Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte simetrica estar com tensão mais baixa do que devia!


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Estou com uma fonte do philips fwm 416x78 ela estar com 30+ e ‐30 mas o trafo dele e de 24.6 ‐0‐ 24.6 e capacitores de 3300uf diodos 1n5402 capacitores cerâmicos em paralelo aliás tinha um e curto que eu retirei e nao substituí rachou quando peguei estou pensando que tinha que dar 35+ e 35‐! No diagrama eletrico diz 33 simétrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim ,acho que estar vou confeir para ter certeza absoluta!

Eu medir e deu 24.7 no trafo mas agora nao sei porque motivo mas a fonte deu 34+ ‐34

Sem nada de carga! O cabo estar desligado do amplificador 

É que este mini sistema queimou o amplificador 

Eu queria aproveitar essa fonte e comprar a melhor placa de potecia para esta tensão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Eu queria aproveitar essa fonte e comprar a melhor placa de potecia para esta tensão

 

O LM3886 fica bem com até 35v-0v-35v... nessa tensão e com falantes de 8ohm, ele entrega até uns 50w.

Esquenta bem mas se você usar dissipador de PC, com ventoínha dá para tirar de letra. Se tiver espaço, dissipador comum também não é tão difícil assim. O som que esse chip produz é muito bom. Não faz tremer as paredes mas a qualidade do som... prá ter uma ideia, a distorção documentada típica é de 0,03%.

 

E tem plaquinha, PCB pronta para vender por aí, até no ML acho que tem. Tirando o chip, os componentes são comuns e baratinhos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
7 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Eu medir e deu 24.7 no trafo mas agora nao sei porque motivo mas a fonte deu 34+ ‐34

Sem nada de carga!

Tá certo.

Mas se colocar carga cai fácil mesmo.

7 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

capacitores de 3300uf diodos 1n5402 capacitores cerâmicos em paralelo aliás tinha um e curto que eu retirei e nao substituí 

A falta de capacitores cerâmicos é pouca.

Por causa do curto seria bom ver os diodos, se estiverem com fuga a tensão também cai.

O multímetro não identifica fuga, mas quando ligar o amplificador você vai ouvir o zumbido se tiver.

Eu já colocaria outros diodos no lugar, afinal são baratos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Capacitor de de ceramica que estava em curto

Pensei que estava falando dos outros, no caso os C802 e C828. 

Se esse C826 foi embora, a chance do D817 ter ido junto é maior ainda. 

9 minutos atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

alguem sabe paraque servem os resistores de 10k

Resistores de carga. 

Servem pra não deixar os capacitores com carga quando desliga, evitando pipocos no alto-falante. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sera que da para indetificar com multimetro?

Sera que tem risco de ter danificado o amplificador que eu esta utilizando ai ,sem capacitor de ceramica que esta praticamente rachado em curto? Passando corrente alternada que retirei antes do amplificador queimar, mas de pois queimou na minha visão como leigo porque o menos( v‐) da fonte deu mal contato acho

Para que servem c803 c804 c826 são os quatro extremamente necessários?

Tô pensando em comprar diodos da aqueles unificados com dois pinos AC e dois DC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Sera que da para indetificar com multimetro?

Nem sempre. 

O que identifica isso com certeza é um multímetro Analógico, mas é raro alguém ter um. 

 

4 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Sera que tem risco de ter danificado o amplificador que eu esta utilizando ai ,sem capacitor de ceramica que esta praticamente rachado em curto?

Se está em curto retira e joga fora. 

 

4 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

mas de pois queimou na minha visão como leigo porque o menos( v‐) da fonte deu mal contato acho

Sim, isso faz queimar mesmo. 

 

4 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Para que servem c803 c804 c826 são os quatro extremamente necessários?

Servem pra eliminar os picos secos que os diodos formam na comutação. 

Sem eles o som do amplificador pode chiar, mas funciona sem. 

Se o amplificador não for muito crítico funciona bem sem chiar, esses TDA meio que não ligam pra esses capacitores. 

 

4 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Tô pensando em comprar diodos da aqueles unificados com dois pinos AC e dois DC

O nome disso é ponte retificadora. 

Mas se já tem uma placa pronta é melhor colocar os diodos comuns mesmo, deve custar sei lá, 1 real cada um ou até menos. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Os capacitores de 4700uf sao de 3300uf precisma ser almentados?

Não. Os fabricantes costumam fazer isso pra economizar, pois perceberam que diminuir o capacitor não faz diferença no som. 

 

27 minutos atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Sera que este amplificacador mono da 200w a 5ampere?

Mono não, é estéreo. 

São 100W por canal. 

Mas pra isso a fonte tem que fornecer a tensão máxima que o integrado pede que no caso é 40V. A corrente de 5A é pra cada canal, no fim são 10A.

 

Com a sua fonte você pode ter no máximo uns 50W por canal sem distorção com alto-falantes de 8R.

Com 4R talvez chegue a 70W, pois este exige mais corrente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Eu posso trocar esses diodos 1n5402 por outro que suportam mais corrente nao posso?

