Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como proteger equipamentos eletrônicos de descargas elétricas ?


Beronga

Posts recomendados

Bom amigos, tenho uma dúvida e gostaria que vocês pudessem me ajudar. Gostaria de saber se é possível se proteger contra descargas elétricas (raios), para que os aparelhos eletrônicos não queimem.

Vou tentar ilustrar: Toda vez que começa uma tempestade, mesma que seja fraca, eu fico com muito receio de deixar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Isso é muito ruim, porque as vezes está passando um filme, jogo ou programa na TV que você quer muito ver, mas acabo desligando da tomada para não correr este risco.

Já tive uma Tv queimada estando desligada, mas estava conectada na tomada; queimou meu modem, estando desligado, mas o fio da tv a cabo estava conectado e se pode ter sido isto, só que os decoders não sofreram nada.

Enfim, acho que deu pra ter uma ideia do que eu estou pedindo. Existe algum aparelho ou alguma solução para se proteger de raios e evitar esse meu receio?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera, realmente imaginei que um aterramento e filtro de linha poderiam resolver o meu problema.

Agora uma dúvida:

Como deve ser feito um bom aterramento?

@Faller

Esses protetores contra surtos elétricos seriam os filtros de linha, correto?

E sim, aqui é 110v.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já escrevi sobre o assunto em vários tópicos, mas agora não me lembro onde estão, mas vai um sobre aterramento:

http://forum.clubedohardware.com.br/aterramento-aterra/659241

- Basicamente deve se saber que quanto mais próximo da entrada da fiação elétrica, telefonia e TV a cabo as descargas forem dissipadas, melhor. Pra isso existem os DPS de energia elétrica e DPS de sinal. DPS = Dispositivo Protetor contra surtos.

- Todo sistema de proteção contra descargas tem um aterramento, mas sozinho ele não faz nada.

- Todas malhas aterradas precisam estar em equipotencialidade ou seja, todas devem fazer parte de uma única malha. O aterramento do neutro precisa fazer parte da malha de aterramento do para-raios, se existir e de qualquer aterramento independente, mas o ideal é que saiam de uma mesma malha.

- Um dispositivo de proteção apenas instalado em um único ponto pode não ser suficiente pra manter a tensão da descarga num nível baixo o suficiente pra não causar danos. No pior dos casos essa tensão não deve ultrapassar os 1500V pra surtos em modo normal e comum. - Modo Normal: Fase-Neutro e Modo Comum: Neutro-Terra.

Fontes pra PC costumam suportar sem danos ou mudança das caracteristicas de funcionamento, um pico de até 1500V em modo normal, se não me engano é esse o valor, mas sei que é acima de 1000V, e 2000V em modo comum - segundo alguns órgãos normatizadores. Inclusive isso está disponivel no Guia de Design de fontes ATX.

Pra conseguir quase sempre uma tensão abaixo de 1500V, deve se usar proteção em cascata com no mínimo dois estágios. Protetores na entrada ou no quadro de disjuntores e um bom filtro de linha no ponto final. A melhor proteção se consegue com três níveis - entrada - quadro de disjuntores - proteção apos a tomada.

Um DPS designado pra proteger contra descargas uma rede de 110 ou 220V tem um valor tipico de 275V, a tensão residual desse dispositivo é nominalmente de 1500V pra uma descarga de 500A. Quanto maior a descarga, maior a tensão residual e pra mante-la bem baixa, deve se adotar a instalação de proteção em cascata e coodernadas entre si.

A tensão residual menor também é alcançada por instalação correta dos DPS, com fios de comprimento o menor possível que vão ao protetor.

Enfim, proteção contra descarga é algo detalhado e não se garante nunca 100%, mas fazendo tudo como manda figurino, a proteção é bastante boa. Eu mesmo tenho todas as proteções, em três níveis, e não tenho mais medo de usar meu PC durante tempestades.

ATUALIZAÇÃO:

O fato de alguns aparelhos queimarem numa descarga e outros não tem algumas explicações:

1 - Suportabilidade:

Equipamentos mais diversos possuem as mais diversas suportabilidades aos picos de tensão. Alguns suportam 800V por um determinado tempo pré-determinado (bem curto), outros suportam 1000V, outros 1500, 2000, 4000V...

2 - Um aparelho salva o outro.

Um pico de tensão causado por uma descarga vai procurar o caminho mais curto de volta a terra e esse caminho, se não for oferecido outro antes, vai ser por meio de um eletrônico e o eletrônico que oferecer esse caminho mais curto, vai acabar por atenuar o pico de tensão que chega no outro equipamento que ofereu uma maior resistência ao caminho elétrico. Não quer dizer que ele saiu 100% ileso, pode até ter havido um pequeno desgaste, mas não o suficiente pra romper a isolação interna dos componentes deste equipamento.

Atualização 2:

Um tipo de DPS pra quadros elétricos:

DSC02482.jpg

VCLCLAMPER.jpg

DPS pra proteção telefônica:

822b130.GIF

Protetores de uso apos a tomada:

p8t3v.GIF

filtro4tdps.GIF

Atualização 3:

Desculpe se estou vindo com conhecimentos demais de uma vez só. Mas há alguma semanas entraram em contato comigo pedindo orientações sobre o assunto e aqui reproduzo minha resposta. Acho que vou criar um tópico dedicado sobre o assunto, depois:

Bem, antes de te indicar qualquer coisa eu preciso de algumas informações. As perguntas podem parecer estranhas, mas importantes pra indicação de protetores e método de instalação das proteções:

1 - Que tipo de equipamentos deseja proteger?

2 - Esses equipamentos estão interligado com algum outro, comunicam entre si? Se sim, de que forma?

3 - Além da linha de energia, quais linhas a mais entram sua residência? Ex: TV (Antena no teto, TV a cabo, satélite...), telefonia, internet via rádio, etc. Cite-me todas as linhas de energia e comunicação que forem metálicas.

4 - Há um sistema de aterramento na residência? Como a instalação desse "fio terra" foi executada?

5 - como é a topografia da sua região? Montanhosa, descampado...? É uma área urbana densa, com muitos prédios ao redor ou uma área mais residencial com muitas casas? É uma área rural ou um bairro mais retirado com casas distantes uma das outras?

6 - Sua residência ou prédio possui algum tipo de pára-raios no teto? Há alguma edificação com para-raios nas proximidades?

7 - Como é sua rede elétrica, monofásica, bifásica ou trifásica (essa informação consta na fatura)? Existe um condutor neutro + fase(s)?

8- Sabe me dizer se o neutro está aterrado na entrada, no "padrão", próximo ao medidor de energia ou do transformador do prédio, se for o caso? Basicamente, há uma haste de aterramento ligada nesse ponto?

9 - Qual a tensão aí, 110-127 ou 220V? Ambas?

10 - Seu quadro de disjuntores possui espaço pra quantos disjuntores, há espaço vago? Quantos?

11 - Você tem acesso ao quadro de medição? Pode abri-lo?

Por enquanto acho que é "só", vamos aos conceitos!

Não vou explicar detalhadamente o que é um raio, mas mais como ele entra as linhas elétricas. Só dando uma pincelada, o raio é uma enorme DDP (Diferença de potencial - tensão) entre dois pontos, nuvem-terra, terra-nuvem ou nuvem-nuvem. Quando essa DDP atinge uma energia tal, ela consegue romper a barreira de isolação elétrica do próprio ar e pra isso acontecer, a energia é imensa! Um raio atinge milhões de volts com uma corrente de descarga ultrapassando às vezes 200kA - 200.000A! O raio "procura" sempre o caminho de menor resistência elétrica pra sua energia fluir de um ponto ao outro e é por isso que num espaço aberto ou onde tem uma árvore ou torre de metal acontece mais descargas, regiões montanhosas, rurais, etc. Cada raio é único, há alguns mais fracos e outros mais fortes...

Como os raios induzem energia nas fiações metálicas? Ele precisa atingir o fio diretamente ou o poste? O transformador...? Não, não precisa! Mas o pior tipo de descarga é um raio atingindo em cheio um poste ou fiação metálica, é a mais danosa!

Um raio consegue induzir tensão nas fiações ao longe. Muitas vezes um raio caindo a 5 km de distância consegue induzir energia em fiações. Mas como isso? O seu campo magnético é tão forte, que as linhas captam essa energia que se traduz em um rápido, mas danoso, pico de tensão.

Pico de tensão: Elevação rápida e alta no nível de tensão (v) das redes, com um retorno aos níveis normais de forma veloz tb. Essa elevação costuma durar no máximo 10 milissegundos por pico, e não tem como natureza só os raios. Os picos causados por raios são os de maior energia e mais danosos, mas por exemplo, um fusível de alta tensão instalado perto de um transformador estourando ou uma manobra de desligamento e religamento de uma rede elétrica, pode gerar um pico ou um surto de tensão também. Por isso muitas vezes falta energia e algo queima. A queima não foi pela queda em si, mas o que a provocou e a distância da causa dessa queda. Picos inclusive são gerados dentro de casa também, por alguns equipamentos ligando e desligando, relés abrindo e fechando, etc.

