Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena comprar o R5 5600X agora ou é melhor esperar os preços melhorarem?


parrud0www

Posts recomendados

DDR4 já anda muito barata, acho difícil baratear ainda mais. O Ryzen r5 5600x é top, se ta com vontade de fazer o upgrade e tem grana, pode pegar sem medo, ele tem desempenho suficiente pra rodar uma 3090ti, até esse 5600x começar a ser requisito minimo já vai existir ddr6 e tu faz upgrade pra DDR5 baratinho.

Porque é obvio que os DDR5 custarão bem caro, DDR4 4100mhz ja custa 1k o pente, imagina DDR5 com 5000mhz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi... Então vou tentar fazer esse upgrade de PC na black friday. Só vou aproveitar a GTX 1050 e um HD de 1tb q são as únicas peças menos antigas, q comprei há uns 3 anos atrás.

 

Vcs têm uma recomendação de placa-mãe pra esse 5600X com um SSD NVMe M.2? Eu só quero que tenha 4 slots de memória.

 

Ou vcs recomendam eu comprar Intel agora??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as memórias DDR5 tem previsão para serem comercializadas ainda esse ano, junto com o lançamento dos processadores de 12ª geração da intel. Porém só serão suportadas por placas mãe de mais alto desempenho, como nas Z690, então acabaria saindo caro demais e provavelmente não tendo um bom custo x brenefício. A melhor opção no momento, acredito que seria o Ryzen 5 5600x, como mencionado acima, já que ele vai ter um ótimo desempenho até que as memórias DDR5 fiquem com preços mais acessíveis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, parrud0www disse:

Entendi... Então vou tentar fazer esse upgrade de PC na black friday. Só vou aproveitar a GTX 1050 e um HD de 1tb q são as únicas peças menos antigas, q comprei há uns 3 anos atrás.

 

Vcs têm uma recomendação de placa-mãe pra esse 5600X com um SSD NVMe M.2? Eu só quero que tenha 4 slots de memória.

 

Ou vcs recomendam eu comprar Intel agora??

uma A520m DS3H acredito que seria a melhor opção. Quanto ao SSD eu não entendo muito portanto não tenho um para recomendar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O lançamento da 12° geração é na semana que vem junto com a Z690 e DDR5.

Acho que somente em Janeiro lançam as placas H610 e B660 que devem vir com suporte híbrido de memória DDR4 e DDR5.

 

Uma vantagem das memórias DDR5, além das frequências bastante altas de até 6000Mhz, é que elas fazem dualchannel com apenas 1 pente.

Atualmente precisamos comprar 2 pentes 8Gb DDR4 para ter 16Gb em dualchannel. Com DDR5 será necessário comprar apenas 1 pente de 16Gb...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, RS Faria disse:

Isso não é verdade..

"A principal vantagem é que mesmo com apenas um módulo instalado em seu PC, você já vai operar com dois canais de comunicação agilizando a troca de informações"

https://adrenaline.com.br/noticias/v/65076/DDR5-veja-como-serao-as-memorias-de-seus-futuros-pcs


"Curiosamente, todo DIMM DDR5 funcionará por si só no modo dual channel, pois os bancos de memória agora podem ser endereçados em dois subcanais independentes de 32 bits (40 bits para memória ECC), que é um design semelhante ao da memória GDDR6 e LPDDR4."
http://teclab.net.br/jedec-libera-especificacoes-das-memorias-DDR5-de-ultima-geração/

https://www.youtube.com/watch?v=jHM7_TXq0AE
https://www.youtube.com/watch?v=d7xiOhRfF_s
https://www.youtube.com/watch?v=-afhOCz0MpQ&t=4s
Neste ultimo vídeo, por volta do 9:40 ele explica de modo bem claro porque não é mais necessário ter dois módulos de memória para conseguir o dual channel, que com apenas 1 pente de memória isso já será possível...

Procure pesquisar e se informar melhor antes de vir aqui acusar os outros de fake news. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, gutopereira disse:

Procure pesquisar e se informar melhor antes de vir aqui acusar os outros de fake news. 

Eu vi outras fontes, como o vídeo do Linux..

 

https://youtu.be/aJEq7H4Wf6U?t=325

 

Pode ter um erro de interpretação da minha parte.. Ou não.. Seja o que for, Alder Lake, como toda CPU anterior da Intel, continua com 2 canais de memória..

 

https://ark.intel.com/content/www/us/en/ark/products/134599/intel-core-i912900k-processor-30m-cache-up-to-5-20-GHz.html

 

Eu vou aguardar dia 4 e ver os reviews.. Se tiver falando besteira, eu me retrato..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RS Faria disse:

Pode ter um erro de interpretação da minha parte.. Ou não.. Seja o que for, Alder Lake, como toda CPU anterior da Intel, continua com 2 canais de memória..

Sim, no Alder Lake são dois canais de memória. Caso utilize memórias DDR4 será necessário 2 módulos para ter o dual channel.

Caso utilize memórias DDR5, com apenas 1 pente voce já possui o dual channel justamente porque em um único módulo DDR5 voce utiliza 2 subcanais independentes de 32 bits. Ou seja, são 2 canais de comunicação num único pente DDR5.

 

Assista o video do Adrenaline que ele explica isso de forma muito clara a partir de 8:10

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu vi o Ryzen 5 3500 num preço bom na terabyte e acabei comprando. Achei melhor pra eu não ficar com tanto processador "sobrando" com a GTX 1050 e eu poder comprar um monitor 144hz já que o meu não está lá aquelas coisas kkk

 

Vcs acharam q foi uma boa opção? Paguei 900 reais nele.

