Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i9-10900K chegando a 98º C em Valorant mesmo com water cooler e pasta térmica


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Salve tropa, preciso de ajuda pois estou tendo problemas de aquecimento com um i9 10900k, atualmente estou jogando valorant e com o cpu a 22% de uso a temperatura ta em cerca de 80 a 98 graus. Estou usando um watercooler da coolermaster ml240l RGB v1, ja troquei pasta termica 5 vezes depois de comprar 5 de marcas diferentes mas a melhor q achei tinha condutividade de 1.5. Estou pensando seriamente em comprar um kit com mais 3 fans da cooler master iguais a q veio no water cooler para completar com as outras 5 fans que ja tenho no gabinete e comprar aquelas pasta termica de 100 reais pra ver se da jeito, o problema é q o valor disso tudo é por volta de 280 ~ 300 reais e eu achei um watercooler da rise mode 360mm por 490 reais. Ja chegou situações em que o PC deu tela azul por temperatura e eu tive que desligar o turbo boost, colocando o i9 estatico a 3.7 GHz para conseguir jogar e perdendo bastante fps. vocês acham q trocar o watercooler por um de 360mm ou pegar o kit com 3 fans pode resolver o meu problema? 

 

Configuração do PC:

Processador: i9 10900k
placa-mãe: ASUS ROG strix b460h
Placa de Video: RTX 3060TI
Memoria Ram: 16GB Ram
Fonte: Corsair CX 550
Watercooler: Coolermaster ml240l RGB

 

EDIT: Print foi tirada logo quando abri o valorant e tentei entrar na partida rápido e ao entrar ele ja fica nessa temperatura, depois só piora...

7fb736a4-c899-47e8-a9ba-c6ef2d15fe6d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Shaman93 disse:

Qual o gabinete? Isso aí quase com certeza é cooler com defeito ou mal instalado. Outra pasta térmica e adicionar mais fans não deve melhorar.

o gabinete é um pequeno porque n gosto nem um pouco de gabinete grande, é um pichau dragoon basicão. Amigo ja perdi as contas de quantas vezes tirei e coloquei esse watercooler e as 5 fans, ja coloquei fan de tudo q é jeito e mesmo assim n da, acho q n é nem defeito e nem mal instalado, pois quando desativei o turbo boost e coloquei ele a 3.7 GHz, fiz o teste de stress no cpu powermax e ele n passou dos 88 graus. To começando a achar q ele n ta é segurando mesmo o i9. Outra coisa que n entendo, n apertei em nada de overclock mas toda vez q vejo o i9 ta a 4.9 5.1 GHz sozinho sem eu ter feito nada, ja formatei PC achando q eu tinha feito algo e realmente n foi. Quando ligo ele sem o turbo boost ele fica a 38 39 graus, o problema e quando vai jogar  que sobe pra 5.1 GHz e 89 graus. Outra coisa que esqueci de mencionar, sou no nordeste ceara, e aqui onde moro é muito quenteeeeeeeeeeeeeee.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Savio Nobre disse:

ja coloquei fan de tudo q é jeito e mesmo assim n da, acho q n é nem defeito e nem mal instalado

Honestamente, são as únicas possibilidades.

 

12 minutos atrás, Savio Nobre disse:

pois quando desativei o turbo boost e coloquei ele a 3.7 GHz, fiz o teste de stress no cpu powermax e ele n passou dos 88 graus.

3.7 GHz você capa absurdamente o processador, dependendo da tensão que usou mal e mal tá dissipando metade do calor pro qual ele foi projetado. 88 graus com um WC de 240 mm é bizarro pra essa situação.

 

12 minutos atrás, Savio Nobre disse:

To começando a achar q ele n ta é segurando mesmo o i9

O cooler tem TDP especificado em 200 W, enquanto o do processador é de 125 (mas algo mais realista é na casa dos 170). Impossível ele não segurar e mostrar essas temperaturas altíssimas em jogo, cenário no qual nem metade da capacidade do processador tá em uso. As únicas possibilidades em que consigo pensar são realmente cooler com defeito ou problema na instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 recomenda mais alguma coisa irmão? eu sai de um i5 4440 com esse mesmo watercooler q n passava dos 48 graus para pegar esse i9 e ate agora so me deu dor de cabeça, n soube mais o que é jogar uma partida sem ficar preocupado com isso, pior de tudo q jogo competitivamente e sinceramente atrapalha pra caramba muita informação na tela. Tlgd q eu meio q transformei ele em um i5, mas n tive q o que fazer, n posso ficar sem jogar, sera se eu comprando uma pasta termica de otima qualidade q n vende na minha cidade nenhuma desse tipo n da jeito?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Savio Nobre disse:

@Shaman93 recomenda mais alguma coisa irmão? eu sai de um i5 4440 com esse mesmo watercooler q n passava dos 48 graus para pegar esse i9 e ate agora so me deu dor de cabeça, n soube mais o que é jogar uma partida sem ficar preocupado com isso, pior de tudo q jogo competitivamente e sinceramente atrapalha pra caramba muita informação na tela. Tlgd q eu meio q transformei ele em um i5, mas n tive q o que fazer, n posso ficar sem jogar, sera se eu comprando uma pasta termica de otima qualidade q n vende na minha cidade nenhuma desse tipo n da jeito?

 

Provavelmente não. A diferença entre as melhores e piores pastas térmicas do mercado fica na casa de uns 5 graus. Quanto tempo de uso já tem o cooler? Talvez esteja chegando no final da vida útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Shaman93 disse:

3 anos é um pouco precoce, mas alguns WCs já começam a falhar. Usou a bomba sempre em 12 V, certo? Ela não é projetada pra ficar variando, esse é um fator que acelera muito o desgaste.

sim sim, sempre no maximo. agora n sei se compro outro water ou as ventoinhas

@Shaman93 image.thumb.png.197f5688a105398de0b197f134507eb0.pngtt

@Shaman93 teste feito agora mesmo, n deixei fazer nem 20% no power max porque chega a 100graus e ascende uma luz vermelha na placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse wc seria o ML240L RGB o mais antigo?

 

Não sei se seria o caso, já vi acontecer de esquecer de retirar a película de proteção da base do cooler.

 

A instalação do bloco você fez com a placa-mãe instalada dentro ou fora do gabinete?
Para fazer a instalação dentro do gabinete não é muito prático, pois precisaria da ajuda de outra pessoa para segurar o backplate atrás da placa-mãe.

 

Quando retirou o bloco para aplicar a pasta térmica notou algum problema quanto o espalhamento?
A falta de espalhamento pode indicar problema de contato entre o bloco e cpu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, esse processador é muito bom, porém é extressado, eu tenho esse processador só que sem o K, uso o mesmo gabinete.

 

@Savio Nobre Como você instalou o watercooler? os coolers estão soprando ar para o radiador? que esse é a forma correta, melhor ainda se você colocar um em cada lado do radiador.

 

A temperatura está drástica ai, não é pasta térmica que vai resolver ai, não é gabinete causando isso.

A ventilação do gabinete tem que estar assim
image.png.9110938c9151b268b73adfd69ed00eab.png

se o watercooler está montado certo, teria que testar, mas bem provável que terá que trocar ele, porém é bom testar antes, tem como bater uma foto da lateral do gabinete, com a tampa aberta pra mostrar a instalação??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, DarkStalker disse:

Bom dia, li uma matéria de que o TDP desse processador chegou a beirar os 250w. Só pode ser o cooler da cpu ou o gabinete muito pequeno.

Você está confundindo consumo com TDP. O TDP indica quanto da potência recebida pelo processador é "desperdiçada" (dissipada na forma de calor). Os picos de 250 (e até mais, mesmo em stock chega na casa dos 325 W) são transientes que não refletem o desempenho térmico. Esse cooler deveria ser facilmente capaz de manter o processador abaixo de 90 graus, mesmo com todos os núcleos em 100% de uso e na casa dos 5.0 GHz. Pelo menos é o que se observa em variados testes com coolers de performance semelhante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Savio Nobre O problema não tá no WC e nem na pasta térmica.

Dentro da BIOS tem duas opções, uma mantem o TDP próximo aos 175w e a outra com limite de 255w.

você vai precisar desativar essa 2ª opção.

 

Meu i9-10900, com WC 240mm, com TDP 175w em 4.6ghz chega no máximo a 80ºC no teste de stress do AIDA64, num gabinete Mini-ITX.

 

 

@Eduardo  qual a confusão?

Existem duas opções na BIOS, uma tenta deixar o TDP próximo ao especificado pelo fabricante e a outra opção deixa o TDP sem limite. Só com a 1ª opção o TDP fica entre 125 e 175.

Meu processador só com a 1ª opção ativada.

 

1484348393_teste2.thumb.png.1532847084e526274f4a1d39973eb170.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM tirei todas as peliculas sim, a instalação do bloco foi feita fora do gabinete, n vi nada relacionado com n ter espalhamento de pasta, acho q tava tudo muito certo como estava.