Sobretensão: A sobretensão se caracteriza por uma elevação sustentada de tensão, dura de alguns milissegundos à horas e queimam equipamentos também dependendo do nível da elevação da tensão. As proteções contra isso podem, OU NÃO, ser a mesma utilizada pra raios, depende de vários fatores, mas basicamente a proteção contra isso é um no-break e por mais que tenha uma discussão sobre a utilidade dos estabilizadores, os modelos em conformidade a ultima norma da ABNT desligam suas saídas automaticamente durante uma sobretensão elevada ou subtensão, que é o contrário de uma sobretensão. Alguns filtros, nobreaks e condicionadores (condicionar diga-se de passagem é um termo muito genérico, condicionar não significa sempre proteção, ok!) possuem proteção contra sobre/sub/tensão tão bem contra picos de tensão.

Felizmente 95% das descargas atmosféricas são do tipo indiretas, ou seja, longe das redes metálicas, mas muitas vezes capazes de induzir energia nessas linhas. Felizmente também, apenas uma parte da enorme energia de uma descarga chega às tomadas. A maior parte é dissipada diretamente à terra ou ao longo das fiações que possuem pontos diretamente aterrados tb e cabe aqui dizer que a energia de um raio sempre procura a terra, sempre procura o caminho menor de volta à terra e se você fornece esse caminho propositalmente antes dos equipamentos, entramos aqui na definição básica da proteção contra raios. Mas enfim, uma parte danosa dessa energia ainda chega aos equipamentos e às pessoas por meio de um telefone, um chuveiro elétrico ou outros meios. Você já deve ter ouvido falar de pessoas que pessoas foram eletrocutadas por raios ao falar ao telefone... Existem meios de proteger contra isso também e são as mesmas proteções usadas pra proteger os equipamentos.

As descargas diretas apesar de raras são as mais difíceis de conte-las. Uma descarga em cima de uma construção pode gerar danos na edificação em si e quem tiver dentro. É por isso em na maioria dos prédios altos, igrejas, hospitais, centros com aglomerados pessoas, por lei, devem possuir pára-raios.

O pára-raios, ao contrário do que muita gente acha, protege as pessoas e as edificações, não os eletrônicos! Um raio é capaz de estourar um telhado e provocar incêndios numa edificação. Com um pára-raios, grande parte da energia é dissipada à terra, já que todo pára-raios tem uma conexão direta com a terra, com uma malha de aterramento. O pára-raios do vizinho também não serve pra proteger sua edificação, nem pessoas nela.

Falando de aterramento, chegamos num dos pontos mais complexos dessa equação, não vou entrar em muitos detalhes, mas peço que leia o meu tópico, "Aterramento, aterra... o que?", em:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=104334

O aterramento foi criado primeiramente pra proteção de pessoas, seja lá qual aplicação utiliza o aterramento, como o pára-raios por exemplo, ou a ligação intencional da carcaça de equipamentos elétricos à terra. Essa é a função primordial do popular "fio terra".

As pessoas costumam fazer uma confusão danada quando se trata do assunto fio terra. Alguns falam que basta instalar o fio terra que tá tudo certo, seu equipamento tá protegido contra raios, que o fio terra é pra descarregar estática, que o fio terra pode ser ligado na torneira de ferro que resolve, ou na estrutura metálica do prédio. Todos conceitos equivocados com verdades e mitos misturados.

Sim, o fio terra engloba todas essas funções e mais outras e com aplicações variadas, mas sozinho ele é um mero fio enfiado na terra e nada mais é só um elo de toda corrente! Para que o fio terra de fato sirva pra algo ele tem que estar definido dentro de uma função específica, junto com uso de protetores adequados, pras pessoas e pros equipamentos. Por exemplo, uma aplicação do aterramento é o neutro da rede elétrica que está aterrado. Tem um porquê pra isso que não vou entrar em detalhes agora senão a mensagem vai ficando muito mais longa do que já está e ainda preciso falar mais sobre o neutro X fio terra, que daqui em diante chamarei pelo nome correto, o condutor de proteção ou internacionalmente conhecido como condutor "PE" - de "Protection Earth".

Se o neutro então é aterrado, qual a diferença de neutro e condutor de proteção, ou pela ultima vez, o fio terra? O neutro não é de fato, "neutro"?

O neutro é quase igual ao condutor de proteção. A diferença básica é que nele há corrente, faz parte de um circuito elétrico, que por definição, um circuito permite algo vir e voltar, fluir, certo? Preste atenção nessa informação sobre o que é um circuito porque é importante pra entender os esquemas de condutor de proteção que fazem de fato o uso do neutro, esquema TN - melhor explicado no link indicado acima. Então, por ter corrente circulando no neutro, vindo de um condutor fase e retornando pelo por ele, nem sempre o neutro é de fato "neutro", ele pode assumir valores de tensão no condutor. Já o condutor de proteção não conduz corrente, mas pra falar a verdade, ele conduz sim, pequenas correntes de fuga, aquelas que dão choquinho no gabinete do PC e no chuveiro, mas as correntes no fio terra são mínimas em uso normal e não causam uma elevação de tensão nesse condutor.

Mas sim, o condutor de proteção pode estar aterrado no mesmo ponto onde o neutro está aterrado, na mesma malha! Essa é uma prática tanto aceita como indicada em diversos casos. Mas se o condutor de proteção pode ser ligado na mesma malha de aterramento do neutro, pra que puxar um fio terra na construção inteira, porque não usar logo o mesmo fio neutro da tomada, ligando no pino de aterramento?

O neutro interno da residência tem muito mais chances de apresentar uma tensão, lembra-se que nele há sempre corrente, que ele está inserido no circuito? Ou seja, há energia fluindo do ponto A ao ponto B. Ao ligar o fio terra nesse neutro aí da tomada, você inclui a carcaça do equipamento no meio do circuito. Há ainda a chance de numa manutenção elétrica o eletricista inverter os fios na tomada ou numa caixa de passagem com emendas, ai já viu!

Devido algumas questões físicas e por estar longe desse circuito interno, ligar condutor de proteção na malha de aterramento do neutro ou o mais próxima dela possível, geralmente dentro da caixa do medidor, é aceitável em condições normais. Se chama de esquema de aterramento TN, com variantes chamadas TN-S e TN-C-S. A variante TN-C é a citada acima, a de ligar o pino de terra diretamente no neutro da tomada - vide link indicado, mas é um esquema de aterramento condenável hoje em qualquer norma, por ser muito arriscado pra quase 100% das aplicações.

Mas pra que ligar o fio neutro e o fio terra na mesma malha? Qual a vantagem disso? São duas as vantagens:

1 - Baixa impedância do condutor de proteção. Nessa ligação uma falha ou curto Fase-Terra, permite (salvo algumas questões elétricas) que um disjuntor simples consiga desligar o circuito. Se essa malha do condutor de proteção fosse separada da do neutro, a impedância geralmente seria alta e um disjuntor não eliminaria essa falha no circuito e alguém poderia tomar um choque forte numa carcaça de metal. Pra isso é obrigatório o uso de outro protetor, chamado de Dispositivo DR que por agora está fora do foco desse texto. Por isso aterrar um equipamento por aterrar, não resolver nada! O aterramento é um sistema e como em todo sistema, há componentes. Enfiar uma haste no chão e considerar isso proteção, tá longe de ser verdade. Há muitas coisas envolvidas aí.

2 - Aqui entramos no ponto principal que eu queria chegar nesse assunto de aterramento x raios. Como sabemos agora, o neutro é um condutor aterrado, tem sua malha de aterramento. Ao adotarmos uma malha a parte pros equipamentos, ou pior ainda, uma malha ou uma haste diferente pra cada equipamento, como vejo gente fazendo por aí, ainda mais se esses equipamentos tiverem interconectados por cabos metálicos, cometemos um enorme erro no que tange a imunidade contra descargas atmosféricas e proteção das pessoas. Que erro? Lembra da sigla DDP que eu usei ai pra cima? DIFERENÇA DE POTENCIAL, que se traduz em Diferença de tensão (tensão).

Basicamente, pra que haja um fluxo de elétrons, uma corrente de elétrons, tem que sempre existir uma DDP entre o ponto A e o ponto B. Quanto maior a DDP de um ponto A em relação a um ponto B, ou o contrário, maior a corrente, maior a energia, maior o dano. Só lembrar da força da DDP que causa um raio...

Então voltando aqui ao aterramento, malhas distintas, não fica lógico que malhas distintas sendo atingidas por uma descarga atmosférica não vão se encontrar em potenciais elétricos diferentes? Essa DDP não causaria umfluxo de elétrons? Essa corrente não poderia ser bem alta? Sim, pode ser tudo isso aí. Mas o que isso tem haver com os equipamentos a serem protegidos?

Pois bem, temos o neutro (condutor aterrado) chegando até uma fonte eletrônica, dentro dessa fonte há além de capacitores entre Fase-Terra, tem alguns entre Neutro-Aterramento. Aha! Dois condutores aterrados dentro do mesmo equipamento! Alto fluxo de corrente quanto maior a DDP... Conseguiu entender onde quero chegar? Um raio gera uma DDP nas malhas aterradas, mesmo caindo há quilômetros, mas mais perigosamente quando cai por perto. Um gradiente elétrico pode fluir pelo chão e as malha que forem atingida primeiro apresentarão uma DDP mais alta que as malhas que forem atingidas logo após. Esse elevação do potencial da terra é a causa da DDP entre malhas.

