Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia sobre o que influencia no desempenho de um Cooler/Recomendação de Coolers.


Posts recomendados

Pedro Borges será que você poderia me dar a sua opinião, é o seguinte:

Eu tenho um Gabinete CoolerMaster CM690, com 5 fans de 12 cm também da coolerMaster modelo R4-L2R-20CK-GP, processador Q6600 usando o cooler de fábrica dele.

Bom usando o Everest e o FanSpeed as temperaturas e idle ficam assim:

GPU(Geforce 8600) - 55º~59º

CPU(C2Q Q6600) - 20º~24º

Placa mãe(P5K-E) - 40º~43º

CPU 1/Núcleo 1 - 39º~43º

CPU 1/Núcleo 2 - 39º~43º

CPU 1/Núcleo 3 - 39º~43º

CPU 1/Núcleo 4 - 39º~43º

HD 1 - 38º~40º

HD 2 - 38º~40º

Essas temperaturas, levando em consideração todos os coolers que estão na máquina e ainda que o gabinete é um CM690, sendo que dos 5 coolers 3 deles estão puxando ar(frontal e lateral mais baixo e debaixo da torre) e 2 deles tirando o ar(traseiro e o da parte de cima da torre) estão boas ou deveriam estar mais baixas ?

Outra pergunta, a respeito do processador eu tenho que levar mais em consideração a temperatura indicada do CPU ou de seus núcleos ?

As temperaturas em Full, utilizando o everest e o seu teste de estabilidade do sistema sobem absurdamente, em menos de 30 segundos as temperaturas sobem mais ou menos para :

GPU(Geforce 8600) - 60º~70º

CPU(C2Q Q6600) - 30º~35º

Placa mãe(P5K-E) - 45º~50º

CPU 1/Núcleo 1 - 50º~55º

CPU 1/Núcleo 2 - 50º~55º

CPU 1/Núcleo 3 - 50º~55º

CPU 1/Núcleo 4 - 50º~55º

HD 1 - 43º~47º

HD 2 - 33º~47º

o FanSpeed fica com um desenho de um foguinho ao lado dos núcleos do processador que me assustam ? e então com todos esses coolers era mesmo pra acontecer isso ?

Ontem eu fiz um teste jogando GOW e o núcleo do processador que estava sendo usado chegava a mais de 50º, uns 53º mais ou menos, isso é normal ? ou será que terei que mudar o cooler do processador e tirar o que vem de fábrica ?

Será que se eu aumentar a velocidade dos coolers teria uma melhora significativa?

essas são as velocidades atuais de acordo com o everest:

cooler do processador - 2220 rpm

chassis 1 - 1834 rpm

chassis 2 - 1241 rpm

chassis 3 - 1061 rpm

alimentação - 1865 rpm

essas velocidades são controladas pela placa- mãe ? ou tem como eu controlá-las, se tiver como, por qual programa eu faria isso ?

Desculpe o texto gigante cara é que queria deixar tudo bem explicadinho. Agradecido desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

As temperaturas em idle estão ótimas. Quanto à temperatura do processador, essa é uma discussão interminável. A Intel diz que não existe temperatura dos núcleos, mas eu, e muitos outros foristas brasileiros e gringos, prefiro levar em consideração a temperatura mais alta (no caso a do núcleo).

Temperaturas em full ótimas também, pode ficar tranquilo. Quanto ao controle de rotação dos fans, se a sua placa-mãe tiver essa função, ela controlara eles conforme a temperatura dos componentes.

Resumindo, pode ficar tranquilo que as suas temperaturas estão ótimas tanto em idle quanto em full.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As temperaturas em idle estão ótimas. Quanto à temperatura do processador, essa é uma discussão interminável. A Intel diz que não existe temperatura dos núcleos, mas eu, e muitos outros foristas brasileiros e gringos, prefiro levar em consideração a temperatura mais alta (no caso a do núcleo).

Temperaturas em full ótimas também, pode ficar tranquilo. Quanto ao controle de rotação dos fans, se a sua placa-mãe tiver essa função, ela controlara eles conforme a temperatura dos componentes.

Resumindo, pode ficar tranquilo que as suas temperaturas estão ótimas tanto em idle quanto em full.

Obrigado Pedro Borges, mas essa da Intel é boa hein, se fosse pra esquecer as temperaturas dos núcleos nem me mostrassem ué hehehe pra eu não ficar com a pulga atrás da orelha.

