Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over GA-G31M-S2L e Core 2 E7200


AbelR

Posts recomendados

Se deu erro é porque o sistema não está estavel.

Não existe esse negócio de o sistema estar estável o bastante cara.

Veja bem, não interessa se o ORTHOS deu erro com 10min ou depois de 8 horas, a situação é a mesma, o micro não está estavel.

É muito provavel q você precise de mais vCORE, visto q FSB@350 nessa mobo ela deve rodar com tensão padrão no N.B.

Desta forma incrementa um pouco o vCORE, se está em 1.25v coloca 1.28v, ou perto disso.

Mais um detalhe, tente usar um divisor menor pras memorias, porque 933Mhz nelas pode estar te atrapalhando. Se você conseguir deixar em 750 numa relação 1:1 com FSB é uma boa jogada.

Caso contrário, deixa a memo a 933Mhz, aumente a tensão dela pra 2.0v, lembre-se q 1.9v de fábrica é pra rodar na frequencia padrão, 800Mhz, e não 933Mhz.

Boa sorte !

Coloquei as memos em 2.0, o vcore em 1.275 e ficou perfeito. Sem problemas no stress test do Orthos! valeu :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico muito feliz q você conseguiu estabilizar o over! ;)

Hj de noite vou tomar uma gelada pra comemorar o over estável!

Se você não tivesse conseguido estabilizar eu ia tomar uma pra afogar as mágoas do over mal sucedido. kkkkkk

:D

Bom Over !

Abraço !

Coloquei as memos em 2.0, o vcore em 1.275 e ficou perfeito. Sem problemas no stress test do Orthos! valeu :D
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vocês não estão entendendo.....minhas Markvision nem chegam perto da frequencia nominal delas DDR2 800...ficam em 720mhz.....e mesmo assim o over para 3,8ghz não estabiliza..... será que mesmo abaixo da frequencia nominal a memoria tá atrapalhando????

Opa... Tudo bem??? Então... Você tem um HD IDE para teste??? Se você tiver um HD IDE, faça o seguinte teste:

Use somente o HD IDE, sem nenhum dispositivo SATA conectado...

Use o video ONBoard, não use nenhum dispositivo PCIex, nem 1x e nem 16x...

Não use nenhum dispositivo nas entradas PCI comuns...

Faça o teste de:

PCIexpress - AUTO (ISSO É MUITO IMPORTANTE, SÓ COLOQUE EM AUTO SE TIVER COM VIDEO ONBOARD E SEM DISPOSITIVOS NAS ENTRADAS SATA E PCIexpress, COMO É O CASO DESSE TESTE)

FSB - 400MHz

vCORE - 1.4

timingDIMM - 5-6-6-18 (6-6-6-18 se não o 1°)

vDIMM - 2.1

clockDIMM - 933

vFSB - +0.15

FAÇA TUDO EXATAMENTE COMO EU DISSE QUE PROVAVELMENTE IRÁ FUNCIONAR...

________________________________________________________

Se funcionar, siguinifica que seu HD ou sua VGAoff estão limitando seu over, em função do PCIex, não arrisque seu hardware, para até onde ficar estável, mais que isso e você muito provavelmente perderá alguma peça de valor alto... No seu caso recomendo no máximo FSB 333MHz, mais que isso não compensa, lembre-se que acima de 3.16GHz a diferença não será muita, não vale a pena arriscar e mais uma coisa, é muito importante você levar em concideração que cada peça é uma peça, não importa se é de marca ou não, eu pus a memo da 1° página desse tópico de 800MHz para 1100MHz, sendo uma markivision, que eu concidero ruim... Faça seus próprios testes, desse modo você saberá onde estão os limites do seu hardware... Falou... :)

--------------------------------------------------------------------------------

Eu possuo um HD 320 Gb SATA II

Será que vai ter algum problema com ela e com o leitor/gravador DVD?