Então, se temos duas malhas em DDP, alta DDP, sua fonte eletrônica vai ser o caminho preferido pra parte dessa corrente danosa sair estragando tudo pela frente! Viu a lógica de se adotar uma malha única de aterramento com diferentes funções? EVITAR DDP's! Igualizar ou equalizar, potenciais! Essa equipotencialização ou equalização de potenciais também é feita pra proteger as pessoas. O contato humano com uma superfície metálica aterrada junto com outra aterrada, mas em potenciais elétricos distintos, causa um choque elétrico severo. Potencial igual, sem fluxo de corrente, sem risco de choque elétrico e danos aos equipamentos por esse motivo específico - há outras vias de danos que explicarei.

E onde só é possível usar uma malha separada de aterramento, como fica? Existem protetores que consiga equalizar o potencial das malhas sem que elas estejam diretamente interligadas e que isso possa ser feito logicamente antes do meu equipamento? Sim, felizmente há, mas não são tão eficientes como uma própria equipotencialização direta e intencional. Felizmente esses protetores conseguem dar um nível de proteção tal que a maioria das fontes suportam.

Viu como um aterramento é algo complexo? E olha que só toquei num pequeno ponto do assunto. Mas deu pra perceber que o vulgo fio terra na verdade introduz mais uma complexidade no sistema elétrico? Então pra indicar proteções é primordial saber qual sistema de aterramento é utilizado, quais sistemas estão aterrados, quais sistemas usam uma malha aterrada... A boa prática e normativas indicam uma coisa: todas as malhas devem ser interligadas o mais próximo do solo possível ou que todos os sistemas que fazem utilização de uma malha aterrada tenham seus fios de proteção todos convergindo pra uma mesma malha. Mas o buraco é mais embaixo quando lidamos com esse assunto já que nem sempre essa afirmação é verdadeira. Depende muito de cada sistema e cada aplicação. Só uma parte de toda complexidade... Mas vamos agora falar das proteções?

Creio que agora podemos entrar no assunto, protetores, depois de entendermos um pouco mais de como um raio age, como o aterramento se comporta em descargas atmosféricas. Mas não comentei em algo que as pessoas sempre perguntam: É preciso do condutor de proteção (fio terra) para proteger os equipamentos? Sim e não! Explico:

Linhas metálicas de sinal, TV, telefonia, rede de dados, precisam de fato do condutor de proteção para uma proteção efetiva já que os protetores utilizados nessas linhas fazem sempre o uso do nosso popular fio terra pra desviar as correntes de surto de volta à terra. Nesse ponto não há muito que fazer a não ser ter um sistema de aterramento bem instalado ou em casos específicos, utilizar o neutro para desvio dessas correntes. Há de fato protetores que fazem isso nas linhas de proteção de sinal, mas tem que se garantir que de fato o neutro está na posição correta, porque ele pode estar invertido na tomada em relação ao protetor, nenhum protetor tem como saber ou alterar automaticamente a posição do neutro.

Mas a proteção da linha de energia pode ser feita sem o condutor de proteção, apenas pelo neutro, mas na existência do condutor de proteção temos que também proteger o neutro em relação ao condutor de proteção em pontos chaves, dependendo do esquema de aterramento utilizado, principalmente quando os condutores aterrados estão em malhas ou hastes distintas. Tocarei nesse assunto já já!

Os protetores são em geral conhecidos por DPS ou SPD em inglês que significa - Dispositivo de proteção contra surtos. Um DPS pode utilizar diferentes tecnologias de proteção e vem com diferentes capacidades de proteção, como também em tamanhos e formas diferentes. São conhecidos popularmente como pára-raios eletrônico.

Dentro de um no-break, de um filtro, de um condicionador, de um estabilizador pode ou não, conter um DPS. Mas geralmente nesses dispositivos de uso final os DPS internos são de baixa capacidade de energia, não comportariam sozinhos a energia induzida por um raio. Mas tudo depende da quantidade do nível de energia induzida. E outra coisa, a maioria desses protetores não possuem a proteção entre neutro-aterramento, muito importante nessa proteção de uso final e intermediária. Já já explicarei o que é um protetor primário, intermediário (ou secundário) e final.

Toda proteção feita entre Fase/Neutro é chamada de "Proteção em modo Diferencial ou Normal" e toda proteção que é feita entre Fase ou Neutro e Condutor de proteção, é conhecida como "Proteção em modo comum".

Os DPS's que melhor protegem contra descargas atmosféricas são aqueles que são instalados num quadro elétrico e vêm num formato quase igual à de um disjuntor. Por exemplo, os VCL Slim da Clamper - www.clamper.com.br. Esses DPS's vêm em várias capacidades e são aplicados num quadro de disjuntores, num quadro de entrada, no quadro de medição ou num quadro elétrico qualquer. Eles em geral possuem alta capacidade de desvio de correntes de surto e por isso costumam suportar várias descargas até se danificarem - salvo casos severos de descarga que podem danificar numa única pancada do raio.

Todo DPS tem como natureza de operação o desvio de correntes danosas de volta à terra. Seja via Fase em retorno pro neutro, como Fase em retorno pro condutor de proteção como de duas malhas aterradas, no caso a proteção seria feita entre Neutro e malha de aterramento separada ou em alguns casos, podemos utilizar proteção entre os dois condutores aterrados mesmo quando a malha é única, isso depende do esquema de aterramento utilizado e as distâncias dos condutores em relação ao ponto onde se encontram na mesma malha.

A instalação de um DPS geralmente terá um dos condutores elétricos do circuito ligado em um lado qualquer do DPS e o outro condutor do circuito será ligado do outro lado do DPS - junto claro com algumas práticas que melhora a eficiência da proteção. Ainda temos as linhas de sinal, que teriam suas linhas ligadas indiretamente pelo DPS de proteção de sinal ao condutor de proteção.

Um DPS basicamente funciona colocando essas linhas em contato direto uma com outra instantaneamente. No caso de Fase-Neutro teríamos de fato um curto-circuito momentâneo! É esse curto-circuito que vai permitir a corrente de surto ser desviada de volta à terra, pelo neutro aqui nesse exemplo. Esse curto reduz o nível de tensão do circuito após o DPS e não permite que a corrente alta retorne à terra por dentro do seu equipamento elétrico/eletrônico. O componente mais comum utilizado pra isso se chama Varistor ou MOV - Metal Oxide Varistor - Resistor variável de óxido metálico.

Um varistor como eu disse, é um resistor com resistência variável. Em uso normal, na sua tensão normal de serviço da rede ele apresenta uma resistência infinita ou seja, não conduz nada. Quando a tensão sobe por um pico ou sobretensão, o varistor instantaneamente reduz sua resistência e permite a condução de energia. Existem varistores de diversos tamanhos e capacidades e é essa capacidade que vai nos dizer onde cada um deve ser usado. Por isso te fiz perguntas da região que você mora, isso me permite prever o nível de incidência de descargas e probabilidade dela atingir em cheio a construção e em quais pontos cada modelo de DPS deve ser aplicado.

Há outras tecnologias que são usadas em DPS's como centelhadores, diodo... cada uma com suas desvantagens, vantagens e diferenças nas aplicações, mas agem basicamente da mesma forma.

Proteção primária, secundário e final? Do que se trata?

Proteção primária, complementar ou supletiva e final, é o que chamamos de instalar DPS's de diferentes capacidades em diferentes posições na rede elétrica, em modo cascata como é chamado. Porque é necessária uma proteção primária, complementar e final, mas primeiro:

Os pontos chaves básicos são: Entrada, Meio da instalação e ponto final que se caracterizam por:

1 - Primeiro quadro elétrico, geralmente quadro de medição ou caixa de derivação ao lado - PROTEÇÃO PRIMÁRIA ou de entrada - DPS de altíssima capacidade de energia.

2 - Quadro de disjuntores - esse instalado dentro de casa - PROTEÇÃO INTERMEDIÁRIA ou pode fazer o papel de primária caso não seja possível instalar os protetores na entrada, mas aqui teríamos apenas a proteção em dois estágios. Os DPS são de altíssima ou capacidade intermediaria.

3 - Após a tomada - ponto final. DPS de baixa energia, filtros, no-breaks, condicionadores em geral, etc.

A melhor proteção é essa em três estágios, cada uma com seus DPS's de capacidade específica. Mas nada impede de você usar o mesmo tipo de DPS em dois ou três pontos, ou mais pontos, apenas o custo vai ser maior.

O papel dessa proteção em cascata é segurar o residual deixado por cada DPS. Sempre há uma energia residual que será tão maior quanto for a força da descarga. Daí a proteção em cascata faz com que a tensão residual final seja tal qual, os equipamentos suportem.

