Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Isolante para campo magnético


Posts recomendados

  • Coordenador

@Alan Ferreira Se esse imã não for muito grande ou o tubo muito fino, você pode usar um tubo de ferro (Aço) doce, esse metal geralmente é encontrado em alto-falantes o em pequenos motores, a figura abaixo mostra esse metal em torno de um micro motor. 

Motor.png

Motor dois.png

 

O metal é essa cinta, apontada pela setinha, que esta envolvendo o motor.  

 

Acredito também que se você colocar o imã dentro da carcaça do motorzinho desmontado, você conseguirá passar o ímâ pelo tubo sem que ele grude no tubo.

O vídeo abaixo demonstra o que eu disse.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, LNPott disse:

Para qual finalidade seria isso ?

Tenho que sacar uma peça de aço, que se encontra dentro de um tubo de aço, cujo diâmetro é de 80mm e seu comprimento é de 1100mm, esse tubo está na vertical e a peça está no fundo.

O imã mede 30mm de diâmetro e 6mm de espessura, pretendo envolvê-lo com madeira ou polipropileno (tipo plástico), deixando uma cavidade na face inferior, onde o imã teria contato com a peça que quero retirar, tendo em vista ter uma face pontuda voltada para cima.

Vou testar descer o imã, envolvido em madeira, através de um cordão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Acredito que se você prender o imã dentro do tubo de ferro e de alguma forma prender o tubinho em um fio forte, você conseguirá "pescar" a peça no fundo do cano sem problemas...

Acredito que a madeira ou polietileno ou ainda o polipropileno iriá deixar o magnetismo "Vazar" e o imã prenderá nas laterais do cano.

O vídeo que postei demostra isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, BCP disse:

Acredito que se você prender o imã dentro do tubo de ferro e de alguma forma prender o tubinho de um fio forte, você conseguirá "pescar" a peça no fundo do cano sem problemas...

Acredito que a madeira ou polietileno ou ainda o polipropileno iriá deixar o magnetismo "Vazar" e o imã prenderá nas laterais do cano.

O vídeo que postei demostra isso.

Primeiro agradeço a atenção e a ótima sugestão.

Lembro que o imã é semelhante a uma moeda de 1 real e a face maior tem que ficar voltada para baixo.

A peça de madeira que vou projetar, terá uma dimensão cujo peso será adequado para resistir a atração magnética, pretendo fazer testes.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sem desenhos nem sei se entendi direito. Mas será que um eletroímã não atende o requisito do projeto?

 

 Agora sim com o desenho... Penso que a peça está solta e é leve e seu projeto é pra uso constante (não único). Caso o ímã não for suficiente, continuo achando que a alternativa de eletroímã tem algo pra dar certo. Olhando agora seu desenho, talvez uma simples bobina com geometria igual ao do cone da sua peça a ser removida tem algo pra dar certo.

11 horas atrás, Alan Ferreira disse:

Obrigado

de nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/10/2021 às 14:51, .if disse:

Sem desenhos nem sei se entendi direito. Mas será que um eletroímã não atende o requisito do projeto?

 

image.png

7 horas atrás, aphawk disse:

Existe um material que faz isso, é chamado de mi-metal , tem gente que vende ele até no ML.

Veja o que é :

MI METAL

 

Paulo

Obrigado amigo!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Qual é o peso desta peça de aço?

2 - A parte cilíndrica está solta ou justa (com alguma fricção) ou presa na parte do entorno?

3 - Se a superfície superior da peça for lisa, ...COM MUITO CUIDADO PARA NÃO PIORAR O PROBLEMA....Você pode considerar colocar um papel grosso, porém macio, embebido com "Araldite" (sem excessos), no ímã, baixar com cuidado e deixar a cola endurecer. Isso vai permitir mais força de contato entre o ímã e a peça a ser içada. Talvez nem precise do ímã. Tudo vai depender do peso da peça e de muito cuidado, para que a cola não escorra para onde não deva.

4 - Talvez possa ser usada aquela cola da 3M. Ela é verde. Vendem em pequenos rolos. É aquele produto, que substitui a bucha, usada para prender ganchos na parede.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1451489247-fita-cola-forte-3m-usada-para-colocar-quadros-na-parede--_JM#position=19&search_layout=stack&type=pad&tracking_id=fcdfa0c3-a478-4f46-a148-f33f42dd914f&is_advertising=true&ad_domain=VQCATCORE_LST&ad_position=19&ad_click_id=MTVkN2ZiZDAtZDU3NS00ZWE1LWE0ZjEtNzdlMjQ2NjJhY2I2

 

MOR_AL

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MOR disse:

1 - Qual é o peso desta peça de aço?

2 - A parte cilíndrica está solta ou justa (com alguma fricção) ou presa na parte do entorno?

3 - Se a superfície superior da peça for lisa, ...COM MUITO CUIDADO PARA NÃO PIORAR O PROBLEMA....Você pode considerar colocar um papel grosso, porém macio, embebido com "Araldite" (sem excessos), no ímã, baixar com cuidado e deixar a cola endurecer. Isso vai permitir mais força de contato entre o ímã e a peça a ser içada. Talvez nem precise do ímã. Tudo vai depender do peso da peça e de muito cuidado, para que a cola não escorra para onde não deva.