E além disso, se eu comprar uma placa de video 9600Geforce terá algum problema? Pois falam que ela é PCI-E 2.0

já que essa placa mãe não vem com slot 2.0...

Não terá nenhum problemas se você usar o FSB até 333MHz, mais do que isso poderá danificar uma possível placa de vídeo off e seu HD, também os demais dispositivos ligados na entrada SATA e PCIex...

Só terá problema se ultrapassar os 333MHz... Não há grandes diferenças entre PCIex 1.0 e 2.0, só se sente diferença quando se usa SLI, que não é o seu caso... Falou... :)

1º d tudo parabens pelo topico ^_^

Mas tenho um duvida...meu e7300 em idlle fica na casa dos 42 a 43 mesmo usando artsilver 5 e hyper tx2 "ta rodando a 3.8" isso é normal? 1.36 d vcore

As temperaturas são relativas... Use o realtemp para monitorar as temp's de processadores com núcleo core, que é seu caso... Não acho que as temperaturas estejam "boas", mas também não estão tão ruim... Já tentou tirar aquela parte de plástico do TX2??? Acho que aquilo só atrapalha, já testes onde o buffalo se saiu melhor que o TX2, portanto fica ai a dica, tira aquela giringonsa e faz o teste... Da uma lapipada nele também, pelo menos uma lixa 600 por umas 2 duas horas... Quanto ele fica em full no realtemp??? Falou... :)

Fico muito feliz q você conseguiu estabilizar o over! ;)

Hj de noite vou tomar uma gelada pra comemorar o over estável!

Se você não tivesse conseguido estabilizar eu ia tomar uma pra afogar as mágoas do over mal sucedido. kkkkkk

:D

Bom Over !

Abraço !

POXA jclafi... Te deixei tomando conta do tópico e tu me diz que vai tomar uma "gelada", assim nao pode, assim não dá... hehehehe... :D

Brincadeira... Andei um tempo sumido... To sem internet em caso, tenho acessado da casa do meu irmão, mas o tempo geralmente é curto... hehe...

Grande abraço... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra que serve a opção CPU GTLREF voltage Ratio???? O meu processador E7300 só aceitou overclock numa boa com vcore baixo quando eu setei o FSB em 333mhz e baixei o multiplicador para 9.5x Só assim ficou estável no orthos usando 1.750 de Vcore (segundo o everest). Se eu deixar o processador em 10x e FSB 333 eu tenho q aumentar o Vcore para 2.500 para ter estabilidade, como meu gabinete está sem o cooler lateral preferi deixar com o Vcore original mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra que serve a opção CPU GTLREF voltage Ratio???? O meu processador E7300 só aceitou overclock numa boa com vcore baixo quando eu setei o FSB em 333mhz e baixei o multiplicador para 9.5x Só assim ficou estável no orthos usando 1.750 de Vcore (segundo o everest). Se eu deixar o processador em 10x e FSB 333 eu tenho q aumentar o Vcore para 2.500 para ter estabilidade, como meu gabinete está sem o cooler lateral preferi deixar com o Vcore original mesmo.