Eletrônicos em geral suportam um impulso entre 1000 e 1500V por um tempo especificado que não dura mais do que alguns microsegundos - a proteção diga-se de passagem atua em nanosegundos. Eletrônicos muito sensíveis suportam em torno de 700-800V. Pra se conseguir esse nível de proteção devemos ter então no mínimo uma proteção primária, ou secundária fazendo papel de primária e uma final, após a tomada. Nas linhas de sinal podemos ter proteção também na entrada, se possível, ou apenas uma final em cada saída de sinal.

As proteções pros equipamentos é importante também pras pessoas ao por exemplo utilizar um telefone durante tempestade ou um equipamento qualquer já que evita que arcos elétricos possam eletrocutar alguém. Recomendo entretanto, que durante uma tempestade franca que não façam uso de nenhum tipo de aparelho elétrico ou telefone conectado a um fio e não toque em plugues, fios ou tomadas.

Enfim, por enquanto é só. Esse assunto é vasto, e ainda eu teria que comentar a coordenação dos DPS em cascata, mas basicamente para se conseguir uma coordenação fácil de atuação desses DPS's todos eles teriam que ter a mesma tensão de serviço e estarem num mínimo de 10 metros de fio distante um do outro ou corre-se o risco, por exemplo, de o DPS secundário ou final lidar com a maior parte da energia e o primário, que é de maior capacidade e tá mais próximo da malha de aterramento, lidar com uma parcela pequena, invertendo os papéis de cada um e reduzindo o nível de proteção final. Coordenar DPS de característica semelhante é fácil, o problema é quando as distâncias são curtas e os DPS possuem características distintas...

Pra finalizar esse "pequeno" texto, indico a leitura simples como um folder sobre raios feitos pela Clamper voltado diretamente aos leigos:

http://www.clamper.com.br/baixararquivo.asp?a=arquivos/manual_clamper.pdf

Catalogo do protetor pra quadros elétricos, VCL Slim:

http://www.clamper.com.br/baixararquivo.asp?a=fichas/VCL%20Slim%20Plugavel.pdf

http://www.clamper.com.br/baixararquivo.asp?a=fichas/VCL.pdf

E o vídeo institucional a Clamper:

http://www.clamper.com.br/aclamper.asp

Não to fazendo propaganda pra Clamper, não ganho nada com isso. Indico essa empresa por produzir os produtos de melhor custo x beneficio e por ser uma empresa totalmente nacional com vários certificados de qualidade no setor. Existem outras empresas que produzem produtos de mesma aplicação, mas nenhuma com o mesmo know-how da Clamper e com uma gama enorme de produtos. As que se equiparam são só as internacionais.

Por enquanto vou deixá-lo digerir esse texto e aguardo as informações que te perguntei pra te fazer as indicações, recomendações na instalação e onde adquirir facilmente os protetores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha nossa senhora, nem sei como agradecer essa verdadeira aula _rau_.

Vou tentar responder suas perguntas dentro do meu conhecimento limitado.

1- Os principiais seriam, computador (incluindo modem, monitor, impressora), 3 televisores, 2 decoders TV a cabo, geladeira.

2- 2 televisores estão ligados à 2 decoder de TV à cabo, 1 televisor está ligado à uma antena parabólica e computador ligado aos periféricos com modem ligado também a tv à cabo.

3- Antena Parabólica, tv à cabo, linha de telefone.

4- Não.

5- Residencial com muitas casas, com casas muito próximas.

6- Não, existe uma antena de rádio à +- 100 metros de distância, e um supermercado (acredito que possua pára-raio) à 200 metros.

7-Monofásica, não sei te responder se existe condutor neutro+fase.

8- Não consegui identificar essa ligação.

9- Aqui eu sempre achei que fosse 110-127, pois não possui nenhuma tomada 220v, mas olhando a fatura vi a seguinte descrição:

Indicadores de Qualidade de Fornecimento:

Tensão: Nominal = 220/127 V Min. = 201/116 Máx. = 231/133 V

*Não sei se está informação é útil.

10- Possui 2 disjuntores (chuveiro e para resto da casa), que inclusive foram trocados recentemente, pois estavam "caindo" constantemente e segundo o eletricista eles possuíam corrente errada. Existe espaço para mais 1 disjuntor.

11- Sim, sim.

Se necessitar de mais alguma informação, por favor me avise.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, nem tanto. Não precisa fixar, acho que vou fazer, não por agora, um guia, baseado também em inforções do Guia do IEEE mais atual (2005) - How to Protect Your house and its contents from lightning strikes que se traduz em:

Como proteger sua casa e seus pertences de descargas atmosféricas.

Eu queria traduzir o documento inteiro, mas é meio grande, umas 60 páginas se não me engano... Daria muito trabalho, então pretendo resumir.

Beronga, te respondendo:

Desculpe pelo "estupro" de informação! Mas isso aí é o básico... :D

1 - Vamos considerar que você quer então proteger tudo, é melhor assim.

2 - Pra proteger essas linhas de TV preciaríamos primeiro ter um sistema de aterramento na casa e se possível que todas as antenas tivesse seus mastros aterrados por meio de cabos condutores de descida à uma haste de aterramento e que esse aterramengo fosse ligado com o aterramento principal da casa por debaixo do chão. Na impossibilidade disso, ainda conseguimos um bom nível de proteção com protetores locais internos, mas ainda assim precisaremos do fio terra nas tomadas, sendo que esse fio terra precisa estar equipotencializado com o aterramento principal, com o do neutro no padrão de luz.

3 - Você precisaria de protetor DPS pra linha de sinal de parabólica, TV à cabo e linha telefônica, mas precisará do danado fio terra nas tomadas. Te indico os protetores depois.

4 - Pois é, necessita-se de um sistema de aterramento. Esse fio terra pode e deve ser puxado de dentro do padrão da CIA Elétrica. Qual é a CIA Elétrica daí? No site deles geralmente tem um manual de normas com as orientações. Seu aterramento seguiria o esquema TN-S a partir do padrão...

É uma boa prática enficar mais hastes no solo, perto do padrão, em distância pré-determinada, interligando-as com a haste de aterramento do neutro. Na impossíbilidade, tipo chão concretado, ou vai ter que contar com o aterramento local do padrão ou quebrar o chão pra adicionar mais hastes. Seria bom mesmo checar o estado dessa haste do padrão na qual o neutro e a caixa metalica do padrão são aterrados.

Muitas vezes o próprio padrão, aqueles tipo postinho enterrado no chão, faz o papel de haste enterrada. Outros modelos mais recentes e de baixo custo, que usa caixa de policarbonato, e é fixado num poste de concreto e usa os próprios vergalhões do poste como haste de aterramento. Veja um exemplo:

http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=3&url=http%3A%2F%2Fwww.abradee.org.br%2Fvencontro%2FP_e_D%2FApres_CPFL%2520_PD23_%2520Padrao.ppt&ei=bAfKSqzCKN-TtgfI_si5AQ&rct=j&q=CPFL+Padr%C3%A3o+compacto+de+energia&usg=AFQjCNEiWlhWiOXRiAAuiiXClcXszPYjWQ

5 - Ok. O DPS mínimo pra entrada de energia elétrica e/ou caixa de disjuntores, seria um de 20kA ou de preferência maior. Depois te explico melhor quando for indicar cada DPS pra cada aplicação.

6 - Como não é um prédio e provavelmente não tem uma estrutura metalica profunda e tá relativamente distante, ainda indico um DPS de capacidadade mínima de 20kA.

Quando temos para-raios próximos, as chances de uma alta energia ser dissipada no solo das proximidades é maior e logo devemos escolher um DPS de maior capacidade por causa da elevação do potencial elétrico do aterramento. Os Para-raios prediais protegem as pessoas e a construção, não os eletrônicos...

7 - Se é monofásica com certeza existe um neutro + fase. Um fio em 110-127V e um neutro, ambos fechando o circuito elétrico de uma tomada.

8 - Seu padrão é embutido na parede ou é do tipo "poste"? Tem mais de duas décadas que foi instalado? Geralmente da década de 80 pra frente o neutro já era obrigatoriamente aterrado. Mas se esse aterramento local do padrão de luz foi realizado na década de 80, chances são de que já esteja deteriorado.

9 - 220/127V é a configuração do transformador que te atende. Ele é capaz de fornecer 220V com duas "pernas" de 110-127V ou seja, duas fases. Se na sua fatura está escrito, Medição Monofásica, então só chega uma Fase+Neutro no seu medidor.

10 - Um erro de muitos eletricistas e do próprio dono da construção querendo economizar ao máximo, ou deixando um pedreiro realizar a instalação elétrica, é a instalação de um quadro de disjuntor minúsculo,mas mesmo que instale um mediano, coloca só um disjuntor pra tudo e outro pro chuveiro e na pior das hipóteses, deixa só o disjuntor do padrão de luz, sem quadro de disjuntor interno, como já vi o que é um tremendo absurdo!

Uma divisão minimamente boa seria: 1 disjuntor pra iluminação, 1 disjuntor pra cozinha, 1 disjuntor geral pra casa e 1 disjuntor pra cada chuveiro. Isso é o mínimo! O ideal numa residência pequena em 110-127V:

1 Disjuntor geral pra cozinha

1 Disjuntor área de serviço - se tiver secadora, lavadora... Se tiver só apenas maquina de lavar sem sistema de aquecimendo de água, dá até pra compartilhar o geral da cozinha.