7 horas atrás, DarkStalker disse:

Bom dia, li uma matéria de que o TDP desse processador chegou a beirar os 250w. Só pode ser o cooler da cpu ou o gabinete muito pequeno.

sera q compensa mais 3 ventoinhas ou

@EdsonSM tirei todas as peliculas sim, a instalação do bloco foi feita fora do gabinete, n vi nada relacionado com n ter espalhamento de pasta, acho q tava tudo muito certo como estava.

7 horas atrás, DarkStalker disse:

Bom dia, li uma matéria de que o TDP desse processador chegou a beirar os 250w. Só pode ser o cooler da cpu ou o gabinete muito pequeno.

sera q compensa mais 3 ventoinhas ou um water de 360mm?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Both a confusão é  você dizer  ''O problema não tá no WC e nem na pasta térmica.'' sem ao menos analisar a maquina dele, como está, que nem no outro tópico, não to dizendo que o autor desse tópico fez errado, mas no outro tópico o water cooler do usuário está montado errado, possivelmente sendo a causa da temperatura alta.


Eu fico confuso lendo isso, pois eu não gosto de chutar, e sim analisar, verificar, ver a situação, as possibilidades que possam ser o problema, e não já sair afirmando o que é.

Tá estranho essa temperatura ai, .não é desabilitando um item '' original '' do setup que vai resolver o problema, o correto seria estar na temperatura baixa no modo certo, sem precisar fazer aventuras pra baixar a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo o radiador esta na frente do gabinete porque no topo fica batendo na memoria. tem 2 fans de 2000 rpm no topo tirando o ar e 1 de 2000 rpm na parte traseira também tirando o ar. eu tinha colocado dois na frente do gabinete pegando ar frio mas n tava dando certo, entao os dois da frente coloquei tirando o ar do radiador. Estou mandando duas fotos de como esta o gabinete.

3 horas atrás, Eduardo disse:

Cara, esse processador é muito bom, porém é extressado, eu tenho esse processador só que sem o K, uso o mesmo gabinete.

 

@Savio Nobre Como você instalou o watercooler? os coolers estão soprando ar para o radiador? que esse é a forma correta, melhor ainda se você colocar um em cada lado do radiador.

 

A temperatura está drástica ai, não é pasta térmica que vai resolver ai, não é gabinete causando isso.

A ventilação do gabinete tem que estar assim
image.png.9110938c9151b268b73adfd69ed00eab.png

se o watercooler está montado certo, teria que testar, mas bem provável que terá que trocar ele, porém é bom testar antes, tem como bater uma foto da lateral do gabinete, com a tampa aberta pra mostrar a instalação??

e

246888562_392484235864031_8805113841106871355_n.jpg

247021267_911155939801812_6457199465048638152_n.jpg

@Shaman93 realmente, vi o mesmo processador sendo usado com um wc de 240mm e estava totalmente de boa a 80 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está puxando ar quente do radiador e jogando pra dentro do gabinete causando um turbilhão de ar quente ai, provavelmente grande parte do problema.

 

Provavelmente, não estou afirmando, mas pode ser o problema.

 

image.png.cca2cc14fa416aae188cee50ca2d35fa.png

Ilustrando pelo site da KAbum, como eles fizeram, ta certo também, porém ai ele puxar frio de fora e passa pelo radiador e vai pra dentro do gabinete, se desse, mas ai não da né, instalaria de um modo que soprava no radiador do WC e o ar ia pra fora, o jeito que EU instalaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o flluxo das suas ventoinhas ta certo
image.png.d62fd384002809a24067aba5cfd239d0.png


só que em vez dos coolers estarem no lado de dentro, tem que estar na frente
image.png.d5d85dc2bae64e4443c4868b64085bad.png

Eu ia sugerir também, se mudar, já tira ali no processador e reaplica a pasta térmica pra usar no modo certo, como ela trabalhou muito tempo no stress depende da qualidade pode não ser mais a mesma

 

