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Recuperando Placas-Mãe Defeituosas por Falta de Beep


Posts recomendados

opa, como são muitas paginas não tem como ler tudo vou perguntar aqui mesmo

minha M4A785TD-V EVO " morreu", quando ligo o computador, todos os coolers ligam normais e até a luzinha do cabo de internet na placa mãe pisca, só que ela não da video e nem bipa, mesmo tirando todas as peças

sera que essa gambiarra resolve isso tambem? :huh:

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opa, como são muitas paginas não tem como ler tudo vou perguntar aqui mesmo

minha M4A785TD-V EVO " morreu", quando ligo o computador, todos os coolers ligam normais e até a luzinha do cabo de internet na placa mãe pisca, só que ela não da video e nem bipa, mesmo tirando todas as peças

sera que essa gambiarra resolve isso tambem? :huh:

Bom, fiz tudo certinho como o OP explicou, agora eu acho que a placa morreu de vez, não gira nem o cooler mais

passei o secador e testei a placa ; ficou a mesma coisa

lavei a placa, deixei no sol por umas 4 hrs, passei secador. agora nem os coolers ligam

papel aluminio ; nada

ainda nao chegou minha placa-mãe nova, so espero que isso tudo nao tenha estragado os outros hardwares (_(

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Bom dia gente, primeiramente quero agradecer ao DriverGuide pelo excelente tópico criado aqui e por ter ajudado e sempre estar ajudando a todos aqui do forum.

Bem, vou explicar meu caso. Nessa terça-feira que passou, eu havia vendido meu pc para um amigo vizinho aqui. Era um Intel Celeron D 352, 2 GB de RAM, 250 GB de HD, Placa-mãe ECS P4M800PRO-M V1.0A. Antes de ele levar eu avisei ele que se fosse ligar na tomada direto, era para mudar a chave de tensão da fonte para 230 volts, caso não tivesse o estabilizador, por que quando estava em casa, ele estava ligado no estabilizador e óbvio, com a chave de tensão em 115 volts.

Ontem, ele trouxe o pc de volta, alegando que o mesmo reiniciava toda hora. Ok, quando fui ligar, o mesmo não ligava. Dei uma olhava para ver se estava ligado certo no estabilizador e na tomada, e sim estava.

Verifiquei a chave de tensão da fonte e como estava em 115 volts, então não tinha problema (pelo menos até nessa hora). Então, resolvi trocar a fonte. E não é o pc ligou mesmo? Porém não dava boot e nem dava beep.

Liguei para ele e perguntei se ele havia ligado o pc ontem. Ele disse que não. Mas logo falei pra ele que a fonte tava queimada, e então iria querer o valor dela (foi um esquema de pagamento que combinamos aqui).

Agora eu não sei como proceder, pois não tenho certeza se a memória, ou o processador, ou o hd ou a placa-mãe queimaram com esse descuido dele.

Eu retirei os pentes de memória, limpei eles com uma borracha, os slots e nada.

Será que se eu fizer o curto de hardman pode resolver esse problema?

Bom dia gente, primeiramente quero agradecer ao DriverGuide pelo excelente tópico criado aqui e por ter ajudado e sempre estar ajudando a todos aqui do forum.

Bem, vou explicar meu caso. Nessa terça-feira que passou, eu havia vendido meu pc para um amigo vizinho aqui. Era um Intel Celeron D 352, 2 GB de RAM, 250 GB de HD, Placa-mãe ECS P4M800PRO-M V1.0A. Antes de ele levar eu avisei ele que se fosse ligar na tomada direto, era para mudar a chave de tensão da fonte para 230 volts, caso não tivesse o estabilizador, por que quando estava em casa, ele estava ligado no estabilizador e óbvio, com a chave de tensão em 115 volts.

Ontem, ele trouxe o pc de volta, alegando que o mesmo reiniciava toda hora. Ok, quando fui ligar, o mesmo não ligava. Dei uma olhava para ver se estava ligado certo no estabilizador e na tomada, e sim estava.

Verifiquei a chave de tensão da fonte e como estava em 115 volts, então não tinha problema (pelo menos até nessa hora). Então, resolvi trocar a fonte. E não é o pc ligou mesmo? Porém não dava boot e nem dava beep.