1 Disjuntor dedicado pro microoondas

1 Disjuntor Iluminação

1 Disjuntor Geral - quartos/salas/escritório/área externa

1 Disjuntor pro chuveiro.

Pra que isso? Primeiro se diminui as quedas de tensão, segundo se diminuir as interferências. Um microondas ligando, uma geladeira dando partida, vai causar uma piscada na luz. Se fossem circuitos separados, isso seria atenuado bastante.

Esses mesmos equipamentos ligados junto com PC, vão facilitar com que pequenos picos de tensão cheguem até as fontes dos eletrônicos. Os picos não são grandes, mas sempre é bom atenua-los ao máximo e isso se consegue com uma separação melhor de circuitos. Filtros ajudam a resolver isso também, entretanto, mas vai continuar havendo quedas severas de tensão por um breve instante no momento da partida desses aparelhos, o que provoca aquela piscada de luz.

Quedas de tensão: Com separação boa dos circuitos, as quedas de tensão de forma continuada são menores.

Se o disjuntor tava caindo, espero que esse eletricista não tenha metido um disjuntor de corrente maior sem antes verificar se o fio comporta a corrente imposta ao mesmo. Muitos ditos eletricistas pegam e metem um disjuntor de maior corrente e da-lhe aquecimento no fio! Com o tempo o fio poderá derreter além do disperdício de energia em forma de calor. Disjuntor caindo é sinal de sobrecarga, e se antes o disjuntor tinha sido escolhido corretamente e agora o tal eletricista meteu um disjuntor maior, fez *****! Bem, mas aqui demos uma desviada no assunto, voltando...

A instalação de DPS nesse quadro precisaria de espaço pra mais dois disjuntores, seria ocupado por um DPS Fase-Neutro e outro DPS entre Neutro-Aterramento. O DPS entre Fase-Neutro pegaria os surtos gerados na fase por qualquer tipo de causa, e o dissiparia no condutor neutro - que é aterrado. Mas esse dissipação no condutor neutro causa uma elevação de tensão ao longo do condutor neutro e logo precisamos de uma proteção também entre Neutro-Aterramento pra equipotencializar os dois condutores, apesar de no esquema TN-S eles estarem equipotencializados na entrada, dentro do quadro de medidor, enquanto a fiação vai se distanciado desse ponto, o desvio de surtos elétricos em cima do condutor neutro, pode causar esse problema, dai precisamos dessas duas proteções.

11 - Bem, eu fiz essa pergunta, mas não é bom mexer no quadro de medição por conta própria, além de perigoso as CIAS Elétricas não gostam nada nada! É bom que qualquer alteração interna no quadro do medidor seja notificada à cia elétrica ou que chame-os pra fazer a instalação do DPS dentro do quadro de medição, se permiterem, e aproveitar pra ligar o fio terra que vai pra dentro de casa.

Encanamentos de água e gás de metal, todos precisam estar ligados ao mesmo sistema de aterramento logo na entrada - isso é de extrema importância!

Achou tudo muito complicado? Na visão do leigo, é! Mas se mesmo assim acha tudo muito complicado e que vai ficar caro, em princípio você precisa aí obrigatoriamente de um sistema de aterramento e que esse seja equipotencializado, isso é imprescindível.

Depois adotar protetores localizados que te forneça proteção de sinal e força, como os protetores da APC.

Com essa medida já te dá uma boa segurança contra descargas indiretas nas redes - 95% ou mais delas!

Por enquanto é só isso tudo! :D

PS: Está trovejando no instante que posto essa mensagem, tá formando mó temporal... :D

PS2: Não me responsabilizo por práticas equivocadas do exposto aqui. Não aconselho mexer sozinho no sistema elétrico sem a ajuda de um profissional qualificado e registrado que possua conhecimentos sobre instalação de protetores contra raios. A Clamper - www.clamper.com.br, talvez possa te indicar um. Aliais, a Clamper é uma empresa mineira!

Sempre desligue a chave geral antes de mexer em qualquer coisa elétrica, mas mesmo assim teste se realmente tá chegando energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eheheh, parece que todo mundo encontro o tópico do _rau_ hoje. Neste exato momento, está o maior temporal aqui o RS. Há alguns minutos caiu (ou subiu) um raio aqui perto, e parece que levou um transformador junto. Como o barulho foi impressionante mesmo, liguei para os meus pais, que moram a uma quadra daqui, para perguntar se estava tudo bem... uma TV 14' queimada, mas só isso. Estranho que a outra TV, de 20' estava ligada também, mas não aconteceu nada. Aqui em casa, apenas o sinal ADSL caiu e voltou em seguida. Depois do susto, vou ler com calma as dicas do _rau_ e ver se dou um jeito de me prevenir de futuros problemas. Segundo o JN, este mês terá chuvas e temporais acima da média aqui no Sul e também no Sudeste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Raios podem descer, subir ou ir de nuvem a nuvem, tudo depende de como estão dispostas as cargas positivas e negativas, de como estão as DDP's entre os pontos positivos e negativos. Mas sempre ha um raio líder que formará o caminho para ocorrer a descarga, esse raio lider ionizará o ar, formando o caminho pra descarga e logo a explosão do ar e a produção do estrondo sônico tão conhecido.

Esse video em 2000 frames por segundo mostra bem o(s) lider(es) descencendo e depois ocorrendo a descarga de fato:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 - Cemig

8- Embutido na parede, com certeza tem mais de duas décadas, só que eu moro aqui já vai fazer 16 anos.

10- Acabei me expressando mal, o que aconteceu é que estava "caindo" o disjuntor ae o eletricista veio e disse que tinha quebrado uma peça (realmente estava, ele me mostrou), só que ele percebeu que o outro disjuntor tinha uma corrente errada. Ele mediu tudo, fez alguns cálculos e me mostrou, ae comprou um correto.

Quanto ao eletricista, além de ser meu amigo, ele é muito bom, não tem curso superior, mas deve ter no mínimo uns 15 cursos pelo Senai e etc, é registrado, trabalhou muitos anos em SP, inclusive na Eletropaulo, o cara é extremamente perfeccionista, disparado o melhor eletricista que conheço.

Infelizmente aqui é uma construção antiga, e sei que deve haver fios e ligações fora do padrão, mas sempre quis fazer uma reforma completa na fiação, o que falta é tempo $$$.

PS: Isso deve ser contagioso, aqui por volta das 16:20 de ontem armou um temporal que durou uns 90 minutos.

PS2: Se quiserem fixar e usarem como tutorial ou algo parecido, tem o meu voto, se quiserem podem editar/apagar minhas mensagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 - Cemig

8- Embutido na parede, com certeza tem mais de duas décadas, só que eu moro aqui já vai fazer 16 anos.

O ideal era pedir a CEMIG pra fazer uma inspeção no padrão. Você especifica que quer que o aterramento do padrão e tudo mais, disjuntor, sejam revisados e se necessário refeito o aterramento - a ligação do fio terra para dentro da residência, é feita pelo eletricista.

Na década de 80 eu creio que já era costume aterrar o neutro abaixo do padrão, mas esse seu aterramento já deve estar deteriorado, contatos ruins, cobre oxidado... Por enquanto não dá problema no funcionamento da instalação em si porque o fio neutro que entra no padrão ele geralmente está aterrado em cada residência, o seu condutor neutro faz parte de uma mesma malha aterrada em toda vizinhança....

Só que pra maior eficiência de um DPS, principalmente instalado na entrada, é bom que o aterramento local tenha o mínimo de qualidade. Não impede de ele exercer seu papel, mas execerá de forma mais eficiente com uma boa malha de aterramento local.

Esse aterramento local tem mais uma função, manter o condutor neutro, diante de condições normais e adversas, numa tensão mais próximo de zero volt possivel. Se o neutro se rompesse na entrada do padrão por exemplo, esse aterramento local é que teria a função de manter o neutro no seu referencial correto pra evitar outros problemas, mas na prática apenas uma haste utilizada pela CIA Elétrica, dificilmente vai conseguir isso, mas minimiza os problemas.

Do mesmo ponto em que o neutro é ligado a esse haste local, deve ser derivado o fio terra que vai ser ligado dentro da residência, tomado devidos cuidados, como ligação equipotencial de todos os encanamentos metalicos, encanamento de gás se existir e superficies de metal em geral que estejam em contato com o solo, todas essas superfícies devem ser parte integrante do aterramento principal. Veja essa imagem postada pelo colega forista, marco_piracicaba.

sys-tbs-potentialausgleich.jpg

Ela é um exemplo de ligações equipotenciais. Esse fios amarelos com verde fazem a ligação equipotencial nessa imagem. Claro que numa residência típica dificilmente a coisa vai ser "chique" assim, mas as ligações equipotenciais são importantes pra segurança das pessoas e também dos equipamentos quando falamos de neutro e terra ou uma malha de aterramento qualquer separada.

