Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen grudado no cooler?


Posts recomendados

Bom dia Pessoal tudo bem?

Desculpe minha ignorância mas é o seguinte... tinha um ryzen 3 1200 e comprei um 5 1600AF , ontem fui arriscar trocar (mexia a tempos atrás mas nunca AMD), quando fui tentar tirar o cooler que veio no R3 não saia de jeito nenhum, e como tenho medo não forcei (Graças a Deus) olhei por baixo e nada segurando , até que percebi que girando ele levemente ele movimentava, ai fui girando até ele "descolar", até ai beleza.... depois coloquei o r5 e o cooler novo, tive que tirar ele porque esqueci de olocar o fixador embaixo... ja tava grudado, novamente rosqueei e removi... aai lendo em tópicos aqui eu vi que isso é normal das pastas da AMD grudar e etc, teria que esquentar o proc e etc.... vamos parar de enrolação a duvida é a seguinte: Eu girando ela prejudiquei o processador ou placa-mãe? Segunda pergunta: Eu troquei o R3 por R5 , ligou normal (usei pasta que veio pre aplicada somente) só que não percebi mudança brusca como achei que teria... será que comprometi o processador ou placa-mãe fazendo isso? Tem algum software que posso usar pra ver se a placa e o processador estão normais? se Sim qual e o que seria o "normal"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, rhian costa disse:

Bom dia Pessoal tudo bem?

Desculpe minha ignorância mas é o seguinte... tinha um ryzen 3 1200 e comprei um 5 1600AF , ontem fui arriscar trocar (mexia a tempos atrás mas nunca AMD), quando fui tentar tirar o cooler que veio no R3 não saia de jeito nenhum, e como tenho medo não forcei (Graças a Deus) olhei por baixo e nada segurando , até que percebi que girando ele levemente ele movimentava, ai fui girando até ele "descolar", até ai beleza.... depois coloquei o r5 e o cooler novo, tive que tirar ele porque esqueci de olocar o fixador embaixo... ja tava grudado, novamente rosqueei e removi... aai lendo em tópicos aqui eu vi que isso é normal das pastas da AMD grudar e etc, teria que esquentar o proc e etc.... vamos parar de enrolação a duvida é a seguinte: Eu girando ela prejudiquei o processador ou placa-mãe? Segunda pergunta: Eu troquei o R3 por R5 , ligou normal (usei pasta que veio pre aplicada somente) só que não percebi mudança brusca como achei que teria... será que comprometi o processador ou placa-mãe fazendo isso? Tem algum software que posso usar pra ver se a placa e o processador estão normais? se Sim qual e o que seria o "normal"?

Olha processador é 8 ou 80 ou ele funciona ou não funciona nunca vi um processador funcionar com parte do desempenho.
para você ver é simples coloca um benchmark de cpu e olha o clock que ele chega olha a temp que pode ser o que mais pode afetar pois se ele esquenta muito ele reduz o clock para não aquecer muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Kleber Peters disse:

Uma dúvida. Você girou o cooler com o processador encaixado na placa-mãe?

Sim

adicionado 1 minuto depois
agora, Marcio Nesi Guedes disse:

Olha processador é 8 ou 80 ou ele funciona ou não funciona nunca vi um processador funcionar com parte do desempenho.
para você ver é simples coloca um benchmark de cpu e olha o clock que ele chega olha a temp que pode ser o que mais pode afetar pois se ele esquenta muito ele reduz o clock para não aquecer muito.

qual a temp ideal? (não entendo nada disso)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@rhian costa Normal, isso é o que deve ser feito em qualquer processador com soquete ZIF. Fez o correto.

A diferença você verá em programas e games que se beneficiem com os 2 núcleos e 8 threads a mais. Um Cinebench por exemplo, um GTA5, COD, edição de vídeo, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Phoenyx disse:

@rhian costa Normal, isso é o que deve ser feito em qualquer processador com soquete ZIF. Fez o correto.

A diferença você verá em programas e games que se beneficiem com os 2 núcleos e 6 threads a mais. Um Cinebench por exemplo, um GTA5, COD, edição de vídeo, etc.

Vou fazer o teste.... muuuuuuuuuuuuuuuito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, rhian costa disse:

tem a temperatura normal? a pena windows iniciado? pra eu fazer uma comparação?

O melhor pra medir temperatura de CPU é estressar ele ao máximo por algum tempo, porque só com windows ele não deve esquentar quase nada, agora sendo estressado a temperatura sobe, a questão é o quanto sobe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rhian costa disse:

Sim

Correto. Continue fazendo assim caso for trocar novamente. A probabilidade de entortar um pino do processador ou você se ferir fazendo com o processador desencaixado é grande. Com relação ao receio de danos, não se preocupe. A menos que você perca a paciência e queira tirar de uma vez, daí você corre o risco de bater o cooler e quebrar algum componente da placa-mãe. 

Quanto às suas dúvidas:

- Equipamentos eletrônicos ou funcionam ou não funcionam. Não tem como funcionar parcialmente. Então, está tudo normal.

- O ganho de desempenho não é linear. Algumas aplicações se beneficiam mais, outras menos. No geral você perceberá mais em aplicações que usam mais núcleos ou em multitarefa (jogar e fazer streaming, por exemplo).

- A temperatura é ideal que fique abaixo de 90ºC. Não se preocupe com a temperatura rodando só o Windows, pois esta não é a utilização normal do equipamento. 

 

Ademais, depois de anos gerenciando a manutenção de um parque com mais de 400 máquinas, cheguei a conclusão que a premissa do "se não está quebrado, não arrume", monta e não precisa ficar desmontando pra limpar e trocar pasta, a menos que as temperaturas subam. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste do Cinebench, o que acham? náo entendo muito bem... segue fotos

antes do estresse.png

apos estresse.png

adicionado 1 minuto depois
2 minutos atrás, rhian costa disse:

Fiz o teste do Cinebench, o que acham? náo entendo muito bem... segue fotos

 

 

o primeiro eh antes de executar e o segundo eh após

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é só a pasta original que gruda no processador não, já tive processadores que ficavam grudados usando Artic Silver. Dependendo de quando foi a última vez que a pasta foi trocada, a mesma endurece.

Ligar o computador e rodar alguma coisa pesada por alguns minutos pode ajudar a esquentar o processador e por consequencia amolecer a pasta térmica antiga, antes de tentar remover o processador.

No mais, soltar o cooler e ir torcendo para os lados com calma ajuda a desprender o cooler. Melhor fazer força lateral com o processador preso no soquete do que puxar o processador junto com o cooler e depois ter que separar o processador do cooler, onde a chance de entortar algum pino é maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!