Ou, se pensar em comprar algo novo, já que tem 3 anos, compra um bom air cooler, melhor, já que o Gabinete também não é tão apropriado, tenho o mesmo, sei do que to falando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo  fala irmão, fiquei muito tiltado com essa parada do PC ontem e deixei para ver isso hoje o dia todo. Desmontei tudo e montei tudo novamente, coloquei as ventoinhas da forma q você falou e troquei a pasta termica, o resultado nos teste foram os mesmo. porém n desisti e fui atrás de conteudo na net, vi uma galera falando do software da intel para fazer overclock chamado "intel extreme tuning utility" e que o mesmo poderia ser usado para baixar a temperatura. Resolvi baixar o programa e testar, logo quando abri na parte de advanced tuning vi que tinha duas potencias, turbo boost max power e turbo boost short power max. Pesquisei o significado das duas e vi alguns caras tambem usando e mostrando como baixar a temperatura usando isso, entao usando a "turbo boost shorte power max", diminuindo o valor padrão que vem configurado de 250,000 w para 150,000w eu consegui teoricamente manter o PC frio no mesmo teste do power max que mandei o print das temperaturas no post la em cima. Nos teste com os 250,000w padrão, vi que o i9 ficava usando 189,000 para manter tudo a 4.9 e deixando ele a 100 graus. Ja com o limite de 150,000 verifiquei que quando o PC chegou no limite dos 150w o clock do i9 foi descendo para 4.1, onde segurou tranquilo e sem ascender a luz vermelha na placa-mãe. No jogo a temperatura caiu de 80~98 graus para 70~80 graus depois de tudo isso junto ai q eu fiz onde deu pra jogar de boa, mas eu sinceramente n tenho noção nenhuma se essa temperatura esta boa ou não para um i9 ou se ela é normal. A duvida que fica tambem é, diminuir esse "turbo boost short power max" vai danificar ou trazer algum problema para o processador? vocês acham q da pra ficar com esse water por mais um tempo? Tenho a grana que seria para comprar mais 16 gb de ram e fechar os 32, porém se precisar comprar outro watercooler ficarei so com 16 ate arrumar a grana novamente, porém a grana q tenho da para comprar os 3 coolers mais as memorias. Iae rapaziada, vcs acham melhor comprar logo outro watercooler ou pegar os 16gb de ram e comprar mais 3 coolers para fazer o sistema push and pull? 

Nova Imagem de Bitmap (2).png

Nova Imagem de Bitmap.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda assim, tá beirando os 90 graus. Minha opinião, se a maquina fosse minha.

 

Water cooler ai se pegar vai ter que pegar um de qualidade pra resolver, e water cooler dos bons é caro, e o seu gabinete, tenho o mesmo, sei o que estou dizendo, não é bacana pra uma boa ventilação.

 

Eu investiria em um bom Aircooler com uma boa pasta térmica e fans decentes, eu uso duas de 140mm da corsair na frente jogando ar pra dentro do gabinete e duas de 120mm na parte de cima jogando ar pra cima(prafora) e uma de 120mm na parte de trás jogando ar pra fora.

 

Tirando o Water cooler vai dar uma desafogada nesse gabinete que é pequeno, sai mangueiras, radiador e etc liberando espaço, se tivesse um gabinete maior ai já é outra coisa, ai poderia pegar um Water cooler de 360mm.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 horas atrás, Savio Nobre disse:

A duvida que fica tambem é, diminuir esse "turbo boost short power max" vai danificar ou trazer algum problema para o processador? vocês acham q da pra ficar com esse water por mais um tempo? Tenho a grana que seria para comprar mais 16 gb de ram e fechar os 32, porém se precisar comprar outro watercooler ficarei so com 16 ate arrumar a grana novamente

O que você está fazendo é limitar, artificialmente, a quantidade de energia que o processador é autorizado a usar.. Não é um problema..

 

O Turbo da Intel, funciona assim: quando tem algum aplicativo rodando, e que exige do processador, o clock dele é jogado lá pra cima, bem como o consumo.. O PL2 na imagem abaixo

 

95WTau-1024x744.png

 

FONTE - https://www.hardwaretimes.com/intel-10th-gen-cpu-power-consumption-explained-pl1-pl2-and-tau/

 

 

Ele fica assim durante um período, chamado "Tau".. Se terminar atividade, dentro desse período, ótimo.. Senão, o processador é posto no padrão PL1, com clock e consumo BEM reduzidos.. O que você fez, foi reduzir o teto do PL2..

 

A Intel não impõe isso, pra fabricantes de placa-mãe.. A grande maioria, deixa Tau = infinito, por padrão.. Aí, boost, clock, consumo e temperatura, vão embora, se não tiver cooler adequado..

 

 

Dito tudo isso, já tentou inverter o radiador, colocando as mangueiras pra baixo?? WC tem ar dentro, uns mais outros menos.. Esse ar, sempre vai parar na parte mais alta dele.. Como no seu caso, é justamente na junção das mangueiras, pode ser que não tenha líquido o bastante, chegando no bloco da CPU..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...