Muitos eletricistas costumam fazer uma malha a parte pro aterramento. Esse tipo de prática não é o ideal, mas mesmo que se opte por fazer uma malha a parte, ela deve ser interligada com a(s) haste(s) do neutro diretamente ou através de algo que chamam em instalações prediais, de barramento de equipotencialização, o BEP. Os BEPs recebem os condutores que interligarão entre si todos os pontos ligados à terra direta ou indiretamente.

Esse assunto de ligações equipotenciais está diretamente relacionado à proteção de pessoas e equipamentos...

10- Acabei me expressando mal, o que aconteceu é que estava "caindo" o disjuntor ae o eletricista veio e disse que tinha quebrado uma peça (realmente estava, ele me mostrou), só que ele percebeu que o outro disjuntor tinha uma corrente errada. Ele mediu tudo, fez alguns cálculos e me mostrou, ae comprou um correto.

Quanto ao eletricista, além de ser meu amigo, ele é muito bom, não tem curso superior, mas deve ter no mínimo uns 15 cursos pelo Senai e etc, é registrado, trabalhou muitos anos em SP, inclusive na Eletropaulo, o cara é extremamente perfeccionista, disparado o melhor eletricista que conheço.

Ok! Se o cara é de confiança e eu não vi o serviço, o assunto morreu aqui...

Infelizmente aqui é uma construção antiga, e sei que deve haver fios e ligações fora do padrão, mas sempre quis fazer uma reforma completa na fiação, o que falta é tempo $$$.

Situação comum na maioria das residências, nem dá pra ficar se estressando demais, é pegar e quando der, fazer melhorias. Eu por exemplo deixei o upgrade do meu PC de lado e gastei na parte elétrica e ainda to gastando...

Instalações elétricas residenciais é algo que vai durar, com manutenção básica, décadas, então decidi fazer isso primeiro.

Tenho um amigo que repintou a casa, trocou um carro 5 anos de uso por um 0km, mas a parte elétrica da casa dele ele disse que vai deixar pra depois.

Tocamos no assunto parte elétrica porque ele tinha me perguntado porque o disjuntor do chuveiro dele tava desligando depois que ele trocou de chuveiro. Ele tinha colocado um de 6000W, o disjuntor era de 25A, precisaria de um de 30A... Detalhe, a fiação está fina demais, mesmo pra 25A, é 2,5mm2... Abri o quadro de disjuntor e vi a lata de lixo que tá aquilo. Muita teia de aranha, restos de reforma e pintura, disjuntores antiquissimos. Daí falei pra que a instalação toda ta precisando de uma revisada e que era pra ele comprar um chuveiro de 4400W no máximo enquanto não mexia na instalação...

PS: Isso deve ser contagioso, aqui por volta das 16:20 de ontem armou um temporal que durou uns 90 minutos.

PS2: Se quiserem fixar e usarem como tutorial ou algo parecido, tem o meu voto, se quiserem podem editar/apagar minhas mensagens.

Bem, aproveito aqui pra mostrar a instalação dos protetores aqui de casa. O de telefone que eu tinha colocado na entrada, queimou. Nem sei a razão, simplesmente queimou, nem tava relampejando. Eu tinha instalado-o na caixa de emenda do telefone na entrada e ligado ao aterramento. Atualmente tá sem proteção telefônica, mas meus PC's não são ligados ao telefone, a net é via radio, mas mesmo assim preciso colocar proteção no cabo de descida da antena, um centelhador que liga o cabo ao aterramento.

A proteção da antena local ainda não fiz, nem da Sky.

Aqui está a proteção de energia na entrada, dentro do padrão de luz da CEB - Companhia Energética de Brasilia - eles permitem que eu use o quadro de medição pra isso:

dpsclamper.jpg

Aqui está a ligação dos DPS dentro do meu quadro de disjuntores. Como aqui é trifásico, ai tem três DPS, um pra cada fase, ligado no neutro, e um DPS de proteção do neutro em relação ao fio terra:

DSC02493.jpg

Veja que na entrada só usei três porque terra e neutro estão interligados logo ao lado dos DPS's, então não precisa a proteção do neutro. Agora à medida que distanciamos do ponto equipotencial de neutro e terra e quando uma proteção interna atua, jogando uma corrente de surto em cima do neutro, pode acontecer uma diferença de potencial entre neutro e terra, dai o DPS colocado entre Neutro e Terra ajudam a equipotencializar momentaneamente essas duas linhas novamente, retornando em seguida ao estado normal. Basicamente os DPS's funcionam colocando duas linhas em curto-circuito por um tempo breve, somente o tempo de dissipar o surto elétrico que retornará à terra por meio ou do neutro ou do fio terra em si...

Diagrama do aterramento do padrão nos moldes exigidos pela CIA Elétrica (o uso de mais hastes fica à critério do cliente ou quando há no mesmo lote medição agrupada - mais de um medidor):

padro1.jpg

Ligação do fio terra e neutro dentro da caixa de medição:

padrp2.jpg

Observe a imagem que postei da caixa do meu medidor, ali de onde sai um fio verde e vai pra cima - esse é o fio terra, o neutro tá em preto e as fases em azuis (as cores do meu neutro e fases tão fora da norma entretanto, seria o contrário...)

Depois dessas proteções, no meu PC eu tenho um filtro APC modificado pra 220V e um nobreak APC por causa das quedas de energia que tem aqui frequentemente. Num outro PC só outro nobreak da APC tb.

Todos produtos da APC possuem proteção completa pra todas as linhas Fase/Neutro/Terra, coisa que dificilmente se vê em filtros de linha simples e muitos nobreaks nacionais. Meu filtro APC, que comprei através de um importador, veio com proteção pra cabo de rede também, então o cabo de rede ligado ao meu PC tb passa através do filtro. Veja:

dsc01739nk0.jpg

Nele ainda tem proteção pra antena de TV aberta ou paga, como internet a cabo tb, ja que todas usam o mesmo tipo de conector coaxial. Mas esse tipo de protetor você encontram também de forma avulsa de outra marca, como a Clamper por exmeplo, e a proteção pra cabo de redes e de telefone tb, caso queira colocar perto dos aparelhos de telefone pra proteger as pessoas também durante o uso durante tempestade. Mas nesses casos o fio terra tem que chegar nesses pontos. O ideal mesmo é que niguem use telefone durante tempestades ou use telefone sem fio e celular desligado do carregador.

Você pode se perguntar porque coloquei tantas proteções na linha elétrica...

O uso de um protetor apenas, em apenas um local, apesar de eficaz pra maioria das descargas elétricas, eles podem ser sobrecarregados durante um surto muito forte. Nessa "sobrecarga" eles vão permitir que uma tensão além do suportável pelo equipamento atinja-o. Ele vai atuar pra proteger, mas a corrente de surto é tão elevada que o residual deixado pelo protetor é o suficiente pra causar danos.

Pesquisas mostram entretanto, que praticamente todas as descargas que chegam até uma tomada gera um surto de no máximo 6000V 3000A. Nesse nivel de corrente e tensão, a tensão residual deixada por um protetor do tipo APC é baixa o suficiente pra que não cause dano algum a uma fonte de alimentação. De qualquer forma, estudos mostram que é mais eficiente termos no mínimo dois níves de proteção, e isso conseguimos com um nível se possivel na entrada e outro no ponto final. Os mesmos estudos mostram que o menor nível de tensão residual é conseguido com três estágios de proteção, sendo esse o que eu adotei. Sai um pouco caro, mas fiz por etapas, gastei por etapas... :)

No teu caso, como eu já tinha dito, em principio contrate alguém que entenda e faça o aterramento correto.

Pra sala onde estiver os equipamentos principais de TV, DVD... eu colocaria um filtro APC tb, com proteção pro cabo de sinal de TV, mas provavelmente vai precisar de comprar pequenos adaptadores pras tomads encaixarem no filtro, são barato...

Caso tenha dois cabos de sinal de TV, um TV local e outra TV paga, o jeito seria comprar um protetor de TV à parte e ter certeza q esse protetor use o mesmo fio terra do outro protetor. Se ficar caro comprar dois filtros APC, você poderia adotar esse tipo de protetor tb:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=1222X050P

1222x050p.GIF

Caso tenha uma TV ao lado do PC, pode usar o filtro APC compartilhando. Se tiver sinal de TV A cabo e internet no mesmo cabo e o receptor tiver perto do PC, o cabo que vem da rua pode passar pelo protetor de TV do filtro e se dividir pro modem e receptor de TV com o uso de um divisor de sinal. Desde que não estejam longe um do outro.

Os DPS de quadro de força não são muito caros, e como ai é monofásico, você só vai precisar de um na entrada...

Por enquanto é "só"!

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:eek::eek::eek::eek:

Sem palavras, você me deu dicas preciosas, nem sei como te agredecer, a foto das suas instalações ajudou muitíssimo à digerir tudo o que foi dito. Quando precisar fazer o seu Up no PC me manda uma MP ou posta lá na área "Micro para Jogos", que eu estou sempre lá, e terei imenso prazer em ajudar.

Estou bem ciente da importância da parte elétrica para uma residência, inclusive conversando, com meu eletricista, quando ele mudou para a minha cidade, a primeira coisa que fez depois de comprar uma casa foi reformá-la e trocar completamente as instalações elétricas e fazer aterramento. Ele até tinha me sugerido fazer um aterramento na época, mas não dei tanta importância.