Opa... Essa opção serve para fazer uma diferença entre a tensão dos pares de núcleo dos processadores quad core, note que nos duo core, essa função não tem serventia, porque os núcleos ficam conectados pelo mesmo cache, no caso dos quad, eles ficam divididos em dois pares, cada par com seu próprio cache, dessa forma da para aplicar uma tensão diferente em cada par de núcleo dos cores, levando em concideração que cada core pode exigir tensão diferente, em função de alguma tipo de problema ou não na hora de fabricar o processador... Note também que essa informação não esta exata, pois encontrei na net, não lembro o local... Mas eu acredito nela... De uma boa pesquisada por ai que você encontra uma resposta mais completa... Quanto a tensão do seu processador, você pôs valores alterados, esse você usa a g31, não possibilidade de ultrapassar 1.6v sem vMOD, depois que é feito o vMOD, muito dificilmente você conciguira o valor exato do vCORE, portanto você deve querer dizer "1.175v" e não "1.750" e também "1.250v" e não "2.500v", correto??? Quais as temperaturas do seu CPU com 1.175v e 1.25v??? Aprincípio é para funcionar os 10x333 com uns 1.8v-1.9v sem problemas... Mas no seu caso de 3.16GHz para 3.33GHz a diferença será mínima, se não der com 1.8v ou 1.9v, eu acho que é melhor deixar em 3.16GHz... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa... Essa opção serve para fazer uma diferença entre a tensão dos pares de núcleo dos processadores quad core, note que nos duo core, essa função não tem serventia, porque os núcleos ficam conectados pelo mesmo cache, no caso dos quad, eles ficam divididos em dois pares, cada par com seu próprio cache, dessa forma da para aplicar uma tensão diferente em cada par de núcleo dos cores, levando em concideração que cada core pode exigir tensão diferente, em função de alguma tipo de problema ou não na hora de fabricar o processador... Note também que essa informação não esta exata, pois encontrei na net, não lembro o local... Mas eu acredito nela... De uma boa pesquisada por ai que você encontra uma resposta mais completa... Quanto a tensão do seu processador, você pôs valores alterados, esse você usa a g31, não possibilidade de ultrapassar 1.6v sem vMOD, depois que é feito o vMOD, muito dificilmente você conciguira o valor exato do vCORE, portanto você deve querer dizer "1.175v" e não "1.750" e também "1.250v" e não "2.500v", correto??? Quais as temperaturas do seu CPU com 1.175v e 1.25v??? Aprincípio é para funcionar os 10x333 com uns 1.8v-1.9v sem problemas... Mas no seu caso de 3.16GHz para 3.33GHz a diferença será mínima, se não der com 1.8v ou 1.9v, eu acho que é melhor deixar em 3.16GHz... Falou... :)

Valeu pela resposta Abel, eu errei mesmo na hora de colocar os valores das voltagens.

No CPU-Z está marcando a tensão de 1.184V as vezes ela cai pra 1.168V, fica alternando entre essas duas. No everest a tensão fica alternando em 1.17v a 1.18V.

A temperatura em Idle está em 36º na CPU e 43/47 nos núcleos. Isso com cooler BOX.

Usando o ORTHOS a temperatura da CPU vai a 57º e nos núcleos fica 60/65º. Considero alta porque está um dia frio hoje no RJ e também meu gabinete está sem o cooler lateral.

Minhas memórias são markvision e as latências estão em 5-5-5-15 (originais 5-5-5-18) e o FSB tá em 333mhz , multiplicador 9.5x e as memórias estão trabalhando a 833mhz.

Então com o Vcore atual de 1.175º já estou achando a temperatura do processador bem alta... fico imaginando no verão do RJ a quanto nao deve chegar.

Para deixar o FSB em 333mhz e o multiplicador em 10x eu teria q aumentar o Vcore para 1.275 no mínimo... Aí analisando o custo x benefício já acho que não valeria a pena porque ia ganhar pouca performance e a temperatura poderia chegar a níveis bem mais altos. Com essa temperatura atual será que vale a pena colocar um cooler lateral no gabinete ou 65º no núcleo e 57 na cpu tá numa boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela resposta Abel, eu errei mesmo na hora de colocar os valores das voltagens.

No CPU-Z está marcando a tensão de 1.184V as vezes ela cai pra 1.168V, fica alternando entre essas duas. No everest a tensão fica alternando em 1.17v a 1.18V.

A temperatura em Idle está em 36º na CPU e 43/47 nos núcleos. Isso com cooler BOX.

Usando o ORTHOS a temperatura da CPU vai a 57º e nos núcleos fica 60/65º. Considero alta porque está um dia frio hoje no RJ e também meu gabinete está sem o cooler lateral.