Liguei para ele e perguntei se ele havia ligado o pc ontem. Ele disse que não. Mas logo falei pra ele que a fonte tava queimada, e então iria querer o valor dela (foi um esquema de pagamento que combinamos aqui).

Agora eu não sei como proceder, pois não tenho certeza se a memória, ou o processador, ou o hd ou a placa-mãe queimaram com esse descuido dele.

Eu retirei os pentes de memória, limpei eles com uma borracha, os slots e nada.

Será que se eu fizer o curto de hardman pode resolver esse problema?

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voce tirou os pentes de memória, placa de video se tiver, só deixou a MB ligada sem periféricos? Como ficou?

Pente faz isso, ligue a MB sem elas.

HD idem, ligue sem HD.

Enfim, tire pentes, HD, placa de video, alguma PCI e vai instalando um de cada vez e veja como fica até achar quem esta causando isso.

Retorne.

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Desculpa pela demora em reportar o resultado, pois choveu aqui e minha net ficou lenta.

Alcineu, eu li o tópico que você postou aqui então, de acordo com a lista, posso dizer que:

1 - Fonte: O pc não ligava, então resolvi trocar a fonte, e então logo ligou.

2 - Placa de Video: Infelizmente não tenho certeza se é isso.

3 – Micro fica apitando (Beep Codes): Aí está o problema. O pc liga mas não da beep (mesmo sem a memória).

O computador reinicia automaticamente:

1 – Super-aquecimento: Provavelmente isto deve ter ocorrido por que ligaram o pc com a chave da fonte em 115 volts em uma tomada 230. Em uma outra ocasião, por descuido meu, liguei o pc que antes estava ligado em um estabilizador, em uma tomada 230 volts. Foi menos de 5 segundos para queimá-la. Como ja sabia o que era, então eu comprei uma nova e então com a chave na posição correta (230 volts), instalei e o pc ligou normalmente.

2 - Memória: Não tenho como testar a memória aqui no momento, pois as memórias que estão no pc, são DDR2 e só tenho um pente DDR mas quando coloquei para testar, não tive resultado (ligava mas não dava beep).

3 – Fonte: Não tenho como saber se é mesmo a fonte.

4 - Drivers: Não tive problemas com drivers na época em que o pc funcionava normal.

As outras possíveis causas eu posso descartar pois é difícil eu ter problemas com vírus.

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Olá galera do clube.

Montei um pc esses dias um PC novo e estou com o seguinte problema:

Montei o PC num gabinete antigo e funcionou normalmente, até o meu gabinete novo chegar. Hoje chegou meu gabinete e fiz a troca do mesmo, porém meu pc não funciona! Acontece o seguinte:

Quando ligo o pc a fonte e a placa de video ligam automaticamente, o cooler da CPU gira, para e volta a girar estabilizando depois. Não há sinal de Boot (mouse e teclado não ligam, não tem sinal no monitor)

Já testei com a placa de video nos 2 slots PCI, sem a placa de video, só a placa-mãe e o monitor, só com uma das memórias.

Testei também fora do gabinete e tentei retornar para o gabinete antigo também e não funcionaram.

O que me aconselham a fazer? E outra dúvida: Posso fazer o Curto de hardman com a CPU (processador + cooler) instalados? pois estou sem pasta termica no momento.

Placa-Mãe: gigabyte z77m-d3h soquete 1155

processador: i5 3570k

2 HDS 500gb SATA 3 seagate

Fonte:Fonte OCZ 600W Xstream Pro OCZ600MXSP

VGA: HD 7770 Vapor X Sapphire

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Olá galera do clube.

Montei um pc esses dias um PC novo e estou com o seguinte problema:

Montei o PC num gabinete antigo e funcionou normalmente, até o meu gabinete novo chegar. Hoje chegou meu gabinete e fiz a troca do mesmo, porém meu pc não funciona! Acontece o seguinte:

Quando ligo o pc a fonte e a placa de video ligam automaticamente, o cooler da CPU gira, para e volta a girar estabilizando depois. Não há sinal de Boot (mouse e teclado não ligam, não tem sinal no monitor)

Já testei com a placa de video nos 2 slots PCI, sem a placa de video, só a placa-mãe e o monitor, só com uma das memórias.