Para você ter uma ideia, os fios aqui, são aqueles duros mesmos, não aqueles cheios de "fiozinhos" é um bem sólido (meu eletricista odeia eles quando vem fazer manutenção aqui em casa).

Vou seguir seu conselho e ir fazendo por etapas, começando pelo aterramento e pelo menos um filtro APC (estava namorando justamente esse que você postou) para meu pc.

Agora abusando um pouco vou fazer algumas perguntas?

1- Eu preciso trocar meu quadro de disjuntores, por um mais completo?

2- No caso do sinal de tv a cabo, eu tenho um sinal para a tv da sala, outro para a tv do quarto, e outro para a internet (tudo da mesma empresa - NET), que fica no mesmo quarto. Eu não entendi direito o tipo de proteção usada, ela seria ligada no fio principal, ou em cada ponta das ligações?

3 - Poderia me indicar os DPS necessários e suas especificações para eu fazer um orçamento?

4- Possuo 2 aparelhos de telefone sem fio, um fica na sala e outro do lado do computador, eu poderia aproveitar esse filtro APC para ligar o telefone, e comprar protetor avulso para o outro telefone, ou é necessário a instalação de um DPS para linha telefônica na entrada, ligada ao fio terra?

5- Essa inspeção da Cia elétrica, no caso a CEMIG, é cobrada, ou é um direito do consumidor?

* Meu padrão de força, fica em um corredor à uma distância de 25 metros da residência, não sei se essa informação é útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Sendo possível ($$), recomendo sim a troca do quadro por um maior e mais moderno.

Um quadro pra 8 disjuntores, da Tigre, já com barramento de terra e neutro, custa por volta de 35 reais - os barramentos servem pra divisão dos condutores aos seus devidos circuitos e ligação dos DPS tb - veja na minha foto os fios azuis e verde/amarelo ligados nos seus devidos barramentos. Um quadro tigre pra 16 disjuntores custa mais ou menos o dobro do de 8. Recomendo o de 16 disjuntores. Ele aceita 12 disjuntores antigos, então você poderia até trocar agora o quadro apenas, caso não possa mexer na fiação e disjuntores agora. O modelo pra 8 aceita 6 disjuntores antigos, aqueles pretos.

Quadro pra 16 disjuntores, tigre:

DSC00908.jpg

É bom um quadro com mais espaço porque te possibilita além da instalação de DPS's, a instalação de um dispositivo obrigatório desde 1997, chamado de dispositivo DR - proteção contra choques elétricos e fuga de corrente - os DPS devem ser instalados antes dos fios passarem por um DR... (esse é outro assunto que a gente pode discutir depois caso se interesse... Naquela foto do meu quadro tem um DR pra três fases do lado dos DPS's vermelhinhos...

2 - Uma coisa que não mencionei é e o aterramento do cabo da NET. A NET tem um aterramento separado que é ligado na malha do cabo coaxial, aqueles fiozinhos trançados por dentro do cabo e faz contato por baixo do conector de rosca da ponta do cabo coaxial. Essa malha em volta do cabo é a blindagem dele que ao aterra-la, faz com que o fio condutor no meio cabo fique mais imune à interferências.

O problema é que a NET não costuma equipotencializar o aterramento dela com o aterramento principal da casa ou o aterramento do usuário, isso não deveria ser assim, mas eles costumam negligenciar isso. Na prática quase não dá problema, mas pra descargas atmosféricas faz.

É bom então que a malha do cabo da NET seja ligada ao aterramento principal na entrada ou no ponto mais próximo onde der. Como isso é feito? Você pode utilizar um conector de emenda parecido com esse tipo:

conectordeaterramento.jpg

Nesse caso, esse conector tem duas entradas e duas saidas e um parafuso pra ligar o fio terra, mas você só utilizaria uma entrada e saida.

Na impossibilidade de aterrar a malha do cabo da NET na entrada, ela se ligará ao seu aterramento local quando você ligar o cabo da NET no filtro APC ou outro protetor que use o fio terra. Só não sei dizer com 100% de certeza se a equipotencialização (interligação de duas malhas de aterramento) feita localmente dessa forma é o ideal, mas creio não ter problema. Vou mostrar abaixo uma imagem que você vai entender melhor.

O cabo da net como eu disse tem uma malha que a NET liga ao aterramento dela, o cabo da NET vai até sua casa e na ponta que ele é ligado ao receptor, modem, etc, tem outro conector com rosca, correto? Esse conector está aterrado no terra da NET por meio da malha do cabo. Quando você enrrosca o conector do cabo da net no conector do filtro APC, automaticamente o terra da net passa a fazer parte do seu porque a rosca do conector do protetor do filtro é aterrada no seu aterramento local:

(o filtro já vem com um cabo de 1,5m pra ligação da saida)

O ideal é usar uma proteção pra cada ponta de cabo coaxial, mas se tiverem todas bem próximas, você pode usar um protetor pra tudo, ai ficaria como explicado na imagem acima, o primeiro cabo que vem da rua passa pelo filtro e o de saida vai pros aparelhos.

Como só tem uma saída, você poderia comprar um divisor de sinal com uma, duas, três, quantas saidas necessitar. O cabo de saida só não pode ser muito longo porque pode comprometer a eficiência da proteção pros equipamentos mais distantes. Mas de uma sala a outra ou do quarto pra sala, não tem muito problema se eles forem lado a lado.

3 - DPS Clamper 275V 20kA (de acordo com as informações que você me passou em resposta em outra msg) - R$ 47,00 em:

http://www.atera.com.br/lista.asp?f1=27&f2=4&f3=1&f4=

Não sei se você se lembra que naquela primeira mensagem grande que postei eu falei sobre o assunto coodernação de DPS, correto? A coodernação entre protetores é necessária para a correta atuação deles e com maior eficiência - melhor divisão de trabalho. Se o APC atuar antes do DPS de quadro, ele acaba ficando meio que inutil, e justamente o DPS que é a proteção com maior capacidade, a que suporta o maior baque e está mais perto do aterramento.

A coodernação se consegue de duas formas, a mais básica é a distância entre as proteções. Se você coloca um DPS de 275V lá na entrada da casa no quadro do medidor e um APC na tomada do seu PC, se essa distância em fio for de digamos 15 - 20 metros, consegue-se uma coordenação regular ou seja, ambos filtros provavelmente dividirão de forma mais ou menos igual o baque da descarga, mas provavelmente o APC ficaria com uns 60% - é uma aproximação bem "chutada" que to fazendo. Se tiverem muito próximos um do outro, pode ser que seu APC acabe ficando com maior parte da energia do surto. Por que isso?

O filtro APC utiliza varistores (componente básico da proteção) de 130V, o que significa que ela opera sem atuar a proteção por até 130V na tomada. Quando a tensão vai além de 130V ele começa a escoar corrente pro neutro ou terra, e se a tensão for subindo, subindo... o filtro vai entrar em condução total e se demorar demais, o filtro vai se sacrificar pra proteger seu equipamento, porque esse filtro foi criado pra proteger não só contra raios, mas contra sobretensão continua também da forma que expus nesse exemplo. O DPS de quadro geralmente é criado apenas pra proteger contra raios e picos rapidos de energia... Enfim, a diferença de 130V do APC pra 275V do DPS tipico (que tb usa um varistor, mas de tamanho bem grande), pode criar uma descoordenação entre as proteções, deixando o DPS de 275V inutil, ja que o APC atuaria primeiro, pegando a maior parte da energia pra si. Não sei se deu pra entender, caso tenha ficado complicado, tento explicar de novo.

A Clamper faz DPS's de 175V, mas ela mesmo não recomendada utiliza-lo na entrada sem uma orientação da CIA Elétrica porque a própria CIA Elétrica pode ter utilizado um DPS específico de 280V na saida do transformador do poste, então o DPS de 175V poderá descoordenar o DPS na saida do transformador e prejudicar sua atuação, sendo que seu DPS ficaria com a maior energia do surto. Então com o uso de DPS de 275V a coodenação é fácil com o DPS da CIA Elétrica - quando existente - mas poderia não se coodernar bem com a proteção do APC... Complicado? Pois é... :)

Voltando aqui, em principio você poderia comprar um DPS de 275V de 20kA como eu indiquei acima e coloca-lo na entrada, dentro do quadro de medição, após o disjuntor do quadro, mas tem que ver se a CEMIG não vai reclamar. Caso não seja possível colocar o DPS no quadro de medição, tente achar o modelo de 175V, o que deve ser fácil ai em Minas, só entrar no site da Clamper e ver onde tem uma revenda, dai coloque no quadro de disjuntores, mais ai seria recomendado dois, um entre Fase-Neutro e outro entre Neutro-Aterramento.