Minhas memórias são markvision e as latências estão em 5-5-5-15 (originais 5-5-5-18) e o FSB tá em 333mhz , multiplicador 9.5x e as memórias estão trabalhando a 833mhz.

Então com o Vcore atual de 1.175º já estou achando a temperatura do processador bem alta... fico imaginando no verão do RJ a quanto nao deve chegar.

Para deixar o FSB em 333mhz e o multiplicador em 10x eu teria q aumentar o Vcore para 1.275 no mínimo... Aí analisando o custo x benefício já acho que não valeria a pena porque ia ganhar pouca performance e a temperatura poderia chegar a níveis bem mais altos. Com essa temperatura atual será que vale a pena colocar um cooler lateral no gabinete ou 65º no núcleo e 57 na cpu tá numa boa?

Eu acho que esta meio alta mesmo suas temp's... Mas nada muito fora do comum... Como o limite é 74°c, ta na boa ainda... Se mantiver esse nível fica tranquilo... Se passar de 72°c já bom tomar algum tipo de providência... Lembre-se de monitorar a temperatura com o realtemp, o everest tem bug na leitura de processadores feitos em 45nm... Com relação aos 10x de mult, na minha opinião não vale a pena por em 1,275v, tensão muito alta, porém se ficar dentro dos 72°c ainda vale alguma coisa... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que esta meio alta mesmo suas temp's... Mas nada muito fora do comum... Como o limite é 74°c, está na boa ainda... Se mantiver esse nível fica tranquilo... Se passar de 72°c já bom tomar algum tipo de providência... Lembre-se de monitorar a temperatura com o realtemp, o everest tem bug na leitura de processadores feitos em 45nm... Com relação aos 10x de mult, na minha opinião não vale a pena por em 1,275v, tensão muito alta, porém se ficar dentro dos 72°c ainda vale alguma coisa... Falou... :)

Baixei e instalei o RealTemp aqui, programinha bom e simples, ele mostra apenas as temperaturas dos núcleos. Pelo que eu testei aqui está marcando igual ao meu everest v5.01.1700 vai ver nessa última versão já corrigiram o bug. Deixei testando aqui por 1h e a temperatura não passou de 65º usando o orthos... Eu até pensei em aumentar um pouco o FSB mas tenho receio porque deixei o pci travado em 100mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Não sei se estou comentando no tópico correto, mas aí vai: Eu fiz um Over Clock no Meu Processador que é um Core 2Duo E7200, mas eu acho que acabei danificando minha placa de vídeo que é uma Zoogis GS 8400. Será que alguém pode me ajudar a descobrir se realmente eu queimei ela, ou falta só reconfigurá-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se estou comentando no tópico correto, mas aí vai: Eu fiz um Over Clock no Meu Processador que é um Core 2Duo E7200, mas eu acho que acabei danificando minha placa de vídeo que é uma Zoogis GS 8400. Será que alguém pode me ajudar a descobrir se realmente eu queimei ela, ou falta só reconfigurá-la.

Quais os problemas que apareceram??? posta como esta configurado seu pc para podermos ajudá-lo melhor... abraço... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

E ae pessoal? beleza?

Depois de um século sem tentar o OC (num podia arriscar ficar sem pc no meio das provas :( )... Eu consegui um pouco de tempo novamente e vou reiniciar meus esforços (de férias dessa vez)

Eu tentei da ultima vez... colocar o e7200 pra funcionar assim:

FSB - 333

Vcore -1,1750

PCI-EX em manual - 100

Mem Multiplicador - 2,5x (ficou em 833)

O pc ligou... ficou estavel no everest, mas reiniciou com Prime95 depois de uns 15 minutos...

...

Como ja faz um tempo isso... E o tópico(e o conhecimento de vocês) cresceu desde lá..Gostaria das suas opiniões de novo!

valeu!!!!!!Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ae pessoal? beleza?