Testei também fora do gabinete e tentei retornar para o gabinete antigo também e não funcionaram.

O que me aconselham a fazer? E outra dúvida: Posso fazer o Curto de hardman com a CPU (processador + cooler) instalados? pois estou sem pasta termica no momento.

Placa-Mãe: gigabyte z77m-d3h soquete 1155

processador: i5 3570k

2 HDS 500gb SATA 3 seagate

Fonte:Fonte OCZ 600W Xstream Pro OCZ600MXSP

VGA: HD 7770 Vapor X Sapphire

Rapaz, confira aí se você não danificou nenhuma trilha da placa mãe durante essas trocas de gabinete. Verifique se os cabos estão bem conectados. Retire o processador e volte a fixá-lo. Limpe os contados das memórias.

Sorte aí.

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Desculpa pela demora em reportar o resultado, pois choveu aqui e minha net ficou lenta.

Alcineu, eu li o tópico que você postou aqui então, de acordo com a lista, posso dizer que:

1 - Fonte: O pc não ligava, então resolvi trocar a fonte, e então logo ligou.

2 - Placa de Video: Infelizmente não tenho certeza se é isso.

3 – Micro fica apitando (Beep Codes): Aí está o problema. O pc liga mas não da beep (mesmo sem a memória).

O computador reinicia automaticamente:

1 – Super-aquecimento: Provavelmente isto deve ter ocorrido por que ligaram o pc com a chave da fonte em 115 volts em uma tomada 230. Em uma outra ocasião, por descuido meu, liguei o pc que antes estava ligado em um estabilizador, em uma tomada 230 volts. Foi menos de 5 segundos para queimá-la. Como ja sabia o que era, então eu comprei uma nova e então com a chave na posição correta (230 volts), instalei e o pc ligou normalmente.

2 - Memória: Não tenho como testar a memória aqui no momento, pois as memórias que estão no pc, são DDR2 e só tenho um pente DDR mas quando coloquei para testar, não tive resultado (ligava mas não dava beep).

3 – Fonte: Não tenho como saber se é mesmo a fonte.

4 - Drivers: Não tive problemas com drivers na época em que o pc funcionava normal.

As outras possíveis causas eu posso descartar pois é difícil eu ter problemas com vírus.

um detalhe que esquei de mencionar: voce tirou a bateria da MB, deixou alguns minutos sem, ligou sem a bateria, sem conectar a saida de video ao monitor para ver como fica.

Se nada disso der certo (ligar só a MB na fonte, sabido que esta fonte esta perfeita), ai é problema na MB...se nada conseguir, tente esta lavada pra ver se ela ressuscita.

Por fim, testando seu processador em outra MB ou outro nesta MB.

sds

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Ok. irei fazer a lavagem, (ainda com certa desconfiança) mas como o tempo aqui não está favorável esta semana, irei demorar para postar o resultado.

EDIT: Hoje o tempo parece bom para testar a lavagem. Alguns minutos atrás, eu fiz a lavagem e agora coloquei para secar:

451711225226648.jpg

Ainda bem que tenho um note aqui, se não ia ficar doido, querendo dar um jeito de fazê-la secar mais rápido kkkkkkkkkkkk

E como não tenho secador de cabelo aqui, irei deixá-la secando por uns 2 dias ou mais, só pra ter certeza ^-^

EDIT 2: 2 dias? Ficou quase uma semana kkkkkk Bem, infelizmente não resolveu meu problema. Ela ligou mas ainda continua do mesmo jeito.

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  • 4 semanas depois...

Pessoal, aconteceu um negocio estranho comigo, eu tenho uma EP43-DS3L que dava vídeo quando ela quer, as vezes da vídeo de primeiro, outras vezes tem que ficar ligando e desligando.. peguei raiva disso e fui lá loja de eletrônica e comprei 2 frascos de álcool isopro de 100 ml cada um, usei todo o frasco, dei um banho nela porque existia poeira em alguns contatos, passei uma escova de dente macia para completar a limpeza e usei soprador térmico para secar, ainda sim eu deixei por algum tempo no sol.

Acontece que isso fez a placa não ligar mais, o power dela não ficou aberto porque se não liga mais, eu medi a tensão dos reguladores de tensão perto do pino do reset e power e eles estão normais, o pino desse jeito sem ligar ele marca 5V, tentei medir outra placa que está boa para ver a tensão dela e também marca 5V ligada e desligada.

