Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 10 ou Windows 8.1 em notebook antigo?


paulok7

Posts recomendados

Olá, eu tenho um notebook LGS43 que veio com o Windows 8.1 como sistema nativo, mas está com o Windows 10 pro com as atualizações do Windows update travadas pra poder sobrar desempenho, atualmente o sistema usa cerca de 29% da memória RAM (8GB DDR3 - dois pentes de 4), antes eu usava o Win7 nele, mas percebi que tinha muitos bugs e que não valia a pena, o desempenho e o boot no Windows 10 desse jeito aqui é superior ao 7 professional que eu tinha, mas com o 8.1 o desempenho é muito bom, a impressão que tenho é que a usabilidade, abertura de programas e janelas são bem fluidas em relação ao Windows 10, é recomendável eu eu volte para o sistema que veio de fábrica por talvez ter maior compatibilidade ou nem vai fazer tanta diferença assim já o que o Windows 10 tá rodando sem gargalos e sem problemas? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@paulok7 Boa tarde! Peço que envie as configurações do notebook primeiro. O Windows 7 foi descontinuado em 2020 e não recebe mais atualizações de segurança - portanto não deve mais ser utilizado. Além disso, você não precisa ficar monitorando a porcentagem e/ou quantidade de memória RAM utilizada pelo computador - o Windows gerencia automaticamente, e mais memória RAM livre não necessariamente significa que o computador funcionará mais rápido.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulok7 Se já está rodando, e com desempenho satisfatório, então dificilmente eu recomendaria o contrário. Como o colega @Rio McCloud disse, é importante saber qual é seu modelo de processador e quanta memória RAM você tem instalada nele para entendermos se seu sistema atende aos pré-requisitos do sistema. 

À parte disso, é importante baixar e instalar os drivers no site do fabricante do notebook para seu sistema para que ele permaneça estável. Similarmente, é importante atualizar o seu Windows (incluindo atualizações opcionais) para evitar os bugs de versões antigas. Tem que atualizar, clicar em ver atualizações opcionais, selecionar todas e mandar instalar. Aí você reinicia o PC e repete o mesmo processo até não ter mais nenhuma.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rio McCloud @WOZ Dods Galera o notebook em questão tem determinadas configurações:

Core i3 2370M - 2.40GHz

8GB RAM DDR3

64 bits

Intel HD GRAPHICS 3000

O que vocês acham? recomendável utilizar o sistema mais adaptado ao hardware ou ficar no Windows 10 mesmo? Vi que as configurações estão além do mínimo necessário para rodar o Win10 satisfatoriamente, mas queria saber da opinião de outras pessoas mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@paulok7 O hardware é decente. Se o Windows 10 não está apresentando problemas de lentidão, não vejo motivo para trocá-lo. Acredito que você esteja usando um HD, então ele deve ser o maior gargalo atualmente. A única coisa que recomendo você fazer é "destravar" o Windows Update e deixá-lo funcionar normalmente - pois ele é essencial para a saúde e segurança do sistema.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
agora, paulok7 disse:

@Rio McCloud Obrigado, acredito que um SSD já resolveria completamente qualquer demanda de desempenho, por enquanto seria a opção mais viável antes de querer comprar um notebook novo kkkkk

Esse notebook dá para usar para internet e jogos leves sem problema algum. Um SSD vai lhe trazer um desempenho muito melhor, principalmente no Windows 10.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Éric H.X disse:

Esse notebook dá para usar para internet e jogos leves sem problema algum. Um SSD vai lhe trazer um desempenho muito melhor, principalmente no Windows 10.

Desempenho? Não, nem 1% a mais de desempenho. Tempo de carregamento menor? Sim, muito menor. SSDs não aumentam "desempenho".

11 horas atrás, paulok7 disse:

@Rio McCloud Obrigado, acredito que um SSD já resolveria completamente qualquer demanda de desempenho, por enquanto seria a opção mais viável antes de querer comprar um notebook novo kkkkk

Vai abrir tudo muito mais rápido, vai carregar o windows em 1/10 do tempo normal, mas fora isso não vai ter ganhos reais em desempenho. Tem que diferenciar o benefício de um SSD do benefício de um bom processador, mais memória, melhor GPU, pois esses sim trazem melhor desempenho.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
47 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Desempenho? Não, nem 1% a mais de desempenho. Tempo de carregamento menor? Sim, muito menor. SSDs não aumentam "desempenho".

12 horas atrás, paulok7 disse:

Sim, desempenho para as tarefas básicas, já que o Win 10 tem um uso de disco mal otimizado, o que acaba causando lentidão, principalmente em HDD's de notebook.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, paulok7 disse:

@WOZ Dods @Rio McCloud Sim, entendo. Deveria ter dito "desempenho" kkkk é que eu sei que muita gente acredita que SSD "dá FPS" 

Não tanto quanto RGB! HA!

1 hora atrás, Éric H.X disse:

Sim, desempenho para as tarefas básicas, já que o Win 10 tem um uso de disco mal otimizado, o que acaba causando lentidão, principalmente em HDD's de notebook.

Se estiver 100% atualizado, com as correções opcionais que saíram nos últimos meses, a velocidade de carregamento do sistema e tudo mais fica similar à do windows 7. Estou teclando de um PC que tinha problemas graves de carregamento do sistema até essas atualizações. Não defendo a "mico"soft, mas finalmente temos um windows estável. Assim como foi com o 7, levou um bom tempo para chegar aqui.

  • Curtir 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulok7 Se você instalar os corretos eles sobrepõe os do windows. Não precisa remover nada. Os drivers do windows são furada por que o processo de certificação de drivers da Microsoft é da era das cavernas, raramente eles integram novos drivers do mesmo hardware ao sistema, quase nunca integram patches e fixes de drivers. É muito comum que ele instale drivers incompletos ou que privam o usuário de recursos essenciais de componentes. Os drivers que você baixa no site do fabricante, se o fabricante for comprometido, sempre oferecem os fixes e patches mais recentes ou mais necessários, e sempre oferecem 100% dos recursos dos componentes.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!