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Cliente dando muito trabalho, o que fazer?


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Boa noite.

 

 

Eu vendi um Pc para uma cliente. O computador estava funcionando normalmente, sem travar, sem dar erro algum.

 

Dai ela por não saber utilizar o equipamento em questão de horas pegou vírus no computador, e quase queimou por utilizar tomadas que estão com mal contato, eu em duas visitas que fiz a ela na primeiro a alertei que a tomada ficar dando esse mal contato e desligando do nada o sistema operacional poderia corromper e até mesmo prejudicar um componente, ela continua usando na mesma, fui em uma segunda visita e quando fui ligar o Windows iniciou normalmente, dando os avisos do desligamento errado, porém deu alerta de vírus, devido a coisas que ela tentou instalar, e agora o Windows trava do nada. Alertei a ela de tudo isso que poderia ocorrer e de tudo que esta acontecendo. Como estou começando no ramo, mesmo eu avisando, isso seria um problema meu pelo mau uso do cliente ao aparelho?

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  • Membro VIP
27 minutos atrás, Igoo0r disse:

tomada ficar dando esse mal contato e desligando do nada o sistema operacional poderia corromper e até mesmo prejudicar um componente, ela continua usando na mesma

Você fez o que estava ao seu alcance, instalou o Windows & programas, configurou o que tinha que configurar e forneceu orientações para o cliente as quais ele não quis seguir, por tanto a responsabilidade é dele e não sua, é a mesma coisa que um usuário comprar uma fonte, usa-la enquanto está caindo raios, dai a fonte queima e ele querer acionar a garantia...

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  • Membro VIP
6 minutos atrás, Igoo0r disse:

@GabrielLV aaah muito obrigado. Porque tipo ela me envia mensagem tipo pressionando dizendo o valor que pagou. Mas eu ainda fiz duas visitas técnicas sem cobrar, e em ambas o aparelho estava funcionando corretamente. E eu vendi o aparelho funcionando também

Esse tipo de cliente deve-se passar longe, não segue as orientações e ainda acha que tem o direito de reclamar por um erro que foi dele. Infelizmente nesse meio é algo que temos que manter a postura e seguir em frente para não transformar uma situação complicado em algo mais complicada ainda...

 

As vezes é questão de por informações detalhadas em um documento e fazer o cliente assinar, sendo uma folha pra você e outra para o cliente, caso caiba algum tipo de procedimento legal.

 

Acredito que o @mick 07 tem algum conhecimento mais aprofundado sobre isso e saberá te orientar melhor

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  • Membro VIP

Se precisar fazer nova visita, sugiro que você faça a instalação correta do PC, faça diagnóstico de hardware e mostre pra cliente que tudo está funcionando perfeitamente. Faça um documento relatando tudo que foi feito, além de expor que explicou pra cliente como fazer o uso correto do PC (não instalar programas piratas, não usar em estabilizador, não usar na tomada com defeito, etc.). Coloque no documento que a cliente está ciente de tudo e peça pra assinar. Fim de papo. Se tiver conversas de whatsapp, SMS ou email com as orientações, também servem.

 

abraços.

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@mick 07 @mick 07 certo fico mais tranquilo então. Eu vou tentar colocar isso mais vezes uma documentos sobre o funcionamento. Agradeço a ajuda que deu, eu cheguei procurar o procon pra saber o que eu poderia fazer. Mas vou deixar um documento como esse já para evitar futuras dores de cabeça

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  • 4 semanas depois...

Boa noite,

 

 

Estou profundamente triste, eu to montando uma assistência técnica, ou seja, estou no inicio, inclusive ja pedi dicas aqui de alavancar tudo. Infelizmente, uma cliente confirme eu ja abri um post sobre, um computador que vendi, e por conta de não saber usar, e por conta da tomada dela que estava com defeito e com curto, acabou que ocasionou um "defeito", Na primeira vez somente ficou parada na tela de recuperação de Windows ao qual ela não sabia sair(obs.: Windows 10), e na segunda vez ela conseguiu travar na tela de bios, ai como ela não tem experiência e não sabe mexer não consegue sair da mesma. Enfim fui duas vezes prestei ajuda necessária, e em todas as vezes estava funcionando normalmente, foi avisado sobre o risco da tomada e mesmo assim ela insistiu, só que, ela ficou enviando mensagem, e até mesmo publicou em seu perfil e criando outros perfis para falar mal do meu serviço e atendimento, tenho isso como provas, e tenho provas de que o computador esta sim funcionando e as configurações dele. Tanto que ela levou a um outro técnico e ele disse que o problema esta na placa de vídeo, por isso ta desse jeito. primeiro que desligar assim não é algo de placa de vídeo, e se fosse problema em placa de vídeo na maior parte aparece artefatos ou nem da vídeo, um outro porém é, nas configurações do pc não há placa de vídeo, somente o vídeo integrado do processador, ao qual se der defeito em conector não dará vídeo. Só que ela esta ameaçando fazer um B.O, guardei as provas tanto de que ela me difamou como também sobre o produto, poderiam me ajudar, estou muito preocupado, ainda to no começo e ocorreu umas coisas dessas

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  • Membro VIP

@Igoo0r se ela está exagerando nas reclamações publicadas na internet, vá até um juizado especial cível com toda a documentação em mãos e peça pra que ela remova os perfis e as reclamações. Não sei qual o teor do que ela postou, mas pode configurar abuso de direito e o juiz pode ordenar que ela pare e remova, então vale a pena tentar.

