Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

posso colocar um ventilador para resfriar o meu pc?


Posts recomendados

Olá gente, O meu Pc tinha 3 fans frontais apenas, um estragou e agora só tem 2 fans. Eu estava querendo colocar um ventilador na parte lateral do gabinete para ajudar a resfriar, porque o meu Pc está esquentando bastante por ter uma RTX 2060 (uma placa bastante quente). O meu Pc não tem nem 1 ano ainda, desde quando comprei uso ele aberto porque o gabinete que eu comprei esquentava bastante por causa do vidro frontal dele, então tirei o vidro frontal e o lateral e deixo ele todo aberto. Enfim, o que eu quero é colocar um ventilador porque bastante gente diz que a ajuda a resfriar, por enquanto não consigo comprar uma refrigeração melhor e nem um gabinete melhor...
Alguém poderia me ajudar? posso colocar um ventilador sem problemas no meu Pc? ou poderia estragar algum componente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Barbosa Melo O modelo do meu gabinete é um:

K mex Atlantis 2. muitas pessoas já reclamaram dele por esse problema no vidro frontal que esquenta bastante e acaba jogando ar quente no Pc. então resolvi retirar o vidro frontal e retirei o lateral também. Basicamente ele fica todo aberto e todo dia quando vou mexer dou uma pincelada no gabinete para não juntar poeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Barbosa Melo@Felipe Barbosa Melo Ontem eu testei com o MSI no novo jogo Hyper Scape, com gráficos tudo no baixo a temperatura da gpu fica entre 72 graus e 74, Gráficos médios ficam 77 a 75 graus. E o processador Ryzen 5 3600x fica 60, 70, 50...

eu acredito que o que esquenta o gabinete todo é a placa de vídeo, tenho certeza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Rubens Guimarães disse:

@Felipe Barbosa Melo@Felipe Barbosa Melo Ontem eu testei com o MSI no novo jogo Hyper Scape, com gráficos tudo no baixo a temperatura da gpu fica entre 72 graus e 74, Gráficos médios ficam 77 a 75 graus. E o processador Ryzen 5 3600x fica 60, 70, 50...

eu acredito que o que esquenta o gabinete todo é a placa de vídeo, tenho certeza

Aqui no meu uso o core temp para acompanhar a temperatura ... mais o processador trabalha até 85° 
Quando chega no 80° coloco uma refrigeração dele aqui externa (tipo sua ideia do ventilador)

Mais no meu caso este processador trabalha com altas temperaturas mesmo, ai não me importo muito, é normal (no meu digo)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Barbosa Melo   E se eu deixar o ventilador em diagonal na parte lateral do gabinete? o ar do ventilador irá jogar o ar quente o para a parte traseira do gabinete como se fosse um fan frontal

adicionado 0 minutos depois

@Felipe Barbosa Melo Já nem tem ciclo de ar kkkkkk, ele é todo aberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Felipe Barbosa Melo disse:

@Rubens Guimarães Faz o teste ai, na velocidade minima e fala aqui o resultado.

Valeu mano ajudou muito 🙂

Mas agora se eu puder eu gostaria de fazer uma pergunta nada a ver com o assunto.

Eu quero formatar o meu Pc hoje, se eu formatar mensalmente o SSD/HD estraga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Rubens Guimarães disse:

@Felipe Barbosa Melo

adicionado 0 minutos depois

@Felipe Barbosa Melo Já nem tem ciclo de ar kkkkkk, ele é todo aberto

 

Na verdade, o ciclo de ar fica um pouco prejudicado, mas ele não deixa de existir. Eu acho que se você conseguir identificar as correntes de ar do PC, ou ao menos o que deveriam ser, você pode pegar uma noção de onde posicionar o seu ventilador pra ele não atrapalhar nada. 

 

O vento que sai do ventilador não deve chocar frontalmente, na medida do possível, com o vento que sai das ventoinhas. Tenha em mente que ar quente sobe, ar frio desce, que isso ajuda a visualizar as correntes de ar. Daí você identifica mais ou menos a temperatura de cada setor, que pode ajudar também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

@Rubens Guimarães Melhorou muito? Quantos graus? 