4 - Talvez possa ser usada aquela cola da 3M. Ela é verde. Vendem em pequenos rolos. É aquele produto, que substitui a bucha, usada para prender ganchos na parede.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1451489247-fita-cola-forte-3m-usada-para-colocar-quadros-na-parede--_JM#position=19&search_layout=stack&type=pad&tracking_id=fcdfa0c3-a478-4f46-a148-f33f42dd914f&is_advertising=true&ad_domain=VQCATCORE_LST&ad_position=19&ad_click_id=MTVkN2ZiZDAtZDU3NS00ZWE1LWE0ZjEtNzdlMjQ2NjJhY2I2

 

MOR_AL

 

Peso da peça = 5kg

A peça está solta, na parte inferior do tubo e a mesma deslisa bem em seu interior.

A superfície superior da peça é lisa e semelhante a um cone.

cola acho que não vai ser adequado, pode escorrer e esse tipo de ocorrência é rotineiro.

Obrigado.

Em 21/10/2021 às 14:51, .if disse:

Sem desenhos nem sei se entendi direito. Mas será que um eletroímã não atende o requisito do projeto?

 

 Agora sim com o desenho... Penso que a peça está solta e é leve e seu projeto é pra uso constante (não único). Caso o ímã não for suficiente, continuo achando que a alternativa de eletroímã tem algo pra dar certo. Olhando agora seu desenho, talvez uma simples bobina com geometria igual ao do cone da sua peça a ser removida tem algo pra dar certo.

de nada.

Peso da peça = 5kg

A peça está solta, na parte inferior do tubo e a mesma desliza bem em seu interior.

A superfície superior da peça é lisa e semelhante a um cone.

Esse tipo de ocorrência é constante.

Parte elétrica não entendo, poderia explicar de forma mais simples sobre o eletroímã e bobina.

Obrigado amigo!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com peso de 5kg vai ser difícil sair com ímã.

Com a fita dupla face da 3M também vai ser difícil.

Talvez se você alterar a peça de madeira na sua parte quase inferior. Incluir um anel de tecido, para reter o excesso de cola....

Eu, caso fosse comigo, na sua situação, testaria a cola de ciano-acrilato fora do problema.

Colocaria um disco de papel absorvente de cozinha com o diâmetro da circunferência da peça a ser retirada. 

Testaria (fora do problema) com várias gotas de cola e prensaria em uma peça de ferro com 5 ou 6kg, até que você encontrasse o número ideal de gotas de cola e não ocorresse vazamento e colasse a ponto de poder elevar a peça de ferro.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Alan Ferreira disse:

explicar de forma mais simples sobre o eletroímã e bobina

Ninguém melhor que o google pra te informar melhor (clique). Ele atém me apontou a

eletroima-industrial-03.jpg

https://www.imasdegeladeira.com.br/eletroima-industrial

Pra 5Kg o buraco é + em baixo. Algo que você pode tentar é enrolar muitas  voltas de fio numa forma cônica = a da peça. Pena que não consigo calcular mas por 100% intuição imagino algo como mais de 500 voltas de fio 30AWG de cobre nu esmaltado e aplicando mais de 24Vdc. Pode também somar a ela (bobina) o ímã no sistema. Atenção que pode subtrair no caso da inversão da polaridade.

7 horas atrás, Alan Ferreira disse:

Esse tipo de ocorrência é constante.

Nem faço ideia do que se trata mas me parece caso de se reprojetar a peça colocando p.ex. um anel pra ser pescado com um gancho ou do gênero. Também pode tornear algo como um pescoço de modo a encaixar um puxador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, .if disse:

Ninguém melhor que o google pra te informar melhor (clique). Ele atém me apontou a

eletroima-industrial-03.jpg

https://www.imasdegeladeira.com.br/eletroima-industrial

Pra 5Kg o buraco é + em baixo. Algo que você pode tentar é enrolar muitas  voltas de fio numa forma cônica = a da peça. Pena que não consigo calcular mas por 100% intuição imagino algo como mais de 500 voltas de fio 30AWG de cobre nu esmaltado e aplicando mais de 24Vdc. Pode também somar a ela (bobina) o ímã no sistema. Atenção que pode subtrair no caso da inversão da polaridade.

Nem faço ideia do que se trata mas me parece caso de se reprojetar a peça colocando p.ex. um anel pra ser pescado com um gancho ou do gênero. Também pode tornear algo como um pescoço de modo a encaixar um puxador.

Pesquisei no google, gostei muito do eletroímã.

Reprojetar a peça não é possível, mas valeu.

Pesquisei e vi que tem imã de neodímio que suporta 10, 15, 20, 25Kg.............

Estou bem inclinado em sugerir na empresa que trabalho iniciar testes com o imã, parece-me mais simples

e não depende de uma fonte de energia.

Obrigado!!!!!!!!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Alan Ferreira disse:

tem imã de neodímio que suporta 10, 15, 20, 25Kg.............

Sim mas depende da área de contato. Melhor mesmo...

7 horas atrás, Alan Ferreira disse:

iniciar testes com o imã

Um deles é colocar vários ímãs neodimios ... além do topo, nas laterais.

 

7 horas atrás, Alan Ferreira disse:

com o imã, parece-me mais simples

Claro tmj.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!