Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Base refrigerada pode substituir cooler de notebook?


Posts recomendados

Boa noite, amigos.

 

Tenho um notebook bem antigo da cce, que vinha apresentando problemas de super aquecimento e a máquina desligava sozinha.

Quando abri vi que o cooler estava parado. Tentei tirar o colocar de novo e não houve mudança. O cooler continuava parado.

 

Por ser um modelo antigo ( cce win e23l+) é quase impossível achar outro cooler do modelo dele. E então fiquei na dúvida se colocar algum cooler externo, daqueles que ficam embaixo do notebook, resolveria esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Danilo Max, boa noite!

Infelizmente aquelas bases com ventoinhas apenas ajudam a ventoinha do computador fazer o seu trabalho, mas não a substituem.
Seria melhor que nada, mas dificilmente resolveria o problema de superaquecimento.
Talvez consigas encontrar essas ventoinhas em sítios estrangeiros como o Aliexpress.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mikhail Kosevich Volkov Pois aí que mora a dificuldade. A entrada da placa-mãe para ligar o cooler só tem 2 pinos e a maioria dos coolers q eu encontrei possuem 3 pinos.

 

Tem algum tipo de adaptador que eu posso usar na entrada da placa-mãe para q ela aceite esses 3 pinos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Danilo Max, creio que se ligar apenas os dois pinos nas posições corretas, removendo do conector levantando a trava que prende cada pino e inserindo no outro, se a ventoinha for da mesma tensão e couber na furação, irá funcionar, mas posso estar falando besteira, creio que o @Ferox Graxaim ou outro membro que trabalhe com manutenção em laptops poderá responder melhor essa questão.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Mikhail Kosevich Volkov Está correto, a lógica é a mesma dos desktops (computadores de mesa). Só precisaria identificar quais dos três fios da ventoinha é o positivo e o negativo (O terceiro fio é do sensor que mede a rotação da ventoinha).
Mas dependendo pode ser que precise fazer uma adaptação mais elaborada, uma solução que sugiro é soldar o fio da ventoinha antiga na ventoinha nova, é a melhor forma de resolver sem precisar recorrer a gambiarras.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!