 

O resto vou comprar na black friday.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, parrud0www disse:

Vcs acharam q foi uma boa opção? Paguei 900 reais nele.

Bem ruim... Pra sua 1050 não vai fazer diferença, mas você fica limitado em upgrades. Ontem vi promoção de i5-10400F por 100 a mais, bem mais negócio. Processador 6/6 já está perto do limite atualmente, logo mais vai deixar a desejar em multitarefas. Há uns 2-3 meses eu peguei alguns 3600x no Ali por 800 (são 6/12). Perguntar depois de comprar é complicado. Eu cancelaria a compra, mas é com você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/10/2021 às 00:36, Shaman93 disse:

Bem ruim... Pra sua 1050 não vai fazer diferença, mas você fica limitado em upgrades. Ontem vi promoção de i5-10400F por 100 a mais, bem mais negócio. Processador 6/6 já está perto do limite atualmente, logo mais vai deixar a desejar em multitarefas. Há uns 2-3 meses eu peguei alguns 3600x no Ali por 800 (são 6/12). Perguntar depois de comprar é complicado. Eu cancelaria a compra, mas é com você.

Então... Eu até procurei algo no Aliexpress, mas prefiro não comprar lá pra ter algo com garantia aqui, q eu tenho certeza q não é algo usado e eu também não achei preço que compense comprar lá.

 

Intel pra te falar a verdade, eu nem considerei comprar. Meu computador no trabalho usa esse processador inclusive, mas nem é por causa da performance dele... É mais por causa de como Intel trabalha que eu não gosto. Por exemplo, eu compro um 10400F com uma placa-mãe mediana e qual processador melhor que eu poderia usar? Um i7 da mesma geração e o valor dele no futuro ficará um absurdo de caro porque a pessoa q tem placa-mãe pra essa geração não tem opção pra outra coisa. Enquanto q na AMD, eu conseguiria usar um 5800X com uma B450 ASUS Prime por exemplo e bem mais em conta... Enfim, acho a longevidade da AMD muito superior.

 

Eu entendi quando você falou de pagar 1000 reais num 10400F, a curto prazo seria ótimo mesmo, mas eu não acompanho o mercado pra encontrar essas oportunidades... E também como eu disse antes, não compraria Intel porque sei q lá na frente eu teria q trocar metade do computador por causa disso.

 

Obrigado amigos, me ajudaram bastante.  Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/10/2021 às 09:16, parrud0www disse:

Entendi... Então vou tentar fazer esse upgrade de PC na black friday. Só vou aproveitar a GTX 1050 e um HD de 1tb q são as únicas peças menos antigas, q comprei há uns 3 anos atrás.

 

Vcs têm uma recomendação de placa-mãe pra esse 5600X com um SSD NVMe M.2? Eu só quero que tenha 4 slots de memória.

 

Ou vcs recomendam eu comprar Intel agora??

Eu montei um PC com o 5 5600x há 2 meses, comprei um SSD NVMe de 1tb e uma B450M steel legend, porém se eu tivesse um pouco mais pra investir pegaria logo a B550, que já é mais parruda e tem suporte para uma nova tecnologia que não me lembro o nome agora,  mas a b450m aguenta também, processador chega frequentemente aos seus 4650 de clock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Khaikan disse:

Eu montei um PC com o 5 5600x há 2 meses, comprei um SSD NVMe de 1tb e uma B450M steel legend, porém se eu tivesse um pouco mais pra investir pegaria logo a B550, que já é mais parruda e tem suporte para uma nova tecnologia que não me lembro o nome agora,  mas a b450m aguenta também, processador chega frequentemente aos seus 4650 de clock.

É?! Pelo que sei, a B550 tem a vantagem de ter 2 slot M.2 e poder usar até um Ryzen 9 5950X.

 

Tem outra coisa também, se usar APU com um NVMe na B450 pode ser q dê alguns problemas, enquanto q na B550 isso não acontece. Essas coisas eu vi o Tito Tech falando... Eu não testei nada disso kkk

 

Se você descobrir a tecnologia q você disse, conta aí! Talvez eu compre uma B550 ao invés da B450

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, parrud0www disse:

É?! Pelo que sei, a B550 tem a vantagem de ter 2 slot M.2 e poder usar até um Ryzen 9 5950X.

 

Tem outra coisa também, se usar APU com um NVMe na B450 pode ser q dê alguns problemas, enquanto q na B550 isso não acontece. Essas coisas eu vi o Tito Tech falando... Eu não testei nada disso kkk

 

Se você descobrir a tecnologia q você disse, conta aí! Talvez eu compre uma B550 ao invés da B450

 

 

O NVMe dá problema na b450m se você colocar dois, se não me engano o slot que fica abaixo da placa de vídeo é pci express x2 e não x4 igual o de cima, a tecnologia nova era sobre o pci express 4.0, achei uma matéria que fala sobre isso, aquela parte que ele diz sobre uma gpu pci express 4.0 ganhar 3% a mais de desempenho que uma 3.0 eu não tenho certeza, mas uma das coisas que me fez me arrepender de não ter esperado um pouco mais e ter comprado a b550 no lugar da 450m steel legend, foi os slots NVMe, poder colocar um Ryzen 9 5950 também é bem interessante pela pouca diferença de preço, já que a 550 é bem mais robusta

Ah, e eu tinha visto o tito falando sobre esse pci express 4.0, essa matéria foi o que achei pesquisando por cima pra lembrar qual era essa tecnologia mais recente que tinha na 550

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!