Mergulhei a placa de novo no álcool isopro e passei novamente o soprador térmico na temperatura media, tentei de novo dcepois de 4 horas e não liga.

Todas as peças que usava nela estou usando nessa maquina que vos digito, GF 8600GT, 8Gb PC2 1066 OCZ, fonte 450W 7T.. ou seja, todas as peças estão boas ate a vga e a fonte porque estou usando nessa placa reserva que eu tenho.

Deixei sem bateria por 3 dias, deixei 1 dia dando curto nos dois pinos que faz o reset no cmos...

o primeiro banho estragou a placa...

so fiz o banho e nada mais e ela funcionava como falei a vocês, mas depois disso não liga mais nada.. nem os 4 led acendem.. ou seja, a placa ta morta...

ou existe o transistor que controla o power que simula o liga e desliga em aberto ou o CI IT 8717 queimou, ele que controla o pulso, liga e desliga, etc...

se ao menos eu tivesse um daqueles analisador de post que acende as luzes do 3.3V, 5V, 12V para saber se ela esta em curto...

como eu faço para saber se a placa esta dando curto na fonte? os 5V eu sei que a fonte esta mandando para a mobo, mas como eu faço para saber os 3.3V necessário para ligar ou os 12V estão em curto?

P.S: Tudo indica que o cristal de 14.xxxMhz perto do controlador super I/O o IT8718S está danificado ou alguma resistência e transistor aberto, pois descobri que esse cristal que controla alguns clock do tipo barramento pci-express e pci e o ps-on da fonte que faz a placa ligar e desligar.

forcei o ligamento da fonte fazendo um curto do fio verde ao terra e a placa liga normalmente, fazendo isso eu medi os mosfet, a linha de 3.3V, 5V e 12V e como se vê a placa não está em curto e o pino do painel o power, ele esta mandando 5V com a fonte desligada e 0V com ela ligada, isso mostra que é ou o cristal ou o super I/O IT8718, pois ele além de controlar disquete, porta serial e paralela... ele controla o ligamento da placa.

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Bom, muitos já ouviram falar, mais não sabem como fazer e se essas tentativas não fez sua placa funcionar, se a mesma parou de uma hora pra outra, é possível que esta resolva.

-----DEFINIÇÃO-----

__________________________________________________ ____________________________________

Curto de Hardman é um método utilizado em placas-mãe por alguns técnicos em informática/eletrônica com a finalidade de tentar recuperá-las. Bastando somente embalar a placa-mãe com papel alumínio cobrindo especificamente a parte dos contatos da solda. A placa deve permanecer embalada por algumas horas sobre uma superfície limpa e emborrachada, com a finalidade de que seus capacitores sejam todos "esvaziados", e qualquer anormalidade elétrica na mesma seja eliminada. A bateria do BIOS deve ser retirada antes da realização do procedimento, pois, pelo contrário também entrará em curto e será totalmente descarregada.

__________________________________________________ ____________________________________

-----MÃO NA MASSA-----

Bom , como falei acima, precisaremos de papel alumínio e 2 horas do seu tempo para a conclusão do curto, a placa deverá ficar de cabeça para baixo;

Coloque o papel alumínio em cima dos contatos da placa-mãe para gerar um curto e descarregar todos os capacitores com cargas diferentes, é normal a placa não funcionar após a troca dos capacitores por causa da energia capacitada, antes tire a bateria da cmos, mas coloque o lado mais brilhoso para o lado da placa-mãe, de forma que depois de colocado, vejamos o lado fosco do papel aluminio

25454257540.jpg

com os dedos, empurre o papel aluminio de forma que o papel aluminio tome a forma dos contatos

25454257541.jpg

deixe-a com o papel aluminio virado pro chão por 2 horas e depois retire para ver se funciona

2545425752.jpg

2545425751.jpg

bom, se não der certo o que provavelmente tem que dar, trabalho com isso diariamente e 1% apenas das placas que faço isto não dão certo, dificilmente uma placa que parou distintamente não deixará de funcionar com os procedimentos, se está no ponto de ir para a reciclagem, o que custa tentar?