Estraga não, mas porque fazer a formatação mensalmente? 

não formato mensalmente, foi apenas um exemplo mesmo, mas já formatei umas 4 vezes em menos de 1 ano. formato quando sinto uma diferença no Pc, e hoje percebi que estou com o fps bem abaixo do que deveria

adicionado 0 minutos depois

@Felipe Barbosa Melo eu vou testar agora com o ventilador para ver quantos graus fica

adicionado 2 minutos depois
4 minutos atrás, Leonardo Bicalho disse:

 

Na verdade, o ciclo de ar fica um pouco prejudicado, mas ele não deixa de existir. Eu acho que se você conseguir identificar as correntes de ar do PC, ou ao menos o que deveriam ser, você pode pegar uma noção de onde posicionar o seu ventilador pra ele não atrapalhar nada. 

 

O vento que sai do ventilador não deve chocar frontalmente, na medida do possível, com o vento que sai das ventoinhas. Tenha em mente que ar quente sobe, ar frio desce, que isso ajuda a visualizar as correntes de ar. Daí você identifica mais ou menos a temperatura de cada setor, que pode ajudar também. 

obrigado, a refrigeração do meu gabinete é bem ruim mesmo, eu queria saber se o ventilador estraga algum componente, porque tenho uma noção onde colocar o ventilador para ajudar as temperaturas

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rubens Guimarães Seu gabinete tem tampo frontal fechado e isso reduz muito o fluxo de ar. Se ele tem as ventoinhas todas instaladas (recomendo mínimo de 2 de entrada e 2 de saída, instalando adicionais se possível), você pode remover esse tampo de vidro frontal e melhorar substancialmente sua ventilação sem deixar seus componentes expostos.

Outra alternativa é colocar parafusos mais longos no tampo frontal, com um batente/espaçador de borracha ou outro material, aumentando assim o espaço para entrada de ar. Recomendo que dobre o espaço atual para ter o melhor arrefecimento possível.

 

As suas temperaturas estão aceitáveis como nosso colega @Felipe Barbosa Melo disse, mas quanto menores mais sua máquina vai durar. Se puder investir um pouco de tempo na readequação do seu gabinete, posso lhe garantir que não vai se arrepender.

 

Se sua CPU estiver usando cooler original, recomendo também que invista em um aftermarket. O Hyper 212 é uma ótima pedida, tendo também o Hyper 212 Turbo e Black Edition, que mantém temperaturas abaixo de 60º em load facilmente, bem como o MA410P e o MA620P que já são um pouco mais robustos.

adicionado 0 minutos depois

Para perfil ideal de ventilação, sempre tenha números próximos de ventoinhas de entrada e saída, seguindo a orientação das fotos abaixo:

Spoiler

image.thumb.png.f43258ce65fa9077f0898945ceb303d7.pngimage.png.1f0c064c984eb89e62c87fd7b38e3c36.png

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Rubens Guimarães Seu gabinete tem tampo frontal fechado e isso reduz muito o fluxo de ar. Se ele tem as ventoinhas todas instaladas (recomendo mínimo de 2 de entrada e 2 de saída, instalando adicionais se possível), você pode remover esse tampo de vidro frontal e melhorar substancialmente sua ventilação sem deixar seus componentes expostos.

Outra alternativa é colocar parafusos mais longos no tampo frontal, com um batente/espaçador de borracha ou outro material, aumentando assim o espaço para entrada de ar. Recomendo que dobre o espaço atual para ter o melhor arrefecimento possível.

 

As suas temperaturas estão aceitáveis como nosso colega @Felipe Barbosa Melo disse, mas quanto menores mais sua máquina vai durar. Se puder investir um pouco de tempo na readequação do seu gabinete, posso lhe garantir que não vai se arrepender.