Depois de um século sem tentar o OC (num podia arriscar ficar sem pc no meio das provas :( )... Eu consegui um pouco de tempo novamente e vou reiniciar meus esforços (de férias dessa vez)

Eu tentei da ultima vez... colocar o e7200 pra funcionar assim:

FSB - 333

Vcore -1,1750

PCI-EX em manual - 100

Mem Multiplicador - 2,5x (ficou em 833)

O pc ligou... ficou estavel no everest, mas reiniciou com Prime95 depois de uns 15 minutos...

...

Como ja faz um tempo isso... E o tópico(e o conhecimento de vocês) cresceu desde lá..Gostaria das suas opiniões de novo!

valeu!!!!!!Obrigado!

Qual tensão e temporização das memória??? Tenta aumentar o vcore para 1.85v, essa mobo tempo vdroop asqueroso... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ae abel?beleza?

Ontem fiz o seguinte

FSB - 333

Vcore -1,1750

PCI-EX em manual - 100

Mem Multiplicador - 2,5x (ficou em 833)

Vdimm +0,1 (acho q é nesse q mexi)

Consegui fazer 2 testes no Everest, um de 1 hora e outro de 3 horas...completamente estáveis...(tive q parar os testes)

To colocando os prints aqui

(como você pode ver, a temperatura máxima foi de 53º do Core#1 e 48,8º do Core#2 e 33,6º da CPU [com o fan nao passando de 1527RPM], no teste de ontem (tava frio aqui em Porto Alegre).

Achei estranho a tensão da cpu q num passou de 1,15, com média de 1,13..

Q q você achou??

Q q faço agora?(to usando o pc assim desde ontem e num deu nenhum problema)

post-185542-13884952048643_thumb.jpg

post-185542-13884952049414_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ae abel?beleza?

Ontem fiz o seguinte

FSB - 333

Vcore -1,1750

PCI-EX em manual - 100

Mem Multiplicador - 2,5x (ficou em 833)

Vdimm +0,1 (acho q é nesse q mexi)

Consegui fazer 2 testes no Everest, um de 1 hora e outro de 3 horas...completamente estáveis...(tive q parar os testes)

To colocando os prints aqui

(como você pode ver, a temperatura máxima foi de 53º do Core#1 e 48,8º do Core#2 e 33,6º da CPU [com o fan nao passando de 1527RPM], no teste de ontem (tava frio aqui em Porto Alegre).

Achei estranho a tensão da cpu q num passou de 1,15, com média de 1,13..

Q q você achou??

Q q faço agora?(to usando o pc assim desde ontem e num deu nenhum problema)

A tensão esta muito baixa, por isso não passou de 15min no prime95, recomendo que você almente para 1.85v na BIOS e teste o prime95 novamente... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tensão esta muito baixa, por isso não passou de 15min no prime95, recomendo que você almente para 1.85v na BIOS e teste o prime95 novamente... Falou... :)

Oi AbelR! Primeiramente, obrigado pela ajuda!

Vou atualizar a situação:

Passei o prime95 mais uma vez com 1,175 e num durou 10 minutos..o pc reiniciou

Aumentei a tensão pra 1,181 e voltei o Vdimm pro normal (sem aumentar nada). Passei o Prime95 novamente e consegui estabilidade por um hora! Logo depois de eu dar um print, um dos testes apontou um erro, MAS o pc nao reiniciou dessa vez (pelo menos).A temperatura manteve-se por volta de 52º e cooler BOX chegou a +/-1525RPM

Segue as SS do prime95 depois da falha

---

Tenho algumas duvidas:

Será que tá bom?

Qual outros testes eu deveria fazer?

Qualquer comentário é de grande valor...huhu

^_^

EDIT: Tentei novamente o PRIME95 e reiniciou em 20 minutos +/-

Estou aberto a sugestões novamente...

post-185542-13884952054177_thumb.jpg

post-185542-13884952054855_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To só atualizando o que eu consegui aqui.