Qual seria o limite de temperatura dos núcleos? Eu percebi que te passei errado a temperaturas acima, quando fiz o teste em full os núcleos chegaram a 61º e o CPU a 47º, e nos núcleos o FanSpeed me mostrou um desenho de fogo ao lado nos núcleos somente.

A minha plca mãe é a P5Q-E, você sabe se ela tem essa função de controle dos fans ?

Desculpe, mas o placa de vídeo a 70º é normal mesmo ? é que o FanSpeed fica me mostrando um sinal de fogo, posso menosprezar esse sinal ?

Último pedido, juro hehe ..

Você poderia me listar mais ou menos quais seriam os limites seguros de temperatura pra cada hardware, para que eu saiba quando tenho que me preocupar realmente com isso ?

Brigadão cara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, as placas de video atuais podem aguentar mais de 100°C sem problemas, mas o recomendado é que fiquem sempre abaixo dos 80°C.

A placa-mãe, ficando abaixo dos 50°C não se preocupe, os HDs idem.

Quanto ao processador, o correto seria sempre deixar abaixo dos 60°C, mas esse 61°C que você passou tambem não é preocupante. Trocando a pasta térmica (se você usa a que veio no Cooler BOX) a temperatura já cairá para menos de 60°C (acredito que uns 58-59°C). SE quiser uma queda maior só trocando o Cooler.

Pode perguntar a vontade, não se preocupe, estou aqui para ajudar ;).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, as placas de video atuais podem aguentar mais de 100°C sem problemas, mas o recomendado é que fiquem sempre abaixo dos 80°C.

A placa-mãe, ficando abaixo dos 50°C não se preocupe, os HDs idem.

Quanto ao processador, o correto seria sempre deixar abaixo dos 60°C, mas esse 61°C que você passou tambem não é preocupante. Trocando a pasta térmica (se você usa a que veio no Cooler BOX) a temperatura já cairá para menos de 60°C (acredito que uns 58-59°C). SE quiser uma queda maior só trocando o Cooler.

Pode perguntar a vontade, não se preocupe, estou aqui para ajudar ;).

Cara muito obrigado mesmo, você foi muito gente fina.

Eu sei que não é o lugar correto dessa pergunta, mas você acha que consigo fazer um over no processador com esse cooler box ?

tipo de 2.4 pra 3.2 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fosse um dual core até seria possivel, mas com um Q6600 over com o Cooler BOX não é muito recomendável (só se for bem leve mesmo, menos de 3Ghz). Se quer fazer over troque o Cooler BOX por um de alta performance (eles custam por volta de R$150).

Hum entendi, e você me recomenda algum ?

mais uma coisa, é muito complicado trocar o cooler box por um desses de alta performance ? tenho que tomar algum cuidado extra, com estática sei lá? e mudar a pasta térmica é complicado ?

eu sei que fugi um pouco do assunto mas se puder me ajudar com a escolha do cooler pelo menos eu ficaria grato e dar a sua opiniçao em relação a troca dele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Trocar pasta térmica ou Cooler é mais fácil que comer :D. Você só tem que retirar o Cooler antigo, limpar todos os residuas de parta térmica do processador e do Cooler (com alcool isopropilico e cotonetes), reaplicar a pasta térmica e recolocar o cooler (ou colocar outro). Esse mesmo tópico aborda esses assuntos na primeira página.

Tudo depende de quanto você pode gastar, qual a sua placa-mãe e quanto de over quer chegar.

Quanto à pasta térmica compre a OCZ Freeze Extreme (ou alguma outra da lista da primeira página desse tópico).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trocar pasta térmica ou Cooler é mais fácil que comer :D. Você só tem que retirar o Cooler antigo, limpar todos os residuas de parta térmica do processador e do Cooler (com alcool isopropilico e cotonetes), reaplicar a pasta térmica e recolocar o cooler (ou colocar outro). Esse mesmo tópico aborda esses assuntos na primeira página.

Tudo depende de quanto você pode gastar, qual a sua placa-mãe e quanto de over quer chegar.

Quanto à pasta térmica compre a OCZ Freeze Extreme (ou alguma outra da lista da primeira página desse tópico).