 

Se sua CPU estiver usando cooler original, recomendo também que invista em um aftermarket. O Hyper 212 é uma ótima pedida, tendo também o Hyper 212 Turbo e Black Edition, que mantém temperaturas abaixo de 60º em load facilmente, bem como o MA410P e o MA620P que já são um pouco mais robustos.

adicionado 0 minutos depois

Para perfil ideal de ventilação, sempre tenha números próximos de ventoinhas de entrada e saída, seguindo a orientação das fotos abaixo:

  Ocultar conteúdo

image.thumb.png.f43258ce65fa9077f0898945ceb303d7.pngimage.png.1f0c064c984eb89e62c87fd7b38e3c36.png

 

 

O que eu errei na compra deste Pc foi o gabinete, todos reclamam que o vidro frontal esquenta o Pc e realmente esquenta muito! e com ele aberto abaixa uns 9 graus da gpu. Eu tinha comprado duas ventoinhas antes da quarentena, mas os fios das ventoinhas eram curtos e a minha placa é uma b450m-a prime, então só tem duas entradas para fans, os fans não chegavam na placa-mãe e então pedi reembolso. eu estou a procura de fans do meu gabinete para poder colocar o fan no gabinete mesmo, sem ter que colocar na placa-mãe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rubens Guimarães As ventoinhas devem ser conectadas diretamente no molex da fonte se não alcançarem a placa-mãe. Geralmente a placa-mãe sequer tem conexões para todas de qualquer maneira, e na pior das hipóteses você pode usar splitters (não recomendo). O certo mesmo é ligar no molex, sendo que adaptadores costumam vir junto de ventoinhas de qualidade, mas também podem ser comprados à parte.

 

Faça o que sugeri do tampo frontal, instale mais ventoinhas, faça up no cooler da CPU. Rodar CPU fria é a coisa mais confortável que se pode fazer, pois você nunca vai ter que se preocupar com ela parar de funcionar porque está jogando há horas no verão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods eu vou comprar uma ventoinha para a parte traseira (puxar o ar), uma para a parte frontal, e duas para a parte do chão do gabinete. Será um bom investimento? e depois troco o cooler da CPU

adicionado 2 minutos depois

@WOZ Dods mas será que não é melhor comprar outro gabinete? eu vou colocar uma refrigeração top em um gabinete ruim?

Eu não troco de gabinete porque não sei quais são bons, e não sei como vou transportar meus componentes para o outro gabinete 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rubens Guimarães pois então... Vai de você se permanece com este ou troca. O investimento em um novo é um pouco mais alto do que aprimorar o atual. Pessoalmente eu ao menos tentaria colocar parafusos mais longos e espaçadores para ver se presta. Não sai caro. Os únicos defeitos desse gabinete são o espaçamento do tampo frontal e a filtragem, que aparentemente está atrás das ventoinhas e não na frente para evitar que elas sujem.

 

Só para constar, o corsair carbide spec delta, que não é exatamente o campeão de ventilação (painel frontal apenas parcialmente em mesh), está saindo por 389 na kabum, isso com quatro ventoinhas das quais três são RGB (só as ventoinhas custariam fácil 180 reais). Fora a estética dele que é ótima...

 

Alternativamentetemos outras opções boas mercado. Se decidir trocar opte por um dos abaixo:

Aerocool Aero 500G RGB BK
Aerocool Aero One Frost
Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
Corsair Carbide SPEC-04
Cougar MX330-G
Deepcool E-Shield
Deepcool Matrexx 55 Mesh
Galax Nebulosa (Micro ATX)
Thermaltake Comander C35 TG ARGB
Thermaltake Core X31
Thermaltake Versa J24

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods muito obrigado pelas indicações! 

eu vou comprar alguns fans mesmo e deixar a parte frontal aberta, está aberta a tanto tempo, e eu limpo meu Pc todo dia, acho que gabinete aberto o que atrapalha é apenas a poeira. vou tentar comprar alguns fans do meu gabinete mesmo.

