Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual melhor ESP pra começar?


Ir à solução Resolvido por Thiago Miotto,

Posts recomendados

Fala, rapazeada! Estou querendo comprar um ESP mas não tenho certeza de qual é melhor e mais simples pra começar. De primeira, precisaria de um ESP pra fazer a comunicação com um carrinho com câmera, dessa forma, pela câmera, me localizaria sem nem estar perto do carrinho. Para tal feito, qual seria o ESP que melhor me atenderia de forma fácil? (Levando em consideração que nunca tive nenhum contato com o ESP, apenas com Arduino).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já fiz 1 led piscar com esp32. Pra sua façanha, ouvi dizer que existe esp32 cam

D_NQ_NP_707964-MLB44875390187_022021-O.w

 

56 minutos atrás, Tavin007 disse:

De primeira, precisaria de um ESP pra fazer a comunicação com um carrinho com câmera

Glup! 😲 Vai queimar bem queimada a etapa do pisca led que sequer saí dela...🥴

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes. O ESP é uma plataforma de Wifi. Tem o mais simples que possui uma comunicação I2C + um pino de I/O que até onde sei pode usar como achar melhor. Quando as intenções vão além disso o primeiro passo é dimensionar os recursos que vai precisar e só então partir para a seleção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que o ESP32 cam é um Esp32. Você pode usar os pinos deles para as demais funções. Na verdade você pode fazer todo o cérebro do carrinho com ele, pois ele é bem potente.

Outra opção seria o ESp8266, que é mais antigo, e possui só wifi, mas você encontra ele mais barato.

Mas como câmaras costumam ter muitos fios, o esp32 cam é interessante pois é compacto e já possui as conexões da câmara por trilhas no pcb. Eu iria de 32cam tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/05/2021 às 12:12, alexandre.mbm disse:

Não penso que tenha essa de "ESP pra começar". Os esforços de aprendizado são todos análogos. Muda só a intensidade. Digamos assim: a força G na curva. Você precisa de algo facilitando o uso de câmera. Vá de ESP32CAM!

 

Em 18/05/2021 às 10:48, Thiago Miotto disse:

Lembrando que o ESP32 cam é um Esp32. Você pode usar os pinos deles para as demais funções. Na verdade você pode fazer todo o cérebro do carrinho com ele, pois ele é bem potente.

Outra opção seria o ESp8266, que é mais antigo, e possui só wifi, mas você encontra ele mais barato.

Mas como câmaras costumam ter muitos fios, o esp32 cam é interessante pois é compacto e já possui as conexões da câmara por trilhas no pcb. Eu iria de 32cam tb.

 

Em 17/05/2021 às 20:24, Sérgio Lembo disse:

Vamos por partes. O ESP é uma plataforma de Wifi. Tem o mais simples que possui uma comunicação I2C + um pino de I/O que até onde sei pode usar como achar melhor. Quando as intenções vão além disso o primeiro passo é dimensionar os recursos que vai precisar e só então partir para a seleção.

 

Em 17/05/2021 às 14:10, .if disse:

Já fiz 1 led piscar com esp32. Pra sua façanha, ouvi dizer que existe esp32 cam

D_NQ_NP_707964-MLB44875390187_022021-O.w

 

Glup! 😲 Vai queimar bem queimada a etapa do pisca led que sequer saí dela...🥴

 

Em 17/05/2021 às 13:30, Eder Neumann disse:

você precisa dimensionar usas I/Os para conseguir dimensionar o resto, o que você terá de I/Os no seu

Muito obrigado pelas várias resposta. Então, gostei muito do Esp32 cam, mas não teria como usar um Esp32 normal  ligar alguma câmera nele? Um celular, gopro, câmera de segurança... 

Parece meio ***** pensar assim, porém a loja que eu vou comprar só tem o ESP normal, e eu só queria fazer um teste mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

 

Possível é. MAs você teria que  integrar o esp e o  equipamento da câmera. Seja por fio (que seriam várias), seja através de programação para integrar tudo.

Gopro desde a hero 3 tem wifi, você pode usar ela, mas não sei se ela opção de exportar a imagem dela pra outro lugar, talvez você teria que ter a tela dela num local e o controle no outro.
Um celular teria o mesmo detalhe.
Camarâs de segurança, aí existe uma grande gama, talvez tenha algo que de  para fazer a conexão por fio, mas pensa na quantidade de fio que você teria que soldar, olha quantos fios tem no flat da câmara do espCAM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Thiago Miotto disse:

 

Possível é. MAs você teria que  integrar o esp e o  equipamento da câmera. Seja por fio (que seriam várias), seja através de programação para integrar tudo.

Gopro desde a hero 3 tem wifi, você pode usar ela, mas não sei se ela opção de exportar a imagem dela pra outro lugar, talvez você teria que ter a tela dela num local e o controle no outro.
Um celular teria o mesmo detalhe.
Camarâs de segurança, aí existe uma grande gama, talvez tenha algo que de  para fazer a conexão por fio, mas pensa na quantidade de fio que você teria que soldar, olha quantos fios tem no flat da câmara do espCAM

Vale a pena pegar o Esp32 cam mesmo, mais prático. Já comprei ele no Mercado Livre Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!