Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com Fita VHS


Posts recomendados

Olá, estou tendo um problema com uma fita VHS em específico. A cada 3 segundos, durante toda a fita, a imagem fica sumindo e reaparecendo. Quanto ao som, este fica da mesma forma abaixando e levantando toda hora. Já limpei ela várias e várias vezes, além disso verifiquei que o problema não é com o videocassete. O que poderia ser?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Silva Teixeira teste com outras fitas. Se isso acontece com várias, pode ser que a cabeça de controle está desalinhada. Esse efeito acontece porque o circuito não consegue rastrear o sinal de vídeo corretamente. Pode ser que a fita estava proximo de alguma fonte magnetica e sofreu apagamento.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino que ela não esteja suja, já rebobinei ela umas 20 vezes, além disso limpei ela e o videocassete manualmente. Também acho que não esteja colada ou com problemas no mecanismo, abrindo o videocassete com ela em funcionamento, me parecia que não havia nada travando. Quanto ao magnetismo, ela fica sempre guardada junto com as outras fitas, mas estas fitas estavam em pleno funcionamento, então não acho que tenha sido exposta a magnetismo. O problema também não é com o videocassete, já que outras fitas rodam sem problema nele.

Abaixo postei um gif para mostrar como está a  situação da fita:

 

 

ezgif.com-gif-maker_00_00_00-00_00_30~2.gif

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Silva Teixeira disse:

outras fitas rodam sem problema nele.

Já que outras fitas rodam normal, penso que pode ser um começo de mofo ou um desalinhamento nos rolos internos desta fita. Neste último caso, uma tentativa adicional você pode tentar desmontar esta fita e colocar o rolo dela em outra base. Cuidados especiais óbvios como p.ex. não usar chave de fenda imantada e afins.

 

Depois disso trate de digitalizar os videos que considera importantes, guarde na nuvem e torne públicos os permitidos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/10/2020 às 08:05, if. disse:

Já que outras fitas rodam normal, penso que pode ser um começo de mofo ou um desalinhamento nos rolos internos desta fita. Neste último caso, uma tentativa adicional você pode tentar desmontar esta fita e colocar o rolo dela em outra base.

Não me parece mofada.

Segui o conselho e desmontei a fita, colocando o rolo em uma outra base a qual tenho certeza que está boa. Mas continuou com o mesmo problema.

Em 17/10/2020 às 08:41, Ricardo S Ferreira disse:

Pode ter sido também problemas na gravação da fita.

Havia VCR que gravavam e reproduziam em EP, LP E SP, e também alguns que só operavam em LP e SP.

Não seria esse o caso?

Acho que não, imagino que isto apenas valha para o momento da gravação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Desligue a função "tela azul" em sua TV, isto te dará mais conforto ao assistir a fita neste estado, pois não vai desligar tanto (caso sua TV deixe desligar esta função).

2 - cairia bem uma máquina de limpar fita... (ultima vez que vi eram caras)

as vezes a fita está tão suja que você limpa o cabeçote e a fita suja novamente a cada passada.

 

Mas é estranho, meu voto também vai para o que foi mencionado de somente parte da fita ter apagado (tipo se ela estava encostada em algo magnético...

 

vá e volte com a fita e verifique se é sempre no mesmo ponto da fala do interlocutor que o video é interrompido...

se for sempre no mesmo ponto acho que complica...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Blumer Celta disse:

Mas é estranho, meu voto também vai para o que foi mencionado de somente parte da fita ter apagado (tipo se ela estava encostada em algo magnético...

Assim como também repito o que disse acima: o vídeo em que a fita foi gravada estava desregulado, aí fica ruim de reproduzir em outro vídeo. 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se testando a fita em outro aparelho continuar do mesmo jeito então é uma perda da gravação em si , não tem muito o que fazer nesse caso , outra possibilidade é o esticamento da fita plastica onde é depositado o material ferromagnetico e nesse caso tem perda de sincronismo entre o sinal gravado na epoca e o giro do cilindro com as cabeças que pescam esse sinal .

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Rogério Ottoni disse:

Se testando a fita em outro aparelho continuar do mesmo jeito então é uma perda da gravação em si , não tem muito o que fazer nesse caso , outra possibilidade é o esticamento da fita plastica onde é depositado o material ferromagnetico e nesse caso tem perda de sincronismo entre o sinal gravado na epoca e o giro do cilindro com as cabeças que pescam esse sinal .

Outra possibilidade seria esta fita VHS em algum momento ter sido reproduzida em algum aparelho que estivesse emitindo algum sinal de ruido em alguma de suas cabeças , sobrepondo um ruido ao sinal gravado originalmente .

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...