@WOZ Dods você sabe se as minhas temperaturas chegam a estragar o Pc? sem jogar elas ficam 52 graus, e jogando elas ficam de 70 a 77.

adicionado 3 minutos depois

@WOZ Dods e eu acho que não compensa trocar de gabinete ainda, o meu não tem nem um ano...

e trocar de gabinete da muito trabalho e não sai barato, ainda mais nessa pandemia que os preços aumentaram.

eu vou colocar os fans e deixar a parte frontal aberta mesmo. só gostaria de saber se 52 graus sem fazer nada no Pc é muito, e se 70 a 77 graus jogando é muito, e se pode ter a chance de o Pc estragar...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rubens Guimarães 77º em load é muito sim, está no limite antes do thermal throttling e reduz a vida útil com certeza. Se instalar as ventoinhas, especialmente em equilíbrio entrada/saída, vai conseguir melhorar isso. Oportunamente um cooler de CPU que não o padrão de fábrica também vai ajudar. Inclusive, recomendo um desses ao invés de vários embaixo, onde o fluxo de ar é secundário ao painel frontal aberto. Tente colocar três ventoinhas de entrada e três de saída (poderia ser 2x2 também se quiser economizar para comprar um cpu cooler). Coolers de CPU de qualidade custam à partir de 100 reais, modelos Hyper 212, Hyper H411R e Gammax 400 são bons. Acima disso tem várias opções dependendo do seu orçamento.

 

Se tiver mais do que duas ventoinhas agora, coloque uma no painel traseiro, atrás da CPU e uma no painel frontal, o mais embaixo possível, e já vai sentir diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu uso o meu gabinete desse jeito que está na imagem, todo aberto, e eu limpo ele todo dia com um pincel.

este espaço que está sobrando na frente é da ventoinha que estragou.IMG_20200705_231045431-1.thumb.jpg.db88df0f3357dc997141dd1429e62d09.jpg

adicionado 3 minutos depois

@WOZ Dods

como assim em load? quando estou jogando ela fica a 77 graus porque os fps são bem altos. eu limito o fps em 160 e ele fica cravado a 160,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rubens Guimarães Load significa que a CPU está carregada, trabalhando intensamente. Idle é quando não tem qualquer carga ou trabalho, oposto de load.

 

Limite seu Vsync a 120, o ganho de performance vai te dar mais fluidez.

 

Instale o cooler do painel frontal, do meio, na parte de trás e feche o tampo lateral. Compre os parafusos que lhe indiquei, custam centavos. Leve os originais em uma loja de parafusos e compre outros com mesma bitola e rosca, 2 cm mais longos. Compre ou faça você mesmo espaçadores de borracha e instale o tampo frontal de vidro com esses espaçadores entre o gabinete e o vidro. Você vai ter melhoria na temperatura em relação a ele todo fechado, sem acumular tanta poeira e mantendo a estética do gabinete. 

Curiosidade: esse gabinete tem filtro frontal?

adicionado 1 minuto depois

Se não tiver, pode muito bem instalar um. Pode tanto ser os que já vem prontos, comprados, ou pode usar uma enorme variedade de alternativas. Já vi gente usando até meia calça para filtrar, o que não interrompe tanto o fluxo de ar, mas reduz substancialmente a entrada de poeira. Meu gabinete principal, Thermaltake Core X31, é todo filtrado e só tenho que limpar uma vez a cada ano no máximo. Isso porque gosto de mostrar para clientes sem qualquer resíduo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods @WOZ Dods os únicos filtros de poeira que tem são em cima do gabinete, e embaixo, onde fica a fonte.

Eu não entendi o que você disse de colocar uma ventoinha atrás da CPU

você tá falando do gabinete ou do processador?

eu iria fazer assim: 

iria comprar mais 4 ventoinhas, e deixar elas dessa maneira que está na imagem abaixo:

obs: eu mexo no Pc com a parte lateral e a frontal aberta mesmo, porque diminui muito a temperatura ele todo aberto

IMG_20200705_231045431-1~2.jpg

adicionado 1 minuto depois

@WOZ Dods eu deixo a 160 fps cravado porque meu monitor é 144hz e jogo jogos competitivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!