 

No juizado não precisa de advogado, e não há pagamento de custas e honorários de advogado, exceto se você entrar com recurso após sentença.

 

Por fim, não conseguiremos ajudar você mais do que isso, melhor procurar ajuda especializada com um advogado, ou até mesmo no PROCON, que poderá encaminhar você pra algum setor.

 

Abraços.

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@mick 07 @Jasiel @Yan_  Abraços, como eu to começando ainda to aprendendo sabe, e não queria que tudo isso ocorresse, mas vocês me ajudaram bastante, porque a primeira coisas que outros que não entendem é dizer que quem tem a razão é sempre o cliente, mas ai depois que vi no procon que isso não ocorre, fico mais tranquilo, e sei que fiz tudo certo e de forma honesta, mas infelizmente somente isso as vezes não basta

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  • Membro VIP

Eu tenho uma longa vivência como consumidor que dava muito trabalho ao técnico, como não sabia direito o que estava fazendo, fazia bobagem e dava pau na máquina e corria no técnico para resolver o problema e neste momento eu me deparava com diversos tipos de atitude, tipo me davam uma máquina nova ou consertavam sem comentar nada ou simplesmente me enrolavam dizendo que não havia defeito.

Acontece que um determinado técnico teve uma atitude diferenciada, sem cobrar nada a mais ele me mostrou diversas coisas que eu não deveria fazer, perdeu algumas horas nisso mas, conquistou um cliente, ou em termos técnicos ele trabalhou com fidelização, por vários anos só levei serviços a ele, tanto os meus como também indiquei a várias pessoas.

Tem um curso do Gabriel Torres, se não me engano deve ter o nome de como ganhar dinheiro montando computadores, em alguma parte deste curso ou então na complementação dele o Gabriel fala sobre como tratar os clientes e como se portar como profissional.

Do meu ponto de vista de consumidor, só provar ao cliente que ele está errado e não tem direito não é a melhor opção. (Em termos jurídicos, um laudo técnico prova quem tem a razão)

Eu imagino uma abordagem diferente como por exemplo: trocar a tomada com defeito, mesmo que não cobre pelo serviço ou que isto seja função de um profissional de eletricidade, com certeza vai resolver metade do problema, já que elimina o risco de desligamento indevido.

A única coisa contra é se der um defeito na fiação elétrica, o cliente pode lhe por a culpa nisto e querer receber um quadro novo com troca de fiação, ai seria muito azar mesmo.

No caso da outra metade do problema como a má utilização e dos vírus, eu imagino já combinar previamente que vai lhe dar um bom desconto na remoção de vírus ou na nova formatação.

Sei lá, lidar com pessoas difíceis não é fácil mas, tendo o aconselhamento que o Gabriel Torres dá no curso dele, abre um novo horizonte.

Vai lá, dá uma olhada no curso e aproveita que é de graça. Você não tem nada a perder.

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@Pincipi Ta certo, vou ver sim o curso dele, é que tem casos que realmente é complicado, e varia também da questão do cliente estar disposto a fazer a parte dele, eu fiz duas visitas técnicas em cobrar pelo que foi feito e em  ambas que ela disse que o problema estava sendo no computador em nenhuma era o computador e sim resultado do desligamento e em todos os casos foi dado o aviso de que estava com defeito a tomada e que poderia ocasionar até mesmo problemas maiores. Mas ai vale dela querer fazer a parte dela, e o que mais complicou a situação foi ela agir de forma ríspida sempre, e até mesmo outros técnicos inventando mentiras de no caso da placa de vídeo, sendo que o vídeo é integrado, ou seja o computador não possui placa de vídeo, enfim. Eu em todas as oportunidades tentei ajudar de forma amigável. O que me aconselharam foi pra guardar as coisas como provas não somente de que estava em funcionamento e que ela mesmo disse que estava funcionando. Mas também, guardar como algo que as reclamações dela venham a atrapalhar futuros clientes.

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  • Membro VIP

Põe complicado nisto, cada caso é um caso, se for partir para brigar na justiça tenha um laudo técnico em mãos, isto quebra qualquer "disse que me disse" e é mais forte que quaisquer outras provas. (Pelo código de defesa do consumidor a prova de que está quebrado, com defeito ou não, cabe a empresa.)

Aqui em São Paulo dá para entrar com a ação judicial por e-mail e sem advogado.

Não tem como esperar que o cliente "faça a parte dele". Tem que saber trabalhar o psicológico, o cliente não pode se tornar seu inimigo, se você conseguir trabalhar a mente dele terá bons lucros e se não conseguir, também tem que entender que você pode perder mesmo estando certo, tem um principio do direito que mostra o risco da atividade lucrativa, se pode lucrar, também pode ter prejuízo.

De qualquer forma, veja pelo lado bom, esta cliente está lhe proporcionando um aprendizado prático e no futuro estará muito bem preparado para evitar ou lidar com situações adversas.

 

 

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