Pode. 

Mas eu deixaria desses mesmo, talvez outro de trabalho pra adaptar na placa e não fará muita diferença. 

O 1N5408 por exemplo é o que se acha com mais facilidade, praticamente a mesma coisa do 5402 mas suporta tensão maior (o que também não faz diferença nesse caso). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Muito interessante, considerando até o tamanho da placa: 8,5cm x 5cm.

 

Tem ideia do que esse amp precisa como dissipador de calor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Tem ideia do que esse amp precisa como dissipador de calor?

Uma boa solução de dissipador seria aqueles retirados de computadores antigos, especialmente os da linha AMD athlon. 

Tem uma boa espessura pra colocar parafusos, uma largura boa e ainda contam com um bom ventilador preso a ele de maneira bem estratégica. 

Alguns tem até uma parte de cobre soldada, se achar um desses melhor ainda. 

Os outros dissipadores usados na linha Intel Pentium costumam ser redondos, um pouco mais difícil de adaptar. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Muito interessante, considerando até o tamanho da placa: 8,5cm x 5cm.

 

Tem ideia do que esse amp precisa como dissipador de calor?

Eu tenho o dissipador do mini siystem,  com fan que depois do vol. 15 se ativa vou mandar a foto depois

Em 08/03/2021 às 21:14, Renato.88 disse:

Nem sempre. 

O que identifica isso com certeza é um multímetro Analógico, mas é raro alguém ter um. 

 

Se está em curto retira e joga fora. 

 

Sim, isso faz queimar mesmo. 

 

Servem pra eliminar os picos secos que os diodos formam na comutação. 

Sem eles o som do amplificador pode chiar, mas funciona sem. 

Se o amplificador não for muito crítico funciona bem sem chiar, esses TDA meio que não ligam pra esses capacitores. 

 

O nome disso é ponte retificadora. 

Mas se já tem uma placa pronta é melhor colocar os diodos comuns mesmo, deve custar sei lá, 1 real cada um ou até menos. 

 

 

Screenshot_20210310-174415_Gallery.jpg

Esse amplicador que eu estava utilizando. Sera que queimou só os dois tda ou um devido ao mal contato do (v‐) da fonte?

Decidir comprar outro devido a morar no interior !pois é muito difícil encontrar componentes

Em 08/03/2021 às 15:51, Renato.88 disse:

Se esse C826 foi embora, a chance do D817 ter ido junto é maior ainda. 

 

 fiz este teste com o anodo na tesão alternada doutro trago 20 + 20 com 0.5 ampere e nao apresentou aquecimento ou faiscas! E confiável?

Em 09/03/2021 às 12:15, Marcos vinicius Ferreira disse:

Sera que posso unir a saida negativa para mim colocar uma mini chave para cortar o som desta placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

 

Sera que posso unir a saida negativa para mim colocar uma mini chave para cortar o som desta placa?

Só e um na placa corrigindo meu erro

Em 09/03/2021 às 19:37, rmlazzari58 disse:

Muito interessante, considerando até o tamanho da placa: 8,5cm x 5cm.

 

Tem ideia do que esse amp precisa como dissipador de calor?

 

Screenshot_20210311-164530_Gallery.jpg

Screenshot_20210311-164517_Gallery.jpg

Screenshot_20210311-164525_Gallery.jpg

Sera que este tem um tamanho adequado?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Sera que este tem um tamanho adequado?

Dei uma xeretada e encontrei o seguinte:

 

O TDA7294 precisa de um dissipador de no máximo 1,5°C/W. O chip original do seu som é o STK433-870, que aceita dissipador menor, de 4,2°C/W.

 

Só que esses números são para dissipadores sem ventilação forçada. Dissipador com fan, para meu nível de conhecimento, é difícil calcular, relaciona velocidade e volume do fluxo de ar etc., mas faz pouco tempo montei um amplificador com um chip que esquenta muito num conjunto desses que o @Renato.88falou

 

Em 09/03/2021 às 21:21, Renato.88 disse:

Uma boa solução de dissipador seria aqueles retirados de computadores antigos, especialmente os da linha AMD athlon. 

Tem uma boa espessura pra colocar parafusos, uma largura boa e ainda contam com um bom ventilador preso a ele de maneira bem estratégica. 

Alguns tem até uma parte de cobre soldada, se achar um desses melhor ainda. 

Os outros dissipadores usados na linha Intel Pentium costumam ser redondos, um pouco mais difícil de adaptar.

 

e fiquei impressionado com a eficiência da dissipação com ventoinha para CPUs. Os chips de CPU não informam o dissipador mas informam quanto o chip dissipa de calor em watts. Eu daria uma xeretada nos datasheets dos amplificadores, de repente eles também falam em watt...

 

Mas como no seu caso o dissipador já tem ventoinha, sei lá... eu me arriscaria a usar o que já tem, se der para coincidir furos. Ainda mais porque o TDA7294 tem proteção contra sobreaquecimento: se bater nos 145°C, ele desliga.