Espero ter ajudado a todos os membros do Fórum Clube do Hardware.

Abraços, DriverGuide

o prosseso q você fez gostei danifiquei minha placa d novo e fiz o que você falo funciono mas de uma olhada no meu forum para ver o que você esqueceu http://adf.ly/H0v6q

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  • 2 semanas depois...

Olá, ao ligar meu monitor na tomada ele queimou levando minha placa de vídeo junto com ele. e ao comprar placa de vídeo nova,monitor novo,e memoria nova somente fica dando um beeper longo seguido de 3 beepers curtos parando ums 6 a 10 segundos e dando mais um beeper,sendo este ultimo como se fosse ligar normalmente parecendo que ligou mas não transmitindo o vídeo seria um problema em algum controlador de vídeo a placa mãe é uma m4a79xtd-evo e já gastando com placa de vídeo monitor e memoria já não poso mais comprar uma fonte ou outra placa. em uma das tentativas de ligar ela ligou mas ao desligar e colocar a cpu no lugar certo para religar não ligou mais. ja pegou alguma assim teve alguma solução ? desde ja agradecido a todos que puderem ajudar.

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Olá, ao ligar meu monitor na tomada ele queimou levando minha placa de vídeo junto com ele. e ao comprar placa de vídeo nova,monitor novo,e memoria nova somente fica dando um beeper longo seguido de 3 beepers curtos parando ums 6 a 10 segundos e dando mais um beeper,sendo este ultimo como se fosse ligar normalmente parecendo que ligou mas não transmitindo o vídeo seria um problema em algum controlador de vídeo a placa mãe é uma m4a79xtd-evo e já gastando com placa de vídeo monitor e memoria já não poso mais comprar uma fonte ou outra placa. em uma das tentativas de ligar ela ligou mas ao desligar e colocar a cpu no lugar certo para religar não ligou mais. ja pegou alguma assim teve alguma solução ? desde ja agradecido a todos que puderem ajudar.

Se não me engano, 1 beep longo, seguido por 3 curtos, significa problema com VGA. Será que teu slot PcI-e não foi pro espaço também? Teste a placa de vídeo no outro slot e veja no que dá.

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Se não me engano, 1 beep longo, seguido por 3 curtos, significa problema com VGA. Será que teu slot PcI-e não foi pro espaço também? Teste a placa de vídeo no outro slot e veja no que dá.

então é exatamente isto que estou achando a placa de vídeo é zero testei ela em outro PC de um amigo e ela ta tinindo.

Fala, rodolfosld! você sabe o fabricante do BIOS? Pois cada fabricante tem um número de beeps para cada dispositivo, os fabricantes de BIOS não seguem um padrão igual. Ve-la qual é...

acredito que seja america megatrends

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Testou a VGA no outro slot PCI-e? Por desencargo de consciência, teste outra VGA na sua Mobo.

ja tentei sim mas vou realizar os procedimentos descritos no topico e ver c depois dos capacitores descarregados ela da sinal de vida pois os capacitores sao todos solidos e nao tem nehum rachado nem estufado pode ser que por cauza do curto tenha danificado algum ou o proprio slot mesmo mas nao quis

ligar nem no 1 e nem no 2 mas nao custa tentar né

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DriverGuide,

Eu tenho uma Asus M3a78. Ela liga, mas não bipa e não dá vídeo. O led de força dela acende, o cooler do processador funciona, os dissipadores dos chipsets esquentam e os reguladores de tensão idem. Você acha que é uma boa tentar esses procedimentos?

Outras perguntas idiotas:

1)Para lavar, eu uso qual água? Da torneira? Mineral? Benta?

2) Preciso retirar os dissipadores dos chipsets para lavar? Minha placa tem uns adesivos colados. Tenho que remover também ou posso enfiar na água do jeito que tá?

3)O soquete dela é AM2/AM2+. Para lavar, Preciso colocar a tal proteção? Se sim, onde posso achar?

Obrigado.

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Pessoal achei isto aqui, bem esclarecedor...

"Minha placa mãe não da o sinal do bip e não da video mais ta ligando normal"

Lembra que a placa sem memória deveria dar bips. É só tirar os pentes sempre, facilita descobrir se o problema é sujeira nos slots.

