Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar Amplificador em Som antigo


Posts recomendados

Amigo, tenho um Som antigo, 3 x 1 da Sony, ele tem uma potência boa e tem duas saídas de 6 ohms. Quero instalar um subwoofer passivo também de 6 ohms, que tenho sobrando, mas o som só tem essas duas saídas de som, e outras duas para caixas surround, nenhuma para Sub.

A minha ideia era ligar um módulo amplificador de 3 canais, sendo um específico para subwoofer e os outros dois nas caixas. Alimentaria

com uma fonte de notebook 12 V, 19 A, por volta de 70 W, ou se a pertencia for pouca usar uma de PC de 250 à 300 W.

Pensei no Stetson CL 1500 TRIO.

O caminho seria esse, ou teriam algo melhor ou mais prático par solucionar? Indicariam um outro módulo amplificador com melhor relação custo benefício? A potência do som não é o importante e sim a qualidade.

Abraços 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Se não me engano esse módulo amplificador tem a opção de amplificar somente para um Sub, verifique no manual dele como fazer a ligação.

Um outro detalhe é que as fontes de notebook são geralmente de 19V com 3 a 5A e não 12V 19A, verifique direitinho isso, porque a alimentação errada pode danificar seu módulo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, BCP disse:

Se não me engano esse módulo amplificador tem a opção de amplificar somente para um Sub, verifique no manual dele como fazer a ligação.

Um outro detalhe é que as fontes de notebook são geralmente de 19V com 3 a 5A e não 12V 19A, verifique direitinho isso, porque a alimentação errada pode danificar seu módulo. 

Sobre a fonte do notebook eu entendi, vou optar então por uma de PC ATX, mas sobre o módulo CL 1500, da Stetsom, andei pesquisando e ele tem três canais, sendo um deles exclusivo para subwoofer, com 230 W a 4 ohms, e mais dois canais de 2 ohms com 115 W ou 70 w em cada canal, usando 4 ohms. A Tarampos também tem modelo similar, mas é muito mais potente, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olha só, para podermos lhe auxiliar melhor e dar sugestões sobre sua dúvida  é necessário ser um pouco mais específico.

 

Alguns detalhes ficou faltando para podermos dar dicas... 

 

Se o seu som está funcionando, as caixas estão ligadas nele??? Ele por enquanto está sem caixas???

 

Antes de qualquer ligação é necessário ter em mente como serão utilizadas as caixas de som, quantas caixas, potência de cada uma das caixas e como serão ligadas as caixas.

 

Só depois de saber disso,  é que você pensa na aquisição do módulo. 

 

Essa saída do seu som, tem que observar se ela é apenas de sinal ou se ela é semi-amplificada ou amplificada, você já sabe disso??? Essa informação vem no manual.

 

Segundo, você pretende ligar todas as caixas de som no módulo? Ou fazer uma ligação separada para apenas a caixa de grave e deixar outras caixas surround no som? Ele permite isso? Ou seja a saída de som do seu som além das saídas convencionais de caixa é a auxiliar? 

 

Qual saída você pretende utilizar se form, a saída auxiliar ou a saída das caixas de som convencionais?

 

Terceiro, qual o grave você pretende utilizar? Qual a potência RMS dele? Qual a potência de pico (quando está chegando ao limite), quantos Ohms tem esse grave? Não adianta você usar uma fonte de computador se dependendo do grave, o seu consumo em volumes mais altos (quando você resolver despejar potência e colocar o som em um volume adequado ao seu uso) ultrapassam a tensão de alimentação que uma  fonte de computador pode fornecer (vai virar um torrador de fontes ambulante), nesse caso seria necessário uma usina, porque essa tensão vai variar, ela não ficará só fixa, o consumo e a corrente varia de acordo com o volume  a ser utilizado. 

 

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Bem Bem, Eu estive dando uma lida no seu tópico, achei a ideia interessante, Só que eu faria diferente. Comprar um modulo e adicionar dentro deste aparelho com mais uma fonte dentro é como alguns chamam na eletrônica de "Energia burra". Vou explicar.
Quando você coloca um modulo dentro do seu som, você vai precisar de uma energia "gorda e lenta" que é um modulo que precisa de 12V e algumas dezenas de amperes. Supondo que seja um CL1500, esse danadinho vai consumir 12V a 37Ah (Sim, a potencia de consumo indicada nos manuais é Ampere Hora). Isso no final vai dar centenas de amperes de consumo. Colocar uma fonte dessas dentro do seu som vai gerar um peso absurdo se não for fonte chaveada. Isso se chama energia burra porque você está aplicando 12V neste modulo, e dentro dele existe um inversor (É como um conversor) que converte essa energia pra +45 e - 45 volts mais ou menos. 

Agora vou simplificar. Usando como referencia a potencia desse modulo, ele tem uma potencia real de 460W RMS. O consumo de desta potencia a 12V é [460w/12v=38 Amperes], já se se você usasse a fonte de alimentação do Som que deve ter uns 30 volts seria [460W/30V=15 Amperes]. Isso levaria você a usar uma fonte de menor tamanho com muito mais eficiência. A lei básica de conversão de Watts. Quando maior a tensão, menor a corrente. [Eu sou péssimo em explicar :D ]
Por resumo, uma tensão mais alta leva a usar transformadores menores, o que pode ser até uma fonte de notebook.

Agora vou te passar algumas resoluções finais que eu tomaria

1- O Conselho que eu te dou é que você continue usando as saídas dela originais para as caixas principais e instale uma placa dessas ai que vende no mercado livre dentro do Som para criar uma saida de subwoofer. Com essas placas você consegue usar a própria fonte de alimentação do som caso ela não ultrapasse 24V.

 

2 - Caso a fonte de alimentação do proprio som ultrapasse 24V (eu receio que sim), você pode usar uma fonte de notebook dentro do som, pois é pequena e compacta e nesse caso não é energia burra porque você ja vai alimentar direto com a fonte do notebook a 19V e não haverá aumento nenhum de tensão dentro da placa. A mesma consome 19 ~ 24V por 3 Amperes
 

2- Faça uma ativação dessa sua 3º caixa de som acústica. Essa placa de amplificador que eu mencionei mais acima funciona muito bem com uma fonte de notebook, então você pode instalar ela dentro da caixa e pegar uma derivação do sinal de saida do som. Isso também é bom, porque se um dia você quiser usar só ela, não depende do som pra tocar. Você pode usar seu celular conectado nela, por exemplo.

Esta placa que eu estou citando tem uma potencia de 60Watts RMS. Existe maiores que ela no mercado como por exemplo 150W 300W 500W.

É recomendável que em todas elas você instale dissipadores de calor nos Ci's de saída

Além delas ainda temos amplificadores analógicos como TDA7293, TDA7294, TDA7296, que são otimos para ligar na fonte do próprio som. Vai de você o que você acha mais fácil.

Segue em anexo a foto da placa e o link.

1629118258_NovaImagemdeBitmap.jpg.2f91cd52c215cc2f43626113ef863a58.jpg

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1013922200-placa-amplificador-digital-60-w-rms-12v-a-24v-tpa3118-mono-_JM#position=1&type=item&tracking_id=c2d3611d-0995-48c4-82d8-ee9c50151dd6
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!