Com a tensão em 1,181V, o melhor resultado que consegui foi 1 hora no Prime95! Depois disso consegui mais 3x com 20 minutos de estabilidade e só.(dava erro)

-Aumentei o Vdimm em 0,1 - O teste do orthos nem começava

-Aumentei o Vcore pra 1,187 e e Vdim pra zero - O teste do orthos nem começava e ja dava erro

-Aumentei o Vcore pra 1,187 e o Vdimm pra 0,1 - O teste do orthos nem começava e ja dava erro

-Voltei o Vcore pra 1,181 e o Vdimm pra zero e deixei o PCIex em automatico - Nao mudou nada..continuava dando erro no orthos

-Aumentei o Vcore pra 1,187 e o Vdimm pra 0,1 e o PCIex em auto - O teste do orthos nem começava e ja dava erro

Resolvi mexer nas memos! Baixei o multiplier pra 2x (resultou em memos 667 com latencia 5-5-5-13) - O vdiim ficou em zero mesmo e o Vcore em 1,187

Tentei uma vez o orthos e deu erro de cara. MAS tentei novamente e pra minha surpresa o teste ficou estável por 4 horas e 11 minutos!!!!

4_horas_e_10_minutos_ERRO_ddr2_667_x.jpg

Acho q os problemas estavam na RAM...Agora preciso descobrir como diminuir as latencias pra 4-4-4-11 ou então como travar minhas memos em 800Mhz (e nao 833 como tem acontecido) pra manter a estabilidade!

valeu.. é isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To só atualizando o que eu consegui aqui.

Com a tensão em 1,181V, o melhor resultado que consegui foi 1 hora no Prime95! Depois disso consegui mais 3x com 20 minutos de estabilidade e só.(dava erro)

-Aumentei o Vdimm em 0,1 - O teste do orthos nem começava

-Aumentei o Vcore pra 1,187 e e Vdim pra zero - O teste do orthos nem começava e ja dava erro

-Aumentei o Vcore pra 1,187 e o Vdimm pra 0,1 - O teste do orthos nem começava e ja dava erro

-Voltei o Vcore pra 1,181 e o Vdimm pra zero e deixei o PCIex em automatico - Nao mudou nada..continuava dando erro no orthos

-Aumentei o Vcore pra 1,187 e o Vdimm pra 0,1 e o PCIex em auto - O teste do orthos nem começava e ja dava erro

Resolvi mexer nas memos! Baixei o multiplier pra 2x (resultou em memos 667 com latencia 5-5-5-13) - O vdiim ficou em zero mesmo e o Vcore em 1,187

Tentei uma vez o orthos e deu erro de cara. MAS tentei novamente e pra minha surpresa o teste ficou estável por 4 horas e 11 minutos!!!!

4_horas_e_10_minutos_ERRO_ddr2_667_x.jpg

Acho q os problemas estavam na RAM...Agora preciso descobrir como diminuir as latencias pra 4-4-4-11 ou então como travar minhas memos em 800Mhz (e nao 833 como tem acontecido) pra manter a estabilidade!

valeu.. é isso!

Qual a tensão no sistema, quando você pôs em 1,187v??? Pressiona as teclas CTRL+F1 na tela inicial do SETUP, ai vai aparecer as opções para modificar as temporizações, infelizmente essa mobo não trava as memos, ela somente utiliza o multiplicador... Acredito que com 1,9vdeve resolver seus problemas e vai aumentar 1ºc e olhe lá... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a tensão no sistema, quando você pôs em 1,187v??? Pressiona as teclas CTRL+F1 na tela inicial do SETUP, ai vai aparecer as opções para modificar as temporizações, infelizmente essa mobo não trava as memos, ela somente utiliza o multiplicador... Acredito que com 1,9vdeve resolver seus problemas e vai aumentar 1ºc e olhe lá... Falou... :)

E ae abelr?beleza?