Mas veja bem uma coisa: A placa-mãe "ligar" significa o VRM alimentar o processador, o processador devolver o VID pro VRM e pro chipset, o chipset iniciar as rotinas de boot. O fato do cooler girar e leds acenderem não chamaria de "ligar".

Em placas com o VRM ruim, seja capacitores com ESR alta demais (Não precisam necessariamente estar estufados, mas capacitor estufado sempre é certeza de problema, problema pequeno ou grande) ou mosfet com a resistencia interna (RDS_On) afetada , ocorre muito disso, o VRM alimenta o processador, o processador devolve o VID pro VRM, mas o VRM não consegue acertar a tensão do processador, de modo que este não termina suas rotinas de boot. Ou o VRM que alimenta o chipset ou a memória tem esse problema, e de qualquer forma umas dessas 3 partes não inicializa, e as 3 são fundamentais pro início das rotinas do boot (O "bip" não é o início, o bip ocorre depois de trocentas tarefas já executadas).

O que você pode fazer em casa é lavar a placa, agua e sabão neutro. Lava e esfrega com escova macia, ao redor do capacitores (A intenção é tirar eventuais liquidos eletrolíticos vazados). Antes de lavar tire processador, bateria da bios, e o CI da bios se este for removível. Depois de lavar enxagua bem, remova o excesso de agua chacoalhando a placa (Ela não é de acuçar nem de gelatina, nunca danifiquei placa-mãe assim), e deixar umas 4 ou 5 horas no sol, ou usar secador de cabelo ou pistola de ar quente por uns 30 minutos e depois deixar parado (No sol ou na somba) umas 2 horas (Por conta da agua que sempre fica debaixo do chipset e outros CI's)

Nalguns poucos casos o excesso de "dedos" numa placa pode juntar materia condutivo ou com capacitancia parasita, esse é o caso em que lavar a placa resolve. Também no caso citado de liquido eletrolítico vazado sobre a placa, só lavar e trocar os capacitores vazados que fica ok.

Sobre lavar com alcool isopropílico... bom, com agua e sabão vão-se uns 30l, e duvido que alguem disponha 10l de alcool isopropílico pra isso. O efeito final é similar, a vantagem do alcool é secar mais depressa.

Quanto a levar em "assistencia técnica", veja que a graaaaande maioria das lojas de informática não repara placas, só as troca, em algumas eletronicas tem profissionais com mais know-how pra reparos de placas do que em lojas de informatica ou revendas. Mas isso não é regra... reparo de placa-mãe não é igual reparar TV, tem que ter know-how específico em VRM's desse tipo, soldas BGA e conhecimento dos códigos das placas POST.

Edit:

Uma placa post ajuda muito nessas horas. Elas custam entre R$ 20 e 50, dependendo do importador, ou se for via contrabandista, ou se comprar direto na china, ela não "indicam" o defeito, mas a simples presença de algum código, ou falta de algum led acesso, pode indicar um problema simples ou um muito complexo, poupa tempo.

https://under-linux.org/showthread.php?t=147169

Tive um problema parecido com uma MB Gigabyte 7VM400M-RZ. USB com problema, tentava reinstalar o XP e dava erro, nao terminava.

1 pente pente de memória de 1GB e outro de 512MB kingston com problemas, bipava direto. Já um genérico de 256MB Eclipse original de montagem dessa MB esta intacto.

Dei essa lavada geral, ficou boa, alguns meses depois tive problema com USB.

Montei outra configuração com uma Asus M4A88T-M.

Resolvi checar melhor essa 7VM400M-RZ, deu video, iniciou o Post, acessei o Setup para rodar o Linux Zorin 6 via pendrive, deu umas travadas no inicio.

Nesse liga/desliga/acessa setup, etc, agora só liga o ventilador do processador, não da Bip, não dá video, os chipset, dissipador do processador ficam frios, nada aquece, dai a desconfiança recai nos drives de acionamento dos reguladores do processdor, leiam...

https://www.clubedohardware.com.br/printpage/Tudo-o-Que-voce-Precisa-Saber-Sobre-o-Circuito-Regulador-de-tensão-da-placa-mãe/1560

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Pessoal achei isto aqui, bem esclarecedor...