Bom a minha configuração é a seguinte:

Placa mãe: Asus P5K-E

Memorias: 4 pentes de 1gb ddr2 667 kingston

Bom não sei o quanto de over aguenta esse processador, mas estava pensando em fazer um over mais ou menos de 2.4ghz para 3.4, 3.6 ghz ..

acha que estou exagerando ?

se precisar de mais alguma informação me peça ..

em relação a quanto quero gastar hehe, mais ou menos uns 150~200 reais .. estourando ..

o que você me diria de um coolermaster hyper z600 (190,00), há algum mais barato e tão bom quanto ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quanto ao over, já vi bastante gente com Q6600 a 3,4-3,6Ghz e com bons Coolers ar. O Z600 com um fan R4 seria uma boa opção, porém, como a sua placa tem diversos dissipadores ao redor do socket o correto seriam coolers horizontais (que provavelmente não aguentam todo esse over em um Quad).

Eu lhe indicaria então o Z600 com um fan Cooler Master R4 e um pequeno fan (de 40 ou 60mm) adaptado sobre o dissipador do chipset (ou com um fan lateral do CM 690 apontando direto para esses dissipadores). Ou um cooler horizontal com um over menor (talvez o algum horizontal aguente esse over, mas não tenho tanta certeza).

Se você escolher um horizontal lhe recomendo o Big Typhoon VX, o Max Orb EX ou o Noctua C12.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao over, já vi bastante gente com Q6600 a 3,4-3,6Ghz e com bons Coolers ar. O Z600 com um fan R4 seria uma boa opção, porém, como a sua placa tem diversos dissipadores ao redor do socket o correto seriam coolers horizontais (que provavelmente não aguentam todo esse over em um Quad).

Eu lhe indicaria então o Z600 com um fan Cooler Master R4 e um pequeno fan (de 40 ou 60mm) adaptado sobre o dissipador do chipset (ou com um fan lateral do CM 690 apontando direto para esses dissipadores). Ou um cooler horizontal com um over menor (talvez o algum horizontal aguente esse over, mas não tenho tanta certeza).

Se você escolher um horizontal lhe recomendo o Big Typhoon VX, o Max Orb EX ou o Noctua C12.

eu encontrei o ice age por 130,00 reais .. o que você me diria ? afinal 60 reais são 60 reais né .. com a diferença eu compraria a pasta térmica ..

e com oice age teria que fazer todas essas adaptações ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo preço. Pode pegar o iCE AGE, sem duvidas. Mas com ele você tambem terá que fazer as modificações (no seu caso tente apenas colocar o fan lateral ventilando ao invés de retirando ar, acredito que assim já ficará ótimo).

hum entendi .. beleza .. quando você falou em adaptar cooler ae eu meio que desisiti da ideia porque já seria muito complicado pra mim .. será que você tem algum outro tutorial parecido com aquele do início sobre adaptação de cooler ? só por curiosidade mesmo já que falou que não precisaria mais ...

sobre o fan lateral eu só tenho um na parte de baixo da lateral e ele já está jogando ar pra dentro do gabinete .. é isso que você falou pra eu fazer né ?

eu sei que a pergunta é estúpida mas só pra desencargo de consciencia mesmo .. a rotação do fan do ice age fica é claro em sentido contrário do dissipador do ice age né ?

deixa eu te passar a distribuição dos fans e a rotação de cada um pra ver se você acha que tenho que alterar algum ...

o fan frontal está puxando ar pra dentro do gabinete

o fan traseiro está jogando ar pra fora

o fan de baixo do gabinete(atrás da fonte no CM690) está puxando ar

o fan de cima do gabinete(no "teto") está jogando ar pra fora

e o fan da lateral (o mais baixo) está puxando ar pra dentro do gabinete

tem mais um lugar pra colocar um cooler na lateral, que fica exatamente em cima do cooler do processador, que está vazio .. acha que tem necessidade de colocar mais um coolermaster R4 nele mesmo com o ice age emcima do processador ? se tem qual seria a rotação ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sobre a adaptação use a sua parte brasileira (o famoso jeitinho). Use fita dupla face, clips, etc para fixar o fan sobre o dissipador.

sobre o fan lateral eu só tenho um na parte de baixo da lateral e ele já está jogando ar pra dentro do gabinete .. é isso que você falou pra eu fazer né ?