Num entendi direito onde você quer q eu olhe a tensão no sistema.

Quanto a temporização das memos:

bios.jpg

Eu só preciso mudar a 4 primeiras opções, que aparecem na foto, pra manual e determinar os valores? Tipo.. no caso das memos 667, eu teria que deixar de cima pra baixo...4, 4, 4 e 11???

EU não entendi nada das opções que vem em baixo..Sab o que são aquelas opções do advanced timing control? Devo mexer nelas pra alteras as latencias?

--

Qunato a tensão das memos.. Quando eu deixo o tensão das memos sem aumentar NADA, o everest já coloca elas como 1,9V, como você pode ver nessa imagem aqui: Isso é normal?

4_horas_e_10_minutos_ERRO_ddr2_667_x.jpg

Se eu colocar +0,1 ou + 0,2, não vai ir pra 2,0 e 2,1??Minhas memos são da série VALUE..num to correndo o risco de queima-las?

E pra terminar, eu acho q aprendi como se dá um CLEARCMOS, mas queria evitar de usa-lo...

Caso,eu aletere as latencias, serpa que vou acabar precisando usar o ClearCmos??OU nem tem muito risco de dar pal nesse caso?

Acho q é "SÓ" isso de novo...huahuauhahuauha...

malz ae ficar enchendo de perguntas, mas é q tenho muitas duvidas..huhu

Obrigado mesmo pela força!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, seguinte:

Não é necessário alterar o advanced timmig, somente as 4 opções que você mencionou.

Quem coloca a tensão nas memos é a mobo, e não o everest, e sim isto é normal, coloque manualmente o +0.1v e veja se resolve, lembre-se: quanto menor o timming mais tensão será preciso jogar nas memos.

-

Essa mobo dificilmente precisa de clearcmos, ela tem um dispositivo interno que se ela não conseguir iniciar por probs de over ela reseta sozinha, ela liga, apita, desliga e liga de novo com as configs padrões.

E ae abelr?beleza?

Num entendi direito onde você quer q eu olhe a tensão no sistema.

Quanto a temporização das memos:

bios.jpg

Eu só preciso mudar a 4 primeiras opções, que aparecem na foto, pra manual e determinar os valores? Tipo.. no caso das memos 667, eu teria que deixar de cima pra baixo...4, 4, 4 e 11???

EU não entendi nada das opções que vem em baixo..Sab o que são aquelas opções do advanced timing control? Devo mexer nelas pra alteras as latencias?

--

Qunato a tensão das memos.. Quando eu deixo o tensão das memos sem aumentar NADA, o everest já coloca elas como 1,9V, como você pode ver nessa imagem aqui: Isso é normal?

4_horas_e_10_minutos_ERRO_ddr2_667_x.jpg

Se eu colocar +0,1 ou + 0,2, não vai ir pra 2,0 e 2,1??Minhas memos são da série VALUE..num to correndo o risco de queima-las?

E pra terminar, eu acho q aprendi como se dá um CLEARCMOS, mas queria evitar de usa-lo...

Caso,eu aletere as latencias, serpa que vou acabar precisando usar o ClearCmos??OU nem tem muito risco de dar pal nesse caso?

Acho q é "SÓ" isso de novo...huahuauhahuauha...

malz ae ficar enchendo de perguntas, mas é q tenho muitas duvidas..huhu

Obrigado mesmo pela força!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, seguinte:

Não é necessário alterar o advanced timmig, somente as 4 opções que você mencionou.

Quem coloca a tensão nas memos é a mobo, e não o everest, e sim isto é normal, coloque manualmente o +0.1v e veja se resolve, lembre-se: quanto menor o timming mais tensão será preciso jogar nas memos.

