Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo com PCI-Express 3.0 funciona em placa-mãe com slot PCI-Express 4.0?


Posts recomendados

Estou pensando em montar meu computador novo e escolhi uma placa-mãe ''GIGABYTE B450 AORUS M DDR4 AM4'' que tem um Slot PCI-Express 4.0

 

Escolhi como placa de vídeo, uma ''NVIDIA ASUS TUF Gaming GeForce GTX 16 Series GTX 1650 TUF-GTX1650-O4GD6-P-GAMING OC Edition 4GB'', que possui uma interface de PCI-Express 3.0

 

Consigo utilizar a placa de vídeo nessa placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, KeyaruYT disse:

@gubatishta Slots PCI EXPRESS são universais desde o 1.0 a única coisa que pode acontecer e se sua placa de vídeo for de geração 3 e a placa-mãe for inferior o desempenho será limitado ;) 

Na verdade mesmo assim o desempenho será o mesmo a menos que a GPU seja potente o bastante para saturar toda a banda disponível no slot. Até hoje não vi GPUs que saturam o 3.0 exceto talvez as RTX 3090, isso talvez. 

 

@gubatishta O que importa é a GPU ser PCIe. Se for, vai funcionar. Se você está montando seu PC agora, recomendo muito que opte por uma GPU integrada nesse momento. A GTX 1650 está sendo comercializada por mais de 2000 reais, mas não vale realmente nem 1200. Se investir esse valor em um processador como o Ryzen 5 5600G ou 5700G, terá desempenho suficiente para jogar (60 ou 70% o desempenho em jogos que a 1650 daria), porém custando bem menos e com desempenho de processamento bem acima do que teria com processadores inferiores. 

 

Recomendo que acompanhe o tópico abaixo para entender melhor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Cara, dei uma olhada no ''Ryzen 5 5600G, 6-CORE, 12-THREADS, 3.9GHZ (4.4GHZ TURBO), CACHE 19MB, AM4, 100-100000252BOX'' e ele tem gráficos integrados bem avançados pra só um processador

 

Ele será compatível com minha placa-mãe? o Soquete é AM4 porém tenho medo de comprar algo incompatível 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, gubatishta disse:

@WOZ Dods Cara, dei uma olhada no ''Ryzen 5 5600G, 6-CORE, 12-THREADS, 3.9GHZ (4.4GHZ TURBO), CACHE 19MB, AM4, 100-100000252BOX'' e ele tem gráficos integrados bem avançados pra só um processador

Seria equivalente a uma GPU dedicada do nível de uma RX 550, que é de entrada, mas já permite jogar até alguns jogos AAA com desempenho razoável. Veja reviews dele e entender o que dá para fazer.

20 minutos atrás, gubatishta disse:

Ele será compatível com minha placa-mãe? o Soquete é AM4 porém tenho medo de comprar algo incompatível 

Já tem essa MB? Se não tiver, pegue a que recomendei no tópico de 5000 reais. Ela é barata, mas dá suporte a tudo. A B450 que você citou eu não compraria hoje para Ryzen 4000 ou 5000 jamais.

Funcionar funciona, mas é obsoleto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, WOZ Dods disse:

Seria equivalente a uma GPU dedicada do nível de uma RX 550, que é de entrada, mas já permite jogar até alguns jogos AAA com desempenho razoável. Veja reviews dele e entender o que dá para fazer.

Já tem essa MB? Se não tiver, pegue a que recomendei no tópico de 5000 reais. Ela é barata, mas dá suporte a tudo. A B450 que você citou eu não compraria hoje para Ryzen 4000 ou 5000 jamais.

Funcionar funciona, mas é obsoleto.

Cara, substituí a B450 por uma B450M ELITE, que vem pronta pra Ryzen 3000, o que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já disse, se for comprar CPUs Ryzen 3xxx (sem G), 4xxx ou 5xxx (ambos com ou sem G), pegue uma MB A520M DS3H. Se quiser gastar mais dinheiro, apesar de ter tantas outras coisas que seria mais lucro gastar, pegue uma das B550 abaixo, a mais barata delas que encontrar. Se tiver dinheiro infinito e quiser o melhor do melhor, pegue a Aorus Elite V2, não faz sentido comprar nada mais caro que ela por que ela é melhor do que a maioria que custa mais que ela.

  • ASUS TUF Gaming B550M-Plus
    Gigabyte B550M Aorus Elite
    Gigabyte B550 Aorus Elite V2
    Gigabyte B550M DS3H
    MSI MAG B550M Bazooka

Só compre B450 se for pegar CPU 3xxxG ou 2xxx pra trás, mesmo assim eu recomendaria que juntasse uma grana e pegasse algo mais atual se puder. Chipset antigo é furada, tem menos estabilidade com CPUs mais atuais, não tem recursos novos que acarretam em real ganho de desempenho, isso sem custar menos.

1 minuto atrás, gubatishta disse:

@woz dods to pensando em pegar o Ryzen 5 5600g, 6-core, 12-threads, 3.9ghz (4.4ghz turbo), cache 19mb, am4, 100-100000252box'

Então vá de A520M DS3H se não for fazer OC, alguma das outras B550 se for. Se pretende usar ARGB só com as B550 (tem que ver modelo a modelo qual é compatível e qual não é), pois a A520M DS3H só é compatível com RGB 12V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!