Era exatamente isso que pedi pra você fazer, mas se as temperaturas não abaixaram você terá que adaptar o pequeno fan.

Quanto ao fan do iCE AGE, ele ventila o dissipador (sopra ar sobre ele). O correto portanto é instalar o iCE AGE com o fan jogando ar para a parte de tras do gabinete.

deixa eu te passar a distribuição dos fans e a rotação de cada um pra ver se você acha que tenho que alterar algum ...

o fan frontal está puxando ar pra dentro do gabinete

o fan traseiro está jogando ar pra fora

o fan de baixo do gabinete(atrás da fonte no CM690) está puxando ar

o fan de cima do gabinete(no "teto") está jogando ar pra fora

e o fan da lateral (o mais baixo) está puxando ar pra dentro do gabinete

tem mais um lugar pra colocar um cooler na lateral, que fica exatamente em cima do cooler do processador, que está vazio .. acha que tem necessidade de colocar mais um coolermaster R4 nele mesmo com o ice age emcima do processador ? se tem qual seria a rotação ?

Não é necessaria a instalação desse fan lateral superior. A ventilação do gabinete está ótima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao fan do iCE AGE, ele ventila o dissipador (sopra ar sobre ele). O correto portanto é instalar o iCE AGE com o fan jogando ar para a parte de tras do gabinete.

https://www.clubedohardware.com.br/imageview.php?image=22447

poderia me confirmar se foi isso que você quis dizer .. a ordem seria essa então ..

de trás pra frente seria .. fan traseiro jogando ar pra fora .. dissipador no meio .. e o fan do ice age soprando contra o dissipador e consequentemente contra o fan traseiro para que o saia correto ? essa foto ta certinha então né ..

eu li em outros lugares que algum trocam o fan do ice age por um cooler master R4 .. acha necessário ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito bom o tópico; teria me ajudado na hora de escolher pasta térmica, mas só agora o vi. Gostei bastante da classificação das pastas

Tabela em ordem decrescente de qualidade das pastas térmicas (contribuição do PistolãoBR):

1º Thermalright Chill Factor (para aplicações em processadores frios, com temps até 40°C)

2º OCZ Freeze Extreme (é a melhor em condições de temperaturas extremas, como em GPUs, Chipsets e processadores com over extremo)

3º Tuniq TX-2

4º Noctua NT-H1

5º Artic Cooling MX-2

6º Zalman ZM-STG1

7º Artic Silver 5

8º Artic Ceramic

9º Akasa AK-450

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Alguem ai já viu a diferebça de eficiencia entre m GeminII S e um GeminII ?

Tenho o GeminII e não tenho do que reclamar, paguei nele 130 reais, mais barato do quea faixa de preço do GeminII S citada no tópico....

Claro o GeminII vem sem nenhum fan, o GeminII S vem com 1? se vier já acaba ficando no mesmo preço, se lecvarmos em conta a aquisição de 1 ou 2 R4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguém ai já viu a diferebça de eficiencia entre m GeminII S e um GeminII ?

Tenho o GeminII e não tenho do que reclamar, paguei nele 130 reais, mais barato do quea faixa de preço do GeminII S citada no tópico....

Claro o GeminII vem sem nenhum fan, o GeminII S vem com 1? se vier já acaba ficando no mesmo preço, se lecvarmos em conta a aquisição de 1 ou 2 R4.

cara qual ventoinha você usa no seu gemin2? asminhas estão muito barulhentas...

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

To montando uma maquina, to querendo um cooler silencioso e potente - sei que isso nao existe mas queria algo bonzinho mas sem fazer muito barulho. to tipo 60% pra barulho e 40% pra potencia.

Tava pensando num 9900 da zalman. vou pagar 55 dolletas num ccombo com o processador. tava afim de gastar até uns 60 dollares na new egg.

minha config

Phenom II x4 940 BE

MSI K9N2 Diamond

2x ( G.SKILL 4GB (2x 2GB) DDR2 1066) (TOTAL = 8GB)

EVGA GeForce GTX 285

HD SEAGATE Barracuda 1TB 32mb Cache

Power Supply ANTEC NeoPower 650W - com cable modular

Cooler Zalman 9900

tava afim de compra amanha ou depois então se puderem ajudar sou muito grato... valeu...

se for indicar algum outro se puder explicar o porque pra eu poder entender... tb agradeco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!