Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Encontrei um HD interno, o que posso fazer com ele?


Scorn
Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Antes de mais nada, não tenho muito conhecimento nas áreas relacionadas a computação, então peço desculpas por qualquer erro aqui.

Achei um HD interno na rua, pelo adesivo nele, aparentemente tem capacidade de 80gb. Não sei o que posso fazer com ele, não sei se é possível conectá-lo ao meu computador, não sei também quais programas terei de baixar e quais cabos precisarei comprar pra conectá-lo (se é que é possível), talvez valha mais a pena abri-lo. Gostaria da opinião de qualquer um disposto a me ajudar, obrigado. 

 

P. S. não sei se coloquei este tópico na categoria mais adequada, mas não sei qual outra seria melhor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Scorn HD de 80gb deve ser do padrão antigo, um IDE, a conexão de dados dele é maior que a conexão Sata que é atual.

 

Se já viu HDs em lojas ou pegou um desses novos viu que é tudo sata e não precisa ter muito conhecimento.

 

Além de ser um HD defasado, 80gb é pouco, vale mais a pena seguir na curiosidade e abrir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Scorn disse:

talvez valha mais a pena abri-lo

Lembrando que se estiver funcionando, quando abrir vai deixar de funcionar. O disco trabalha no vacuo. 

 

A quem mexe com informática, esses discos mais antigos servem pra testes. Dá pra deixar um sistema operacional instalado neles e alguns programas salvos pra fazer testes em placas mãe e outros periféricos do computador. 

 

O HD também, embora de pouca capacidade pode guardar alguns arquivos importantes que muitas das vezes não são de tamanho grande. Como por arquivos do Office, ou do tipo PDF. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando que você pode guardar a mesma quantidade de dados num pen-drive (até num cartão micro SD hoje em dia) e que a conexão dele deve ser antiga e difícil de encontrar. Além do fato de que provavelmente ele já não funcionava (ninguém jogaria fora um HD funcionando)

Eu desmontaria ele pra pegar imãs, motores e outros afins. Ainda mais se você gosta de eletrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 12/10/2021 às 14:37, Renato.88 disse:

Lembrando que se estiver funcionando, quando abrir vai deixar de funcionar. O disco trabalha no vacuo. 

Não. O disco rígido não trabalha no vácuo. Eles são lacrados com oxigênio pois o que impede o cabeçote de leitura de encostar no disco é um colchão de ar, sendo que existem alguns modelos que possuem gás hélio em seu interior para diminuir a turbulência.

https://www.quora.com/Why-are-hard-drives-air-sealed

https://www.backblaze.com/blog/helium-filled-hard-drive-failure-rates/

https://www.howtogeek.com/127433/what-is-the-purpose-of-the-do-not-cover-this-hole-hole-on-hard-drives/

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...