-

Essa mobo dificilmente precisa de clearcmos, ela tem um dispositivo interno que se ela não conseguir iniciar por probs de over ela reseta sozinha, ela liga, apita, desliga e liga de novo com as configs padrões.

hummm...valeu mesmo pela dica cara! vou tentar mexer esse finde nessa bagaça!

Deixa eu perguntar... Qual tensão você ta usando pra manter o e7200 em 3,8Ghz? Será q dá pra manter as temperaturas boas com o cooler box?

Queria saber se tu usa ele em OC sempre e se conseguiu estabilidade ?(se sim, com qual programas?)

Me deram uma ideia de colocar o FSB em 400, e o multiplier da memo em 2x...assim as memos trabalhariam normalmente! huhu... De repente é a solução mais fácil

Abração!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hummm...valeu mesmo pela dica cara! vou tentar mexer esse finde nessa bagaça!

Deixa eu perguntar... Qual tensão você ta usando pra manter o e7200 em 3,8Ghz? Será q dá pra manter as temperaturas boas com o cooler box?

Queria saber se tu usa ele em OC sempre e se conseguiu estabilidade ?(se sim, com qual programas?)

Me deram uma ideia de colocar o FSB em 400, e o multiplier da memo em 2x...assim as memos trabalhariam normalmente! huhu... De repente é a solução mais fácil

Abração!!

Se eu não me engano 1,215 ta de boa.

Se o seu gabinete for muuito bem ventilado da pra deixar com coolerbox, eu já fiz isso, meu gabinete tem 9 fans de 120mm da coolermaster...mas não recomendo, deixei ele por umas 2 semanas assim até chegar meu GeminII.

Não entendi a pergunta, quais programas usei pra fazer over? nenhum, fiz na unha mesmo...agora usei o Orthos (ou prime95) pra testar, rodei ele por 10 horas foi de boa.

Uso @3.8 no dia dia sem problemas.

Sim, se for 2x a memo ficará trabalhando em 866 (eu acho) n quero fazer a conta de cabeça hahahah... enfim, resolveria o seu problema sim, porém sua performance seria prejudicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu não me engano 1,215 ta de boa.

Se o seu gabinete for muuito bem ventilado da pra deixar com coolerbox, eu já fiz isso, meu gabinete tem 9 fans de 120mm da coolermaster...mas não recomendo, deixei ele por umas 2 semanas assim até chegar meu GeminII.

Não entendi a pergunta, quais programas usei pra fazer over? nenhum, fiz na unha mesmo...agora usei o Orthos (ou prime95) pra testar, rodei ele por 10 horas foi de boa.

Uso @3.8 no dia dia sem problemas.

Sim, se for 2x a memo ficará trabalhando em 866 (eu acho) n quero fazer a conta de cabeça hahahah... enfim, resolveria o seu problema sim, porém sua performance seria prejudicada.

É meu amigo! 10 horas no prime95 é estavel pra )(@*$#)*&@!

Mas tua config ajuda muito também huhu

Eu to com problemas com a memória aqui pelo jeito, mas num to fuçando muito nelas porque nao quero subir a tensão por nao ter dissipador nelas, e nao ter controle de temperatura (alem de ser a parte q menos entendo como funciona)!

Consegui estabilizar a 3,16Ghz e as memos a 833 com as latencias normais(5-5-5-16) aqui de boa...[nao precisei subir a tensão das memos].. vou deixar assim até o verão pelo menos (porque ja to satisfeito com o desempenho) e ver se vai continuar estável. Depois vejo o caso de comprar um cooler (se pegar uma promoção legal..:D) E Dae puxo um pouco mais as memórias e o processador e vejo se num estabilizo mais! -----------> vou ir fazendo assim ao longo do tempo..Me dá mais tempo de aprender e de abaixar os preços das peças novas pro caso de queimar, huhu :huh:

valeu pela ajuda pessoal! É bom ter amigos aqui dentro dispostos a sempre dar uma mão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!