 

Mas também, pelo que entendi, o que dispara a ventoinha é algo relacionado ao volume botão de volume, né? Então eu daria um jeito de desativa o acionamento da ventoínha pelo volume e faria ela ser acionada pela temperatura. Isso não é difícil de fazer, com a ajuda dos mestre daqui, do fórum, montei um sistema que dispara a ventoínha em função da temperatura e está funcionando muito bem.

 

Se você quiser dar uma olhada...

 

Só que você teria que dar um jeito de puxar 12v dessa sua fonte, o que é bem fácil.

 

 

Bom... o manual de serviço do seu aparelho ficou um PDF muito grande para o fórum aceitar, tem 8,7MB (e o fórum só aceita anexo de 4MB), mas o link para obtê-lo é esse aqui.

 

Quando procurei o datasheet do antigo chip, o site me informou que o nome mudou. Veja aqui. Tô mandando o que acho que é mais parecido. E tá aí o datasheet - se é que você já não pegou - do TDA7294.

ENA2108-D.PDF TDA7294.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Só que esses números são para dissipadores sem ventilação forçada. Dissipador com fan, para meu nível de conhecimento, é difícil calcular, relaciona velocidade e volume do fluxo de ar etc

Sim, é difícil calcular. 

Mas dá pra se ter uma ideia de que eles acabam diminuindo o tamanho. 

 

6 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Sera que este tem um tamanho adequado?

Do meu ponto de vista tem sim. 

Até porque estará usando a mesma fonte, logo a potência dissipada e fornecida será quase a mesma. 

 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Mas também, pelo que entendi, o que dispara a ventoinha é algo relacionado ao volume botão de volume, né?

Eu também entendi isso, mas se for ver até que não é má ideia. 

Em volume x com o áudio do próprio aparelho vai fornecer uma potência y na mesma proporção de x. 

Logo a temperatura terá sempre um valor previsível. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquema do fan

Screenshot_20210312-100819_Adobe Acrobat.jpg

Em 10/03/2021 às 17:49, Marcos vinicius Ferreira disse:

Eu tenho o dissipador do mini siystem,  com fan que depois do vol. 15 se ativa vou mandar a foto depois

 

Screenshot_20210310-174415_Gallery.jpg

Esse amplicador que eu estava utilizando. Sera que queimou só os dois tda ou um devido ao mal contato do (v‐) da fonte?

Decidir comprar outro devido a morar no interior !pois é muito difícil encontrar componentes

 fiz este teste com o anodo na tesão alternada doutro trafo 20 + 20 com 0.5 ampere e nao apresentou aquecimento ou faiscas! E confiável?

 

Posso confiar?

Dos diodos 1n5402

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato pelo ds do STK original, @Marcos vinicius Ferreira, a resistência térmica do chip original é mesmo diferente da do substituto, o ENA2108-D. Parece que o STK produzia mais calor que esse ENA... Mas parece que o TDA esquenta mais ainda... será que é isso mesmo? Será que foi o calor que ajudou ou mesmo que fez o TDA7294 queimar?

 

Bom... pelo (pouco) que entendi do esquema lá, no manual de serviço, a velocidade do fan é constante, limitada a 10v por um zener. O pino 8 do con701 na pág 14 vai ao pino 8 do con117 na pag 11. E lá tem uma bandeirinha que não sei o que é. Quer dizer, melhor esperar pelos mestres...

 

Mas como você disse que já queimou um TDA7294...

Em 10/03/2021 às 17:49, Marcos vinicius Ferreira disse:

Eu tenho o dissipador do mini siystem,  com fan que depois do vol. 15 se ativa vou mandar a foto depois

 

Screenshot_20210310-174415_Gallery.jpg

Esse amplicador que eu estava utilizando. Sera que queimou só os dois tda ou um devido ao mal contato do (v‐) da fonte?

 

...quem sabe pensar num fan mais forte? Ou, se entendi certo sobre a tensão no fan ser limitada a 10v, quem sabe trocar aquele zener para um que libere 12v?

 

E eu não tiraria das alternativas dar uma adaptada para amplificadores baseados no TPA3116D2 como esse aqui (mero exemplo, nada de propaganda, pelo contrário, podendo comprar de brasileiro pessoalmente, acho melhor), que custam e esquentam pouco. Como eles necessitam alimentação assimétrica e tensão e corrente menores do que a que você já tem aí, sabe como é... prá baixo todo santo ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Parece que o STK produzia mais calor que esse ENA... Mas parece que o TDA esquenta mais ainda... será que é isso mesmo? Será que foi o calor que ajudou ou mesmo que fez o TDA7294 queimar?

A diferença está na área que o CI tem pra dissipar o calor. 

Os STK tem uma lata grande atrás e os transistores lá dentro são bem divididos, o dos TDA é tudo minúsculo. 

5 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Posso confiar?

Dos diodos 1n5402

Melhor não, quando dá curto queimam fácil. E pior ainda quando queimam pela metade, a fonte funciona mas já estão ruins e terminam de queimar depois, do nada. Aí seu amplificador novo vai embora. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!