A CIA daqui dá essa solução pra não mexer dentro do quadro de medição:

caixadeDPS.jpg

4 - Na minha opinião, protetores telefônicos locais são suficiente pra 95% ou mais das descargas elétricas nas redes de telefonia. A alta impedância da fiação telefônica, por ser bem fina, não vai permtir que energia de forma muito grande chegue até o telefone de forma tal que um protetor bom após a tomada de telefone não dê conta de dissipa-la ao fio terra. Mas de qualquer forma o protetor local precisa do fio terra chegando até ele. A clamper possui protetores telefônicos que não precisam do fio terra, não creio que são muito confiáveis por utilizarem o neutro e é preciso garantir a posição correta do neutro na tomada que o protetor for ligado, mas são protetores de menor custo e fácil aplicação - encontrados tb em www.atera.com.br - Clamper E-terra e E-clamper banda larga.

5 - Depende de cada CIA. Aqui não é cobrado, só se for utilizado algum material.

* Informação útil sim. 25 metros?! É uma boa distância viu! Ainda mais pra tensão de 110V. A queda de tensão, se os cabos não tiverem sido dimensionado corretamente, vai ser bem alta ao ligar um chuveiro elétrico por exemplo.

Sobre os protetores x distância. O cabeamento é aéreo ou subterrâneo até o quadro de disjuntores? Pergunto porque cabos subterraneos são mais imunes às descargas do que os aéreos, não completamente, mas um pouco mais imunes.

Nessa distância também você conseguirá uma boa coodernação entre DPS de 275V na entrada e o APC na tomada.

Mas devido a distância grande, recomendo que quando possível coloque DPS's de 175V no quadro de disjuntores também ou se nunca for possível por na entrada, coloque o de 175V no quadro de disjuntores apenas, mas o ideal é que surtos vindo da rede externa sejam contidos em boa parte o quanto antes da fiação elétrica entrar na residência e que dentro dela seja contido apenas o resto deixado pelo protetor da entrada.

Como o fio terra vai vir do padrão da CEMIG (DEVE!), como mostrei naqueles diagramas, seriam 25 metros de fio terra (de mesma bitola das fases quando a bitola das fases tem 16mm2 pra baixo) até chegar no quadro de disjuntores. Só essa distância aí já se recomenda que no quadro de disjuntores se faça a instalação do DPS entre Neutro e Terra ou N/PE como também é chamada, como mencionei aí pra cima. O filtro APC tem essa proteção dentro dele, mas pra não sobrecarrega-la e maior eficiência, recomenda-se a mesma proteção no quadro de disjuntores também quando for possível. Recaptulando:

1 DPS na entrada entre Fase-Neutro.

2 DPS no quadro de disjuntores (Fase-Neutro, Neutro -Terra)

X protetores locais.

São muitos detalhes, vá salvando as mensagens aí pra rele-las depois porque tenho certeza que vai se esquecer de algumas coisas. :P Eu mesmo posso esquecer de dizer algumas coisas tb, porque são muitas, então vai perguntando suas duvidas por que ai da tempo de eu ir lembrando...

T+

Atualização:

Obrigado por oferecer ajuda no upgrade. Devo fazer no final do ano ou no inicio do próximo ano. Ai entro em contato contigo sim. Nos ultimos anos fiquei estão ligado ao assunto eletricidade que to completamente desatualizado com relação principalmente à placas de videos e placas mae... Só sei mesmo dos lançamentos assim por alto, mas as especificações detalhadas to bem por fora.

Outra coisa, quando eu recomendei uma vistoria da CEMIG eu falei porque aqui eles fazem isso, só não sei a boa vontade deles ai em realizar esse serviço numa residência. Aqui eles costumam não ligar muito pra instalações residenciais, não dão muita atenção, mas fazem a vistoria visual pelo menos. Não sei como é aí em Minas...

Atualização 2:

Veja esse relato de um filtro APC que protegeu de queima o modem de uma pessoa, conectado na linha telefônica:

http://adrenaline.com.br/forum/4102552-post1279.html

Em conjunto com os protetores dentro desse filtro, fez o fusivel da proteção telefônica estourar, mas o modem saiu ileso:

apc4vh9.jpg

Atualização 3:

Principal componente utilizado na proteção contra surtos elétricos. Apesar de existir vários outros, esse é o mais comum, o varistor:

Varistor pequeno comumente encontra em alguns estabilizadores e filtros baratos, utilizados de forma solitaria:

200px-Varistor_S14K385_photo.jpg

Varistor da direita (de 20mm de diametro) é comumente utilizado em filtros como APC e outros modelos bons, pareados à outros e configurados de forma a proteger todas linhas. O de esquerda é um de 40mm, geralmente usado em DPS de quadro:

PICT0004-2.jpg

Outro tipo de varistor utilizado em DPS de quadro:

LS41K420QP.JPG

Um pouco sobre o dito cujo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Varistor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo a sua pergunta; a fiação é aérea, tanto a elétrica quanto a telefônica e à cabo, todos esses fios estão paralelos bem próximos.

Sobre cabos dimensionados incorretamente, acredito que sim, pois, quando se liga o chuveiro, a luz diminui, um problema que você deve conhecer muito bem.

*Já salvei no meus favoritos esse tópico, sempre que posso vou relendo as mensagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fio telefonico junto com elétrico não é uma boa ideia. Além de interferência, surtos vindo pelos fios elétricos podem se acoplar aos fios telefonicos só pelo campo magnético dos cabos elétricos.

Sempre haverá uma abaixada na luz ao ligar o chuveiro, tem que ver se a queda não está muito grande. Se acima de 4% do valor da tensão medida antes de ligar o chuveiro, está muito grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa pela demora pela resposta, é que eu estava com um problema na conexão.

No caso de aterrar os fios, estive pesando e acho que não seria difícil, pois os fios percorrem o corredor, só teria que quebrar o cimento.

Neste caso, você me aconselha aterrar o fios separados (energia, telefone, Tv à cabo), passando cada um por conduítes diferentes?

* Este fim de semana vou reler todo o tópico, e se tiver mais dúvidas eu posto.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, todos devem compartilhar o mesmo fio terra.

Como no seu caso é uma casa com um padrão de energia na entrada, o que deveria ser feito basicamente é:

1 - Se possível adicionar hastes de cobre no padrão de entrada pra reforçar o aterramento da CIA Elétrica, distanciado essas hastes uma das outras a no minimo 2,40m de cada uma. Adicione no mínimo uma haste a mais.

2 - De dentro do quadro do medidor derivar o o fio terra do parafuso onde o neutro é ligado à caixa metalica.

3 - Puxar o fio terra da caixa doi medidor e elevar até às tomadas. Esse fio terra deverá ter a mesma "bitola" do fio fase. Leve esse fio até à caixa do medidor e dai divida em condutores mais finos que vão às tomadas, mantendo a bitola do fio terra sempre igual do fio fase do circuito a ser atendido.

4 - Se tiver tubulações de gás e água de metal, ligar o fio terra por meio de conectores próprios nessas tubulações, de preferência o mais próximo do aterramento possivel. É bom que se tome meio para evitar corrosão dessa conexão. No quebra galho, bata um WD40 e isole com fita de auto-fusão, mas o correto é utilizar uma pasta anti-óxido.

5 - Fazer a instalação dos protetores.

As linhas de telefonia só tem como ser "aterradas" por meio de um protetor, já que não se aterra uma linha telefônica diretamente.

A linha de TV á cabo já vem aterrada, a malha do cabo é aterrada. Mas essa malha ou conector que faz contato com a malha do cabo, deve ser ligada ao aterramento local para fins de equalização de potenciais. O filtro APC vai automaticamente aterrar o cabo da NET no seu aterramento local, mas se possível fazer isso antes do cabo entrar na casa, melhor, mas creio não ser muito fácil porque você teria que cortar o cabo antes da entrada, usar um conector de aterramento de cabo coaxial apropriado pra fazer a emenda, e o fio terra seria ligado no conector. Na impossibilidade disso, utilize um protetor do tipo APC mesmo.

A linha de energia é como eu expliquei, é puxar o fio terra da caixa do medidor de luz separadamente, passando pra dentro de casa pra aterrar o que for necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Gente, há meses estou pra comprar um filtro de linha APC na Atera para proteger minha TV e meus videogames e não fiz isso por pura preguiça.

Já escapei de dois surtos aqui por pura sorte. Hoje aconteceu o terceiro. Graças a Deus também não aconteceu nada com os aparelhos, mas resolvi não ficar dando sopra pro azar.

Vim correndo pro PC encomendar o filtro, mas, pra minha surpresa, não estou encontrando-o em lugar algum. Já procurei no google, no mercado livre, na Atera e em várias lojas que conheço, mas não acho filtro de linha APC 10v em lugar algum.

Será que alguém saberia me indicar um bom lugar para comprar esse produto? Isso já estragou meu dia, pois tô P da vida comigo mesmo por ter demorado tanto pra comprar e ter esgotado. =/

Dou preferência à APC, pois gosto da marca, mas, como disse, parece que não estão mais colocando filtros de linha no mercado brasileiro. Procurei exaustivamente e só achei No-break da marca.

Aliás, no-break resolveria meu problema? Na desrição deles diz que eles são compativeis com Windows e vem com cd-rom pra instalar driver. Então eles podem ser usados apenas com computadores? Não servem para equipamentos eletrônicos?

Obrigado e bom final de semana a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!