Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de sistema operacional para Celeron 4205U


hemylly

Posts recomendados

 qual seria o sistema operacional para Processador Intel® Celeron® 4205U? ele já veio com o Windows 10 de fabrica, mas ele esta muito lento o computador nao da conta da versao

 notebook Samsung e20 configurações:

-Celeron 1.8Ghz

-4gb de ram 

estou com medo de colocar o windows 7 pois a Microsoft vai descontinua.

2020-08-09.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 09/08/2020 às 16:01, Felipe Barbosa Melo disse:

Se quer um sistema mais leve, fácil de aprender, recomendo o Linux Ubuntu.

Eu amo o Ubuntu e uso apenas ele em todos os meus computadores, maaaaaas... Não diria que é um sistema tão leve. Para quem busca leveza e desempenho recomendo o Linux Mint ou, caso ainda fique pesado (o que é bem difícil), o Lubuntu. São sistemas bem mais leves e até mais fáceis de usar que o Ubuntu (especialmente o Mint, em qualquer uma das versões). Com base na minha própria experiência, um computador que não se mostra capaz de rodar o Windows 10 bem tende a mostrar resultado semelhante com o Ubuntu 18.04+.

 

O GNOME editado pela Canonical ficou com um nível considerável de overhead. Se você compara com um Manjaro GNOME, por exemplo, a interface do Ubuntu é claramente mais pesada, e isso interfere na usabilidade do sistema como um todo. Há mais serviços rodando em segundo plano por padrão também.

 

Na época do Unity, o sistema era mais leve. Atualmente, leveza não é o foco do Ubuntu na versão completa (para isso há o Lubuntu ou mesmo o Kubuntu). Mas eu sinceramente gosto do GNOME. Acho melhor que o Unity. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Mais leve que o Win 10 é, em experiencias que eu tive com um note DDR2 um dinossauro, fiz a troca do sistema que estava no Win 7 para 10 e não ficou tão fluido assim, deu pra rodar satisfatoriamente mas não tão fluido, instalando o Ubuntu rodou que foi uma beleza, e o notebook era de minha vó que nem sabe mexer, ela achou bem fácil.. Outro notebook que recebi de "presente" todo quebrado pra ajeitar, tambem tive experiencias boas com o Ubuntu, baixei emuladores e ficou ótimo. No meu computador atual uso o Manjaro, gostei muito da estética dele, tem uns Widgets interessantes, mas não sei se tem no Ubuntu, não entendo muito de Linux..

Mas nesse caso dela acho que não tem muito pra onde correr, só um SSD mesmo, primeiro que a memoria.

Nunca testei o Mint é bom?

OBS: O Linux que eu instalei no Note foi o 20.4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Felipe Barbosa Melo Eu aqui parei de recomendar o Ubuntu ao formatar algum computador mais simples quando a pessoa reclama do desempenho do Windows 10. É claro que a maneira que a pessoa usou o Windows pode agravar a situação, mas geralmente não vejo resultados tão bons com o Ubuntu. Pode até ficar mais rápido, mas seria melhor ainda com um Mint (é minha opção preferencial). 

 

O Ubuntu é extremamente fácil de mexer mesmo (e é feito para isso, a ideia é qualquer pessoa pegar e conseguir se virar). O Mint é baseado no Ubuntu, mas é mais leve e lembra mais o Windows (por isso tende a ser mais amigável para as pessoas que estão acostumadas com os sistemas da Microsoft). O visual do Ubuntu com o GNOME é meio diferente e algumas pessoas podem estranhar (eu pessoalmente acho muito bonito e agradável, mas gosto é gosto, tem muita gente que odeia ele com todas as forças). 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Felipe Barbosa Melo Não sei te dizer como fica a comparação de desempenho entre Mint e Manjaro... E isso depende muito da interface escolhida para ambos. Se você já acostumou com o Manjaro e gosta dele, eu não trocaria. É bacana ter acesso aos repositórios do Arch. Eu gosto muito da ideia do Manjaro. Além disso, é um sistema que já te atende bem. 

 

Instalei o inicializador da Battle.net aqui pelo Lutris (pesquise por Blizzard), mas não cheguei a testar algum jogo. E acho melhor deixar essa discussão para outro tópico. :P

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Tenho um Samsung Flash F30. Notebook bem básico com uma configuração parecida: Celeron N4000, 4GB RAM, porém ao invés do jurássico e lento HD ele vem com uma memória eMMC (o mesmo tipo da usada em smartphones), que é mais rápida que um HD e mais lenta que um SSD SATA.

Enfim, este notebook roda com Windows 10 e tem um desempenho satisfatório para o que se presta: navegação na internet, assistir a vídeos, pacote Office (uso o Libre Office), etc., ou seja, apenas tarefas básicas.

Mesmo sabendo que o processador é bem fraquinho, com a memória eMMC ele roda o básico com dignidade, sem engasgos, inicializa o Windows 10 rápido.

Enfim, recomendo, independente de sistema operacional que resolver usar, trocar o HD por um SSD (ou adicionar um). É um salto de performance absurdo, tanto na inicialização do sistema operacional, como de aplicativos em geral.

Se eu tivesse que comprar um notebook ou desktop hoje, não compraria sem um SSD. Existem boas opções de SSD de 128GB a partir de 140, 150 reais.

Especificamente sobre sistema operacional, tenho um notebook antigo, um Dell com um processador i5 de 2ª geração (comprado em 2012), e que roda com um SSD e Linux Mint 20, e tem um desempenho bom (ressalto que não jogo no notebook).

Resumindo: pense na possibilidade de adicionar um SSD no seu notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!