"Minha placa mãe não da o sinal do bip e não da video mais ta ligando normal"

Lembra que a placa sem memória deveria dar bips. É só tirar os pentes sempre, facilita descobrir se o problema é sujeira nos slots.

Mas veja bem uma coisa: A placa-mãe "ligar" significa o VRM alimentar o processador, o processador devolver o VID pro VRM e pro chipset, o chipset iniciar as rotinas de boot. O fato do cooler girar e leds acenderem não chamaria de "ligar".

Em placas com o VRM ruim, seja capacitores com ESR alta demais (Não precisam necessariamente estar estufados, mas capacitor estufado sempre é certeza de problema, problema pequeno ou grande) ou mosfet com a resistencia interna (RDS_On) afetada , ocorre muito disso, o VRM alimenta o processador, o processador devolve o VID pro VRM, mas o VRM não consegue acertar a tensão do processador, de modo que este não termina suas rotinas de boot. Ou o VRM que alimenta o chipset ou a memória tem esse problema, e de qualquer forma umas dessas 3 partes não inicializa, e as 3 são fundamentais pro início das rotinas do boot (O "bip" não é o início, o bip ocorre depois de trocentas tarefas já executadas).

O que você pode fazer em casa é lavar a placa, agua e sabão neutro. Lava e esfrega com escova macia, ao redor do capacitores (A intenção é tirar eventuais liquidos eletrolíticos vazados). Antes de lavar tire processador, bateria da bios, e o CI da bios se este for removível. Depois de lavar enxagua bem, remova o excesso de agua chacoalhando a placa (Ela não é de acuçar nem de gelatina, nunca danifiquei placa-mãe assim), e deixar umas 4 ou 5 horas no sol, ou usar secador de cabelo ou pistola de ar quente por uns 30 minutos e depois deixar parado (No sol ou na somba) umas 2 horas (Por conta da agua que sempre fica debaixo do chipset e outros CI's)

Nalguns poucos casos o excesso de "dedos" numa placa pode juntar materia condutivo ou com capacitancia parasita, esse é o caso em que lavar a placa resolve. Também no caso citado de liquido eletrolítico vazado sobre a placa, só lavar e trocar os capacitores vazados que fica ok.

Sobre lavar com alcool isopropílico... bom, com agua e sabão vão-se uns 30l, e duvido que alguem disponha 10l de alcool isopropílico pra isso. O efeito final é similar, a vantagem do alcool é secar mais depressa.

Quanto a levar em "assistencia técnica", veja que a graaaaande maioria das lojas de informática não repara placas, só as troca, em algumas eletronicas tem profissionais com mais know-how pra reparos de placas do que em lojas de informatica ou revendas. Mas isso não é regra... reparo de placa-mãe não é igual reparar TV, tem que ter know-how específico em VRM's desse tipo, soldas BGA e conhecimento dos códigos das placas POST.

Edit:

Uma placa post ajuda muito nessas horas. Elas custam entre R$ 20 e 50, dependendo do importador, ou se for via contrabandista, ou se comprar direto na china, ela não "indicam" o defeito, mas a simples presença de algum código, ou falta de algum led acesso, pode indicar um problema simples ou um muito complexo, poupa tempo.

https://under-linux.org/showthread.php?t=147169

Tive um problema parecido com uma MB Gigabyte 7VM400M-RZ. USB com problema, tentava reinstalar o XP e dava erro, nao terminava.

1 pente pente de memória de 1GB e outro de 512MB kingston com problemas, bipava direto. Já um genérico de 256MB Eclipse original de montagem dessa MB esta intacto.

Dei essa lavada geral, ficou boa, alguns meses depois tive problema com USB.

Montei outra configuração com uma Asus M4A88T-M.

Resolvi checar melhor essa 7VM400M-RZ, deu video, iniciou o Post, acessei o Setup para rodar o Linux Zorin 6 via pendrive, deu umas travadas no inicio.

Nesse liga/desliga/acessa setup, etc, agora só liga o ventilador do processador, não da Bip, não dá video, os chipset, dissipador do processador ficam frios, nada aquece, dai a desconfiança recai nos drives de acionamento dos reguladores do processdor, leiam...

https://www.clubedohardware.com.br/printpage/Tudo-o-Que-voce-Precisa-Saber-Sobre-o-Circuito-Regulador-de-tensão-da-placa-mãe/1560

Cara, eu sou leigo. O que é CI da Bios? Outra questão: preciso tirar os dissipadores da placa antes de lavar? Outro detalhe: o último link que postou sobre grulador de tensão está quebrado. Mas se copiar, vai direto.

