

Att,

 Leonardo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa,

 

 obrigado pelas respostas!

 

15 minutos atrás, Eder Neumann disse:

visto que o WC já está condenado não vejo problema de abrí-lo para tentar algo...

 

Pois é então... estava com isso em mente. Mas vai que alguém conheça alguma loja, com alguém mais experiente para mexer nele. Mas como ta difícil encontrar, eu mesmo vou ter que tentar...

3 minutos atrás, Brc disse:

Se voce vai abrir, bom ja ter as coisas pra repor o liquido... senao de nada adianta... Mas nao sei se o esforço vale a pena.  Visto que muitos WC realmente falham ao redor dessa idade mesmo...

 

Sim, eu iria trocar o líquido tb... O que me deixa com esperanças de tentar abrir para consertar é justamente pelo fato de que ele liga... os leds ligam e tudo mais. não me parece que ele esteja realmente morto.

 

a não rotação da bomba, poderia fazer com que o watercooler não seja detectado pela placa-mãe, como está ocorrendo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Eder Neumann disse:

existe a possibilidade, neste caso a bobina da bomba ou o retorno do tacômetro estão com problemas

    desmontei o watercooler. Retirei todo o líquido e a bomba estava muito suja. uma crosta muito dura... tive que dar uma lixada para sair tudo. reposicionei a bomba, fechei e fui ligar o watercooler direto no SATA da fonte. Para a minha surpresa a bomba funcionou. Quando abri o WC, não conseguia girá-la com os dedos. as hélices estavam completamente emperradas...

    A pulga atrás da orelha ficou quando eu liguei o watercooler direto na fonte, aconteceu a mesma luz vermelha pulsante, como quando ele estava instalado no meu pc, e dava o erro de detectação do "ventilador da GPU" .Porém, agora de falto não tinha nenhum cabo conectado a nenhuma placa-mãe... séra que um Watercooler h100i, novo, ficaria pulsando a luz vermelha caso fosse ligado apenas na fonte? eis a dúvida... creio que irei ver mesmo só depois de testar bem, Certificar que não ocorra nenhum tipo de vazamento, e conseguir instalá-lo no meu pc novamente. amanhã irei comprar fluído de carro e água destilada para fazer a solução que vai nele.

   Acredito que, anteriormente, quando ele estava instalado no meu PC, a bomba de fato estava emperrada e o sistema de refrigeração não estava funcionando, pois, mesmo na área de trabalho, as temperaturas subiam até atingir cerca de 90°C. Daí tinha que desligar o computador... Caso a bomba estivesse funcionando, mesmo com a não detectação do watercooler pela placa-mãe, as temperaturas ficariam estabilizadas, não?... Bom, amanhã vou colocar líquido dentro dele para ver como se comporta.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, não consigo nem acreditar. Eu acho que eu arrumei o watercooler hahaha! Hoje eu coloquei mais fluído dentro dele e para a minha surpresa quando eu montei ele, parou de pulsar aquela luz vermelha e ficou branco o logo da Corsair.

Bom vamos lá. Um breve relato, para auxiliar outras pessoas que tiverem o mesmo problema que eu...

   Hoje bem cedo, eu fui até o mercado car. Comprei água desmineralizada e líquido arrefecedor. Passei também na Cobasi e comprei um antialgas (achei estranho também o antialgas, mas li que que era bom colocar pois as algas podem se proliferar dentro dele. Achei que o meu não precisaria, pois as mangueiras são pretas e nenhuma luz entra dentro da mangueira, mas ao abrir, notei algumas coisinhas verdes... enfim. quis me prevenir.) chegando em casa, desacoplei as mangueiras ligadas no radiador. Precisei da ajuda de um alicate pois elas ficam muito bem presas... é necessário tirar uma borrachinha que veda ele. após abrir, limpei bem o radiador. Por dentro, eu passei uma solução de água desmineralizada e vinagre ( Vi também que o vinagre é bom para esse tipo de limpeza). Colocava a solução aos poucos dentro do espigão do radiador, chacoalhava e virava para o líquido sair. Repeti o processo algumas vezes... depois enchi radiador com água desmineralizada e acoplei as mangueiras, botando a bomba pra trabalha pra limpar por dentro (válido destacar que nessa etapa, o símbolo da Corsair ainda pulsava em vermelho. Bom até aí, pensava que para parar essa pulsação dos LEDs, só seria possível ligando na placa-mãe mesmo.) Retirei toda a água e fui pra o próximo passo : preparar o fluido.

    Li uma receitinha básica de como fazer esse fluido. baste misturar 600 ml de água desmineralizada + 400 de líquido arrefecedor + 1 gota do antialgas. Acaba que você usa muito pouco disso...mas o resto eu guardei pra colocar no carro rs. Com o líquido pronto, eu fui colocando de pouquinho em pouquinho dentro do radiador, dando uns tapinhas para o líquido ir descendo e saindo as bolhas de ar. Esse processo demora um pouquinho. tem que ter paciência, porque é quase gota por gota que você vai colocando... depois de preenchido, liguei o cooler, e enchi as mangueiras e acoplei no radiador. No início, o ruído da bomba é muito alto. Mas conforme a circulação vai acontecendo, ele é reduzido, ficando completamente em silêncio.

   Até ai, ainda pulsava o led vermelho. Daí, por acaso, decidi resetar o cooler, desligando e ligando novamente. E para a minha felicidade, a cor do led ficou branca e não alternou para o estado de pulsação. Até o atual momento, enquanto escrevo aqui, o watercooler está trabalhando sem vazamentos e com a luz branca do led estabilizada. Irei deixar ligado por mais algum tempo. segue algumas foto do processo:

carro.jpeg

mesa (1).jpeg

desmontado (1).jpeg

liquido.jpeg

pronto.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!