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Cara, eu sou leigo. O que é CI da Bios? Outra questão: preciso tirar os dissipadores da placa antes de lavar? Outro detalhe: o último link que postou sobre grulador de tensão está quebrado. Mas se copiar, vai direto.
O CI da Bios pode ser presa a MB por solda ou encaixada.

A BIOS é um chip que carrega as configurações mais básicas do sistema antes de inicializar o sistema operacional propriamente dito. Ela verifica se a data e hora estão certas, se a ventoinha do processador está operando, se os diversos periféricos e controladores estão recebendo tensão, bem como se as memórias RAM estão prontas para trabalhar para, enfim, "chamar" o HD que acordará o sistema operacional.

Ela tem vários formatos.

Algumas MB parece um CI de 8 pinos encaixada no soquete de 8 pinos, outras CI SMD.

Quanto a remover dissipadores, dependendo da MB ai, só o do processador+dissipador. Outros dissipadores ou são fixados com uma manta adesiva ou fixados com travas/molas. Esses com travas/molas dos Chipet dá para remover e colocar pasta termica.

Link correto

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1560

sds

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Bom, muitos já ouviram falar, mais não sabem como fazer e se essas tentativas não fez sua placa funcionar, se a mesma parou de uma hora pra outra, é possível que esta resolva.

-----DEFINIÇÃO-----

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Curto de Hardman é um método utilizado em placas-mãe por alguns técnicos em informática/eletrônica com a finalidade de tentar recuperá-las. Bastando somente embalar a placa-mãe com papel alumínio cobrindo especificamente a parte dos contatos da solda. A placa deve permanecer embalada por algumas horas sobre uma superfície limpa e emborrachada, com a finalidade de que seus capacitores sejam todos "esvaziados", e qualquer anormalidade elétrica na mesma seja eliminada. A bateria do BIOS deve ser retirada antes da realização do procedimento, pois, pelo contrário também entrará em curto e será totalmente descarregada.

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-----MÃO NA MASSA-----

Bom , como falei acima, precisaremos de papel alumínio e 2 horas do seu tempo para a conclusão do curto, a placa deverá ficar de cabeça para baixo;

Coloque o papel alumínio em cima dos contatos da placa-mãe para gerar um curto e descarregar todos os capacitores com cargas diferentes, é normal a placa não funcionar após a troca dos capacitores por causa da energia capacitada, antes tire a bateria da cmos, mas coloque o lado mais brilhoso para o lado da placa-mãe, de forma que depois de colocado, vejamos o lado fosco do papel aluminio

25454257540.jpg

com os dedos, empurre o papel aluminio de forma que o papel aluminio tome a forma dos contatos

25454257541.jpg

deixe-a com o papel aluminio virado pro chão por 2 horas e depois retire para ver se funciona

2545425752.jpg

2545425751.jpg

bom, se não der certo o que provavelmente tem que dar, trabalho com isso diariamente e 1% apenas das placas que faço isto não dão certo, dificilmente uma placa que parou distintamente não deixará de funcionar com os procedimentos, se está no ponto de ir para a reciclagem, o que custa tentar?

Espero ter ajudado a todos os membros do Fórum Clube do Hardware.

Abraços, DriverGuide

não entendi a parte da troca de capacitores

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Esses capacitores eletroliticos perdem a eficiencia com o tempo, estufam (nas MB antigas), vazam, etc, com a troca a MB volta ao normal, hoje usam capacitores sólidos.

Nas fontes ATX acontece a mesma coisa: param de funcionar.

Já ressuscitei várias fontes trocando os capacitores eletroliticos estufados e outros sem com capacitancia reduzida. Se forem trocar algum, só usem capacitor de 105ºC onde for trocar, e de 80ºC idem. Esses ainda se acha no comercio. Prefira o da marca Epcos.

Quanto aos capacitores da MB, o problema é achar esses capacitores exclusivos para MB no mercado paralelo.

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